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Ajuda por favor. 1.5 DCi fumo negro no arranque

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    Ajuda por favor. 1.5 DCi fumo negro no arranque

    Boas.
    Precisava aqui de umas luzes pois estou com um problema e gostava de saber por onde começar a resolver.

    tenho um 1.5dci 65cv, que tem a manutençao toda em dia.
    no entanto nas ultimas semanas tem apresentado um problema.
    ligando o carro ao fim de um longo periodo parado (um dia ou mais), o carro arranca normalmente, deixo aquecer durante uns minutos, começo a andar para sair do parque de estacionamento, e assim que lhe dou acelerador para começar a pensar em meter 2º, o motor nao desenvolve.
    nem chega a atingir a rotaçao necessaria para por o turbo a funcionar.
    continuo com o pé no acelerador, e ele manda fumo preto. bastante.
    depois,das duas uma...ou eu solto o acelerador, meto segunda em baixas e ele porta-se normalmente, ou eu forço,continuo com o pé no acelerador e ele la decide desenvolver de repente.
    a partir dai, funciona normalmente. desenvolve normalmente e nao fumega.
    ocasionalmente, ja com ele bem quente, em autoestrada, se lhe der acelerador á bruta, ele tem um engasgo muito ligeiro antes de subir a rotaçao.
    alguem tem ideia o que possa ser??

    como é fumo preto, eu calculei que fosse a egr a funcionar mal, mas ela so tem 6 meses e menos de 10k kms em cima. alem disso so acontece uma vez sempre a frio dps do arranque,nao parece fazer muito sentido.
    tambem ponderei a massa de ar,mas mais uma vez, so acontece naquelas circunstancias??
    apos pesquisar na net por um bocado, deparei com a questao do injector com fugas...pode pingar combustiver para dentro do cilindro durante a noite...mas isso nao deveria tambem manifestar-se durante a conduçao???

    #2
    O óleo do motor está a nível ?

    Comentário


      #3
      ligeiramente acima. alias,sempre esteve. foram trocadas capas de bielas, mudanças de oleo e filtros, e sempre se manteve assim. se andar com ele, parar durante um bocadinho e ver o nivel,ele está normal, mas se esperar umas horas ou um dia,volta a estar acima do nivel

      Comentário


        #4
        Podias ter algum óleo a queimar com o gasóleo mas creio que terias outros sintomas, nomeadamente o desalvorar do motor.

        Comentário


          #5
          Isso parece algum problema no turbo, que não está a entrar sempre. Ou está sujo de carvão(precisa de ser limpo) ou a válvula de alívio pode estar avariada. O melhor é levar a uma casa especializada de turbos para eles verem.

          EDIT: Agora que li que o carro só tem 10.000kms, apostava mais na EGR...

          Comentário


            #6
            pois...ele sempre teve esse questao do oleo, mas nunca deu problemas por isso, e nao mudei o tipo de utilizaçao que lhe dou. e eu feito parvo esqueçi-me de pedir para verem os vedantes da bomba quando troquei as capas de bielas.
            alem disso,o fumo é de gasoleo a queimar,nao é aquela nevoa azulada, dai a minha inclinaçao para um injector com fuga ou qualquer coisa que tenha a ver com a respiraçao do motor (egr ou massa de ar)
            o que será que me esta a causar fumo preto?

            Comentário


              #7
              nao,o carro tem 70000kms, a egr é que tem menos de 10000.
              o turbo funciona bem, e nao fumega quando está a funcionar.
              o problema manifesta-se pelas 1700rpm, e o turbo so deve entrar as 2000rpm

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Slowpoke Ver Post
                nao,o carro tem 70000kms, a egr é que tem menos de 10000.
                o turbo funciona bem, e nao fumega quando está a funcionar.
                o problema manifesta-se pelas 1700rpm, e o turbo so deve entrar as 2000rpm
                Porque havia de fumegar? Aliás, o que é isso?

                Continuo a apostar ou na EGR, mas mais no turbo. Se fosse EGR devia estar a deixar erros na centralina.

