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Limites para o som no carro. Deveria haver?

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    Limites para o som no carro. Deveria haver?

    Hoje presenciei uma situação um bocado para o absurda que me meteu a pensar nisto. Ia a conduzir quando a certo momento começo a ouvir uma ambulância a aproximar, olho pelo espelho vejo que lá vem a dita e cedo a passagem. Dois carros à minha frente ia um azeiteiro num Ibiza 6K2 com um subwoofer enorme a fazer uma batida de kizomba, de tal modo que não deu pela ambulância e que não cedeu a passagem, ficando esta encavacada atrás dele enquanto seguia no seu Ibiza a espalhar magia.
    Pergunto eu agora, não deveria existir um limite para o som que se mete nos carros? Para quê aqueles sistemas de som que atingem decibéis capazes de rebentar tímpanos?

    #2
    Incomodou-me mais o facto de não ter cedido passagem, que propriamente o volume, porque de dia, não existem propriamente normas ou regras em relação ao barulho.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
      Pergunto eu agora, não deveria existir um limite para o som que se mete nos carros? Para quê aqueles sistemas de som que atingem decibéis capazes de rebentar tímpanos?
      O limite deveria se o bom-senso, só que infelizmente nem sempre chega.

      Mas creio que o que referes é uma situação bastante excepcional

      Comentário


        #4
        Acho que acima de tudo cada um deverá falar por si, eu raramente tenho a musica alta no carro, e também gosto de passar despercebido.

        Comentário


          #5
          Limite nao sei, mas neste devia de haver algum tipo de multa, se nao ouvi uma ambulancia nao ouvia nada que se passava ao seu redor, logo estava a ter uma conduçao perigosa e a meter em risco os outros utentes da via e nao devia de minimamente conduzir com a musica tao alta ao ponto de nao ouvir uma ambulancia (que se ouve a centenas de metros). Portanto, mais que nao seja multa por conduçao perigosa.

          Se eu nao posso conduzir com 2 auriculares nos ouvidos (no caso dos auriculares de telemoveis é proibido circular com 2 nos ouvidos) porque assim deixo de ouvir o que se passa ao meu redor, como é que é legal alguem andar com a musica naquele estado?

          Comentário


            #6
            Tu tens um péssimo hábito de particularizar determinados pormenores que nada importam para o caso quando te deparas com situações que te desagradam, ao invés de simplesmente relatar a situação em concreto. Só faltava que quem conduzia o Ibiza fossem duas gajas aos melos.

            Quanto à situação em si, como diz o v7,deverá ser uma questão de bom senso. Cada um ouve a música no volume que quer, desde que isso não incomode os restantes nem influencie a sua condução ou a percepção do que se passa à volta.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
              Tu tens um péssimo hábito de particularizar determinados pormenores que nada importam para o caso quando te deparas com situações que te desagradam, ao invés de simplesmente relatar a situação em concreto. Só faltava que quem conduzia o Ibiza fossem duas gajas aos melos.
              Por acaso era um Ibiza Tdi fumarento, com tuning azeiteiro, com um tipo (homo) a conduzir e 3 gajas aos melos no banco de trás... mas ele não quis entrar em pormenores, não eram as gajas que estavam em causa... A única coisa que lhe podia ter acontecido era ser multado por não ceder passagem à ambulância, mas para isso era preciso ser presenciado por algum polícia ou GNR ou então alguém anotar os dados do carro e da infração e ir a um posto da GNR ou da PSP relatar a situação, ficava como testemunha no auto de contraordenação e ele pagava a respetiva.

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                #8
                Adoro quando generalizam as situações.

