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Focus SW, 308 Sw, Megane Sport Toure.

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    Focus SW, 308 Sw, Megane Sport Toure.

    Bom dia,

    Há muito que sigo este fórum mas nunca me registei, mas agora preciso mesmo da vossa ajuda. Tenho um Golf IV carregadinho de Km´s que tem sido o meu fiel amigo, nunca tive problemas, sempre impecável, mas peca por falta de espaço, e como já tem uns aninhos e a família a crescer queria trocar por uma carrinha.

    Quero fazer uma opção racional uma vez que estamos em tempo de crise, então pensei em esquecer a estética (não totalmente), e dar importância ao seguintes itens:

    - Carrinha barata (preço/qualidade)
    - Consumo mais baixo possível
    - Manutenção barata.
    - Espaçosa

    Com isto tenho um orçamento até 12/13 mil euros, e queria de 2009 ou 2010 mais velha não, o modelos que vi foram:

    Ford Focus SW
    Peugeot 308sw
    Megane Sport Toure

    Precisava de umas opiniões, desde já o meu muito obrigado,

    #2
    Vou estar atento a este tópico, pois também quero trocar o meu A3 SB por uma carrinha.
    Pelo que eu tenho visto, as 308 estão a bom preço e são espaçosas. Pena a estética não me agradar muito.

    Comentário


      #3
      Boas,

      Em relação aos items que consideras:

      - Carrinha barata (preço/qualidade) - neste momento talvez a Focus, visto que já não está em comercialização. Talvez consigas pelo mesmo preço de uma Megane ou 308 gama média, uma Focus TitaniumX.
      - Consumo mais baixo possível - Se fores para as versões menos potentes (90-95cv) conta com consumos na casa dos 5.0-5.5l, se fores para os motores mais despachados (110-115cv), acrescenta-lhe meio litro.
      - Manutenção barata - Já não existe
      - Espaçosa - Aqui talvez a 308, se conseguires um modelo com possibilidade de 7 lug.

      De resto tens aqui 3 escolhas bem equilibradas, eu tenho uma 308sw e acho-a em termos de ambiente interior um furo acima das outras. A Focus neste campo talvez seja aquela com os interiores menos atraentes, mas compensa com um chassis mais bem conseguido. Em termos de motores, ficas bem servido com qualquer uma das 3, principalmente se fores para as versões mais potentes.

      EDIT: Mais importante do que tudo - conduz as 3 se puderes.

      Comentário


        #4
        O mais problemático das 308 é ultrapassar aquela traseira, depois disso a convivência será a melhor entre os três modelos q tens em mente. Na minha opinião, a Focus é mais dinâmica sacrificando um pouco o conforto e tem um interior tristonho, o Megane é o mais confortável e menos dinâmico e com um interior algo banal, a Peugeot é um bom compromisso entre ambos. A par disso é a mais espaçosa em todas as direcções, muito luminosa (principalmente nas versões com tecto em vidro), com um interior extremamente agradável e com uma qualidade de construção decente. Como SW, tendo em conta a versatilidade da mesma, é a melhor escolha e mesmo entre as restantes concorrentes do seu segmento. Mas entre as três q referes, seja qual for a escolha, não há nenhuma que te deixe ficar mal.

        Se quiseres saber mais sobre a 308 SW, visita este diário de bordo onde se reúne o dia-a-dia de muitos utilizadores de 308 SW e mesmo da berlina, qualquer dúvida q tenhas de certeza q será respondida : http://forum.autohoje.com/diario-de-...ot-308-sw.html

        Comentário


          #5
          Obrigado pelo vosso testemunho. Continuo indeciso.

          Em relação á focus é a mais barata pelo que tenho visto, mas tb a menos espaçosa, e a traseira não é muito abonatória.
          Quanto à 308 é mesmo aquela traseira que mancham, porque de espaço parece mt bem, os bancos traseiros são removíveis e moveis.
          Estéticamente a Megane é a mais bonita mas oiço tão mal, dizem que dá problemas com injectores e com a eletrônica, que tem de andar sempre na Renault.

