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190 D de 1987 - opiniões please...

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    190 D de 1987 - opiniões please...

    Este tópico vem na sequência de outro que iniciei há três dias mas como o assunto é bastante diferente optei por iniciar um novo.
    O que se passa é que, residindo na Madeira, pretendo adquirir um carro para andar no continente será um carro para as férias que passo aí. Daí ter que ser um carro fiável, pois não quero ter as férias estragadas sem carro.Seguindo a opinião do user jpcanta optei por uma carro com pouca eletrónica : um 190 D com cerca de 260.000Km de 1988.
    O meu pedido de ajuda passa por pedir opinião do que observar quando for ver o carro:
    por que sítios começa a aparecer a corrosão por exemplo?
    Que observar para ver se não foi táxi?? O que ver no motor para ver se, de facto tem aquela kilometragem?
    Toda a ajuda é bem vinda, pois vou gastar €€€€€ na viagem de avião e queria ver se não me escapava nada para ter uma opinião formada.
    Obrigado!!

    #2
    Originalmente Colocado por grandeurso Ver Post
    Este tópico vem na sequência de outro que iniciei há três dias mas como o assunto é bastante diferente optei por iniciar um novo.
    O que se passa é que, residindo na Madeira, pretendo adquirir um carro para andar no continente será um carro para as férias que passo aí. Daí ter que ser um carro fiável, pois não quero ter as férias estragadas sem carro.Seguindo a opinião do user jpcanta optei por uma carro com pouca eletrónica : um 190 D com cerca de 260.000Km de 1988.
    O meu pedido de ajuda passa por pedir opinião do que observar quando for ver o carro:
    por que sítios começa a aparecer a corrosão por exemplo?
    Que observar para ver se não foi táxi?? O que ver no motor para ver se, de facto tem aquela kilometragem?
    Toda a ajuda é bem vinda, pois vou gastar €€€€€ na viagem de avião e queria ver se não me escapava nada para ter uma opinião formada.
    Obrigado!!

    boas grandeurso, aqui tens le isso e ficas com uma ideia basica de o que deves ver/testar etc na compra do carro:

    http://forum.autohoje.com/forum-gera...s-e-dicas.html

    Dicas para avaliar o usado antes da compra « Carros Usados « Guia de Compra « Quatro Rodas

    Como comprar carro usado para 'Tótós' | Mais Superior

    Nove erros comuns na hora de comprar um carro - Reportagens - QUATRO RODAS

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por grandeurso Ver Post
      Este tópico vem na sequência de outro que iniciei há três dias mas como o assunto é bastante diferente optei por iniciar um novo.
      O que se passa é que, residindo na Madeira, pretendo adquirir um carro para andar no continente será um carro para as férias que passo aí. Daí ter que ser um carro fiável, pois não quero ter as férias estragadas sem carro.Seguindo a opinião do user jpcanta optei por uma carro com pouca eletrónica : um 190 D com cerca de 260.000Km de 1988.
      O meu pedido de ajuda passa por pedir opinião do que observar quando for ver o carro:
      por que sítios começa a aparecer a corrosão por exemplo?
      Que observar para ver se não foi táxi?? O que ver no motor para ver se, de facto tem aquela kilometragem?
      Toda a ajuda é bem vinda, pois vou gastar €€€€€ na viagem de avião e queria ver se não me escapava nada para ter uma opinião formada.
      Obrigado!!
      Tenho um carro desses com mais de 800.000 km em casa.
      Esse sendo de 1988 ainda é o modelo de friso fino fase I, pelo que ainda não deve ter alguns extras que passaram a ter de origem com a entrada da fase II, sendo entre eles o ABS, Cintos reguláveis em altura, aviso de colocação do cinto no plafonier do tecto, por aí.
      Quanto aos pontos de corrosão, é o ponto onde digo que devas ter mais cuidado, o que tenho nunca deu problemas de motor, já de chapa teve de levar arranjo. Por baixo das borrachas dos vidros, onde é dificílimo ver, mas olha com atenção, olha por baixo das portas e na zona das soleiras das portas. Abre o porta bagagens e vê como está por baixo das borrachas, tira também as bolinhas do sítio onde se mete o macaco e vê se tem corrosão à volta e nessa zona toda por baixo do carro. Ao pé da antena na parte traseira esquerda também há uns que começam a dar de si, e verifica debaixo dos farois traseiros e mesmo frontais, pois há casos em que estes começam a guardar águas da chuva e aquilo fica ali acumulado até começar a apodrecer!
      Vê se o chão atrás do lado direito está molhado, se tiver é porque os canais de escoamento estão entupidos e o carro acumula a água nesse sítio, pode ir apodrecendo por aí pelo que te digo para teres cuidado.

