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Mudas as velas sozinho - Laguna I, 1.8 a gasolina

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    Mudas as velas sozinho - Laguna I, 1.8 a gasolina

    qarq2r2r3q2q2r wefwet
    Editado pela última vez por pedro19; 15 February 2016, 10:23.

    #2
    Habitualmente as velas são apertadas "a olho", mas a forma correcta de o fazer e que garante a maior segurança e eficiência é com o aperto indicado no manual.

    O mais importante é teres cuidado ao retirar as velas velhas do motor : se estiverem gastas/velhas ao ponto de terem a sua integridade estrutural comprometida, podem partir ao sofrer a força da chave e o pedaço ficar lá dentro do motor...aí é que é um "31" do caraças...

    De resto não tem ciência, é tirar, verificar se a distância do eléctrodo está dentro dos parâmetros do fabricante (em princípio estará, hoje em dia já não há preocupações com isso), e enfiar a nova lá no lugar.

    Comentário


      #3
      As velas têm que ser enroscadas nas primeiras voltas,à mão,porque se a rosca fôr de aluminio,e a vela entrar encavalitada,aí tens outro "31".Já me aconteceu isso num Renault 5 que eu tinha.

      Comentário


        #4
        há duas medidas de chaves de velas, é preciso uma certa sensibilidade ao apertar para não moer a rosca, nem em todos os motores se conseguem rodar â mão, por exemplo no meu citroen ax só com a chave
        o aperto final é tipo enroscar até encostar e depois cerca de 1/4 de volta

        Comentário


          #5
          Para ser mesmo bem feito era bom colocares um pouco de massa termoresistente na rosca das velas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Papi Ver Post
            Para ser mesmo bem feito era bom colocares um pouco de massa termoresistente na rosca das velas.
            Para que serve? É baratinho? Onde se arranja?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
              Para que serve? É baratinho? Onde se arranja?
              Massa cobreada serve para não colar a rosca(entre outros muitos usos).



              Essa latinha pequena custou 17€..... mas rende muito

              Comentário


                #8
                Penso que seja conveniente o motor estar frio para as mudares..

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                  Está na altura de mudar as velas (a Renaul diz que é de 30 em 30k e o manual da Haynes diz que é de 20 em 20k - estas têm uns 25k) e onde costumava ir (Norauto), ainda fica por 10 ou 15 euros a mão-de-obra mais 10 ou 15 as velas.

                  Penso que se comprar numa casa de peças consigo um preço mais simpático e estava a pensar mudá-las sozinho. Já mudei óleo, valvulina, etc, mas nunca velas.

                  Tenho uma chave de velas, mas nem sei se é do tamanho certo nem se há vários tamanhos. Também não tenho chave dinamométrica mas quando vi mudar as velas o mecânico também não usou. Alguma dica em especial?
                  Mudar de velas não tem nada que saber, mas existem 2 truques importantes.

                  O primeiro é desenroscar a vela. Se esta estiver muito presa não se insiste.
                  É dar uma volta com o carro, beber u mcafé na praia e voltar com ele quente.
                  Ao chegar a casa, pegar na chave e desenroscar as velas. O metal quente da cabeça do motor torna a rosca mais dúctil fazendo co,m uqe a vela se solte.Atenção, não estou a dizer para desenroscar a vela totalmente. Esto ua dizer para a soltar apenas.

                  Depois de frio aí sim, tirá-las e mudar.

                  A segunda coisa a ter em atenção é ao aperto final que, se não houver chave dinamométrica, pode estragar a rosca da cabeça do motor que é algo que ninguém quer.
                  Portanto, ao enroscar a vela - sempre que possível à mão - e quando não for possível continuar a enroscar à mão, pegar na chave e apertar até encostar.

                  Depois de encostar, apertar firmemente - disse firmemente e não com a força de Golias.

                  PS - a massa cobreada não é uma regra, mas se puder ser usada, melhor.

                  Comentário


                    #10
                    Antes de tirar as velas sopra ou aspira bem o bocal para evitar que entre sujidade para dentro.

                    Usa velas Eyquem, pelo menos o meu Laguna gostava dessas, bem que o vendedor insistia com NGK ou outras marcas mas o motor nunca funcionava tão certinho do que com Eyquem.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post

                      O mais importante é teres cuidado ao retirar as velas velhas do motor : se estiverem gastas/velhas ao ponto de terem a sua integridade estrutural comprometida, podem partir ao sofrer a força da chave e o pedaço ficar lá dentro do motor...aí é que é um "31" do caraças...
                      Essa é uma boa altura para usar material de magnetismo.

                      Respondendo ao topico. Para mim os apertos são muito importantes, até no bujon do carter, por isso, chave dinamometria sempre!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                        Essa é uma boa altura para usar material de magnetismo.

                        Respondendo ao topico. Para mim os apertos são muito importantes, até no bujon do carter, por isso, chave dinamometria sempre!
                        Tens toda a razão, mas nem todos tem por isso as velas já trazem uma "anilha" deformável para acomodar as pequenas diferenças

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Massa cobreada serve para não colar a rosca(entre outros muitos usos).



                          Essa latinha pequena custou 17€..... mas rende muito
                          Isso deve render mesmo muito Comprei uma bisnaga e aquilo já dura pelos menos há uns 3 anos

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