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Mudas as velas sozinho - Laguna I, 1.8 a gasolina
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Habitualmente as velas são apertadas "a olho", mas a forma correcta de o fazer e que garante a maior segurança e eficiência é com o aperto indicado no manual.
O mais importante é teres cuidado ao retirar as velas velhas do motor : se estiverem gastas/velhas ao ponto de terem a sua integridade estrutural comprometida, podem partir ao sofrer a força da chave e o pedaço ficar lá dentro do motor...aí é que é um "31" do caraças...
De resto não tem ciência, é tirar, verificar se a distância do eléctrodo está dentro dos parâmetros do fabricante (em princípio estará, hoje em dia já não há preocupações com isso), e enfiar a nova lá no lugar.
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Originalmente Colocado por pedro19 Ver PostEstá na altura de mudar as velas (a Renaul diz que é de 30 em 30k e o manual da Haynes diz que é de 20 em 20k - estas têm uns 25k) e onde costumava ir (Norauto), ainda fica por 10 ou 15 euros a mão-de-obra mais 10 ou 15 as velas.
Penso que se comprar numa casa de peças consigo um preço mais simpático e estava a pensar mudá-las sozinho. Já mudei óleo, valvulina, etc, mas nunca velas.
Tenho uma chave de velas, mas nem sei se é do tamanho certo nem se há vários tamanhos. Também não tenho chave dinamométrica mas quando vi mudar as velas o mecânico também não usou. Alguma dica em especial?
O primeiro é desenroscar a vela. Se esta estiver muito presa não se insiste.
É dar uma volta com o carro, beber u mcafé na praia e voltar com ele quente.
Ao chegar a casa, pegar na chave e desenroscar as velas. O metal quente da cabeça do motor torna a rosca mais dúctil fazendo co,m uqe a vela se solte.Atenção, não estou a dizer para desenroscar a vela totalmente. Esto ua dizer para a soltar apenas.
Depois de frio aí sim, tirá-las e mudar.
A segunda coisa a ter em atenção é ao aperto final que, se não houver chave dinamométrica, pode estragar a rosca da cabeça do motor que é algo que ninguém quer.
Portanto, ao enroscar a vela - sempre que possível à mão - e quando não for possível continuar a enroscar à mão, pegar na chave e apertar até encostar.
Depois de encostar, apertar firmemente - disse firmemente e não com a força de Golias.
PS - a massa cobreada não é uma regra, mas se puder ser usada, melhor.
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Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
O mais importante é teres cuidado ao retirar as velas velhas do motor : se estiverem gastas/velhas ao ponto de terem a sua integridade estrutural comprometida, podem partir ao sofrer a força da chave e o pedaço ficar lá dentro do motor...aí é que é um "31" do caraças...
Respondendo ao topico. Para mim os apertos são muito importantes, até no bujon do carter, por isso, chave dinamometria sempre!
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Originalmente Colocado por kpt Ver PostEssa é uma boa altura para usar material de magnetismo.
Respondendo ao topico. Para mim os apertos são muito importantes, até no bujon do carter, por isso, chave dinamometria sempre!
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