          Esquecendo a estética queria uma coisa como o meu golf, fiável que não dê problemas e econômica.

          Um grande abraço,

          Comentário


            #6
            Se for para setups de jantes/pneus semelhantes, não vejo a Megane mais confortável do que a 308. A direcção da 308, por ser mais pesada, é que acaba por acusar mais os buracos mas pessoalmente gosto mais assim. Agora, se tivesse podido escolher nunca me tinha metido nas jantes de 17" para as nossas estradas.
            Se o conforto em mau piso está no topo da lista de prioridades escolhe um modelo com pneu 205/55/16 e aí então desaconselho-te a Focus.

            Isso dos problemas na injecção/electrónica era na Megane II, no entanto tive uma de 80cv que troquei com 205.000km e a única coisa que teve de levar foi uma limpeza na EGR, de resto zero problemas de motor - já na questão electrónica confirmo, reforço e assino por baixo ...

            O dci de 110cv tanto quanto sei é bastante fiável (haverá sempre aqui e ali quem se queixe), e o Megane III creio que está a limpar a imagem de problemático deixada pela geração anterior.

            A traseira da 308 também me custou a engolir - principalmente comparada com Astras, Ceed, I30, ... - mas digo-te que em termos de visibilidade traseira é a melhor que testei.
            Editado pela última vez por jpcp82; 22 May 2013, 13:48.

            Comentário


              #7
              O Focus é um excelente excelente carro, mas penso que mais gastador que os outros apresentados..

              Comentário


                #8
                Pelo que estive a ver no site da ford já saiu o novo focus, entretanto deve sair a carrinha. Corrijam-me se estiver errado a focus sw das 3 é a que apresenta o modelo mais desactualizado.

                Comentário


                  #9
                  O Megane é um projecto mais recente, acredito que possa ser a opção mais interessante, seguida do Focus e do 308 (aquela traseira...)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                    O Focus é um excelente excelente carro, mas penso que mais gastador que os outros apresentados..
                    O motor da Focus é PSA, 99% igual ao da 308sw. Em consumos, andam as 3 ela por ela

                    Pelo que estive a ver no site da ford já saiu o novo focus, entretanto deve sair a carrinha. Corrijam-me se estiver errado a focus sw das 3 é a que apresenta o modelo mais desactualizado.
                    Já saiu um novo modelo da Focus em 2011. A Peugeot 308sw deverá ser substituída em 2014 e a Megane ST possívelmente em 2015, isto explica em parte a hierarquia dos preços...
                    Em termos de retoma (não sei se é um item importante para ti, a PUG deve aguentar-se melhor).

                    No entanto, comprar um modelo em fim de série/pós restyling também tem vantagens, tais como:
                    - Defeitos crónicos já resolvidos nas versões pós-restyling (no caso das 3 que consideras, em 2010 penso que apenas a Focus já tinha sofrido restyling);
                    - Em muitos casos, antes da saída do mercado, aparecem edições limitadas bem recheadas de equipamento a preços interessantes (caso das 308sw que se vendem novas actualmente).

                    Comentário


                      #11
                      Eu por acaso sou piquinhas quanto ao conforto, assim como o meu pai, e toleramos bastante bem a Focus, pela minha experiencia, nao sei onde as outras sao mais confortaveis, talvez a 308 tenha vantagem, mas a Megane nao é muito confortavel como se pensa.

                      Quanto ao espaço, a 308 é a mais espaçosa no geral, a Focus têm uma mala mediocre mas bom espaço atras, ja a Megane têm tambem boa mala mas é a mais acanhada a nivel de espaço nos bancos de tras.

                      A nivel dinamico a Focus é a melhor, seguindo da 308 e da Megane, esta ultima mesmo a III continua com os comandos bastante filtrados e leves em demasia.


