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Já Algum de Vocês Mudou uma Correia de Distribuição?

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    Já Algum de Vocês Mudou uma Correia de Distribuição?

    Boas Pessoal,
    como certamente muitos de vós, até aqui nos meus carros tenho feito sempre eu próprio a manutenção básica (óleos, filtros, mudança de líquido de refrigeração, etc)
    Estive no Autodata a ver o procedimento detalhado para a mudança do Kit de Distribuição no meu carro (106GTi) e não me pareceu complicado.
    O problema é que eles aconselham a utilização de um equipamento para medir a tensão da correia (caríssimo).

    Alguém aqui já se aventurou a mudar uma Distribuição? Como souberam que tensão dar? Será suficiente sentir com a mão a tensão da antiga e depois dar tensão semelhante na nova? Duvido que na maioria das oficinas tradicionais usem isso...

    Acho demasiado as oficinas onde pedi orçamento pedirem-me 350€ (500€ na Peugeot ) quando eu próprio consigo comprar o kit já com bomba de água e líquido novo por pouco mais de 100€...
    E o pior foram as más experiências que os carros da família tiveram em oficinas fora da marca: Um disse à minha mãe que a luz do motor de um 106 1.0 estar sempre acesa era um mau contacto e que não havia problema (dias depois o motor gripou) outro partiu o tablier do mesmo 106, outro instalou pastilhas piratas numa Avensis que não duraram a primeira viagem..., outro deu cabo de uma manete de velocidades de um 206...
    It goes on and on... não quero deixar o meu querido GTi nas mãos de um traste qualquer...

    Obrigado

    #2
    Esse tipo de intervenção especifica deve ser feita por quem sabe.....e não na base do vamos experimentar.....é que facilmente fica mal montado e basta dar à chave e era uma vez um motor......

    Comentário


      #3
      Eu não me aventurava a fazer isso, mas, caso o fizesse, perguntava a alguém que soubesse o aperto que devia dar e comprava uma chave dinamométrica e fazia as coisas em condições. Vê lá se poupas na mão de obra e gastas depois num motor novo...

      Comentário


        #4
        Atenção, eu tenho o guia detalhado retirado do Autodata com os binários de aperto e se decidir fazer a mudança comparei uma chave dinamométrica A questão é o tensionamento da correia, penso ser suficiente dar algum aperto e ir testando e comparando com a tensão que se verificava na correia antiga. É apenas sobre isso que queria opinião. Se os que fizeram a mudança verificaram a tensão de alguma forma específica!

        Comentário


          #5
          já mudei num citroen ax 1.1, a tensão foi medida a olho

          Comentário


            #6
            Como é que vais medir a tensão numa correia e material já velhos e rodados? Pois claro, não é boa ideia.

            As distribuições implicam muita coisa que não é perceptível muitas vezes a um amador e daqui por 1 ano ou 2 tens um desgosto. Arranjas alguém que te dê algumas dicas ou então (e recomendo vivamente) arranjas um mecânico em condições.

            Cumprimentos.

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              #7
              Eu vi o mecânico a mudar o kit de distribuição e bomba de água do meu carro à minha frente e era incapaz de me meter naquilo, e acho que não é trabalho para ser feito por "amadores".

              Só para trocar o meu foi necessário andar a mexer em apoios de motor, e montes de periféricos que estão ali à volta...

              Comentário


                #8
                Eles levam caro porque dá realmente algum trabalho, não me parece uma operação que se faça em casa à confiança.

                Além do que já foi dito, às vezes esquecemo-nos, mas para trabalhar bem num carro não basta ter umas ferramentas normais, se não tiveres um jogo de grande qualidade facilmente encontras situações em que das cabo das chaves e mesmo alguns tamanhos são dificeis de arranjar!
                As que os mecanicos usam são de topo e quando não forem desconfiem da qualidade do mesmo!

                Com a agravante do 1600cc no 106 ocupar um espaço razoável, não deve haver muita folga para se trabalhar, digo eu...

