Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumos - SW Megane 90 e de 110cv / SW Peugeot 308 de 92 e 110cv ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] Consumos - SW Megane 90 e de 110cv / SW Peugeot 308 de 92 e 110cv ?

    Boas,

    Numa fase de escolha de viatura em que me encontro, estes dois modelos encaixam muito bem. Pretendo viatura com 1 ou 2 anos no maximo, SW, poucos kms, baixos consumos e a Diesel mas tanto num modelo como do outro existem diferenças de CV.
    Tive um megane II de 80cv e sempre me satisfez, a minha condução é muito tranquila por isso coloco a questão se as versões com mais Cv são justificáveis e se com isso agrava os consumos ?

    Se houvesse forenses com estes modelos, podem dizer os consumos que fazem ?

    Qual a melhor opção?

    Obrigado

    #2
    Na pratica Forense, geralmente não se tem em linha de conta a cavalagem dos carros.
    O dito cujo já tá morto e tá, não é pelo carro em que se espetou ter mais cavalos que o vai ajudar a ir mais rápido na transição celestial.

    Voltando á carga!

    Ambos os carros, em ambas potencias tem caixa de seis?
    Qual o tipo de percurso normal?
    Se for Nacional e AE, as caixas de 6 baixam os consumos devido a ter uma 6 longa, logo menos esforça o motor.
    Depois, tanto o Megane e a 308 (mais esta) estão a caminhar para o fim da carreira e serem substituidos.
    Ver também o IUC que ambas pagam.
    Tanto um como outro motor (HDi e DCi) tem provas dadas no mercado.
    No final, penso que a Megane é esteticamente mais homogenea.

    Comentário


      #3
      [QUOTE=Gib;1067312708]Na pratica Forense, geralmente não se tem em linha de conta a cavalagem dos carros.
      O dito cujo já tá morto e tá, não é pelo carro em que se espetou ter mais cavalos que o vai ajudar a ir mais rápido na transição celestial.

      Boas,

      Não percebi mas siga...

      O tipo de percurso que faço é pequenos trajectos e alguma AE.
      Não tenho certeza absoluta mas creio que num e noutro modelo as motorizações com menos Cv têm caixa de 5v.

      Cumprimentos

      Comentário


        #4
        Forense: Ciência forense

        As diferenças de consumo não são muito significativas, sobretudo se for numa condução mais sossegada, que parece o caso.

        A tua megane, face a esses 4, terá piores performances, mas faz de longe os melhores consumos uma vez que ainda era um motor sem filtro de partículas.

        Moral da história: decide primeiro entre a megane e a peugeot e depois logo vês o que escolhes entre as motorizações.

        Se a diferença de preço não for significativa eu prefiro sempre o mais potente (mesmo que ligeiramente mais guloso) também por outro motivo: binário superior que torna a condução mais despachada, sobretudo se a carrinha andar carregada.

        Comentário


          #5
          Se é para fazer contas ao decilitro o melhor é ir para o segmento inferior.

          Comentário


            #6
            Boas,

            Peço desde já desculpa pelo testamento, ainda para mais tratando-se do post de estreia. Mas neste caso, e por experiência própria dado que me encontrei numa situação muito semelhante à do Nuk, decidi deixar aqui o meu contributo.

            Tive durante 7 anos uma Meg II 1.5dci 80cv, que decidi trocar há umas semanas. Contava com 205.000km e o motivo da troca foi sobretudo o timing, mas também algum desgaste devido aos inúmeros problemas eléctricos (que nem vou começar a desbobinar) que já me tiravam alguma paciência. Tirando isto achei a Meg um carro mais do que suficiente para o dia-a-dia, confortável q.b. e com motor para muitos mais kms, apesar da má fama que acompanhou esta geração do 1.5dci (não a actual).

            No meu caso troquei para uma 308SW 1.6e-hdi sportium 112cv, com 1 ano e 25.000km comparada na Peugeot com garantia de novo. A principal motivação para escolha foi mesmo o negócio em si (aconselho-te a ver as campanhas de semi-novos das marcas). No entanto, e como tenho um Meg. III 1.5dci 110cv dyn-s (berlina) como carro de serviço e no qual já fiz muitos kms, posso dizer que conheço razoávelmente bem as opções que tens em cima da mesa.

            Em relação aos motores, os posts anteriores já te dizem quase tudo. Nunca vais ter consumos ao nível do 1.5dci de 80cv. Posso-te deixar aqui uma breve comparação de consumos:
            - No Meg. II fazia consumos 4.7 l/100 (percurso +/- 50km diários maioritariamente em nacional, com umas voltas na cidade e meia dúzia de viagens por ano).
            - O Meg. II da empresa gasta cerca de 6.5 (mas faz bastante AE e normalmente acima dos 140 kmh, num percurso convencional deve andar à volta dos 6l).
            - Na 308 levo cerca de 1.000Km e, no mesmo percurso da Meg II, gasta 5.8. (mas tem pneus 225/45/17 que não ajudam à poupança e fruto da maior potência acabo por andar um pouco mais depressa inconscientemente).