                      Para mim, a 308 é o melhor equilibrio entre espaço, conforto, dinamica, bom motor e boa retoma.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                        A nivel dinamico a Focus é a melhor, seguindo da 308 e da Megane, esta ultima mesmo a III continua com os comandos bastante filtrados e leves em demasia.
                        Desde quando leveza de comandos e/ou filtrados definem o nível dinâmico de um carro ?

                        Se ainda se disser que os mesmos isolam o condutor das sensações de condução e, quicá, transmitem menos informação ao condutor sobre o que se está a passar, aceita-se.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          Desde quando leveza de comandos e/ou filtrados definem o nível dinâmico de um carro ?

                          Se ainda se disser que os mesmos isolam o condutor das sensações de condução e, quicá, transmitem menos informação ao condutor sobre o que se está a passar, aceita-se.
                          A dinamica do carro tambem inclui o que os comandos transmitem para o condutor.

                          PS: Nao disse que definia a dinamica do carro, so apontei essa ''falha'' no Megane, para quem se preocupa com a dinamica do veiculo, nao é agradavel ter comandos que nao transmitem (ou sejam mais artificiais) o que se passa com a direcçao e travagem, principalmente.
                          Editado pela última vez por Drifter; 22 May 2013, 19:24.

                          Comentário


                            #14
                            O Peugeot é o mais espaçoso.
                            Mas o Fócus vai "envelhecer" melhor.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                              A dinamica do carro tambem inclui o que os comandos transmitem para o condutor.

                              PS: Nao disse que definia a dinamica do carro, so apontei essa ''falha'' no Megane, para quem se preocupa com a dinamica do veiculo, nao é agradavel ter comandos que nao transmitem (ou sejam mais artificiais) o que se passa com a direcçao e travagem, principalmente.
                              Concordo contigo em relaçao a Megane O carro no global esta muito bom, mas quando se chega ao nivel da direcçao o carro torna se uma desilusao tremenda Aquela direcçao é demasiado esponjosa ou macia, como queiram chamar, e o volante nao transmite nem 1 terço do que as rodas andam a fazer Mas se fosse uma 1.6 dCi 130 acho que esquecia um pouco isso Aquele motor e caixa sao um mimo

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                nao é agradavel ter comandos que nao transmitem (ou sejam mais artificiais) o que se passa com a direcçao e travagem, principalmente.
                                Que é aquilo que os construtores andam a combater há anos em busca do conforto. E nem os super ou hiper desportivos escapam.

                                Comentário


                                  #17
                                  Por toda uma série de argumentos já demonstrados, parece-me que encontrarás o equilibrio na 308. Seria a minha escolha em igualdade de circunstâncias com os outros.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                    Eu por acaso sou piquinhas quanto ao conforto, assim como o meu pai, e toleramos bastante bem a Focus, pela minha experiencia, nao sei onde as outras sao mais confortaveis, talvez a 308 tenha vantagem, mas a Megane nao é muito confortavel como se pensa.

                                    Quanto ao espaço, a 308 é a mais espaçosa no geral, a Focus têm uma mala mediocre mas bom espaço atras, ja a Megane têm tambem boa mala mas é a mais acanhada a nivel de espaço nos bancos de tras.

                                    A nivel dinamico a Focus é a melhor, seguindo da 308 e da Megane, esta ultima mesmo a III continua com os comandos bastante filtrados e leves em demasia.


                                    Para mim, a 308 é o melhor equilibrio entre espaço, conforto, dinamica, bom motor e boa retoma.
                                    Estou enganado ou a Focus SW tem 500L? É que 500L (se o forem) não é mediocre em lado nenhum. Já o megane tem 491L. Só o 308 é que tem mais, mas pouco - 508L. Enganei-me?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas pelo que eu li a Focus tem 503l e a 308 508l a megane os 491l

                                      A da 308 a vantagem são os bancos que são removíveis e podem deslocarem-se o que torna versátil, podemos aumenta o espaço na bagageira ou na fila do meio.

