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Confiar em quem trabalha em oficinas até que ponto?

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    Confiar em quem trabalha em oficinas até que ponto?

    Boa tarde.
    Há alguns anos, uma familiar minha (loira, do sexo feminino) pediu reparação do seu carro e como o mesmo não trabalhava, teve de ser um mecânico a levá-lo à oficina através de mecanismos da profissão. Depois de reparado, voltou à proprietária, fazendo a sua vida normalmente até: ter sido notificada de uma infração por uso indevido de telemóvel enquanto conduzia. Precisamente, no período em que o carro tinha ido para reparação. Quem levantou o auto foi um agente da autoridade que a 'viu' a cometer a infração, mas esta, era morena e do sexo masculino. Ainda assim, a real proprietária não conseguiu provar que não era ela que ia a conduzir, enquanto que o infrator ficou impune e contente da vida.
    O que questiono, depara-se com o facto de o meu carro não pegar e só com a intervenção de um empregado de uma oficina se pôs a trabalhar, tendo ficado fora do meu controlo e nas mãos de uma pessoa que por muito profissional que seja também pode correr riscos.
    Quer no percurso, quer na oficina, apesar de serem profissionais (ou não), se for cometida alguma infração ou causado algum dano, haverá alguma forma de nos defendermos?

    #2
    Falas com a pessoa em questão e pedes que se identifique.

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      #3
      Também já me apercebi que outras vezes o carro poderá ser usado para darem umas voltinhas à custa do nosso combustível.
      Mais grave é quando uma pessoa não percebe de mecânica e inventam problemas graves e nos alertam do perigo assustando, para sacarem contas dispendiosas e o carro fica na mesma.

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        #4
        Eu entrego o carro na oficina com o mínimo de combustível, já para evitar essas situações.

        Mas o pior é mesmo o que o Vespa disse. Inventam mil problemas que não existem para ganharem dinheiro..

        Comentário


          #5
          Conheço uma situação de um carro que todos os meses ia a oficina. Arranjava-se um problema e surgia outro.

          Do género arranjar a pistola do fecho central de uma porta e passado pouco tempo avariar a de outra porta. Trocar os amortecedores e passado pouco tempo as molas partirem. Trocar os calços e passado pouco tempo os tubos dos travões aparecerem com fugas.

          Coincidência ou não essa pessoa trocou de mecânico e o carro agora só faz as revisões normais.

          Quanto à questão de andarem com os carros é verdade, usam-nos, vão buscar peças neles, dão boleias a outros clientes, etc etc etc. O pior de tudo é que na maioria das vezes a condução é a "partir". Não é deles que se lixe, ate dá jeito que avarie.
          E aqui incluem-se os concessionários das marcas, em que se vê autêntica escáfia aos carros dos clientes quando vão "testá-los" após alguma reparação. Ainda hei-de perceber a razão para se esticar uma 1ª a fundo quando um carro vai reparar alguma avaria eléctrica por exemplo.

          Por estas e por outras é que simplesmente não confio em mecânicos sejam eles quais forem. As manutenções são feitas por um funcionário da empresa à minha frente.

          Mas antigamente era uma festa, já cheguei a deixar o carro no mecânico e depois vê-lo com ele à noite nos copos.

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            #6
            Por isso é que nas oficinas decentes tens uma folha de obra que indica quando é que o carro deu entrada nas instalações e a factura habitualmente prova a saída.

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              #7
              Para isto é que existem os reboques.

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                #8
                Originalmente Colocado por vespa Ver Post
                Também já me apercebi que outras vezes o carro poderá ser usado para darem umas voltinhas à custa do nosso combustível.
                Mais grave é quando uma pessoa não percebe de mecânica e inventam problemas graves e nos alertam do perigo assustando, para sacarem contas dispendiosas e o carro fica na mesma.

                pois,isso de inventarem problemas também já me aconteceu só que o tipo teve azar e passo a contar.
                fui fazer a calibragem das rodas e alinhamento da direcção a uma oficina que tinha serviços de mecanica há pouco tempo pois até lá só tinha serviço de pneus e a conversa foi a seguinte:
                o "mecanico": ouça lá isto têm que levar os triangulos pois está com folga,quer ver(e abanava a roda na horizontal).
                eu: ai sim?? mas o carro veio agora do meu mecanico e ele não me disse nada. ainda por cima mudou um tubo de travão precisamente dele lado.
                o "mecanico": então não viu,é que há aqui uma folga e é perigoso andar assim. fale ali com o meu colega para lhe marcar o dia para mudar isto(e lá andava ele a tentar abanar a roda na horizontal)
                ás tantas já farto da aldrabice disse-lhe: ouça lá amigo,então você vê a folga de uma rotula de um triangulo na horizontal?? quando muito se houvesse alguma folga a ver na horizontal seria a da ponteira da direcção e nunca de um triangulo pois essa vê-se na vertical além disso não vejo nem ouço folga nenhuma.
                o "mecanico": então mas é você que sabe??,se não quer mudar o problema é seu mas assim nem vale a pena calibrar e alinhar que isto não vai dar certo.
                e eu: mas você não vai alinhar nada nem calibrar nada,vai é montar a roda no carro e não mexe em mais nada porque já vi o que você pretendia e se fosse outro caia que nem um patinho,não sei o que é que está a ganhar com isto ou se é com a aprovação do patrão,mas se assim é diga-lhe que perdeu um cliente que por sinal cá vinha diversas vezes e recomendava outros pelo facto de você me tentar enganar.
                e lá saí porta fora para nunca mais entrar
                Editado pela última vez por joaobras; 24 May 2013, 22:11.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                  Por isso é que nas oficinas decentes tens uma folha de obra que indica quando é que o carro deu entrada nas instalações e a factura habitualmente prova a saída.
                  e os kms á entrada,nivel de combustivel etc