      Em termos interiores tem atenção ao topo das cartelas das portas, tendem a descolar, o tablier tende a estalar ao meio e depois nas extremidades pela exposição ao sol e pela não utilização de produtos adequados.
      Para veres se os km são reais, pelo motor não consegues de certeza, mas vê no quadrante, nas extremidades inferiores se tem marcas de te sido mexido pois esses quadrantes para serem trocados tem uma chave própria que se enfia e puxa e por vezes deixa aí marcas!!

      Quanto ao motor, verifica se o mesmo faz um tectectectec mais agressivo, se sim é touches a precisarem de mimos. Se ao acelerares ouvires um "reeeec" mais agressivo, pode ser o tensor da corrente de distribuição, verifica se o vaso de expansão está castanho (pode ter a junta queimada) e se tem liquido de refrigeração ou água do cano, no último caso podes precisar de um radiador.
      Dá uma volta com o carro durante 15 minutos, aperta por ele a fundo e anda devagar no trânsito, a temperatura tem de ficar estável nos 80º, e a pressão do óleo no nível 3 quando estás a andar, se não subir até aos 80º precisas de mudar o termostato, se passar desse valor a fundo tens problemas no sistema de refrigeração.

      Estou apenas a sumariar pontos chave dos problemas que o meu já deu.
      Se precisares de ajuda para ver o carro manda PM com a localização

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
        Tenho um carro desses com mais de 800.000 km em casa.
        Esse sendo de 1988 ainda é o modelo de friso fino fase I, pelo que ainda não deve ter alguns extras que passaram a ter de origem com a entrada da fase II, sendo entre eles o ABS, Cintos reguláveis em altura, aviso de colocação do cinto no plafonier do tecto, por aí.
        Quanto aos pontos de corrosão, é o ponto onde digo que devas ter mais cuidado, o que tenho nunca deu problemas de motor, já de chapa teve de levar arranjo. Por baixo das borrachas dos vidros, onde é dificílimo ver, mas olha com atenção, olha por baixo das portas e na zona das soleiras das portas. Abre o porta bagagens e vê como está por baixo das borrachas, tira também as bolinhas do sítio onde se mete o macaco e vê se tem corrosão à volta e nessa zona toda por baixo do carro. Ao pé da antena na parte traseira esquerda também há uns que começam a dar de si, e verifica debaixo dos farois traseiros e mesmo frontais, pois há casos em que estes começam a guardar águas da chuva e aquilo fica ali acumulado até começar a apodrecer!
        Vê se o chão atrás do lado direito está molhado, se tiver é porque os canais de escoamento estão entupidos e o carro acumula a água nesse sítio, pode ir apodrecendo por aí pelo que te digo para teres cuidado.

        Em termos interiores tem atenção ao topo das cartelas das portas, tendem a descolar, o tablier tende a estalar ao meio e depois nas extremidades pela exposição ao sol e pela não utilização de produtos adequados.
        Para veres se os km são reais, pelo motor não consegues de certeza, mas vê no quadrante, nas extremidades inferiores se tem marcas de te sido mexido pois esses quadrantes para serem trocados tem uma chave própria que se enfia e puxa e por vezes deixa aí marcas!!

        Quanto ao motor, verifica se o mesmo faz um tectectectec mais agressivo, se sim é touches a precisarem de mimos. Se ao acelerares ouvires um "reeeec" mais agressivo, pode ser o tensor da corrente de distribuição, verifica se o vaso de expansão está castanho (pode ter a junta queimada) e se tem liquido de refrigeração ou água do cano, no último caso podes precisar de um radiador.
        Dá uma volta com o carro durante 15 minutos, aperta por ele a fundo e anda devagar no trânsito, a temperatura tem de ficar estável nos 80º, e a pressão do óleo no nível 3 quando estás a andar, se não subir até aos 80º precisas de mudar o termostato, se passar desse valor a fundo tens problemas no sistema de refrigeração.

        Estou apenas a sumariar pontos chave dos problemas que o meu já deu.
        Se precisares de ajuda para ver o carro manda PM com a localização

        boas, sei que nao fui eu que criei o topico, mas fico sempre agradado com o pessoal se esforça para ajudar os outros com duvidas, a tua resposta ta 5 estrelas e ate dizeres que das ajuda pra ir ver o carro, isso entao, é de louvar, continua assim, um abraço e muitos quilometros

