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Chumbo na Inspeção

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    Chumbo na Inspeção

    Hoje o meu pai foi fazer a inspeção do seu peugeot 206 1124cc de 2000 e chumbou pela 1ª vez. Motivo: os gases de escape.
    Segundo o inspetor a solução era meter gasolina 98 e um aditivo que aquilo passava.
    Depois de ouvir o meu pai dizer que o carro fazia mais fumo que o habitual e que andava a consumir muito, lembrei-me de ir ver o filtro de ar que ele dizia que não se lembrava de alguma vez o ter substituido. Como estava cheio de pó, comprei um novo e coloquei-o no carro.
    Para meu espanto, quando vejo a data de fabrico do filtro antigo verifiquei que era de Novembro de 1999. Era o filtro de origem nunca tinha sido mudado.

    Agora disse-lhe para 2ª feira ir novamente à inspeção a ver se o carro passa.
    Acham que era só o filtro, ou será mais qualquer coisa? Até este ano o carro tinha sempre passado.

    #2
    O problema até pode ser originado apenas pelo filtro de ar mas pode não ser só isso

    Comentário


      #3
      Ele que vá com o carro bem quente, na temperatura de serviço


      Cump.

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        #4
        Filtro de combustivel também deverá ser trocado.

        Depois poderia também meter gasolina normal e um daqueles aditivos para tentar limpar, talvez ajude nos gases.

        Comentário


          #5
          Antes da inspeção dá uma escáfia no carro! Tipo 5 ou 10 minutos e com o carro bem quente!

          Comentário


            #6
            Se tem um carro de 2000 com o filtro de origem se calhar o problema pode estar em mais algumas coisas pequenas que já deviam ter sido trocadas algumas vezes.

            Comentário


              #7
              Ver velas , filtro de gasolina , verificar o tempo que tem o oleo e o respectivo filtro na duvida MUDA , o filtro de ar já mudaste portanto resta dar-lhe um trato de 120kms/hora durante 30minutos em AE e mete gasolina 98 para o puxares na AE e depois desejo boa sorte , porque ás vezes os inspectores são marretas .

              Comentário


                #8
                Esse filtro explica tudo. Podes ir à confiança na segunda que ele passa.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                  Esse filtro explica tudo. Podes ir à confiança na segunda que ele passa.
                  És mauzinho

                  Comentário


                    #10
                    È isso mesmo... mudar todos oa filtros e meter o óleo adequado vêr as Velas e depois ir até à AE e depois do motor aquecer... eh... dar-lhe uma valente "coça" fica logo como novo.

                    Comentário


                      #11
                      era capaz desse carro andar com uns consumos um bocadinho altos, não?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                        era capaz desse carro andar com uns consumos um bocadinho altos, não?
                        O carro é só usado para ir ao café e às compras e, segundo ele, gastava 30€ por semana.
                        O ano passado quando mudei a correia da distribuição de um dos meus carros, lembrei-me de lhe perguntar quando é que tinha mudado a correia do carro dele. Resultado: o carro mudou a correia de distribuição pela primeira vez aos 12 anos. É um carro que tem poucos kms, mas, 12 anos com a mesma correia é quase um milagre.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ka97 Ver Post
                          È isso mesmo... mudar todos oa filtros e meter o óleo adequado vêr as Velas e depois ir até à AE e depois do motor aquecer... eh... dar-lhe uma valente "coça" fica logo como novo.
                          Ou partes isso tudo

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                            Ou partes isso tudo
                            Já lhe dei uma coça e o carro já não faz fumo. Vamos lá a ver se passa, o carrito ainda não fez os 80.000km.
                            Quando vejo pessoal a comprar carros usados com muita preocupação com os kms que os carros têm, lembro-me logo dos carros do meu pai. Fazem poucos kms, mas cada km deve valer por uns 5 de utilização "normal".

                            Comentário


                              #15
                              Hoje o meu 206 1.6 GTi também chumbou por causa dos gases...Carro parado há quase 1 ano (mudou óleo e filtros nessa altura)...

                              Mas parece que tinha um buraco na panela, deve vir daí o problema...Segunda ou terça vai lá e passa, o buraco é fácil de resolver!
                              Editado pela última vez por SrChambino; 11 May 2013, 12:11.

