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Perda de performance com motor quente (há explicação?)

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    Perda de performance com motor quente (há explicação?)

    Já não é a primeira vez que noto uma clara perda de performance quando o motor está quente.
    Seja diesel ou gasolina, turbinado ou principalmente atmosférico, noto que quando o motor está frio tem uma resposta mais rápida, principalmente em baixas rotações.

    Há alguma explicação teórica para este fenómeno?
    Supostamente o óleo quente fica mais fino e a fricção é menor logo deveria "andar" mais.
    Mas...

    #2
    Mas..
    O ar ao ser comprimido no turbo, aumenta a sua temperatura, e assim, a sua densidade. o IC (intercooler) de um carro, é importante, para que a temperatura diminua, para que o ar voltar à sua densidade normal.. ou perto.

    Daí a importância de um bom motor, ter um principalmente um bom IC
    Editado pela última vez por brandaopereira; 30 May 2013, 20:52.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por brandaopereira Ver Post
      O ar ao ser comprimido no turbo, aumenta a sua temperatura, e assim, a sua densidade. o IC (intercooler) de um carro, é importante, para que a temperatura diminua, para que o ar voltar à sua densidade normal.. ou perto.

      Daí a importância de um bom motor, ter um principalmente um bom IC
      E no caso dos atmosféricos?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
        E no caso dos atmosféricos?
        Basicamente o mesmo... O cofre do motor está quente, logo, aquece a tubagem da admissão do ar. Num carro atmosférico nota-se muito mais que num carro turbo. Acontece o mesmo se fores com um atmosférico para a Serra da Estrela em que este fica mais fraco e um turbinado não.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por brandaopereira Ver Post
          O ar ao ser comprimido no turbo, aumenta a sua temperatura, e assim, a sua densidade. o IC (intercooler) de um carro, é importante, para que a temperatura diminua, para que o ar voltar à sua densidade normal.. ou perto.

          Daí a importância de um bom motor, ter um principalmente um bom IC
          What?

          O ar comprimido vê a sua temperatura ser aumentada, mas não é o aumento de temperatura que aumenta a sua densidade é o aumento da pressão que aumenta a densidade. Um gás ideal aquecido vê a sua densidade REDUZIDA. Por isso é que, depois do turbo, vai para o IC, para arrefecer o ar comprimido e assim aumentar ainda mais a densidade.

          O que queremos conseguir com o turbo é que entre muito mais ar para a mesma quantidade de volume (densidade) logo, quanto maior esta for, melhor.

          Dito isto, não vejo explicação possível para esse fenómeno. Os efeitos causados pelo aquecimento do ar na admissão são desprezáveis e provavelmente até compensados pelo facto de o motor estar mais solto (com a temp. de óleo adequada). Nem sempre aquilo que nos parece é o que acontece na realidade. E...não é saudável para o motor puxá-lo a frio.

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            #6
            A principal diferente é que a frio a mistura é mais rica para compensar a temperatura.

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              #7
              Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
              Basicamente o mesmo... O cofre do motor está quente, logo, aquece a tubagem da admissão do ar. Num carro atmosférico nota-se muito mais que num carro turbo. Acontece o mesmo se fores com um atmosférico para a Serra da Estrela em que este fica mais fraco e um turbinado não.
              Um turbinado é superior em subidas pois o facto de introduzir ar comprimido no motor acaba por compensar a redução de oxigénio no ar com a altitude, pelo menos até um determinado ponto.

              Comentário


                #8
                Por acaso, de vez em quando sinto esse efeito. Tenho um 1.9 TD, sem intercooler, e agora com este tempo mais quente e se der umas tiradas longas na AE a tipo 130-140. Para além da temperatura subir um pouquinho, quando volto à estrada normal noto que ele está a puxar um bocadito pior até passar uns kilometros a ritmos mais lentos.
                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                What?

                O ar comprimido vê a sua temperatura ser aumentada, mas não é o aumento de temperatura que aumenta a sua densidade é o aumento da pressão que aumenta a densidade. Um gás ideal aquecido vê a sua densidade REDUZIDA. Por isso é que, depois do turbo, vai para o IC, para arrefecer o ar comprimido e assim aumentar ainda mais a densidade.

                O que queremos conseguir com o turbo é que entre muito mais ar para a mesma quantidade de volume (densidade) logo, quanto maior esta for, melhor.

                Dito isto, não vejo explicação possível para esse fenómeno. Os efeitos causados pelo aquecimento do ar na admissão são desprezáveis e provavelmente até compensados pelo facto de o motor estar mais solto (com a temp. de óleo adequada). Nem sempre aquilo que nos parece é o que acontece na realidade. E...não é saudável para o motor puxá-lo a frio.

                Comentário


                  #9
                  Eu noto o contrário, que com o carro com o oleo quente é que consegue desenvolver mais

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                    #10
                    Sinto o mesmo apos viagens longas, o carro neste caso um diesel fica mais lento, tendo de pisar mais o acelerador. tambem noto que o volante fica extremamente mais pesado, sendo a direcçao hidraulica...

                    Ja dei por mim a pensar varias vezes no assunto sobre a perda de força apos viagens longas...

                    Comentário

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