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1.4TDI - Diferenças entre as versões de 70cv e de 80cv

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    1.4TDI - Diferenças entre as versões de 70cv e de 80cv

    Nos Seat Ibiza MK3 (2002-2008), alguem me sabe dizer as diferenças entre as versões 1.4TDI de 70cv e as de 80cv?

    Sei que a nivel de especificações:

    1.4TDI, engine code BNM -> 1,422cc, 6 valvulas, 51kw (70cv) as 4000rpm, 155Nm entre as 1600 e as 2800rpm, produção entre 2005 e 2008, velocidade maxima 166km/h

    1.4TDI, engine code BNV / BMS -> 1,422cc, 6 valvulas, 59kw (80cv) as 4000rpm, 195Nm as 2200rpm, produção entre 2005 e 2008, velocidade maxima 176km/h


    Tb ja vi que o motor usado antes de 2005 e o AMF / BAY -> 1,422cc, 6 valvulas, 55kw (75cv) as 4000rpm, 195Nm as 2200rpm, produção entre 2003 e 2005, velocidade maxima 170km/

    A questao que coloco e qual a diferença fisica entre estes motores. Embora 10cvs nao seja assim muito, a diferença de binário e significativa. Turbo? Gestão electronica apenas? Injecção? Alguem sabe qual a diferença?

    Ja agora, alguem sabe o mes em que se começou a comercializaçao da versao facelift (2005-2008) em portugal?

    #2
    Entre o 70cv e 80cv há bastantes diferenças físicas. Caixa, embraiagem, intercooler, injecção e outros pormenores não significativos.


    O 75cv também tem algumas coisas diferentes mas é muito idêntico ao de 80cv

    Comentário


      #3
      E a nivel de utilizaçao, nota-se muito a diferença? Ja conduzi de 80cv e ate gostei...

      Comentário


        #4
        Entre o de 70 e de 80 ainda é alguma diferença de binario

        Comentário


          #5
          ando a procura de carro e ate gosto destes ibizas da segunda fase do MK3 mas nunca percebi a diferença entre os de 70cv e os de 80cv. Pelo que consegui ver, nem em nivel de equipamento há diferença

          Comentário


            #6
            Pergunta mais ou menos relacionada: ibiza 1.4tdi de 11/2005 com Ac auto, cruise control e comandos no volante...mas não tem computador de bordo. E normal? Pensei que todos estes modelos tinham. E sendo normal, pode-se por? Já agora, e um ibiza antes do facelift

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por scorps Ver Post
              Pergunta mais ou menos relacionada: ibiza 1.4tdi de 11/2005 com Ac auto, cruise control e comandos no volante...mas não tem computador de bordo. E normal? Pensei que todos estes modelos tinham. E sendo normal, pode-se por? Já agora, e um ibiza antes do facelift

              scorps, é perfeitamente normal: O que deves ter visto será a versão FRESC, ou seja, é derivado da versão base (Passion/Reference), mas com alguns opcionais (tal como os faróis de nevoeiro; Climatronic; Jantes de liga leve de 15", Rádio CD com comandos no volante; entre outros pormenores). A versão imediatamente acima (a que já possui computador de bordo, 4 airbags; dupla parábola dos faróis, puxadores das portas e rectrovisores exteriores na côr da carroçaria, tablier com um material mais refinado na sua parte superior, entre outros pormenores) é a Signo/Stylance.

              Comentário


                #8
                É exactamente como o Sandro descreve.

                Ao passares de um Fresc para um Stylance, vais perder os comandos no volante e o cruise control, mas ganhas o computador de bordo, 4 vidros electricos, material do tablier melhor, faróis bi-focais, entre outros pormenores.
                Ainda tens o Sport, que é o melhor e mais raro, que tem tudo o que o Fresc e o Stylance tem, adicionando bancos desportivos, as jantes 16" e o tablier todo preto (que gosto bastante).