                                      Estou tão confuso.

                                      São tão parecidas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JackSlater Ver Post
                                        Boas pelo que eu li a Focus tem 503l e a 308 508l a megane os 491l

                                        A da 308 a vantagem são os bancos que são removíveis e podem deslocarem-se o que torna versátil, podemos aumenta o espaço na bagageira ou na fila do meio.

                                        Estou tão confuso.

                                        São tão parecidas.

                                        Vai conduzir as 3, e se continuares indeciso desempata pelo preço...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não ficas mal servido com nenhuma delas! Não é à toa que são concorrentes diretos e há uma série de tópicos parecidos! A minha opinião:

                                          Focus - excelente dinamica, mas posta de parte por ser o modelo antigo/descontinuado;
                                          308 - Espaço interessante, mas não consigo gostar daquele vidro traseiro que detesto;
                                          Megane ST - há tantas que até aborrece, embora seja um pacote muito homogéneo.

                                          Teria mesmo que testar as 3 e talvez olhasse para a Golf, apesar de ser "mais do mesmo".

                                          Comentário


                                            #22
                                            São as 3 excelentes carrinhas, estamos perante as melhores do segmento, por isso é uma decisão dificil, seja qual for a eleita vai muito bem servido, a minha escolha seria a 308 SW, por 3 razões que a concorrencia não acompanha:
                                            - o tecto panoramico
                                            - os bancos individuais
                                            - possibilidade de ter 7 lugares

                                            Cumps

                                            Comentário


                                              #23
                                              Também tive a mesma dúvida. E ainda tinha a Kia cee'd em mente.
                                              Acabei por comprar uma 308 Executive de 2010.

                                              Factores que me levaram a escolher a 308:

                                              -espaço interior. É a maior de todas. E com os bancos individuais deslizantes torna-se verdadeiramente modular. A Mégane no banco do meio é acanhada. Mas a mala é maior.
                                              -tecto panorâmico. A minha filha adora.
                                              -design interior sóbrio q.b mas agradável.
                                              - vinha com jantes de 16. O conforto e o consumo agradecem. Média de 4.9l/100. Faço Loures/Lisboa e Lisboa/Loures (aqui em hora de ponta).
                                              - manutenção mais barata das 4.
                                              - manutenção da FAP (120.000km) e correia (200.000Km)
                                              - Relação equipamento/preço.
                                              - Gostei mais da condução. A disponbilidade do motor com o cruise control ligado foi a que mais me agradou.

                                              PS: Vem com averbação para 7 lugares e 5 medidas de pneus.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Parece-me que a opção mais adequada é a 308 executive, vou ter de engolir aquela traseira.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Com qualquer uma das 3 ficas bastante bem servido.
                                                  Umas têm prós e contras, mas assim resumidamente:
                                                  - Peugeot 308 - aquela traseira é . No entanto é a que apresenta mais espaço. Não gosto do interior, bastante monótono. O motor é o 1.6 PSA, com provas mais que dadas.
                                                  - Renault Mégane - talvez das mais bonitas das 3. Infelizmente a cada esquina vê-se uma. Espaço bom na dianteira, mais escasso na traseira. O 1.5 dCi está mais que rodado nas nossas estradas.
                                                  - Ford Focus - talvez a mais homogénea das 3. Mostra um ar de pequena, mas por dentro é bem grande, mais que a Mégane na minha opinião. O 1.6 PSA, assim como na Peugeot, com provas mais que dadas. A dinâmica é dos seus pontos fortes, assim como o equipamento que trazem. Tenta procurar uma Titanium X

                                                  Por ter tido uma, ia para a Focus.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jpcp82 Ver Post
                                                    O motor da Focus é PSA, 99% igual ao da 308sw. Em consumos, andam as 3 ela por ela




                                                    O motor do Focus, tem tanto de PSA, como os motores da PSA tem da FORD.

