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Teste compressao do motor, como interpretar?

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    Teste compressao do motor, como interpretar?

    Boas.
    Resolvi mandar fazer um teste á compressao da minha Laguna 2.0dci 150 c/v,
    e o resultado foi que deu 22 bars em cada cilindro, como podem ver no grafico em baixo.
    Como posso saber se os valores estao bons,(motor saudavel), ou nao?

    A taxa de compressao de fabrico deste motor é de 16:1 Bars mas nao sei quais a media de valores na mediçao da compressao.
    Se alguem puder ajudar agradeço.

    http://img12.imageshack.us/img12/221...compressao.jpg

    http://imageshack.us/photo/my-images...turateste.jpg/
    Cumprimentos
    Editado pela última vez por ASA; 12 May 2013, 16:34.

    #2
    Cada motor é um motor.
    Mais do que a compressão, o gráfico indica que todos os cilidnros estão em pé de igualdade. São todos consistentes com o mesmo valor de compressão - o que é raro aidna que esse motor não seja antigo.

    No que toca realmente à compressão, parece-me um excelente valor tendo em conta a taxa decomrpessã odesse motor, no entanto para se ter uma conclusão concreta, seria interessante saber os valores de fábrica.

    Na certeza porém de que 22 bar é um excelente valor seja de que forma for - e que até me parece demasiado optimista.

    Comentário


      #3
      ASA quanto é que custou o teste ?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
        ASA quanto é que custou o teste ?
        Foram 75 euros.Tive q deixar o carro ontem p fazererm o teste em frio.

        Comentário


          #5
          Qual a razão para fazerem um teste desses?

          Comentário


            #6
            Se a compressão é uniforme em todos os cilindros então esse motor está bom.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
              Se a compressão é uniforme em todos os cilindros então esse motor está bom.
              E se nao for? Da para corrigir ou algo do genero?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                Boas.
                Resolvi mandar fazer um teste á compressao da minha Laguna 2.0dci 150 c/v,
                e o resultado foi que deu 22 bars em cada cilindro, como podem ver no grafico em baixo.
                Como posso saber se os valores estao bons,(motor saudavel), ou nao?

                A taxa de compressao de fabrico deste motor é de 16:1 Bars mas nao sei quais a media de valores na mediçao da compressao.
                Se alguem puder ajudar agradeço.

                http://img12.imageshack.us/img12/221...compressao.jpg

                Cumprimentos

                Uma coisa é a taxa de compressão e outra, os valores do teste de compressão.

                Não tem um haver com o outro.

                O que interessa aí saber, é os valores mínimos e máximos de compressão (pressão), que a marca indica para o motor em causa.

                Já agora, fica o em tempos, num outro tópico:




                Originalmente Colocado por nto Ver Post

                Originalmente Colocado por mpribas Ver Post
                Eu ficaria admirado se encontrares alguma coisa em kg/cm3 para taxa de compressão. Se encontrares avisa o pessoal.

                Quando muito os 12,5 são é kg/cm2 (que é uma pressão, e isto sim é o que consiste em medir no teste de compressão, mede-se a pressão que o embolo consegue fazer).

                Taxa = relação entre
                neste caso
                area com PMInferior e area com PMSuperior.

                Área com o embolo no PMI
                -------------------------- = 10:2 (10 para 2)
                Área com o embolo no PMS

                Pura matemática !

                Kg/cm3 tu encontras para densidades.


                Bem, aqui está bem explicado a diferença da TAXA DE COMPRESSÂO e do TESTE DE COMPRESSÂO.

                Um não tem nada a ver com outro.

                O valor indicado para esse motor de 10:2, é o valor da TAXA DE COMPRESSÂO (que terá a ver com a capacidade de detonação, isto em termos leigos).

                O TESTE DE COMPRESSÂO serve para medir "o estado" dos cilindros.


                in: http://forum.autohoje.com/boxes/5295...ml#post2212923

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                  Qual a razão para fazerem um teste desses?
                  O carro de manha em frio custa sempre um pouco a pegar. Desde que esteja parado mais de 6 horas.
                  E gasta cerca 1,5 litros de oleo em dez mil kilometros.

                  Foi para despistar possivel desgaste dos segmentos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                    O carro de manha em frio custa sempre um pouco a pegar. Desde que esteja parado mais de 6 horas.
                    E gasta cerca 1,5 litros de oleo em dez mil kilometros.

                    Foi para despistar possivel desgaste dos segmentos.