            Se fores para as versões menos potentes do dci/hdi, acredito que consigas poupar pelo menos 0.5l/100, até porque o escalonamento da caixa não apela tanto a acelerações. Agora se queres um conselho, não testes antes as versões mais potentes... , é outro campeonato em termos de andamentos (+ potência, caixa de 6,...) e depois não vais querer "regredir".

            Agora a parte mais subjectiva em relação aos carros em si, e sem entrar em questões estéticas sempre muito discutíveis, posso dizer-te:

            - São ambos propostas equilibradas e muito bem equipadas. Se fores para as versões de "topo" podes contar com extras como tecto panorâmico e alarme (308sw) ou bancos com laterais em pele, cartão mãos-livres e GPS (Meg III ST).
            - No Meg. III gosto do motor/caixa, convida a acelerar e o carro mexe-se muito bem (-200Kg do que a 308sw), no entanto a nível de materiais e acabamentos - e eu sou muito "mariquinhas" com isso pois trabalho em plásticos - acho que merecia melhor. Tem uma mala muito boa mas imbirro um bocado com o velocímetro digital (menos se fores para a GT line).
            - Na 308 acho o ambiente a bordo muito bom, dá-te a sensação de estares num carro mais "refinado" e a sensação de espaço à frente é maior do que o Megane (inclinação do pára-brisas e tablier mais recuado). O detalhe de teres saídas de ar individuais para os passageiros traseiros é um ponto a favor principalmente em viagens longas. O único defeito que lhe vejo até agora são ruídos chatos nas palas de sol em mau piso, mas acho que é crónico do modelo...

            Eu suma, passar da Megane II para Megane III levou-me a pensar que estava num carro mais recente. Passar da Megane II para a 308Sw levou-me a pensar que estava num carro melhor.
            No entanto, conduz as duas durante uns kms e julga por ti próprio. Independentemente do modelo e motor que escolheres, ficas com carro para muito tempo.

            Boa Sorte

            Comentário


              #7
              Boas

              muito Obrigado caro jpcp82,bem haja...respondeu com total clareza retirando-me as dúvidas que tinha. Para 1º post creio que esteve impecável e na minha opinião acaba por ser um exemplo ao responder sobre o assunto e não fazer qualquer tipo de considerações laterais sem qualquer sentido. Neste tipo de espaços (foruns) pedem-se ajuda, opiniões que acabam por ser uma partilha de ideias e experiências onde todos ficam a ganhar conhecimento.
              Se a ideia é mandar bitaites ou graçolas talvez o espaço não seja este.

              Cumprimentos

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nuk Ver Post
                Boas

                muito Obrigado caro jpcp82,bem haja...respondeu com total clareza retirando-me as dúvidas que tinha. Para 1º post creio que esteve impecável e na minha opinião acaba por ser um exemplo ao responder sobre o assunto e não fazer qualquer tipo de considerações laterais sem qualquer sentido. Neste tipo de espaços (foruns) pedem-se ajuda, opiniões que acabam por ser uma partilha de ideias e experiências onde todos ficam a ganhar conhecimento.
                Se a ideia é mandar bitaites ou graçolas talvez o espaço não seja este.

                Cumprimentos
                Boas,

                Já agora, e como o post de ontem já ia longo, deixo-te aqui mais alguns detalhes que podem ou não ser importantes para ti e que para mim pesaram no momento da decisão:

                Motor:
                Em termos de prestações acho-os muito iguais (o 1.6hdi tem mais binário e potência, mas o 1.5dci compensa com uma caixa a meu ver mais bem escalonada e o menor peso da carrinha).
                Com o motor hdi ainda não conheço ninguém que tenha tido problemas, com esta última geração do dci também não... pelo que vejo do Megane de serviço que tenho - de Dez. 09 e com 120.000km , os problemas dos plásticos do interior a "descascar" que aconteciam nos nossos Meganes foram resolvidos (a única coisa que este tem são as borrachas exteriores dos vidros laterais a gretar, provavelmente defeito do material).

                Insonorização:
                O motor e-hdi da Peugeot é super silencioso, não tem aquele matraquear típico dos diesel (li algures que devido à mudança do antigo 16v para um 8v). Se valorizares silêncio a bordo, é uma grande vantagem. Também no caso do sistema S/S, o da Peugeot é 5* nem dás por ele. No caso da Renault sentes mais o carro a pegar quando embraias, tanto em ruído como na rapidez do sistema.
                Em auto-estrada ouves menos o vento na Peugeot.