                Eu tive de optar entre o Stylance e o Fresc e escolhi o primeiro, curiosamente, meses depois, uma amiga minha comprou um Fresc 1.2 e nota-se bem que a diferença de materiais no tablier bem como a emissão de ruidos parasitas. Na altura não havia nenhum Sport à venda.

                Comentário


                  #9
                  Enquadra-se mais ou menos no tópico. Quais as grandes diferenças, vantagens/desvantagens do 1.2 para o 1.4 TDI?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                    Enquadra-se mais ou menos no tópico. Quais as grandes diferenças, vantagens/desvantagens do 1.2 para o 1.4 TDI?
                    Não conheço o 1.2 TDI, mas vou mandar um bocado o barro à parede.

                    Em termos de vantagens, tens o facto de ser Common-Rail, e como tal é muito mais silencioso e refinado e o facto de ter uma caixa mais longa, que ajuda em viagens em AE. Também deve ser mais cheio em altas que o 1.4.
                    Em termos de desvantagens, acaba por ser o outro lado das vantagens, ou seja, por ser CR e ter caixa muito mais longa, o 1.2 não tem nem metade do nervo e genica que o 1.4 TDI tem, logo a agradabilidade, disponibilidade, performances e recuperações devem sair mais lesadas, ou pelo menos dar essa impressão.

                    Em termos de consumos, gastam ambos bastante pouco, mas o 1.2 deve gastar ainda menos

                    Comentário


                      #11
                      O 1.2 deve ser ainda mais turbo dependente penso eu

                      Comentário


                        #12
                        Conheço o 1.4 75cv, 80cv e o novo 1.2 75cv.
                        O melhor destes é o primeiro mas também causa mais vibração e ruido, anda um bocado melhor.
                        O 1.2 é um pouco melhor em baixas e ainda menos ruidoso, prefiro de longe o 1.4 75.

                        Comentário


                          #13
                          1.4TDI - Diferenças entre as versões de 70cv e de 80cv?

                          Conduzo com frequencia um da empresa onde trabalho e...... oh my god, que suplicio. Um tem 70 cv mancos e o outro tem 80 cavalos mancos. Em ambos a vibração é tão irritante que só apetece mandar o carro de uma ribanceira.

                          Comentário


                            #14
                            O carro é barulhento.

                            Mas para três cilindros, não chegam muitos vibrações ao habitáculo, de todo.

                            Comentário


                              #15
                              Confesso que o que conhecia melhor era o 1.4 TDI de 75cvs, mas olhando para os números apresentados no 1º post, o facto de estarmos a falar de mais 10cvs, e mais binário a uma menor rotação diz tudo - 80cv's!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                                scorps, é perfeitamente normal: O que deves ter visto será a versão FRESC, ou seja, é derivado da versão base (Passion/Reference), mas com alguns opcionais (tal como os faróis de nevoeiro; Climatronic; Jantes de liga leve de 15", Rádio CD com comandos no volante; entre outros pormenores). A versão imediatamente acima (a que já possui computador de bordo, 4 airbags; dupla parábola dos faróis, puxadores das portas e rectrovisores exteriores na côr da carroçaria, tablier com um material mais refinado na sua parte superior, entre outros pormenores) é a Signo/Stylance.
                                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                É exactamente como o Sandro descreve.

                                Ao passares de um Fresc para um Stylance, vais perder os comandos no volante e o cruise control, mas ganhas o computador de bordo, 4 vidros electricos, material do tablier melhor, faróis bi-focais, entre outros pormenores.
                                Ainda tens o Sport, que é o melhor e mais raro, que tem tudo o que o Fresc e o Stylance tem, adicionando bancos desportivos, as jantes 16" e o tablier todo preto (que gosto bastante).

                                Eu tive de optar entre o Stylance e o Fresc e escolhi o primeiro, curiosamente, meses depois, uma amiga minha comprou um Fresc 1.2 e nota-se bem que a diferença de materiais no tablier bem como a emissão de ruidos parasitas. Na altura não havia nenhum Sport à venda.