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                    e os kms á entrada,nivel de combustivel etc
                    Sim, normalmente uma folha de obra como deve ser tem todas essas indicações e é tudo verificado por quem recebe a viatura.

                    E agora uma questão... o cliente queixa-se de um ruído no para brisas a partir dos 180 km/h... para verificar o ruído é necessário efectuar um teste de estrada (e atingir essa velocidade) com autorização do cliente... no teste de estrada a viatura é apanhada por um radar e o cliente recebe a coima em casa. Quem tem a responsabilidade de pagar a coima?

                    Comentário


                      #11
                      Acho inadmissível, os mecânicos terem esse comportamento, e fazerem o que bem entendem dos carros dos clientes.. Mas não tenho duvidas de que haja trafulhices no sentido de que, hoje avaria isto, amanhâ é aquilo... e o zé paga.

                      Comentário


                        #12
                        Nas revisões estou sempre lá. Não directamente na oficina, mas bem perto.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                          Sim, normalmente uma folha de obra como deve ser tem todas essas indicações e é tudo verificado por quem recebe a viatura.

                          E agora uma questão... o cliente queixa-se de um ruído no para brisas a partir dos 180 km/h... para verificar o ruído é necessário efectuar um teste de estrada (e atingir essa velocidade) com autorização do cliente... no teste de estrada a viatura é apanhada por um radar e o cliente recebe a coima em casa. Quem tem a responsabilidade de pagar a coima?
                          quem foi testar o carro,eles que arranjem outros metodos ou uma pista para ver a origem do problema e não têm que te pedir nenhuma autorização

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
                            Nas revisões estou sempre lá. Não directamente na oficina, mas bem perto.
                            Na minha opinião so mesmo assim... mas é preciso ter tempo para isso... um gajo que entra no trabalho as 8 e saia as 20 todos os dias nao consegue fazer isso.

                            Para mim, mecânicos e médicos é sempre um problema saber em quem acreditar... Toda a gente conhece bons, toda a gente conhece maus mas a verdade é que quando toca a trocar peças ou arranjar avarias de diagnóstico mais complicado, muitas vezes é cada cabeça sua sentença...

                            recentemente tive um problema num dos meus carros para a qual ouvi uns 5 palpites diferentes... desde um relé até à bomba injectora... acabou por ser o "imobilizador" pelo qual paguei 400€ e ainda hoje nao percebi se fui ou nao enganado. O que é certo é que o carro não ligava e passou a andar perfeitamente!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                              quem foi testar o carro,eles que arranjem outros metodos ou uma pista para ver a origem do problema e não têm que te pedir nenhuma autorização
                              Ou então deixam de testar os carros sempre que tal obrigue a uma violação das regras, e o cliente que se lixe!

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                                #16
                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                Ou então deixam de testar os carros sempre que tal obrigue a uma violação das regras, e o cliente que se lixe!
                                não podem testar carros na via publica a infringir regras de transito,por isso se o fizerem sujeitam-se ás consequencias,além disso qualquer avaria ou problema é resolvido sem ser necessário recorrer a esse tipo de infracções,existem outros metodos para diagnosticar problemas

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                  Ou então deixam de testar os carros sempre que tal obrigue a uma violação das regras, e o cliente que se lixe!
                                  Ora, até porque se o cliente diz que há essa fuga é porque transgrediu as regras. Logo o mecânico só vai saber se ele próprio as infringir.
                                  Ou então paga o dono do carro

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                                    não podem testar carros na via publica a infringir regras de transito,por isso se o fizerem sujeitam-se ás consequencias,além disso qualquer avaria ou problema é resolvido sem ser necessário recorrer a esse tipo de infracções,existem outros metodos para diagnosticar problemas
                                    Ah sim?? Em todos os casos? Para todos os problemas??

