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    Ajuda dos alfistas

    Caros,

    agradecia a vossa ajuda. Estou na eminência de comprar uma 156 sportwagon de 12/2002.

    a minha duvida é a seguinte: o actual proprietário diz q tem 140cv.

    experimentei e sente-se a potência, contudo não diz 16v na tampa do motor e a caixa vel. é de 5!

    Segundo o dono actual esta foi das primeiras c/ restyling de 2003. É perfeitamente possível pois tem computador bordo no tablier ao contrario das anteriores.


    Cptos!

    #2
    Faltou referir que é a jtd claro!

    Comentário


      #3
      Pedias o livrete e ja sabias ...

      Comentário


        #4
        Nao sou muito entendido no assunto, mas a partida tera 140 cv sim. No entanto acho que nunca é demais te certificares pois existiu (acho) motores com 110

        Ja agora............

        Specifications

        1.6 TS I4 TS 1,598 cc (97.5 cu in) 16 DOHC VVT 120 PS (88 kW; 118 hp) at 6,300 rpm 144 N·m (106 lb·ft) at 4,500 rpm 10.5 s 200 km/h (124 mph) 1997–2006
        1.8 TS I4 TS 1,747 cc (106.6 cu in) 16 DOHC VVT VLIM 144 PS (106 kW; 142 hp) at 6,500 rpm 169 N·m (125 lb·ft) at 3,500 rpm 9.3 s 210 km/h (130 mph) 1997–2000 Euro2
        1.8 TS I4 TS 1,747 cc (106.6 cu in) 16 DOHC VVT VLIM 140 PS (103 kW; 138 hp) at 6,500 rpm 163 N·m (120 lb·ft) at 3,900 rpm 9.4 s 208 km/h (129 mph) 2001–2006 Euro3
        2.0 TS I4 2BS TS 1,970 cc (120 cu in) 16 DOHC VVT VLIM 155 PS (114 kW; 153 hp) at 6,400 rpm 187 N·m (138 lb·ft) at 3,500 rpm 8.6 s 216 km/h (134 mph) 1997–2000 Euro2
        2.0 TS I4 2BS TS 1,970 cc (120 cu in) 16 DOHC VVT VLIM 150 PS (110 kW; 148 hp) at 6,300 rpm 181 N·m (133 lb·ft) at 3,800 rpm 8.8 s 214 km/h (133 mph) 2001–2002 Euro3
        2.0 JTS I4 2BS DI 1,970 cc (120 cu in) 16 DOHC VVT VLIM 165 PS (121 kW; 163 hp) at 6,400 rpm 206 N·m (152 lb·ft) at 3,250 rpm 8.2 s 220 km/h (137 mph) 2002–2006 Facelift
        2.5 Q-System V6 2,492 cc (152.1 cu in) 24 DOHC 190 PS (140 kW; 187 hp) at 6,300 rpm 222 N·m (164 lb·ft) at 5,000 rpm 8.5 s 227 km/h (141 mph) 1997–2000 Euro2
        2.5 Q-System V6 2,492 cc (152.1 cu in) 24 DOHC 192 PS (141 kW; 189 hp) at 6,300 rpm 218 N·m (161 lb·ft) at 5,000 rpm 8.5 s 227 km/h (141 mph) 2001–2006 Euro3
        2.5 V6 V6 2,492 cc (152.1 cu in) 24 DOHC 190 PS (140 kW; 187 hp) at 6,300 rpm 222 N·m (164 lb·ft) at 5,000 rpm 7.3 s 230 km/h (143 mph) 1997–2000 Euro2
        2.5 V6 V6 2,492 cc (152.1 cu in) 24 DOHC 192 PS (141 kW; 189 hp) at 6,300 rpm 218 N·m (161 lb·ft) at 5,000 rpm 7.3 s 230 km/h (143 mph) 2001–2006 Euro3
        3.2 GTA V6 3,179 cc (194.0 cu in) 24 DOHC 250 PS (184 kW; 247 hp) at 6,200 rpm 300 N·m (221 lb·ft) at 4,800 rpm 6.3 s 250 km/h (155 mph) 2002–2005 Euro3
        Note: 2.0 TS, 2.0 JTS and GTA Selespeed versions have same performance statistics as manual transmission.
        1.9 JTD I4 1,910 cc (117 cu in) 8 SOHC 105 PS (77 kW; 104 hp) at 4,000 rpm 255 N·m (188 lb·ft) at 2,000 rpm 10.4 s 188 km/h (117 mph) 1997–2000
        1.9 JTD I4 1,910 cc (117 cu in) 8 SOHC 110 PS (81 kW; 108 hp) at 4,000 rpm 275 N·m (203 lb·ft) at 1,800 rpm 10.3 s 191 km/h (119 mph) 2001
        1.9 JTD I4 1,910 cc (117 cu in) 8 SOHC 115 PS (85 kW; 113 hp) at 4,000 rpm 275 N·m (203 lb·ft) at 2,000 rpm 10.3 s 191 km/h (119 mph) 2002 Facelift
        1.9 M-Jet I4 1,910 cc (117 cu in) 16 DOHC 140 PS (103 kW; 138 hp) at 4,000 rpm 305 N·m (225 lb·ft) at 2,000 rpm 9.3 s 209 km/h (130 mph) 2003
        1.9 M-Jet I4 1,910 cc (117 cu in) 16 DOHC 150 PS (110 kW; 148 hp) at 4,000 rpm 305 N·m (225 lb·ft) at 2,000 rpm 9.1 s 212 km/h (132 mph) 2003 (*)
        2.4 JTD I5 2,387 cc (145.7 cu in) 10 SOHC 136 PS (100 kW; 134 hp) at 4,000 rpm 310 N·m (229 lb·ft) at 2,000 rpm 9.5 s 203 km/h (126 mph) 1997–2000
        2.4 JTD I5 2,387 cc (145.7 cu in) 10 SOHC 140 PS (103 kW; 138 hp) at 4,000 rpm 304 N·m (224 lb·ft) at 1,800 rpm 9.4 s 205 km/h (127 mph) 2001
        2.4 JTD I5 2,387 cc (145.7 cu in) 10 SOHC 150 PS (110 kW; 148 hp) at 4,000 rpm 305 N·m (225 lb·ft) at 1,800 rpm 9.4 s 212 km/h (132 mph) 2002–2007 Facelift
        2.4 M-Jet I5 2,387 cc (145.7 cu in) 20 DOHC 175 PS (129 kW; 173 hp) at 4,000 rpm 385 N·m (284 lb·ft) at 2,000 rpm 8.3 s 225 km/h (140 mph) 2003–2006 Second facelift
        Note (*): Crosswagon Q4 topspeed is 192 km/h (119 mph) and acceleration 0–100 km/h (62,5 mph) is 10.5 seconds, for Sportwagon Q4 numbers are 200 km/h (124 mph) and 10.2 seconds.