                    Quem te fez o teste, não te deu os valores de mínimos e máximos da compressão indica de fábrica e considerada normal?

                    É que como podes ver, taxa de compressão é diferente e tem valores distintos, dos de um teste de compressão.

                    Já agora, de que ano é o que Laguna?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                      O carro de manha em frio custa sempre um pouco a pegar. Desde que esteja parado mais de 6 horas.
                      E gasta cerca 1,5 litros de oleo em dez mil kilometros.

                      Foi para despistar possivel desgaste dos segmentos.
                      Segundo li há muitos anos num livro de mecânica, existem segmentos de compressão e segmentos "raspadores" que se destinam a limpar o óleo dos cilindros. Se os "raspadores" tiverem desgaste e os de compressão estiverem bons, o teste não deteta a causa do consumo de óleo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                        Segundo li há muitos anos num livro de mecânica, existem segmentos de compressão e segmentos "raspadores" que se destinam a limpar o óleo dos cilindros. Se os "raspadores" tiverem desgaste e os de compressão estiverem bons, o teste não deteta a causa do consumo de óleo.
                        Se é assim, a coisa é mais complicada.

                        Mas o carro só tem 127mil e está a andar com sempre. Só nao entendo o problema de ele custar a pegar pela manhã. E ainda por cima há muita mais gente a queixar-se do mesmo, em foruns portuguese, espanhois, franceses e ingleses.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          Quem te fez o teste, não te deu os valores de mínimos e máximos da compressão indica de fábrica e considerada normal?

                          É que como podes ver, taxa de compressão é diferente e tem valores distintos, dos de um teste de compressão.

                          Já agora, de que ano é o que Laguna?
                          O Laguna é de Dez 2006.

                          Nao me deram os valores maximos ou minmos, simplesmente "por boca", disse-me que estava nos valores normais.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            Uma coisa é a taxa de compressão e outra, os valores do teste de compressão.

                            Não tem um haver com o outro.

                            O que interessa aí saber, é os valores mínimos e máximos de compressão (pressão), que a marca indica para o motor em causa.

                            Já agora, fica o em tempos, num outro tópico:








                            in: http://forum.autohoje.com/boxes/5295...ml#post2212923

                            Uma está relacionada com a outra.

                            Quanto maior a taxa de compressão, maiores serão os valores expectáveis da compressão.

                            Aliás, quando não existem dados de compressão oficiais dos motores, existe um cálculo que se faz mediante a taxa de compressão.

                            Daí no meu post ter dito que 22 bar para uma taxa de compressão de 16:1 era um excelente valor - bastante elevado até o que me deixa a pensar se o aparelho que mediu a compressão está a funcionar a 100%.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                              O carro de manha em frio custa sempre um pouco a pegar. Desde que esteja parado mais de 6 horas.
                              E gasta cerca 1,5 litros de oleo em dez mil kilometros.

                              Foi para despistar possivel desgaste dos segmentos.
                              Um motor com falta de compressão tem dificuldades em pegar a quente e não a frio!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                                O carro de manha em frio custa sempre um pouco a pegar. Desde que esteja parado mais de 6 horas.
                                E gasta cerca 1,5 litros de oleo em dez mil kilometros.

                                Foi para despistar possivel desgaste dos segmentos.
                                Começando pelo básico, as velas como estão?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                  Segundo li há muitos anos num livro de mecânica, existem segmentos de compressão e segmentos "raspadores" que se destinam a limpar o óleo dos cilindros. Se os "raspadores" tiverem desgaste e os de compressão estiverem bons, o teste não deteta a causa do consumo de óleo.
                                  O primeiro motor do meu 205 GTi tinha os segmentos bons, mas os vedantes de válvulas nas lonas, logo gastava óleo que se fartava.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                    Uma está relacionada com a outra.

                                    Quanto maior a taxa de compressão, maiores serão os valores expectáveis da compressão.

                                    Aliás, quando não existem dados de compressão oficiais dos motores, existe um cálculo que se faz mediante a taxa de compressão.

                                    Daí no meu post ter dito que 22 bar para uma taxa de compressão de 16:1 era um excelente valor - bastante elevado até o que me deixa a pensar se o aparelho que mediu a compressão está a funcionar a 100%.



                                    Sim, é claro que está relacionada.

                                    Mas os valores de uma, não são os de outra.

                                    Foi a ideia que quis passar.

                                    Mas no caso, de facto a estar tudo nos 22 Bar, é um bom indício. Porque está tudo equilibrado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      E insistem em chamar-lhe taxa. Tenham algum brio, estamos em Portugal e não no Brasil!