                Pessoalmente não arriscava mas se o fizeres e fores bem sucedido...

                Comentário


                  #9
                  sabes pôr o motor a ponto? consegues garantir que não sai de ponto durante toda a operação? sabes se o tensor é manual ou automatico? sabes prender o tensor automatico de forma a não desfazeres uns dedos? sabes apertar o manual à tensão necessária?

                  há a famosa historia do informatico que recebe mil€ para apertar um parafuso depois dum servidor ter parado. Quando questionado sobre o valor:
                  - deslocação 40€
                  - apertar o parafuso 10€
                  - saber qual o parafuso a apertar 9950€

                  se nunca mudaste e não tens equipamento especifico, vai já encomendando um motor novo. Se correr bem, tiveste sorte, nada mais.
                  a correia antiga tem bastantes anos de uso, não é referencia.
                  não conheço nenhuma marca que use equipamento especifico para verificar a tensão das correias

                  Comentário


                    #10
                    Eu já mudei várias correias dos meus carros.
                    De um uno que possuí.
                    Comecei por marcar as posições das polies, mas depois descobri que existiam marcas de fabrica feitas para acertar os pontos, foi só rodar até os pontos da combota e do veio das valvulas se acertarem com as marcas desenroscar o tensor, tirar a correia, substituir o tensor, meter a correia nova.
                    Para acertar a tensão usei um truque que aprendi nas antigas RTM (revista tecnica automovel).
                    Encaixei uma alavanca e fiz força até esticar a correia, depois com o indicador e o polegar tentei virar a correia de modo que a superficie virasse 90 graus.
                    Caso a correia virasse essses 90 graus apertava mais um pouco.
                    Caso não desse para a correia virar, apertava o esticador.

                    Fiz a muda da correia duas vezes nesse uno, nunca tive problemas, mas os unos são motores de guerra, aquilo contenta-se com pouco.
                    Se fosse um carro com dupla arvore de cames, teria-se de usar outros procedimentos destintos e cuidados.
                    A correia não deve ficar nem muito apertada nem meio frouxa, daí que aquele truque dê sensivelmente a tensão ideal para aperto.
                    ps: a correia tambem tem uma marcação que deve coincidir.

                    Para quem diz que não há aparelhos especificos para medir a tensão, há sim, tinha essa ferramenta descrita na rtm referente ao uno, é uma alavanca que encaixa penso eu no tensor e na ponta da alavanca tem de ter um peso especifico que varia de motor para motor.
                    Editado pela última vez por m4nn1pul0; 09 May 2013, 08:19.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                      há a famosa historia do informatico que recebe mil€ para apertar um parafuso depois dum servidor ter parado. Quando questionado sobre o valor:
                      - deslocação 40€
                      - apertar o parafuso 10€
                      - saber qual o parafuso a apertar 9950€

                      ...
                      recebeu 10000€ então?

                      Comentário


                        #12
                        A mudança de correia de distribuição num carro recente não é coisa para principiantes nem para mecânicos de bairro, é preciso ter informação e saber o que se faz. È obvio que motores simples como os do Fiat Uno qualquer um pode fazer porque se partir a correia não estraga o motor.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                          Eu já mudei várias correias dos meus carros.
                          De um uno que possuí.
                          Comecei por marcar as posições das polies, mas depois descobri que existiam marcas de fabrica feitas para acertar os pontos, foi só rodar até os pontos da combota e do veio das valvulas se acertarem com as marcas desenroscar o tensor, tirar a correia, substituir o tensor, meter a correia nova.
                          Para acertar a tensão usei um truque que aprendi nas antigas RTM (revista tecnica automovel).
                          Encaixei uma alavanca e fiz força até esticar a correia, depois com o indicador e o polegar tentei virar a correia de modo que a superficie virasse 90 graus.
                          Caso a correia virasse essses 90 graus apertava mais um pouco.
                          Caso não desse para a correia virar, apertava o esticador.