                                Isso explica tudo. Obrigado!

                                Encontrei um muito bom negocio e estou mesmo muito inclinado para o carro. Ibiza 1,4TDI comercial (engine code BNV segundo o sticker na bagageira) de 11/2005, cinza escuro, farois de nevoeiro e sim, as feias opticas unifocais. Tem de facto o cruise control, climatronic, comandos no volante mas nao tem CB (trocava o cruise pelo CB mas pronto nao se pode ter tudo). O carro era dum particular e esta estimadissimo. Suspeito que nunca terão colocado algo na bagageira. Tem as jantes de liga leve normais da altura e 4 pneus novos. 130800 kms, distribuição feita e entregam-me com a revisão feita. Tudo somado sao 5900€ aos quais se subtraem os maravilhosos 600€ que vale o meu Fiesta Boss de 97. Ah, mas o que me esta a fazer mesmo ficar inclinado para o negocio e que me oferecem 24 meses de garantia total, o que, mesmo tendo em conta a fiabilidade alta destes modelos, é sempre um must. Ja conduzi o carro e esta impec. Admito que queria algo um pouco mais recente em termos de idade mas o negocio e em si muito aliciante e acho mesmo que vou por esta opção. Isto, claro, assim que o nosso MF me pagar o reembolso do IRS.

                                Ja agora, opinioes acerca do negocio?

                                E alguem tem noção do custo das opticas bifocais/parachoques da versao de 2006? so curiosidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Negocio feito! E nao podia estar mais contente ^^

                                  Comentário


                                    #18
                                    Parabéns.

                                    Ainda fiz uns kms num igual, mas stylance de 2007 de 80cvs e o carro tem sido bsstante fiavel, tem agora cerca de 200 mil km e a unica despesa extra à manutenção normal foram os sinoblocos. Andando nas calmas conseguem-se consumos muito bons, querendo andar, até se mexe bem.

                                    Cumprimentos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Obrigado!

                                      Opa, para mim o negocio em si e que foi supremo. Usado mas deram-me 24 meses de garantia. E tendo em conta que esta "perfeitinho" foi mesmo bom negocio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Também comprei um Ibiza van 07/10 1.4TDI esta semana. Satisfeito com a compra.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                          Entre o 70cv e 80cv há bastantes diferenças físicas. Caixa, embraiagem, intercooler, injecção e outros pormenores não significativos.


                                          O 75cv também tem algumas coisas diferentes mas é muito idêntico ao de 80cv


                                          As unicas diferenças fisicas de um 1.4 TDi 70 vs 80cv é nada! (isto com o mesmo nivel de equipamento)

                                          Apenas se resume a nivel de gestão eletronica. A unica variante diferente é a ECOMOTIVE que tem relações de caixa mais longas (3;4 e 5ª velocidades) acossiadas a variante de 80cv.

                                          Agora diferenças fisicas entre as variantes 1.4 TDi 75cv vs 70 e 80cv ha!

                                          Borboleta de acelarador nas variantes EuroIV (70 e 80cv), filtro de combustivel , sensor de catalizador e nas ultimas unidades (2008) panela de escape de uma saida. (acho que não esqueci de nada mais)

                                          Em termos de rendimento as variantes 80cv e antiga de 75cv são melhores que a de 70cv.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                                            As unicas diferenças fisicas de um 1.4 TDi 70 vs 80cv é nada! (isto com o mesmo nivel de equipamento)

                                            Apenas se resume a nivel de gestão eletronica. A unica variante diferente é a ECOMOTIVE que tem relações de caixa mais longas (3;4 e 5ª velocidades) acossiadas a variante de 80cv.

                                            Agora diferenças fisicas entre as variantes 1.4 TDi 75cv vs 70 e 80cv ha!