        Editado pela última vez por Ribeiros; 09 May 2013, 21:13.

        Comentário


          #5
          Obg aos dois! Sim quanto à potência posso verificar no livrete, a questão é estranhar o n.o de relações ser só de 5! Suponho que os equipados com motor 16v 140 cv têm 6 vel.

          Comentário


            #6
            em 2002 que eu saiba não havia o jtd de 140 cvs.

            Comentário


              #7
              Também tenho essa ideia, mas supondo que se verifica ser dos 1.os com 140 cv, não deveria ter caixa de 6?

              Comentário


                #8
                Alfa Romeo 147 1.9 JTD 16V 140 - Ficha técnica & Prestações - 1001Moteurs

                Comentário


                  #9
                  Obg DarthVader! Verifica-se que em 2002 iniciou produção do 140 cv mas conforme ficha técnica que me facultaste a cx é de 6 vel. pelo que estou baralhado! Este tem cx de 5, vou verificar a potencia pelo livrete. Na verdade ele desenvolve bem melhor que um 115cv, eu já tive este motor 115 numa lancia Lybra.

                  Comentário


                    #10
                    Sendo de 2002 não pode sernem a Jtd 16v nem a versão restyling exterior.
                    Os 156 tem a versão Mk1 que saiu em 1997 e permaneceu igual exteriormente até Julho de 2003. A versão Mk2, restyling exterior ("design Giugiaro") só ocorreu em Julho de 2003. Em 2002, já não me recordo o mês, houve uma alteração do interior que se manteve igual no Mk2 (excepto parte do computador de bordo).
                    A versão Jtd 16v só veio acoplada com caixa de 6 velocidades e só ficou disponível em Março de 2003.