                                      Quanto aos valores, como já disseram, se os valores são iguais nos cilindros todos, isso é de facto muito bom.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ednw Ver Post
                                        E insistem em chamar-lhe taxa. Tenham algum brio, estamos em Portugal e não no Brasil!

                                        Quanto aos valores, como já disseram, se os valores são iguais nos cilindros todos, isso é de facto muito bom.
                                        Porquê?
                                        Não é uma palavra portuguesa?

                                        É mesmo necessário chamar-lhe razão de compressão?

                                        Mesmo que fosse uma questão de brio e preciosismo - que não é - deixa esses pormenores importantes para a vida real.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                          Começando pelo básico, as velas como estão?
                                          Eu já mudei as velas o ano passado,(estraguei dinheiro...) embora na Renault quando as comprei, me dissessem que nao poderia ser das velas o problema, visto estes novos motores praticamnte nao precisarem de velas para o arranque, mas sim para o pós arranque, por causa das normas anti poluiçao.
                                          Ou seja segundo o q me explicaram elas mantem-se incandescentes durante algum tempo para queimar melhor o gasoleo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            ASA o manual do carro não indica nada, quanto ao consumo de óleo?

                                            Pergunto isto, porque no caso do Laguna I (bem como outros modelos de outras marcas), é/era referido no manual, que viatura pode ter um consumo de óleo até 1 litro aos 1000km, sendo considerado normal...

                                            Já agora e colocando outra questão, o carro está a usar o óleo com a norma indicada pela marca?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                              ASA o manual do carro não indica nada, quanto ao consumo de óleo?

                                              Pergunto isto, porque no caso do Laguna I (bem como outros modelos de outras marcas), é/era referido no manual, que viatura pode ter um consumo de óleo até 1 litro aos 1000km, sendo considerado normal...

                                              Já agora e colocando outra questão, o carro está a usar o óleo com a norma indicada pela marca?
                                              Sim sempre usou oleo ACEA B4 5W40 como a marca manda.
                                              Usou ELF Evolution atá aos 68mil , depois BP Visco 5w40 e há cerca de 2000 klmvoltou ao ELF Evolution original.

                                              Quanto ao cnsumo que diz no manual, acho que todos os carros que tive até agora( e já sao 13 com este-logo o numero do azar...lol) diziam que podia gastar 1litro aos 1000, mas Deus nos livre se fosse assim...

                                              Nunca tie nenhum que isso acontecesse, a nao ser um Toyota Corola de 1975, que com 100mil klm, tive que reparar o motor.
                                              Esse sim gastava quase um litro aos 1000, mas depois de reparado, acabou-se a mama.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                ASA o manual do carro não indica nada, quanto ao consumo de óleo?

                                                Pergunto isto, porque no caso do Laguna I (bem como outros modelos de outras marcas), é/era referido no manual, que viatura pode ter um consumo de óleo até 1 litro aos 1000km, sendo considerado normal...

                                                Já agora e colocando outra questão, o carro está a usar o óleo com a norma indicada pela marca?
                                                Ao preço a que está o oleo, um carro que gaste 1l/1000, está a precisar de mudar de dono.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                                                  Sim sempre usou oleo ACEA B4 5W40 como a marca manda.
                                                  Usou ELF Evolution atá aos 68mil , depois BP Visco 5w40 e há cerca de 2000 klmvoltou ao ELF Evolution original.

                                                  Quanto ao cnsumo que diz no manual, acho que todos os carros que tive até agora( e já sao 13 com este-logo o numero do azar...lol) diziam que podia gastar 1litro aos 1000, mas Deus nos livre se fosse assim...

                                                  Nunca tie nenhum que isso acontecesse, a nao ser um Toyota Corola de 1975, que com 100mil klm, tive que reparar o motor.
                                                  Esse sim gastava quase um litro aos 1000, mas depois de reparado, acabou-se a mama.
                                                  1L a cada 1000km é o máximo que por norma as marcas dizem, mas quando chega a esse ponto já se sabe que o motor não está de saúde há muito.

                                                  Se o teu consumo é de 1.5L aos 10.000km, parece-me perfeitamente normal, a não ser que me digas que nem sempre foi assim.

                                                  No que toca ao arranque e como dizes que é um problema comum a muitos desses motores, provavelmente até será um defeito crónico na electrónica e não propriamente algo físico e mecânico.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                                                    Sim sempre usou oleo ACEA B4 5W40 como a marca manda.
                                                    Usou ELF Evolution atá aos 68mil , depois BP Visco 5w40 e há cerca de 2000 klmvoltou ao ELF Evolution original.