        Comentário


          #5
          Uma vez que é apenas para férias não compensa mais algumar um carro?
          Tendo em conta as chatisses de manutenção, inspecção, seguro etc...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por lifeTechnicolor Ver Post
            Uma vez que é apenas para férias não compensa mais algumar um carro?
            Tendo em conta as chatisses de manutenção, inspecção, seguro etc...
            Pois, eu sei que tenho essas chatices se comprar um carro. Até ao verão passado metade do tempo tinha carro emprestado e alugava um carro para o restante . Este ano fiquei de calças na mão : o carro que me emprestavam lá se foi, kaput. Quando vou ver os preços mais em conta para aluguer vai para os 1600 euros... Assim compensa mais um carro barato até porque posso ir mais vezes ver o meu pai, obrigava-me sempre a alugar uma carro e cheguei a pagar 100 euros por três dias...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
              Tenho um carro desses com mais de 800.000 km em casa.
              Esse sendo de 1988 ainda é o modelo de friso fino fase I, pelo que ainda não deve ter alguns extras que passaram a ter de origem com a entrada da fase II, sendo entre eles o ABS, Cintos reguláveis em altura, aviso de colocação do cinto no plafonier do tecto, por aí.
              Quanto aos pontos de corrosão, é o ponto onde digo que devas ter mais cuidado, o que tenho nunca deu problemas de motor, já de chapa teve de levar arranjo. Por baixo das borrachas dos vidros, onde é dificílimo ver, mas olha com atenção, olha por baixo das portas e na zona das soleiras das portas. Abre o porta bagagens e vê como está por baixo das borrachas, tira também as bolinhas do sítio onde se mete o macaco e vê se tem corrosão à volta e nessa zona toda por baixo do carro. Ao pé da antena na parte traseira esquerda também há uns que começam a dar de si, e verifica debaixo dos farois traseiros e mesmo frontais, pois há casos em que estes começam a guardar águas da chuva e aquilo fica ali acumulado até começar a apodrecer!
              Vê se o chão atrás do lado direito está molhado, se tiver é porque os canais de escoamento estão entupidos e o carro acumula a água nesse sítio, pode ir apodrecendo por aí pelo que te digo para teres cuidado.

              Em termos interiores tem atenção ao topo das cartelas das portas, tendem a descolar, o tablier tende a estalar ao meio e depois nas extremidades pela exposição ao sol e pela não utilização de produtos adequados.
              Para veres se os km são reais, pelo motor não consegues de certeza, mas vê no quadrante, nas extremidades inferiores se tem marcas de te sido mexido pois esses quadrantes para serem trocados tem uma chave própria que se enfia e puxa e por vezes deixa aí marcas!!

              Quanto ao motor, verifica se o mesmo faz um tectectectec mais agressivo, se sim é touches a precisarem de mimos. Se ao acelerares ouvires um "reeeec" mais agressivo, pode ser o tensor da corrente de distribuição, verifica se o vaso de expansão está castanho (pode ter a junta queimada) e se tem liquido de refrigeração ou água do cano, no último caso podes precisar de um radiador.
              Dá uma volta com o carro durante 15 minutos, aperta por ele a fundo e anda devagar no trânsito, a temperatura tem de ficar estável nos 80º, e a pressão do óleo no nível 3 quando estás a andar, se não subir até aos 80º precisas de mudar o termostato, se passar desse valor a fundo tens problemas no sistema de refrigeração.

              Estou apenas a sumariar pontos chave dos problemas que o meu já deu.
              Se precisares de ajuda para ver o carro manda PM com a localização
              Bom post, vou só completar.

              A corrosão é de facto o problema mais grave, sendo que se manifesta mais nos fundos da mala, principalmente do lado do lado direito. Ver também a zona do vidro traseiro na parte da base tende a ganhar ferrugem.
              Onde encaixa a borracha que veda a mala idem. Na zona dos faróis traseiros, na sua "esquadria". No suporte da bateria não te assustes, quase todos que conheço têm, basta uma lixadela e pintura e fica como novo.

              Mas muito mais importante que a corrosão é o estado do motor/transmissão, porque um carro com esses anos todos é normal que não esteja novo.

              Quanto aos km não te preocupes muito com isso, se o motor estiver bom não é por aí.

              Não há forma de saber se os km foram alterados, e ao contrário do que foi dito não há nenhuma chave para retirar quadrantes. O quadrante tira-se utilizando apenas as mãos. Basta desapertar a bicha do conta km por baixo junto ao tubo da chauffage que ele sai facilmente.

              Os interiores pecam pelo topo das quartelas que tendem a descolar, a peça central da ventilação que estala e o tablier que racha (defeito mais verificado nos da 1ª série)

              Quanto a motor e transmissão, o motor já está tudo dito, ver pressão do óleo, se as touches cantam a quente (a frio é normal) e se não faz ruídos ou fumo estranho.

              A transmissão é que costuma dar mais barraco, verificar se em andamento não faz uma zuada esquisita a partir de certa velocidade e em paralelo meter em ponto morto ou então carregar na embraiagem a ver se faz um barulho metálico do género "plin plin plin", é sinal que o veio de transmissão tem folga e precisa de trocar as borrachas.