                    Cumps

                    Comentário


                      #11
                      Obj João Santos! sim efectivamente esta tem a alteração do comp. bordo, não consigo identificar outras. E no q respeita ao motor tenho mesmo de abrir tampa do motor e ver o livrete. Pena a caixa não ser de 6 vel. Mas ainda assim sendo de 115 cv, cx 5, agrada-me bastante, pois está muito bem estimada.

                      Comentário


                        #12
                        Aconselhava pedir cópia do livrete, para ver se diz 85 ou 103 kW, e tirar as dúvidas de vez.

                        Eu fui buscar ao stand um 156 de 115 cv em 2002, era dos primeiros construidos ainda em 2001 com o turbo de geometria variável. Depois veio o multi-jet de 140 cv, mas vem só listado em 2003 nos sitios do costume. Pode ter acontecido o mesmo, ter entrado nos carros do final de 2002 ...

                        De qualquer maneira, os 115 cv davam bem conta do recado no Alfa 156. Por mim, usava como ponto de negociação e comprava na mesma. Nem gosto particularmente das caixas manuais de 6 que têm a marcha atrás ao lado da primeira (não sei se é o caso do Alfa, julgo que tenham ido todos por aí).

                        Comentário


                          #13
                          Obg A4B5. Já agora aproveito para perguntar em função da experiência com o 115cv, é normal ligeiro assobio do turbo? Sei que pode ser indicador de anomalia, mas na verdade é mesmo muito ligeiro!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RDias Ver Post
                            Obj João Santos! sim efectivamente esta tem a alteração do comp. bordo, não consigo identificar outras. E no q respeita ao motor tenho mesmo de abrir tampa do motor e ver o livrete. Pena a caixa não ser de 6 vel. Mas ainda assim sendo de 115 cv, cx 5, agrada-me bastante, pois está muito bem estimada.
                            Esta é a versão Mk2 (ver topo do tablier)
                            Alfa Romeo 156 Sportwagon 1.9 JTD MULTIJET 16V, € 7.949, BRAGA - Standvirtual
                            esta é Mk1
                            Alfa Romeo 156 Sportwagon Sport 1.9Jtd , € 4.850, Maia - Standvirtual

                            Pela descrição, deve ser esta que está a ponderar..e não é, efectivamente, a 16v nem restyling.

                            Se os 115 cv´s já lhe são suficientes, até tem vantagem pois os consumos são mais baixos que os da versão de 140 cv´s.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RDias Ver Post
                              Obg A4B5. Já agora aproveito para perguntar em função da experiência com o 115cv, é normal ligeiro assobio do turbo? Sei que pode ser indicador de anomalia, mas na verdade é mesmo muito ligeiro!
                              É normal, sim. Eu notava melhor a entrar num tunel à noite, com pouco barulho, de dia era raro dar por ele. Até me afeiçoei um pouco ao som .

                              Comentário


                                #16
                                Eu tenho uma de 140 cv´s e no DUC tenho os kw´s equivalentes à versão de 115 cv´s, isto porque alguem no IMTT se enganou... Portanto, às vezes não é linear que a potência indicada no DUC seja a real.
                                É normal ouvir o silvo do turbo, o que deve ver de mais importante que é normal precisar nestas carrinhas é se a suspensão da frente não faz barulho, embraiagem/volante de motor e se os tubos do intercooler não tem fissuras, entre outras de menor importância.

                                Comentário


                                  #17
                                  obg!

                                  Comentário


                                    #18
                                    bingo João Santos! poderá não ser restyling exterior mas ao nível do interior faltou acrescentar que para além do comp. bordo também tem volante multi-funções e AC Dual Zone e cruise control. Como é de Dez. penso que houve já algumas alterações. Aproveito para perguntar de que ano é a sua e qual o grau de satisfação? É assinalável a diferença de consumos?