                          Fiz a muda da correia duas vezes nesse uno, nunca tive problemas, mas os unos são motores de guerra, aquilo contenta-se com pouco.
                          Se fosse um carro com dupla arvore de cames, teria-se de usar outros procedimentos destintos e cuidados.
                          A correia não deve ficar nem muito apertada nem meio frouxa, daí que aquele truque dê sensivelmente a tensão ideal para aperto.
                          ps: a correia tambem tem uma marcação que deve coincidir.

                          Para quem diz que não há aparelhos especificos para medir a tensão, há sim, tinha essa ferramenta descrita na rtm referente ao uno, é uma alavanca que encaixa penso eu no tensor e na ponta da alavanca tem de ter um peso especifico que varia de motor para motor.
                          Obrigado pela ajuda!
                          Como disse, eu conheço o procedimento detalhado e binários envolvidos. Vou também usar material específico que prende o movimento durante a mudança, evitando assim que saia de ponto. A dúvida era apenas no tensionamento da correia. Também duvido que as oficinas tradicionais, fora da Peugeot usem a tal ferramenta que mede a tensão. Ou que usem sequer os binários preconizados pela marca.
                          Ferramentas não são o problema pois tenho boas, e vou adquirir uma chave dinamométrica caso decida fazer eu próprio a mudança

                          Comentário


                            #14
                            A minha opinião coincide basicamente com as que já foram ditas atrás mas aqui fica:

                            É de louvar a tua atitude de "sujar as mãos" mas há coisas que mais vale gastar o dinheiro e ficar descansado. Mudar a distribuição é uma delas.

                            Há intervenções que sendo mal feitas o prejuízo não é muito mas no caso da distribuição é um motor novo...

                            Já aconteceu num carro cá de casa que numa oficina (e não era de vão de escada) ao mudarem a distribuição deixaram a correia desalinhada e a roçar noutra peça qualquer. A questão é que a correia de distribuição é um elemento que tu não vês normalmente, ou seja, andou lá a roçar cerca de um ano até partir... motor para o galheiro e chatisses até mais não com a oficina em causa.

                            Se o fizeres, engraçado era fazer uma reportagem fotográfica e postares aqui

                            Comentário


                              #15
                              O que o manipullo não disse é que esse Uno se partir a correia não mal para o motor porque é um motor sem interferência, ou seja, em caso de ficar descomandado as válvulas nunca batem nos pistões.

                              Já o do 106 GTi.......bate e bate bem. Os mecânicos usam sim os binários preconizados pela marca, ainda para mais se forem na origem ou vocês acham que andam a mudar distribuições a olho? Só está em causa a destruição de um motor, nada mais.

                              Continuo a dizer, tal como o Eliselotus, não é um trabalho para amador e parece-me que aqui faltam muitos conhecimentos para fazer com a segurança miníma essa mudança ou então nem sequer estávamos aqui a discutir estes pormenores no tópico.

                              Já tive um colega que partiu passado 1 ano e meio.......andou a lançar os foguetes ao início mas depois teve de apanhar as canas. Outro safou-se por pouco, ainda se foi a tempo. Causas? Tensão errada e mau encaixe da correia.

                              Cumprimentos.

                              Comentário


                                #16
                                A mudança da correia de distribuição é das intervenções mais sérias num automóvel. Um pequeno descuido na mudança pode significar uma vida menos longa da mesma, sendo que as consequências da quebra da correia, são por todos nós conhecidas.
                                Não basta apenas mudar, é preciso também "afinar" a dita e saber o que desmontar para lá chegar.
                                Conselho: não inventes e vai a quem sabe.

                                Comentário


                                  #17
                                  Quando vocês pedem orçamentos para mudar a correia de distribuição na marca, prestem atenção ao que estão a pedir.

                                  É que normalmente além da distribuição também se muda o óleo e filtro, possivelmente o filtro de ar e combustivel... Se for um ano par (na idade do carro) também se costuma trocar o óleo dos travões, tudo coisas que encarecem o preço final.