                Critiquem-me se quiserem, mas eu também costumo conduzir com a música em volumes que se consideram altos. Ás vezes, até um bocado alto demais, mas quando aumento o volume do rádio a ponto de não ouvir o que se passa à minha volta (sim, confesso que o faço), compenso olhando muito mais vezes pelos retrovisores. Ou seja, o que não oiço, vejo. Portanto, essa teoria de "a malta do alto som é tudo uma cambada de mitras e devia ser tudo multado e ficar sem carta", desculpem mas com isso também me estão a chamar mitra, e se há coisa que não sou é mitra, e a dizer que não devia ter montado no meu carro o sistema de som que montei, e que até foi tudo ideia do meu pai. Goste-se ou não, no meu carro monto o que quiser, sobretudo no que toca a som. Costumo ser exigente com o som e ouvir perfeitamente todos os sons das músicas. Se só o conseguir através de boas colunas e subwoofer, seja. Quem não gostar, dê meia volta. Tenho o cuidado de baixar o som quando paro nos semáforos e afins, porque ninguém tem os mesmos gostos que eu, mas em andamento, não me nego a aumentar o volume. Ah, e essa também do "a malta dos ibizas" também já cheira mal. Por acaso o meu carro é um Ibiza. Não é TDI (e mesmo que fosse), mas é um Ibiza, e tenho bastante orgulho nele. Por isso, irrita-me sobremaneira comentários a dizer que o Ibiza é carro de xunga e azeitolas. Desculpem lá, mas irrita-me porque não admito ser chamado de azeitolas só porque a malta generaliza o pessoal dos Ibizas. Como se ter um Ibiza fosse o maior sacrilégio deste mundo.

                Nessa situação, apenas critico a não cedência de passagem à ambulância, pois o gajo podia fazer como eu: tivesse feito mais uso dos retrovisores e dava pela presença da ambulância. Mas enfim.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
                  Nessa situação, apenas critico a não cedência de passagem à ambulância, pois o gajo podia fazer como eu: tivesse feito mais uso dos retrovisores e dava pela presença da ambulância. Mas enfim.
                  Como nós fizemos, apenas criticamos a não cedência de passagem à ambulância. A parte dos Ibizas era brincadeira.

                  Comentário


                    #10
                    Ah bom, mas é que como já vi tanta gente a falar mal dos Ibizas com aquele falar de raiva, mesmo aqui no fórum, já me chateio de cada vez que oiço piadas de Ibizas.

                    Eu só agradeço que as pessoas se moderem quando falam de Ibizas, porque há muito boa gente que tem um e não tem nada a ver com os xungas. Lá porque eles escolhem Ibizas não faz com que o resto do pessoal com Ibizas seja xunga.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
                      Ah bom, mas é que como já vi tanta gente a falar mal dos Ibizas com aquele falar de raiva, mesmo aqui no fórum, já me chateio de cada vez que oiço piadas de Ibizas.

                      Eu só agradeço que as pessoas se moderem quando falam de Ibizas, porque há muito boa gente que tem um e não tem nada a ver com os xungas. Lá porque eles escolhem Ibizas não faz com que o resto do pessoal com Ibizas seja xunga.
                      A maior parte das vezes a malta já fala só para poder ver as respostas dos donos dos ibizas. Pelo menos é a ideia que tenho.

                      Comentário


                        #12
                        Eu também gosto de ouvir música alta no carro mas nada de kizombas ou música xuning. No entanto em cidade baixo sempre o volume nos semáforos ou em circulação lenta, gosto pouco de dar nas vistas, o oposto desse tipo de gente. Por isso acho que não deve haver limite nenhum (quem mede? os guardas já andam de pistola, cassetete, algemas, rádio, iriam também de ter de andar com um audiodosímetro atrás?) apenas bom senso.

                        Comentário


                          #13
                          Não é difícil ficar "isolado" do exterior, basta conduzir um classe S com o som um pouco mais alto (não é preciso entrar em exagero). As pessoas deviam era estar mais atentas ao que se passa no geral. E aquela ideia de que o que está para trás já era é muito errada…

                          Comentário


                            #14
                            O gajo devia ser mesmo burro ou estava totalmente distraído com alguma coisa (estaria a programar o CB para o caudal de fumo a debitar na próxima aceleração brutal?), porque mesmo que não ouvisse nada (e os surdos até podem conduzir), os sinais de máximos da ambulância a bater nos espelhos têm de chamar a atenção de qualquer um...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                              Eu também gosto de ouvir música alta no carro mas nada de kizombas ou música xuning. No entanto em cidade baixo sempre o volume nos semáforos ou em circulação lenta, gosto pouco de dar nas vistas, o oposto desse tipo de gente. Por isso acho que não deve haver limite nenhum (quem mede? os guardas já andam de pistola, cassetete, algemas, rádio, iriam também de ter de andar com um audiodosímetro atrás?) apenas bom senso.