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                                      #19
                                      A minha é igual a essa, é uma versão Mk1,5, é de julho de 2003 e foi das últimas antes do restyling exterior. Quando falo do computador de bordo, é para ver que é a única diferença entre as duas, o da MK 2 tem a "caixa" do CB mais redonda, menos quadrada que do MK1, de resto são iguais por dentro.
                                      Assim, ha a versão Mk1, a Mk 1,5 que altera o interior e a Mk2 que altera o exterior e a "caixa" do CB.
                                      Não tenho registo de grandes problemas, já a tenho desde inicio de 2007. Fora a manutenção comum, tive de trocar o triangulo superior esquerdo da frente pois começou a ranger no tempo mais seco, tubo superior do intercooler (da admissão ao intercooler) e embraiagem. A nível geral, é um carro fiável.
                                      A minha faz média de 7 l/100 km, mas anda cerca de 70% em cidade. A de 115 cv´s gasta cerca de 0,5 a 1 litro menos aos 100 km´s.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quantos km tem agora a sua? Trata-se da minha primeira compra de usado e o facto de ter 200.000km alerta-me um bocado.. Falta de hábito..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por joão santos Ver Post
                                          Eu tenho uma de 140 cv´s e no DUC tenho os kw´s equivalentes à versão de 115 cv´s, isto porque alguem no IMTT se enganou... Portanto, às vezes não é linear que a potência indicada no DUC seja a real.
                                          É normal ouvir o silvo do turbo, o que deve ver de mais importante que é normal precisar nestas carrinhas é se a suspensão da frente não faz barulho, embraiagem/volante de motor e se os tubos do intercooler não tem fissuras, entre outras de menor importância.
                                          Ou isso ou foste engando ... que é mais certo

                                          Os KW tem de bater certo ...senao tás ilegal.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por joão santos Ver Post
                                            A minha é igual a essa, é uma versão Mk1,5, é de julho de 2003 e foi das últimas antes do restyling exterior. Quando falo do computador de bordo, é para ver que é a única diferença entre as duas, o da MK 2 tem a "caixa" do CB mais redonda, menos quadrada que do MK1, de resto são iguais por dentro.
                                            Assim, ha a versão Mk1, a Mk 1,5 que altera o interior e a Mk2 que altera o exterior e a "caixa" do CB.
                                            Não tenho registo de grandes problemas, já a tenho desde inicio de 2007. Fora a manutenção comum, tive de trocar o triangulo superior esquerdo da frente pois começou a ranger no tempo mais seco, tubo superior do intercooler (da admissão ao intercooler) e embraiagem. A nível geral, é um carro fiável.
                                            A minha faz média de 7 l/100 km, mas anda cerca de 70% em cidade. A de 115 cv´s gasta cerca de 0,5 a 1 litro menos aos 100 km´s.
                                            Sendo igual a esta (Mk 1,5) o porquê de ter 140cv e esta não?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RDias Ver Post
                                              Sendo igual a esta (Mk 1,5) o porquê de ter 140cv e esta não?
                                              Mesmo após restyling, ou facelift (há alterações subtis de exterior para além de interior, onde o mais visível é o volante do 147), continuou-se a vender a versão 1.9 JTD (8v 115cv 5vel) em simultâneo com a JTD 16v (140cv 6vel).

                                              Cada uma com o seu preço.
                                              Editado pela última vez por jts; 10 May 2013, 00:56.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Obg a todos, amanha dou feedback acerca da motorização. Já agora parece-vos boa compra?
                                                Editado pela última vez por RDias; 10 May 2013, 01:19.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por joão santos Ver Post
                                                  Eu tenho uma de 140 cv´s e no DUC tenho os kw´s equivalentes à versão de 115 cv´s, isto porque alguem no IMTT se enganou... Portanto, às vezes não é linear que a potência indicada no DUC seja a real.
                                                  É normal ouvir o silvo do turbo, o que deve ver de mais importante que é normal precisar nestas carrinhas é se a suspensão da frente não faz barulho, embraiagem/volante de motor e se os tubos do intercooler não tem fissuras, entre outras de menor importância.
                                                  Na tampa do motor diz 1.9 16v? Ou M.Jet?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A minha MJet de 140cv tem caixa de 6v.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Obg Cahib, o que me dizem é que todas as de 140cv têm cx de 6 vel.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                                        A minha MJet de 140cv tem caixa de 6v.
                                                        De que ano é?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Atenção que pode ser o de 115cv 5v e estar reprogramado. Daí que notes que anda um bocadinho mais...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Simples, se a tampa do oleo fica a esquerda, e um jtd 8 valvulas, se fica a direita e um 16 vavulas, se quiseres ter a certeza mandas o numero de chassi por PM e vejo te isso o que e a nivel de motor e potencia ;) Mas em 2002 so havia o 115 cv quase de certeza

                                                            Comentário

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