              Outra coisa, a bomba injectora, vê se o apoio do lado direito do motor (visto o carro de frente) está em bom estado e se não está molhado com gasóleo.

              Eu sei que isto é muita coisa para se ver, da última vez que me pediram ajuda para comprar um 190 e eu fui com a pessoa andei para desmontar meio carro ao homem. Não se fez negócio porque não chegaram a acordo com valores, mas o senhor ficou a saber o que tem e agradeceu-me por isso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                Bom post, vou só completar.

                A corrosão é de facto o problema mais grave, sendo que se manifesta mais nos fundos da mala, principalmente do lado do lado direito. Ver também a zona do vidro traseiro na parte da base tende a ganhar ferrugem.
                Onde encaixa a borracha que veda a mala idem. Na zona dos faróis traseiros, na sua "esquadria". No suporte da bateria não te assustes, quase todos que conheço têm, basta uma lixadela e pintura e fica como novo.

                Mas muito mais importante que a corrosão é o estado do motor/transmissão, porque um carro com esses anos todos é normal que não esteja novo.

                Quanto aos km não te preocupes muito com isso, se o motor estiver bom não é por aí.

                Não há forma de saber se os km foram alterados, e ao contrário do que foi dito não há nenhuma chave para retirar quadrantes. O quadrante tira-se utilizando apenas as mãos. Basta desapertar a bicha do conta km por baixo junto ao tubo da chauffage que ele sai facilmente.

                Os interiores pecam pelo topo das quartelas que tendem a descolar, a peça central da ventilação que estala e o tablier que racha (defeito mais verificado nos da 1ª série)

                Quanto a motor e transmissão, o motor já está tudo dito, ver pressão do óleo, se as touches cantam a quente (a frio é normal) e se não faz ruídos ou fumo estranho.

                A transmissão é que costuma dar mais barraco, verificar se em andamento não faz uma zuada esquisita a partir de certa velocidade e em paralelo meter em ponto morto ou então carregar na embraiagem a ver se faz um barulho metálico do género "plin plin plin", é sinal que o veio de transmissão tem folga e precisa de trocar as borrachas.

                Outra coisa, a bomba injectora, vê se o apoio do lado direito do motor (visto o carro de frente) está em bom estado e se não está molhado com gasóleo.

                Eu sei que isto é muita coisa para se ver, da última vez que me pediram ajuda para comprar um 190 e eu fui com a pessoa andei para desmontar meio carro ao homem. Não se fez negócio porque não chegaram a acordo com valores, mas o senhor ficou a saber o que tem e agradeceu-me por isso.
                Vou apenas citar esta frase, pois já tentei e isso é difícil ! Tem de se desmontar todo o resguarde por baixo e empurrar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                  Vou apenas citar esta frase, pois já tentei e isso é difícil ! Tem de se desmontar todo o resguarde por baixo e empurrar.
                  Qual a dificuldade?

                  Desapertas o resguardo por debaixo do volante- Fácil
                  Tiras o tubo da chauffage que liga à conduta do lado esquerdo- Fácil
                  Com os dedos desapertas a bicha dos quilómetros que está atrás do quadrante, aos apalpões é a única coisa que tem uma rosca e está mais ou menos no meio do quadrante- Dificuldade média
                  Quando estiver desapertada basta puxar o quadrante para fora e desligar o resto das fichas- Fácil

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                    Qual a dificuldade?

                    Desapertas o resguardo por debaixo do volante- Fácil
                    Tiras o tubo da chauffage que liga à conduta do lado esquerdo- Fácil
                    Com os dedos desapertas a bicha dos quilómetros que está atrás do quadrante, aos apalpões é a única coisa que tem uma rosca e está mais ou menos no meio do quadrante- Dificuldade média
                    Quando estiver desapertada basta puxar o quadrante para fora e desligar o resto das fichas- Fácil
                    Prefiro as chaves

                    Comentário


                      #11
                      Mas quais chaves? Não estou a ver que chaves são essas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                        Mas quais chaves? Não estou a ver que chaves são essas.
                        1994 Mercedes E320 (W124) Outside Temperature Display Replacement - YouTube

                        Comentário


                          #13
                          eu tenho isso,

                          comprei para retirar o quadrante do meu W140 ( estava sujo por dentro e acabei por comprar um novo ).






                          Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                          Mas quais chaves? Não estou a ver que chaves são essas.

                          Comentário


                            #14
                            Digo-te já que é um método errado por várias razões.
                            -Gasta-se dinheiro nas peças e é escusado.
                            -Pode riscar o quadrante ou o tablier
                            -Ao puxar o quadrante para fora sem desligar a bicha pode parti-la.

                            Cada qual faz como bem entender, esta é só a minha opinião e já desmontei dezenas.

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