                              Haver há, é preciso de vez em quando ler o livrinho de código .

                              Artigo 80.º


                              Poluição sonora

                              1-A condução de veículos e as operações de
                              carga e descarga devem fazer-se de modo a
                              evitar ruídos incómodos.
                              2-É proibido o trânsito de veículos a motor que
                              emitam ruídos superiores aos limites máximos
                              fixados em diploma próprio.
                              3-No uso de aparelhos radiofónicos ou de
                              reprodução sonora instalados no veículo é
                              proibido superar os limites sonoros
                              máximos fixados em diploma próprio.
                              4-As condições de utilização de dispositivos de
                              alarme sonoro antifurto em veículos podem ser
                              fixadas em regulamento .

                              http://www.dre.pt/pdf1sdip/2007/01/01200/03890398.PDF

                              ) «Ruído particular» o componente do ruído

                              ambiente que pode ser especificamente identificada por
                              meios acústicos e atribuída a uma determinada fonte


                              No caso em apreço , só em flagrante é que se podia fazer algo do género :

                              Artigo 27.
                              o
                              Medidas cautelares

                              1 — As entidades fiscalizadoras podem ordenar a
                              adopção das medidas imprescindíveis para evitar a pro-

                              dução de danos graves para a saúde humana e para
                              o bem-estar das populações em resultado de actividades
                              que violem o disposto no presente Regulamento.
                              2 — As medidas referidas no número anterior podem
                              consistir na suspensão da actividade, no encerramento
                              preventivo do estabelecimento ou na apreensão de equi-
                              pamento por determinado período de tempo.
                              3 — As medidas cautelares presumem-se decisões
                              urgentes, devendo a entidade competente, sempre que
                              possível, proceder à audiência do interessado conceden-
                              do-lhe prazo não inferior a três dias para se pronunciar

                              sonora
                              Editado pela última vez por rucsantos; 02 June 2013, 15:40.

                              Comentário


                                #16
                                Mas como é que uma autoridade mede os limites sonoros e aplica a lei? É a orelhómetro?

                                Comentário


                                  #17
                                  Esta questão faz-me pensar noutro assunto:

                                  Cada vez mais os carros são melhor insonorizados. Num carro com um bom isolamento sonoro e com o rádio com o som um pouco mais alto, mesmo sem estar aos berros, é fácil não ouvir algumas coisas que se passam lá fora. Não digo que não se oiça uma ambulância atrás, mas uma buzinadela ou mesmo uma sirene a aproximar-se podem passar despercebidos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                    Mas como é que uma autoridade mede os limites sonoros e aplica a lei? É a orelhómetro?

                                    Tem outro nome , Sonómetro .

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                      Tem outro nome , Sonómetro .
                                      Não me interessa o nome, interessa-me saber se os polícias na rua andam com um aparelho para medir decibéis. Eu acho que não andam mas se me confirmares que andam tanto melhor, é pena é não fazerem uso dele.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                        Não me interessa o nome, interessa-me saber se os polícias na rua andam com um aparelho para medir decibéis. Eu acho que não andam mas se me confirmares que andam tanto melhor, é pena é não fazerem uso dele.
                                        O problema é a aplicação da NP ( norma portuguesa) que estabelece determinados requesitos para se proceder à sua implementação e, na rua, é praticamente impossível de ser aplicada.
                                        Se andam ou não, desconheço.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isso é muito simples de resolver. Basta meter restrições nos auto-rádios como os leitores de DVD trazem de origem. Em andamento ou com o motor em funcionamento não permitiam que o volume subisse mais que X. Depois isso tinha de ser verificado nas IPO e também nas Operações Stop.
                                          Mas acho que isso é um exagero. Bastava que este sr tivesse sido "carimbado" por não ceder passagem à ambulância que ele deixava de ouvir musica assim ou começava a utilizar os retrovisores.

                                          PS. Eu sou a favor da instalação nas viaturas de emergência das protecções metálicas tipo "mata vacas". Um toque na traseira do Ibiza tinha resolvido a questão.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                            Isso é muito simples de resolver. Basta meter restrições nos auto-rádios como os leitores de DVD trazem de origem. Em andamento ou com o motor em funcionamento não permitiam que o volume subisse mais que X. Depois isso tinha de ser verificado nas IPO e também nas Operações Stop.
                                            Mas acho que isso é um exagero. Bastava que este sr tivesse sido "carimbado" por não ceder passagem à ambulância que ele deixava de ouvir musica assim ou começava a utilizar os retrovisores.