                                                    Os motores a diesel presentes de momento na FORD e PSA, são fruto do acordo proveniente do projecto GEMINI.

                                                    Este acordo, tem por fim o desenvolvimento e cooperação em conjunto de motores diesel, sendo que depois cada marca fornece as marcas que lhe são "subsidiárias".

                                                    A FORD fornece a própria FORD, mas também, as JAGUAR, LAND/RANGE ROVER, MAZDA, VOLVO.

                                                    A PSA fornece a CITROEN/PEUGEOT, mas também a MINI (por exemplo).


                                                    Já agora, este acordo do projecto GEMINI foi revisto ano passado e sofrerá limitações. Sendo que os motores a serem desenvolvidos em conjunto a partir do ano que vem (2014), só o será até cilindradas inferiores a 2000cc.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      Estou enganado ou a Focus SW tem 500L? É que 500L (se o forem) não é mediocre em lado nenhum. Já o megane tem 491L. Só o 308 é que tem mais, mas pouco - 508L. Enganei-me?
                                                      Pelo guia do automovel, a Focus mk3 têm 490L de mala. Como falamos de carrinhas entre 2009 e 2010 temos de falar da Focus mk2.5 (ja que a mk3 so saiu em 2011), e apesar de ter uma e ser uma vergonha nao saber de cor a capacidade da mala () penso que anda nos 470-480.

                                                      Ou seja, nao é das melhores entre as 3, dai ter dito mediocre, claro que têm mais que espaço

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                        Pelo guia do automovel, a Focus mk3 têm 490L de mala. Como falamos de carrinhas entre 2009 e 2010 temos de falar da Focus mk2.5 (ja que a mk3 so saiu em 2011), e apesar de ter uma e ser uma vergonha nao saber de cor a capacidade da mala () penso que anda nos 470-480.

                                                        Ou seja, nao é das melhores entre as 3, dai ter dito mediocre, claro que têm mais que espaço
                                                        Agora é que me confundiste.... nunca liguei às siglas dos carros, mas sempre tive a ideia que a Focus a que nos estamos a referir tinha cerca de 500L (isto de memória apenas). Entendi que consideras mediocre em comparação, mas é uma palavra forte para uma mala daquela dimensão, digo eu.
                                                        Editado pela última vez por Ecoflex; 25 May 2013, 22:21.

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                                                          #29
                                                          Tive uma Focus SW de 2008. O motor 1.6 tdci é competente mas a caixa de apenas 5 velocidades acaba por penalizar um pouco os consumos. De resto não ha muito a dizer. Esteticamente considero a frente bastante bonita e a traseira muito mal conseguida. É um carro que não tem propriamente pontos fracos mas a verdade é que não me deixou saudades. Nunca foi carro que me apaixonasse mas como era viatura de serviço, tinha que andar com ela. Minto, tem um ponto claramente fraco, que é a pintura. As pinturas da Ford são pouco resistentes a riscos e manchas.

                                                          Agora tenho uma Renault Megane. De motor é mais ou menos a mesma coisa que a Ford, mas consigo fazer consumos ligeiramente menores. Esteticamente também a acho mais bem conseguida, mas é verdade que as há aos pontapés.

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                                                            #30
                                                            Conheço os 3 mas não sei bem qual será o melhor.

                                                            Os 2 que conheço melhor é o 308 e focus, com jantes 17 o focus é mais confortável que o 308, embora os bancos do 308 sejam mais confortáveis.

                                                            De resto o 308 tem um interior mais bonito e aquele que conheço estava em bom estado, bem como a focus que conheço. Ambos me parecem sólidos.

                                                            Escolhe aquele que for o melhor negocio, os motores são equivalentes em prestações e consumos.

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