                              Comentário


                                #16
                                O meu carro antigo, Hyundai Accent de 97, em 12 anos, chumbou uma única vez por causa dos gases também.
                                Na altura o problema estava no catalisador. O carro tinha levado metade da linha de escape porque estava roto na zona dos colectores ou algo do género. Foi de novo à Hyundai para rectificar o problema (sempre foi assistido na marca) e passou.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                  Ou partes isso tudo
                                  O colaborador que trabalha na IPO onde levo o meu já por uma ocasião me disse o mesmo, aquando de uma vez que tentava medir o CO2 e o meu mecânico - mecânico ford - também me disse para meter gasolina da BP e fazer uma "pequena" viagem com andamento inicial normal e depois do motor aquecer e vêr bem se não tinha policia por perto... eh... e "toca" a assapar-lhe... também servia para baixar os consumos (disse ele), o que é certo é que o carrito ficou mais silencioso e agora está a fazer 5.5l/6.0l!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ka97 Ver Post
                                    O colaborador que trabalha na IPO onde levo o meu já por uma ocasião me disse o mesmo, aquando de uma vez que tentava medir o CO2 e o meu mecânico - mecânico ford - também me disse para meter gasolina da BP e fazer uma "pequena" viagem com andamento inicial normal e depois do motor aquecer e vêr bem se não tinha policia por perto... eh... e "toca" a assapar-lhe... também servia para baixar os consumos (disse ele), o que é certo é que o carrito ficou mais silencioso e agora está a fazer 5.5l/6.0l!
                                    Nunca percebi essa lógica. Então "assapar" em 1ª ou 2ª não faz o mesmo efeito no motor? E sem ser preciso ver se há policia por perto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ka97 Ver Post
                                      O colaborador que trabalha na IPO onde levo o meu já por uma ocasião me disse o mesmo, aquando de uma vez que tentava medir o CO2 e o meu mecânico - mecânico ford - também me disse para meter gasolina da BP e fazer uma "pequena" viagem com andamento inicial normal e depois do motor aquecer e vêr bem se não tinha policia por perto... eh... e "toca" a assapar-lhe... também servia para baixar os consumos (disse ele), o que é certo é que o carrito ficou mais silencioso e agora está a fazer 5.5l/6.0l!

                                      Eu estava no gozo. E sim, umas boas assapadelas fazem sentido de quando em vez.

                                      Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                      Nunca percebi essa lógica. Então "assapar" em 1ª ou 2ª não faz o mesmo efeito no motor? E sem ser preciso ver se há policia por perto.
                                      Exacto, dá das 2 formas, é ao gosto do freguês.

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                                        #20
                                        Façam em ponto-morto então.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                          Hoje o meu pai foi fazer a inspeção do seu peugeot 206 1124cc de 2000 e chumbou pela 1ª vez. Motivo: os gases de escape.
                                          Segundo o inspetor a solução era meter gasolina 98 e um aditivo que aquilo passava.
                                          Depois de ouvir o meu pai dizer que o carro fazia mais fumo que o habitual e que andava a consumir muito, lembrei-me de ir ver o filtro de ar que ele dizia que não se lembrava de alguma vez o ter substituido. Como estava cheio de pó, comprei um novo e coloquei-o no carro.
                                          Para meu espanto, quando vejo a data de fabrico do filtro antigo verifiquei que era de Novembro de 1999. Era o filtro de origem nunca tinha sido mudado.

                                          Agora disse-lhe para 2ª feira ir novamente à inspeção a ver se o carro passa.
                                          Acham que era só o filtro, ou será mais qualquer coisa? Até este ano o carro tinha sempre passado.
                                          Hoje, lá foi o carrito e, só com a mudança do filtro de ar os valores voltaram ao normal e lá passou sem nenhuma anotação.
                                          Já sabem, não façam como o meu pai e não andem 13 anos com o mesmo filtro
                                          PS: Ele disse ao inspector que tinha seguido a receita que ele tinha dado e o homem ficou todo orgulhoso dos seus conhecimentos de mecânica.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                            O carro é só usado para ir ao café e às compras e, segundo ele, gastava 30€ por semana.
                                            O ano passado quando mudei a correia da distribuição de um dos meus carros, lembrei-me de lhe perguntar quando é que tinha mudado a correia do carro dele. Resultado: o carro mudou a correia de distribuição pela primeira vez aos 12 anos. É um carro que tem poucos kms, mas, 12 anos com a mesma correia é quase um milagre.
                                            O carro da minha mulher é de 2000 e tem 43000Km, e só mudou a correia o ano passado (12 anos quando devia ser de 5 em 5) por descarga de consciência... LOL

                                            Deram-me as peças que lá estavam, e somente uma das polias tinha algum desgaste. A correia, aparentemente estava boa sem gretas nem dentes gastos...

                                            Portanto, milagre x2

                                            EDIT: E sim, este ano quando fui à inspecção, antes disso dei-lhe uma esfrega para "limpar" e ir com o motor bem quente. No problema.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu ate tenho medo de perguntar o estado do Oleo.. S:

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                Hoje, lá foi o carrito e, só com a mudança do filtro de ar os valores voltaram ao normal e lá passou sem nenhuma anotação.
                                                Já sabem, não façam como o meu pai e não andem 13 anos com o mesmo filtro
                                                PS: Ele disse ao inspector que tinha seguido a receita que ele tinha dado e o homem ficou todo orgulhoso dos seus conhecimentos de mecânica.
                                                Eu disse que era so mudar o filtro e ir a confianca.

                                                Ja esta pronto para mais 13 anos...lol

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                                  Façam em ponto-morto então.
                                                  O motor em ponto morto pode subir as rotações mas efectivamente não está a produzir a carga que produziria em movimento. É como que um trabalhar em vazio. Os consumos nunca serão os mesmos, para a mesma rotação e mesmo posição do pedal.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    O motor em ponto morto pode subir as rotações mas efectivamente não está a produzir a carga que produziria em movimento. É como que um trabalhar em vazio. Os consumos nunca serão os mesmos, para a mesma rotação e mesmo posição do pedal.
                                                    Quais consumos? Se o carro está parado, só se for o consumo por hora.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      No sitio do velocimetro tem um contador de horas de serviço, tipo retroescavadora!

                                                      Comentário

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