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Mudar Amortecedores + suporte de apoio + batente de encosto

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    Mudar Amortecedores + suporte de apoio + batente de encosto

    Olá a todos, precisava de um conselho, tenho na empresa uma pequena frota de Opel Combo 1,3 cdti devido aos tempos que atravessamos de crise profunda e a más experiências com concessionários da marca, tenho andado a reduzir custos operacionais fazendo eu próprio as revisões, dentro dos meus conhecimentos. Queria trocar os amortecedores devido ao kilometros 150/160.000 e com 7/8 anos de idade, a minha dúvida começa aqui?? ao mudar os amortecedores (vou mudar os 4), devo também mudar o suporte de apoio do conjunto mola/amortecedor Suporte de apoio do conjunto mola/amortecedor para o seu OPEL COMBO Caixa/Combi 1.3 CDTI 16V (69Cv) e/ou o batente de encosto de suspensão Batente de encosto, suspensão para o seu OPEL COMBO Caixa/Combi 1.3 CDTI 16V (69Cv) qual é a vossa opinião?
    Apesar de já ter visto aqui pelo forum várias opiniões, qual a marca das ditas "normais" (Monroe, Sachs, Kayaba, Boge, Koni) em que o amortecimento fica o mais idêntico ao original da carrinha Opel Combo, digo isto porque no passado foi com um amigo meu mudar os amortecedores da frente de um Corsa B na Norauto e depois de montar uns Monroe aquilo ficou como uma tábua!!!, apesar de eu saber que o modelo em causa tem um amortecimento duro de origem.
    Obrigado a todos.

    #2
    Não é necessário mudar essas peças. Basta verificar se as borrachas não estão ressequidas e se não têm fendas.

    A sachs e a koni costumam ter bom material.

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      #3
      Pode ser necessário mudar os cabeçotes, que são à especie de um rolamento. Para esse veiculo eu escolhia sachs ou boge que é a mesma coisa. Devem até ser um destes os originais. No entanto para mais ajuda passa no tópico dos amortecedores.

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        #4
        Amortecedores e siga, molas nunca se muda (podem vir com teorias mas é quase isto), os batentes é uma questão de se ver depois de desmontado mas à partida não deve ser preciso com essa idade (o melhor é mandares tocar apenas os amortecedores e não dizer nada, porque se for preciso o mecânico avisa).

        Quanto à questão do teu colega, apesar de monroe serem dos mais macios acredito que tenha ficado mais rijo dado que os que lá andavam provavelmente já pouco faziam e no aftermarket actual praticamente só existem amortecedores rijos em relação aos de origem, independentemente da marca e modelo.
        Editado pela última vez por DragonH; 24 May 2013, 00:02.

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          #5
          Viva,

          Reforço o que já disseram aqui:

          Molas não é necessário mudar.
          Agora, apoios da cabeça do conjunto mola/amortecedor, situado nas torres de suspensão, poderá ou não ser necessário mudar.
          É chato, mas é uma questão de desmontares o apoio do carro e rodar o rolamento da peça. Se fizer muito barulho, é porque as esferas já não estão esféricas. Verifica também em que estado está a zona que alberga o rolamento, porque essa parte é vulcanizada e tem tendência descolar.
          Se não mudares, basta lubrificar o interior do rolamento com massa especifica para estes casos (massa grafitada?).
          Mas não deves precisar de mudar.

          Os batentes é que poderão estar já rachados e poderão ter de ser trocados, porque a borracha fica ressequida.

          Não sei como é a suspensão traseira dos Opel mas, no caso do meu carro (BMW e46), os apoios dos amortecedores têm uma junta em cartão que se tem de colocar.

          Cumps,

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            #6
            Já meu caso, terei de mudar todo o sistema

            Penso em colocar bieletas, barra estabilizadora e mudar os amortecedores(para que peguem as bieletas) e as molas(mais macias), fora os coxins dos amortecedores dianteiros

            Meu carro(Gol mk5), as molas e amortecedores são mais duros, daí o porque meu carro não vir com esses itens.

            Já aqui(BR), Monroe é considerada a melhor marca de amortecedores. E meu carro veio OEM com eles.

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              #7
              Aproveito o tópico para perguntar se alguém conhece uma boa casa que troque amortecedores. Pergunto isto pois fui a uma oficina para me trocarem os 4 amortecedores do carro (vw polo 6r 1.6 tdi de 2009) e disseram-me que para trocar basicamente tudo, com amortecedores Bilstein, ficaria o total de 610 euros já com IVA. Não faço ideia se é caro ou não, mas gostava de saber outras opiniões. Sou da zona de Cascais. Obrigado.

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