                                  Quanto a pergunta do tópico em si, eu pelo menos gosto de seguir as coisas "by the book". Como as chaves dinamométricas ainda são caras, o dinheiro da chave eu preferia "investir" em mão de obra para dar a uma oficina. Assim se existir algum problema, posso responsabilizar a oficina.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                    O que o manipullo não disse é que esse Uno se partir a correia não mal para o motor porque é um motor sem interferência, ou seja, em caso de ficar descomandado as válvulas nunca batem nos pistões.

                                    Já o do 106 GTi.......bate e bate bem. Os mecânicos usam sim os binários preconizados pela marca, ainda para mais se forem na origem ou vocês acham que andam a mudar distribuições a olho? Só está em causa a destruição de um motor, nada mais.

                                    Continuo a dizer, tal como o Eliselotus, não é um trabalho para amador e parece-me que aqui faltam muitos conhecimentos para fazer com a segurança miníma essa mudança ou então nem sequer estávamos aqui a discutir estes pormenores no tópico.

                                    Já tive um colega que partiu passado 1 ano e meio.......andou a lançar os foguetes ao início mas depois teve de apanhar as canas. Outro safou-se por pouco, ainda se foi a tempo. Causas? Tensão errada e mau encaixe da correia.

                                    Cumprimentos.
                                    Bom Post. Acrescentaria a isto que ainda à dias ouvi um Mecânico da Brisa, que tem um oficina onde arranja automóveis fora do horário da Brisa, dizer que preferia mandar a carrinha Opel Astra dele à Marca mudar a correia de distribuição do que mudar ele, no entanto muda correias e repara motores a outros!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mudar a correia nao é coisa facil é verdade. Convem ter um minimo conhecimento do que se esta a fazer. Mas desde que se leve o motor ao ponto, se tenha cuidado para que durante a intervençao o motor nao rode e etc nao devera existir grande problema.

                                      Pergunta para bingo

                                      Quantas oficinas Norauto, Midas e companhias, tem mecanicos com conhecimento e ou formaçao suficiente para o fazer???? Eventualmente poucas ou nenhumas Quase todos os mecanicos que la andam, eram aprendizes de mecanicos ali no "ManelGT" e tiveram a oportunidade de ir ganhar mais meia duzia de trocos por mes e com estatuto de mecanico sem ter o minimo conhecimento para tal

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                        Quando vocês pedem orçamentos para mudar a correia de distribuição na marca, prestem atenção ao que estão a pedir.

                                        É que normalmente além da distribuição também se muda o óleo e filtro, possivelmente o filtro de ar e combustivel... Se for um ano par (na idade do carro) também se costuma trocar o óleo dos travões, tudo coisas que encarecem o preço final.

                                        Quanto a pergunta do tópico em si, eu pelo menos gosto de seguir as coisas "by the book". Como as chaves dinamométricas ainda são caras, o dinheiro da chave eu preferia "investir" em mão de obra para dar a uma oficina. Assim se existir algum problema, posso responsabilizar a oficina.
                                        As chaves dinamométricas e o medidor de ângulos já se compram sem ser muito caro, o problema está em saber o que se faz, nalguns modelos existe 1 polia que não têm marca que o veio é um tronco de cone em vez de ser cilíndrico e só por aperto, salvo erro os Ford e julgo que Renault é preciso saber muito bem o que se faz e ser um mecânico experiente e com sensibilidade, mesmo à 30 a 40 anos quando se reparava muitos motores este tipo de tarefa nunca foi para qualquer um, nas grandes marcas havia pessoas especializadas só em reparar motores, outros só reparavam caixas de velocidades, pois quando se chega à parte da afinação às decimas de milímetro nem todos conseguem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                          O que o manipullo não disse é que esse Uno se partir a correia não mal para o motor porque é um motor sem interferência, ou seja, em caso de ficar descomandado as válvulas nunca batem nos pistões.

                                          Já o do 106 GTi.......bate e bate bem. Os mecânicos usam sim os binários preconizados pela marca, ainda para mais se forem na origem ou vocês acham que andam a mudar distribuições a olho? Só está em causa a destruição de um motor, nada mais.