                Problemas de injecção costumam dar sinal com dificuldades do carro a pegar a quente. Normalmente quando sentes efeitos no comportamento do motor, já o injector foi à vida, e costumam ser sintomas bastante mais graves (motor com vibração extrema por só trabalhar com 3 cilindros).

                Comentário


                  #9
                  quando digo que devia fumegar quando esta a funcionar,refiro-me ao turbo,nao ao motor. ou seja, quando o turbo estivesse a funcionar, largar fumo, que nao é o caso
                  quanto ao trabalhar a 3 cilindros, ele uma vez fez isso, limpei os injectores e troquei o filtro de combustivel que se estava a desfazer e ficou bom, mas aqui á um mes fui lavar o carro e deixei-o ligado durante a lavagem (5minutos prai), e quando entrei e me preparava pa arrancar,começou outravez a sacudir e sem eu fazer nada,parou passado uns segundos. mas se fosse este o caso, esse cilindro nao estaria a queimar e eu nao devia ter fumo preto,ou estou errado?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Slowpoke Ver Post
                    quando digo que devia fumegar quando esta a funcionar,refiro-me ao turbo,nao ao motor. ou seja, quando o turbo estivesse a funcionar, largar fumo, que nao é o caso
                    quanto ao trabalhar a 3 cilindros, ele uma vez fez isso, limpei os injectores e troquei o filtro de combustivel que se estava a desfazer e ficou bom, mas aqui á um mes fui lavar o carro e deixei-o ligado durante a lavagem (5minutos prai), e quando entrei e me preparava pa arrancar,começou outravez a sacudir e sem eu fazer nada,parou passado uns segundos. mas se fosse este o caso, esse cilindro nao estaria a queimar e eu nao devia ter fumo preto,ou estou errado?
                    Lavaste o motor com água de pressão?

                    Comentário


                      #11
                      por acaso sim, como sempre, ja vi o filtro de ar e nao se passa nada,ou haveria oura coisa que pudesse ter sido estragada pela agua?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Slowpoke Ver Post
                        por acaso sim, como sempre, ja vi o filtro de ar e nao se passa nada,ou haveria oura coisa que pudesse ter sido estragada pela agua?
                        Tá tudo dito, nunca percebi porque razao se há-de lavar os motores.

                        Comentário


                          #13
                          nao lavei o motor...
                          ao lavar o carro, a grelha levou com o jacto, como sempre, ou como quando chove, nada fora do comum

                          Comentário


                            #14
                            Como é que limpaste os injectores?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              Como é que limpaste os injectores?
                              my bad.."limpei"

                              levei á bosh porque ele tinha feito umas sacudidelas a quente, e eles descobriram o filtro a precisar de ser trocado e umas falhas em 2 injectores que foram limpos e ficou a funcionar normal

                              Comentário


                                #16
                                Eu no teu caso levava o carro ao mecânico para ver se existem erros na centralina e para despistar problemas de carbonização no turbo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sabes onde se encontra a EGR? Se sim, para testar, desliga-a e experimenta a ver se os sintomas se mantêm.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O meu clio tem 110.000 kms e há coisa de pouco tempo acendia no painel uma luz q tem o formato do motor e ás vezes o carro em quinta n dá mais de oitenta, o q poderá ser?
                                    EGR? Tenho q pedir ao meu mecânico para a limpar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por NunoMarques Ver Post
                                      O meu clio tem 110.000 kms e há coisa de pouco tempo acendia no painel uma luz q tem o formato do motor e ás vezes o carro em quinta n dá mais de oitenta, o q poderá ser?
                                      EGR? Tenho q pedir ao meu mecânico para a limpar.

                                      Boas.

                                      Também tenho 1 clio que já teve esse sintoma e era a EGR mas não deu para limpar pois estava completamente bloqueada,teve que levar uma nova que custou a módica quantia de 150 aérios fora mão de obra.

                                      Pode ser também o filtro de combustivel sujo.

                                      Comentário

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