                                            PS. Eu sou a favor da instalação nas viaturas de emergência das protecções metálicas tipo "mata vacas". Um toque na traseira do Ibiza tinha resolvido a questão.

                                            Daqui a pouco estamos como no filme footloose em que é proibido ouvir musica nos carros.com tantas pseudo proibicoes daqui a mais vivemos como na antiga uniao sovietica.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                                              Esta questão faz-me pensar noutro assunto:

                                              Cada vez mais os carros são melhor insonorizados. Num carro com um bom isolamento sonoro e com o rádio com o som um pouco mais alto, mesmo sem estar aos berros, é fácil não ouvir algumas coisas que se passam lá fora. Não digo que não se oiça uma ambulância atrás, mas uma buzinadela ou mesmo uma sirene a aproximar-se podem passar despercebidos.
                                              Ja fiz bons km num Class S W221, e buzinadela ouve-se bem mesmo com musica. A insonorização dos carro esta melhor, mas ainda da para ouvir sons mais fortes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu acho que deveria existir um limite do barulho que um veículo pode produzir. Sempre achei que houvesse mas às vezes ouço tamanho trovão sonoro vindo de escapes de motas que fico na dúvida. Quanto ao barulho produzido no interior do veículo pode-se tornar perigoso em algumas situações porque a audição também é importante para a condução, mas como se pode conduzir com auriculares não faz sentido recriminar legalmente quem gosta de ouvir música alta.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O que me chateia mais é a poluição sonora (e ambiental) que é constante nas grandes cidades. Dentro dos grandes centros urbanos só deviam haver carros eléctricos ou a pedal! É impressionante o matracar dos infernos e o ar poluído que uma pessoa tem de suportar.

                                                  Comentário


                                                    #26

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Limbus4theboys;1067365058[B
                                                      ]Eu acho que deveria existir um limite do barulho que um veículo pode produzir. Sempre achei que houvesse mas às vezes ouço tamanho trovão sonoro vindo de escapes de motas que fico na dúvida[/B]. Quanto ao barulho produzido no interior do veículo pode-se tornar perigoso em algumas situações porque a audição também é importante para a condução, mas como se pode conduzir com auriculares não faz sentido recriminar legalmente quem gosta de ouvir música alta.

                                                      Tira lá as dúvidas :


                                                      Artigo 16.°
                                                      Motores
                                                      1– A eficácia do dispositivo silencioso a que se refere o (n.° 2 do artigo 29.°) do Código da Estrada deverá ser tal que a intensidade dos ruídos do escape dos motores, medida em decibéis, não exceda os seguintes valores:

                                                      Veículos de duas rodas:
                                                      Motociclos:
                                                      Com motor a dois tempos:
                                                      Cilindrada:....................................... .................................................. ............... dB (A)
                                                      £ 125 cm3.................................................. ........................................... 82
                                                      > 125 cm3.................................................. ........................................... 85
                                                      > 500 cm3.................................................. ........................................... 86
                                                      Com motor a quatro tempos:
                                                      Cilindrada
                                                      £ 125 cm3.................................................. ........................................... 83
                                                      £ 200 cm3.................................................. ........................................... 86
                                                      > 200 cm3.................................................. ........................................... 88
                                                      Veículos de três rodas:
                                                      Motor a dois tempos (gasolina):
                                                      Cilindrada > 50 cm3.................................................. ..................................... 86
                                                      Motor a quatro tempos (gasolina):
                                                      Cilindrada > 50 cm3.................................................. ..................................... 86
                                                      Motor a gasóleo........................................... .................................................. ... 88
                                                      Veículos de quatro rodas:
                                                      Automóveis ligeiros.......................................... .................................................. 85
                                                      Automóveis pesados de mercadorias e mistos:
                                                      Peso bruto em toneladas:
                                                      > 3,5 t + £ 12 t................................................. ..................................... 88
                                                      > 12................................................ .................................................. ... 90
                                                      Automóveis pesados de passageiros:
                                                      Peso bruto em toneladas:
                                                      £ 5 t................................................. .................................................. .. 88
                                                      > 5 t................................................. .................................................. .. 90
                                                      Compete à Direcção-Geral de Viação a fixação das condições de medição destes valores. (1.34.016.01.01) – Leve
                                                      2– O tubo de escape deve estar dirigido para a retaguarda ou para a esquerda do veículo, devendo nos automóveis de passageiros ser prolongado até à extremidade da caixa.
                                                      O silencioso e o tubo de escape devem estar afastados, pelo menos 10 cm, de qualquer material combustível.
                                                      Nos automóveis empregados exclusivamente no transporte de explosivos ou de substâncias facilmente inflamáveis o tubo de escape deve estar dirigido para a esquerda, sob a cabina do condutor, e ter a extremidade protegida por um guarda-chamas.
                                                      A infracção ao disposto nos n.os 1 e 2 será punida com coima de 15 000$ a 75 000$.
                                                      - Escape não dirigido para a retaguarda ou esquerda: Cod Inf.: 1.34.016.02.01 - Leve
                                                      - Escape não prolongado até à extremidade: Cod Inf.: 1.34.016.02.02 - Leve
                                                      - Distância inferior a 10 cm: Cod Inf.: 1.34.016.02.03 - Leve
                                                      3– É vedada a utilização de combustíveis diferentes dos mencionados nos respectivos livretes, bem como o uso de misturas de combustíveis. (1.34.016.03.01) – Leve
                                                      A contra-ordenação ao disposto neste número será punida com a coima de 20 000$ a 50 000$.
                                                      4– Quando num veículo automóvel se verificar a substituição do respectivo motor por outro de marca ou combustível diferente, alterar-se-á, na matrícula, a característica marca e acrescentar-se-á a palavra «reconstruído».
                                                      5– Os modelos dos motores de substituição carecem de prévia aprovação da Direcção-Geral de Viação, para o que os interessados deverão entregar, na mesma Direcção-Geral, com o respectivo requerimento, catálogos de que constem todas as características dos motores, diagramas relativos à potência, binário motor e consumo e, bem assim, quaisquer outros elementos que forem considerados indispensáveis.
                                                      A Direcção-Geral de Viação fixará o número de catálogos a entregar, bem como as condições a que deverá obedecer a documentação a apresentar pelos requerentes.
                                                      6– Por cada motor inspeccionado e registado pelas direcções de viação, nos termos do (n.° 4 do artigo 29.°) do Código da Estrada, será passada uma ficha, de modelo anexo a este Regulamento, que deverá acompanhar o livrete do veículo, sempre que seja utilizado o motor de substituição.
                                                      A contra-ordenação do disposto neste número será punida com a coima de 1 500$ a 7 500$. Se dentro de oito dias a ficha não for presente à autoridade indicada ao transgressor, a coima será elevada para 5 000$ a 25 000$.
                                                      7– A instalação nos motores dos veículos automóveis de aparelhos destinados a alterar qualquer das suas características regulamentares só poderá fazer-se depois de os respectivos modelos terem sido aprovados pela Direcção-Geral de Viação, que indicará a documentação a entregar para tal fim e as condições a que a mesma deverá obedecer.
                                                      A contra-ordenação do disposto neste número será punida com a coima de 20 000$ a 50 000$. (1.34.016.07.01) – Leve



                                                      O limite máximo vem descrito no Livrete/DUA .

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Limbus4theboys Ver Post
                                                        Eu acho que deveria existir um limite do barulho que um veículo pode produzir. Sempre achei que houvesse mas às vezes ouço tamanho trovão sonoro vindo de escapes de motas que fico na dúvida. Quanto ao barulho produzido no interior do veículo pode-se tornar perigoso em algumas situações porque a audição também é importante para a condução, mas como se pode conduzir com auriculares não faz sentido recriminar legalmente quem gosta de ouvir música alta.
                                                        E existe, mas os agentes não andam propriamente com os aparelhos às costas para medir.

                                                        Além de que, uma mota mesmo de origem debita sempre o dobro de barulho que um carro normal. Algo para comparar, uma mota debita tanto som como um superdesportivo (que também é legal andar na estrada).

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

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