                                            Borboleta de acelarador nas variantes EuroIV (70 e 80cv), filtro de combustivel , sensor de catalizador e nas ultimas unidades (2008) panela de escape de uma saida. (acho que não esqueci de nada mais)

                                            Em termos de rendimento as variantes 80cv e antiga de 75cv são melhores que a de 70cv.
                                            Informação muito útil! Andava à procura dela!

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                                              #23
                                              Parabens pela compra , para mim foi o pior motor que ja conduzi xD

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                Parabens pela compra , para mim foi o pior motor que ja conduzi xD
                                                Mais vale tarde do que nunca. Já passaram 4 anos. :D

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                  Parabens pela compra , para mim foi o pior motor que ja conduzi xD


                                                  Se calhar o teu cumprimento, já vai tarde... na volta, pode já nem ter o carro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                    Parabens pela compra , para mim foi o pior motor que ja conduzi xD

                                                    Eu que jávou em 15 carros, 9 Renaults, 4 Fiats, um Toyota e um Volkswagen, sendo 10 a gasolina e 5 a gasol, o pior motor que conduzi foi um Fiat Bravo 1.4 12v 80cv...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não conheço as diferenças entre o 1.4 TDI de 70 e o de 80cvs, mas tenho um de 80cvs num Fabia de 2008, posso-me pronunciar sobre este.

                                                      Em termos de desempenho geral acho que é perfeitamente suficiente e alinhado com o que é om carro que ande e desenvolva minimanente, quer em cidade, quer fora dela.
                                                      Responde bastante bem a baixos regimes para a cilindrada e potência que tem, raramente tenho que "meter uma abaixo" para que ele desenvolva, e não gasta muito (o meu faz sempre cidade não passa dos 6).
                                                      O handicap dele é a auto estrada, não seria de esperar um desenvolvimento fora de série, mas em comparação tenho um Auris D4D que também é 1.4 mas tem 90cvs e a caixa até é ligeiramente mais curta que do Fabia e é mais pesado mas em AE nota-se bem a diferença.

                                                      Mas focando-nos no 1.4 TDI, na versão de 80cvs, até aos 130 é de esperar facilidade em manter, daí para cima já requer algum esforço e dependendo da subida pode não ter um desenvolvimento interessante. Nada de anormal para o tipo de carro que é diria eu.

                                                      O outro ponto negativo é o ruído do motor em cidade no para arranca com os vidros abertos. Está sempre a matraquear. Com os vidros fechados não noto nada de anormal, a desenvolver idem, só com os vidros abertos no para-arranca. Ao fim da semana chega a saturar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Estou de acordo em muitos pontos com o nogueiraribeiro

                                                        O meu é um Polo 9n3 levou embraiagem há pouco tempo e não noto vibrações ou ruido fora de normal.

                                                        Responde muito bem e da um certo prazer em conduzir.

                                                        Tenho também um CLIO 1.9 que é muito mais ruidoso e duro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                          Não conheço o 1.2 TDI, mas vou mandar um bocado o barro à parede.

                                                          Em termos de vantagens, tens o facto de ser Common-Rail, e como tal é muito mais silencioso e refinado e o facto de ter uma caixa mais longa, que ajuda em viagens em AE. Também deve ser mais cheio em altas que o 1.4.
                                                          Em termos de desvantagens, acaba por ser o outro lado das vantagens, ou seja, por ser CR e ter caixa muito mais longa, o 1.2 não tem nem metade do nervo e genica que o 1.4 TDI tem, logo a agradabilidade, disponibilidade, performances e recuperações devem sair mais lesadas, ou pelo menos dar essa impressão.

                                                          Em termos de consumos, gastam ambos bastante pouco, mas o 1.2 deve gastar ainda menos
                                                          O 1.2 TDi é mais refinado que o 1.4, não se podendo considerar bom nesse aspeto face aos 4cil. mas não gostei da condução.

                                                          Era motor que evitava.

                                                          Comentário

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