                                                    Quanto ao cnsumo que diz no manual, acho que todos os carros que tive até agora( e já sao 13 com este-logo o numero do azar...lol) diziam que podia gastar 1litro aos 1000, mas Deus nos livre se fosse assim...

                                                    Nunca tie nenhum que isso acontecesse, a nao ser um Toyota Corola de 1975, que com 100mil klm, tive que reparar o motor.
                                                    Esse sim gastava quase um litro aos 1000, mas depois de reparado, acabou-se a mama.

                                                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                    1L a cada 1000km é o máximo que por norma as marcas dizem, mas quando chega a esse ponto já se sabe que o motor não está de saúde há muito.


                                                    Esta questão de gastar até 1 litro aos 1000km, acaba por ser uma margem de "segurança" para a marca.

                                                    Porque na eventualidade, de alguém se vir queixar que gasta isso, conforme está no manual, acaba por ser um consumo "normal".

                                                    Mas é claro, que a acontecer isso (ter esse consumo), no dia a dia... é indício que algo não estará nas melhores condições.

                                                    No entanto e para a marca (no caso de estar na garantia), está dentro dos valores por eles preconizados...
                                                    Editado pela última vez por nto; 11 May 2013, 14:28.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                      Porquê?
                                                      Não é uma palavra portuguesa?

                                                      É mesmo necessário chamar-lhe razão de compressão?

                                                      Mesmo que fosse uma questão de brio e preciosismo - que não é - deixa esses pormenores importantes para a vida real.
                                                      Nem taxa nem relação. Pelo menos a mim que pertenço à área, faz-me uma comichão danada. Não suporto termos em brasileiros, que ainda por cima estão errados no que toca ao Português, e qualquer Engenheiro entende isso.

                                                      A RC não varia, logo não é taxa nenhuma.
                                                      Isto é tudo menos preciosismo!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Morou cá em casa um Qashqai com o mesmo 2.0 dCi 150cv, e também custava a pegar a frio principalmente, mas a quente também demorava um bocado. Foi várias vezes à Nissan por isso e sempre disseram o mesmo: é mesmo assim do motor.

                                                        E de facto é, lembro-me de um Laguna III que o meu pai fez um test-drive e também demorava a pegar e um Megane II com o mesmo motor também. Portanto, não é defeito, é feitio.

                                                        Mas quando digo demorava a pegar, era ligar o carro e estar ali 2 segundos para ligar, mas sempre se colocou a trabalhar à primeira, o tempo para ele começar a funcionar é que é maior que o normal, penso que seja o mesmo problema que o user se refere.

                                                        Quanto ao óleo, um motor de boa saúde tem de beber óleo, e 1.5L não é propriamente anormal, mas como disseram, depende se foi sempre assim ou se começou a beber de um momento para o outro, pode ser o óleo que se usa seja mais fino e haja mais consumo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ednw Ver Post
                                                          Nem taxa nem relação. Pelo menos a mim que pertenço à área, faz-me uma comichão danada. Não suporto termos em brasileiros, que ainda por cima estão errados no que toca ao Português, e qualquer Engenheiro entende isso.

                                                          A RC não varia, logo não é taxa nenhuma.
                                                          Isto é tudo menos preciosismo!
                                                          Anda mais de meio mundo a dizer taxa de compressão, inclusive, professores de faculdade.

                                                          Eu também sou da área e aqui, num forum pouco técnico, pouca comichão me faz.

                                                          Na vida real a coisa é diferente.
                                                          Isto é um hobbie e não uma questão de brio até porque, mais uma vez, taxa não está errado. Simplesmente no português de Portugal não é a forma mais correcta.

                                                          PS - e taxa não implica que seja algo que está sempre a mudar.
                                                          Taxa é uma razão, uma proporção, uma relação entre duas grandezas.
                                                          Editado pela última vez por MadDragon; 11 May 2013, 15:26.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Antes disso tudo já viste como estão as velas, filtro de gasóleo, e bateria? Já tentas-te com uma bateria de maior amperagem no arranque? Penso já ter lido por algum lado que algum carros mais modernos vêm com uma bateria um bocado a justa para toda a electrónica do carro. Já ligas-te o carro a máquina para ver se tem alguma anomalia? O ponto da bomba estar fora do sitio também cria esses sintomas de que te queixas.

                                                            Comentário

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