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Mistura de gasóleo com gasolina

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    Mistura de gasóleo com gasolina

    Investigadores da University of Wisconsin (EUA) descobriram que o uso de uma mistura optimizada de gasolina/gasóleo no sistema de injecção de motores de combustão a diesel permite um aumento médio de eficiência de 20%, bem como uma redução da temperatura média de combustão de 40% e a consequente redução de emissões.



    A gasolina nunca poderia por si só alimentar um motor a diesel por ser menos reactiva do que o gasóleo e não entrar em combustão tão facilmente como este. Contudo, se utilizada numa mistura adequada com diesel pode ajudar ao arranque do motor, tornando-se numa espécie de “vela de ignição líquida”. A mistura depende das circunstâncias, uma vez que um camião carregado pode necessitar de um rácio de 85% de gasolina para 15% de diesel enquanto num veículo descarregado a mistura pode ser de aproximadamente 50%-50%.
    Esta mistura de combustíveis foi inicialmente calculada com um modelo computorizado e de seguida testada empiricamente numa retroescavadora Caterpillar de motor a diesel. Os testes confirmaram os dois grandes benefícios do mix de combustíveis. Primeiramente, as temperaturas de combustão podem ser reduzidas em até 40%, o que significa que há uma menor perda de energia devido à transferência de calor. Em segundo lugar, a combustão da mistura gera uma menor percentagem de inqueimados, o que permitiria poderia ajudar com bastante facilidade a cumprir os objectivos da Environmental Protection Agency dos EUA de redução em 90% da fuligem e em 80% do óxido de azoto até 2010.

    A mistura permitiu a também a obtenção de um recorde de eficiência térmica em motores a diesel de 53%. O melhor motor comercial a diesel do mundo consegue apenas 50%.

    Segundo a equipa responsável pelo estudo, se esta mistura fosse implementada em todos os motores a diesel dos EUA permitiria poupar cerca de quatro milhões de barris de crude por dia.

    Aqui:

    #2
    Originalmente Colocado por manelov Ver Post
    Investigadores da University of Wisconsin (EUA) descobriram que o uso de uma mistura optimizada de gasolina/gasóleo no sistema de injecção de motores de combustão a diesel permite um aumento médio de eficiência de 20%, bem como uma redução da temperatura média de combustão de 40% e a consequente redução de emissões.



    A gasolina nunca poderia por si só alimentar um motor a diesel por ser menos reactiva do que o gasóleo e não entrar em combustão tão facilmente como este. Contudo, se utilizada numa mistura adequada com diesel pode ajudar ao arranque do motor, tornando-se numa espécie de “vela de ignição líquida”. A mistura depende das circunstâncias, uma vez que um camião carregado pode necessitar de um rácio de 85% de gasolina para 15% de diesel enquanto num veículo descarregado a mistura pode ser de aproximadamente 50%-50%.
    Esta mistura de combustíveis foi inicialmente calculada com um modelo computorizado e de seguida testada empiricamente numa retroescavadora Caterpillar de motor a diesel. Os testes confirmaram os dois grandes benefícios do mix de combustíveis. Primeiramente, as temperaturas de combustão podem ser reduzidas em até 40%, o que significa que há uma menor perda de energia devido à transferência de calor. Em segundo lugar, a combustão da mistura gera uma menor percentagem de inqueimados, o que permitiria poderia ajudar com bastante facilidade a cumprir os objectivos da Environmental Protection Agency dos EUA de redução em 90% da fuligem e em 80% do óxido de azoto até 2010.

    A mistura permitiu a também a obtenção de um recorde de eficiência térmica em motores a diesel de 53%. O melhor motor comercial a diesel do mundo consegue apenas 50%.

    Segundo a equipa responsável pelo estudo, se esta mistura fosse implementada em todos os motores a diesel dos EUA permitiria poupar cerca de quatro milhões de barris de crude por dia.

    Aqui:

    Há já muitos anos que esta mistura é usada em certos países para melhorar o arranque a frio........

    Comentário


      #3
      Tens aqui um tópico que eu criei sobre isso:
      http://forum.autohoje.com/road-book/...riosidade.html

      Comentário


        #4
        Para mim a maior curiosidade está na eficiencia energética, já viram as médias que o pessoal do tópico dos consumos pode vir a fazer?

        Comentário


          #5
          O Metal passar a fazer médias de 2L/100 KM se assim for!

          Comentário


            #6
            Sempre houve pessoas a colocar uma parte de gasolina no gasóleo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por manelov Ver Post
              Para mim a maior curiosidade está na eficiencia energética, já viram as médias que o pessoal do tópico dos consumos pode vir a fazer?
              Se ainda juntarem um pouco de Acetona

              Exemplo de "Receitinha":

              50 L Gasóleo
              5 L Gasolina
              0,5 L Óleo 2 Tempos
              0,1 L Acetona Pura

              Comentário


                #8
                Sim, conforme referido e nos países de invernos rigorosos, no caso de não ter diesel preparado para as temperaturas negativas, as próprias marcas, recomendam que se faça uma mistura até uma proporção na ordem dos 15% (mais coisa menos coisa).



                Agora quanto à questão da eficiência na poupança, diminuindo o consumo... se assim for, melhor.

                Comentário


                  #9
                  Por acaso já conhecia...mas não era algo que fazia no meu carrito ...sabe-se lá

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                    #10
                    Aqui para estes lados é mais Jet A1!

                    Comentário


                      #11
                      "A gasolina nunca poderia por si só alimentar um motor a diesel por ser menos reactiva do que o gasóleo e não entrar em combustão tão facilmente como este. "

                      Quem escreveu isto faltou a todas as aulas de termodinâmica e de química orgânica...

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