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                      Ah sim?? Em todos os casos? Para todos os problemas??
                                      em principio sim,pegando no exemplo que deste.
                                      verifica-se a borracha do vidro,se têm algum dano ou se está solta/mal encaixada em algum lado e se com isso não se detectar nada utiliza-se o ar comprimido para simular a deslocação de ar no pára brisas com outra pessoa dentro do carro com portas e vidros fechados para detectar de onde vêm o ruido,fazendo isso logo se descobre qual o problema

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                        Sim, normalmente uma folha de obra como deve ser tem todas essas indicações e é tudo verificado por quem recebe a viatura.

                                        E agora uma questão... o cliente queixa-se de um ruído no para brisas a partir dos 180 km/h... para verificar o ruído é necessário efectuar um teste de estrada (e atingir essa velocidade) com autorização do cliente... no teste de estrada a viatura é apanhada por um radar e o cliente recebe a coima em casa. Quem tem a responsabilidade de pagar a coima?
                                        a oficina, pois devia ter usado um túnel de vento...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sou mesmo ao contrário...

                                          Fiz o meu antigo mecânico da mota andar a fazer troços de AE acima dos 200 para se certificar que se acabava com o problema das velas isoladas.

                                          Chateei a malta da Toyota para experimentarem o meu carro. Assim como chateio o meu mecânico, aliás este (porque somos amigos) tem autorização para fazer os km's que quiser.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                                            em principio sim,pegando no exemplo que deste.
                                            verifica-se a borracha do vidro,se têm algum dano ou se está solta/mal encaixada em algum lado e se com isso não se detectar nada utiliza-se o ar comprimido para simular a deslocação de ar no pára brisas com outra pessoa dentro do carro com portas e vidros fechados para detectar de onde vêm o ruido,fazendo isso logo se descobre qual o problema
                                            Exacto, já vi algures por uma conduta de ar condicionado deixar entrar água, não foi por isso que andaram com o carro á chuva ou ali a deitar água á força toda, deitaram "ar colorido" e procuraram a fuga.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O meu Pai é mecânico, trabalhou na Hyundai alguns anos, e agora tem uma oficina na zona de Braga já há 10 anos, e posso dizer que é um excelente profissional e não "arranja" problemas quando não existem. Felizmente tem sempre a oficina cheia e muito trabalho, há dias/semanas que não tem 1 minuto de descanso, pois também trabalha sozinho, e muitas vezes estou lá eu para o ajudar. Agora uma coisa é verdade, é preciso saber "escolher" os mecânicos. Há bons e maus. E a diferença é essa, os "maus" se calhar arranjam problemas onde não existem e tentam roubar ao máximo.

                                              Quanto ao utilizar os carros dos clientes, isso por vezes acontece para testar os carros, pois muitas vezes, depois de uma reparação ou mesmo mudança de calços, convém ir dar umas voltas com o carro.

                                              Os mecânicos são como todas as outras profissões, uns bons, outros menos bons, outros maus

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu quando levo os meus carros à revisão até me benzo sabendo que alguém vai andar com eles sem o mesmo cuidado que eu. E já vi coisas muito más que se fosse com um carro meu, acho que me desgraçava: arranques a frio e levar o motor ao corte, rodas a patinar, peões, enfim... às vezes o melhor é não ver nada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                                                  Eu quando levo os meus carros à revisão até me benzo sabendo que alguém vai andar com eles sem o mesmo cuidado que eu. E já vi coisas muito más que se fosse com um carro meu, acho que me desgraçava: arranques a frio e levar o motor ao corte, rodas a patinar, peões, enfim... às vezes o melhor é não ver nada.
                                                  Posso deixar o meu na mão de qualquer "assassino" de carros que estou descansado.Um motor atmosférico a gasolina com uma caixa auto,não é fácil de rebentar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu confio sempre e deixo sempre a chave do carro na oficina. Sempre à confiança.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Quando ia deixar o carro à antiga oficina tirava sempre tudo da mala, só lá ficava o triângulo e mesmo assim verificava se ele lá estava quando ia buscar o carro. Até um pneu suplente já me roubaram e só um mês depois dei pela falta dele

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        já trabalhei em oficinas e já vi coisas muito engraçadas

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                          Eu confio sempre e deixo sempre a chave do carro na oficina. Sempre à confiança.
                                                          Eu tenho é o cuidado de tirar o corta unhas que está junto com a chave de ignição,porque não estou interessado em que haja trabalhinhos de manicure naquelas unhinhas besuntadas de óleo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não sei a que raio de oficinas vão, para ler testemunhos tão absurdos. Parece-me que vão ao sucateiro da esquina, que de oficina legal tem pouco. Viaturas minhas só vão a oficinais legais. Mesmo as mais fracas a que já fui, deixei sempre tudo dentro da viatura e na hora de ir experimentar foi ao lado do condutor e não foi imposição minha, sempre me chamaram para acompanhar a viatura.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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