                                          Continuo a dizer, tal como o Eliselotus, não é um trabalho para amador e parece-me que aqui faltam muitos conhecimentos para fazer com a segurança miníma essa mudança ou então nem sequer estávamos aqui a discutir estes pormenores no tópico.

                                          Já tive um colega que partiu passado 1 ano e meio.......andou a lançar os foguetes ao início mas depois teve de apanhar as canas. Outro safou-se por pouco, ainda se foi a tempo. Causas? Tensão errada e mau encaixe da correia.

                                          Cumprimentos.

                                          Eu sei que os motores dos unos e puntos, não têm problema em partir as correias ou descomandarem, mas no meu caso o motor ficou certo, aliás por isso mesmo eu referi que o motor tem as indicações para acertar o ponto.
                                          E antes de desmontar tambem vi como estavam e se coincidiam.
                                          E quanto á tensão usei o metodo daquela revista com reputação, por ter alguma confiança nos artigos e sistemas por ela descritas.
                                          Nunca me deixaram mal, e custa-me acreditar que fossem publicar um artigo daqueles se o metodo não fosse fiável.


                                          ps: só para não estarem a dizer que se troca num uno porque isto ou aquilo, eu digo-vos desde já que dos três Alfas que possuí em dois tambem troquei a correia de destribuição.
                                          Falei no uno, porque é um sistema básico.
                                          Um 33 e um sprint véloce, muito mais complicado do que um uno, mas mesmo assim nenhum bicho de sete cabeças.
                                          Tive-os durante anos e nunca partiram, explodiram ou se desintegraram por ter sido eu e não um mecanico a trocá-las.
                                          No 33 foi praticamente tudo, desde limpar os carburadores até á troca das correias, que sem certeza de que tivessem sido trocadas pelo antigo dono, com tempo meti eu mãos á obra.

                                          No meu primeiro post, indiquei que se fosse um motor com dupla arvore de cames os procedimentos teriam de ser outros, nada a ver com o que descrevi, não entendo certos ataques a quem vem dar a opinião, tendo conhecimentos suficientes para desenpenhar este tipo de tarefas, mas indicando, como fiz que não é para qualquer um, principalmente se não se entende o que se está a fazer ou tem deficuldade em entender os conceitos basicos da mecanica.

                                          Não estou ou disse em lado nenhum para o user trocar ele mesmo, apenas respondi á pergunta inicial e aconselhei, sobre os metodos utilizados, fazendo no meu post a resalva de que certos tipos de motores são muito mais complicados que outros.

                                          No meu caso fiz e faço, no do user ele é que tem de ver se entende o que vai fazer e se tem confiança de ficar um bom trabalho sem consequencias futuras desagradáveis.
                                          Editado pela última vez por m4nn1pul0; 09 May 2013, 12:40.

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                                            #22
                                            Em relação à pergunta do tópico: não. o meu carro tem corrente.

                                            A operação da mudança da correia não é das mais faceis em mecância de automóveis. Um pequeno erro e puff... toca de arranjar um motor novo. Deixa isso para quem sabe. Por alguma coisa numa sociedade existem profissões.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                              Eu sei que os motores dos unos e puntos, não têm problema em partir as correias ou descomandarem, mas no meu caso o motor ficou certo, aliás por isso mesmo eu referi que o motor tem as indicações para acertar o ponto.
                                              E antes de desmontar tambem vi como estavam e se coincidiam.
                                              E quanto á tensão usei o metodo daquela revista com reputação, por ter alguma confiança nos artigos e sistemas por ela descritas.
                                              Nunca me deixaram mal, e custa-me acreditar que fossem publicar um artigo daqueles se o metodo não fosse fiável.
                                              Mudar a correia num Fire é fácil, esse método de torcer a correia pode resultar mas de cientifico tem pouco, um mecânico experiente faz isso e diz se está bem esticada, só que em motores onde a correia é maior e passa por varias polias esse método é duvidoso, e no caso de uma correia de distribuição tanto é mau ficar com tensão a menos pode soltar(passar um dente) ou roçar em qualquer peça desfiando-se, como é mau ficar com tensão a mais, pois vai durar menos que o normal e pode partir antes da mudança seguinte.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                A mudança de correia de distribuição num carro recente não é coisa para principiantes nem para mecânicos de bairro, é preciso ter informação e saber o que se faz. È obvio que motores simples como os do Fiat Uno qualquer um pode fazer porque se partir a correia não estraga o motor.