                Manutenção/Garantias:
                A Peugeot tem intervalos de 2 anos ou 20.000Km, a Renault 2 anos ou 30.000Km (versões mais potentes, as outras não sei...). Os custos deverão ser semelhantes. Conselho - nunca deixes andar o óleo mais do que um ano...
                A Renault agora dá-te garantia 5 anos ou 150.000Km, a PUG mantém-se (mal) nos 2 anos... se quiseres mais pagas por isso.

                Porta-bagagens:
                Peugeot tem mais capacidade (508l vs. 491l) mas o sistema de chapeleira de correr da Megane agrada-me mais do que o desdobrável da PUG (vais notar que qualquer um deles tem menos mala do que a Megane II, isto se tiveres uma break). Também prefiro o sistema da roda suplente da Renault, debaixo do tapete do porta-bagagens, ao da PUG que fica por baixo do carro no exterior.

                Retoma:
                Se se mantiver a tendência do Megane II/Peugeot 307, posso-te dizer o Megane daqui a uns anos valerá quase zero... mas pode ser que isto mude visto que esta geração à partida limpou um pouco a imagem...

                Tens aqui um belo dilema... ;)

                Comentário


                  #9
                  E então, já há fumo branco?...

                  Comentário


                    #10
                    ca em casa ha uma renault megane sport tourer gt line 1.5dci de 110cv que faz uns consumos bastante aceitáveis


                    fui de coimbra ao algarve pela nacional e cheguei la com um consumo de 3.9l/100km , na volta vim pouco mais rápido tambem pela nacional o que resultou num consumo de 4.2l/100km
                    tambem ja vim uma viagem de Coimbra a Aveiro depois sempre pela costa ate a praia de Mira e desta novamente ate Coimbra que acabou com 3.6l/100km

                    isto foram viagens a trabalhar para o consumo
                    tambem ja fiz coimbra madrid em que acabou numa media superior a 7l
                    e ainda a pouco mais de um mes fiz Coimbra-Paris-Coimbra com media de abaixo dos 6l com 5 pessoas e mala completamente cheia

                    é bastante espaçosa
                    motor suficiente para 90% das situações
                    design atraente

                    no fundo acho um optimo carro familiar

                    Comentário


                      #11
                      Tenho uma igual à tua, ricomini, mas não consigo fazer consumos como os teus, nem lá perto. O melhor que consegui foi 5.0l/100 numa viagem Lisboa-Madrid-Lisboa e já me dei por muito satisfeito. Fui e vim num só depósito e ainda me sobrou gasóleo para umas voltinhas. Para o conseguir tive que ir e vir a cumprir estritamente os limites de velocidade, nunca passei dos 120/125 em AE e nas estradas nacionais, se a velocidade era 100, eu ia a 100, se era 90, ia a 90, etc. Na volta quase que desisti de conduzir para a poupança porque não havia transito nenhum no planalto ibérico e isso puxa para a velocidade, mas resisti.
                      Para eu fazer médias consistentes de 4,2l/100 acho que tinha de pôr um taco de madeira debaixo do acelerador!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                        Tenho uma igual à tua, ricomini, mas não consigo fazer consumos como os teus, nem lá perto. O melhor que consegui foi 5.0l/100 numa viagem Lisboa-Madrid-Lisboa e já me dei por muito satisfeito. Fui e vim num só depósito e ainda me sobrou gasóleo para umas voltinhas. Para o conseguir tive que ir e vir a cumprir estritamente os limites de velocidade, nunca passei dos 120/125 em AE e nas estradas nacionais, se a velocidade era 100, eu ia a 100, se era 90, ia a 90, etc. Na volta quase que desisti de conduzir para a poupança porque não havia transito nenhum no planalto ibérico e isso puxa para a velocidade, mas resisti.
                        Para eu fazer médias consistentes de 4,2l/100 acho que tinha de pôr um taco de madeira debaixo do acelerador!
                        o carro raramente anda abaixo dos 6 porque normalmente faz trajectos pequenos e sempre em ritmos apressados , mas eu gosto de saber do que é capaz quer em velocidade quer em consumos ,ja com o mini cooper s faço o mesmo, neste ainda no outro diz fiz 5.4l/100km.
                        eu acho que a Renault é um carro que com cuidados e sem para-arranca andando dentro dos limites se faz com facilidade abaixo dos 5l

                        Comentário


                          #13
                          Os consumos também tem muito a ver com os trajectos, eu á uns anos mudei de trabalho o trajecto é cerca de 1/3 da distancia e tem algumas inclinações e como faço mais ultrapassagens tudo somado dava-me mais 1 l/100 a andar +- ás mesmas velocidades.

                          O DCI e HDI posso comparar o 105 cv e o 110 cv e é ela por ela em termos de consumos.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X