                                                E quem disse o contrário, mas não podes dizer que um user ou users deste ou outro forum, que não conheces de lado nenhum, não tenha competencias para criar, reconstruir, montar seja o que fôr baseado apenas no que se escreve aqui.
                                                Esquece o motor do uno.
                                                Cada um adquire conhecimentos ao longo da vida, não somos estáticos, eu para avançar para algo novo tenho de ter conhecimentos prévios e continuar a adquirir novos conhecimentos.

                                                Já parecem os gajos da nasa, criam ferramentas de milhões de dolares especificas, que quando fazem falta avariam e no fim muitas vezes acabam por usar a ferramenta menos adequadas e mais banal.


                                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                Mudar a correia num Fire é fácil, esse método de torcer a correia pode resultar mas de cientifico tem pouco, um mecânico experiente faz isso e diz se está bem esticada, só que em motores onde a correia é maior e passa por varias polias esse método é duvidoso, e no caso de uma correia de distribuição tanto é mau ficar com tensão a menos pode soltar(passar um dente) ou roçar em qualquer peça desfiando-se, como é mau ficar com tensão a mais, pois vai durar menos que o normal e pode partir antes da mudança seguinte.

                                                Eu sei disso.

                                                Daí eu nunca ter dito para alguem aqui fazer.
                                                Editado pela última vez por m4nn1pul0; 09 May 2013, 12:55.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não sei se ajuda:

                                                  Quando chegou a altura de mudar a da minha ex-megane combinei com o mecanico que ia fazer o serviço para apenas ir acompanhando o trabalho que eu pagava normalmente e ele concordou, mas este sempre ao meu lado e ainda bem.
                                                  Tira proteções, tranca aqui, marca acolá, saca bomba de água e depois começar a fazer o processo de montagem...

                                                  A dada altura ele diz-me:
                                                  - Gosto da tua boa vontade e com o tempo irás conseguir, mas vamos fazer tudo como deve ser, ok?

                                                  Fico por aqui. Há coisas que não me aventuro e ponto final.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isso é trabalho para quantas horas em média? para um profissional / amador

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bela discussão que eu criei

                                                      Num dos orçamentos em papel que tenho estão contempladas 5 horas já com mudança de líquido e bomba.
                                                      O Autodata fala em 2h30 para desmontar e montar a correia.
                                                      É trabalho para uma tardinha inteira parece.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Aqui explica como fazer num CA18DET (Nissan 200SX S13) que espero fazer brevemente.

                                                        CA18DET Timing Belt Install (Part 1: The Factory Way) : Driftopia.com

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                                          E o pior foram as más experiências que os carros da família tiveram em oficinas fora da marca: Um disse à minha mãe que a luz do motor de um 106 1.0 estar sempre acesa era um mau contacto e que não havia problema (dias depois o motor gripou) outro partiu o tablier do mesmo 106, outro instalou pastilhas piratas numa Avensis que não duraram a primeira viagem..., outro deu cabo de uma manete de velocidades de um 206...
                                                          It goes on and on... não quero deixar o meu querido GTi nas mãos de um traste qualquer...

                                                          Obrigado
                                                          Numa oficina de marca?! E não pediram justificações? Isso supostamente não deveria acontecer.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                                            Numa oficina de marca?! E não pediram justificações? Isso supostamente não deveria acontecer.
                                                            E o pior foram as más experiências que os carros da família tiveram em oficinas fora da marca

                                                            Comentário

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