Boa tarde a todos, este é o meu primeiro post no forum autohoje.
Decidi partilhar a minha última experiencia que culminou na aquisição do meu novo carro.
Considero que o mercado de automóveis é um "buyers market" (os compradores ditam as regras) e acabei por focar-me em carros usados semi-novos.
A apreciação que irei colocar é uma experiencia pessoal que vai de encontro ao meu gosto pessoal.
Carros testados (por ordem de teste)
Lexus IS200d Executive (150cv?) 2012
Ford Focus SW 1.6TDCI (90cv) 2010
Ford Mondeo SW 1.8TDCI (125cv) 2009 (testei as versões Trend e Titanium)
BMW 320d SW Maio 2013 (full extras, caixa automática 8 velocidades)
VW Passat SW 2.0 TDI (140cv) 2009
As linhas do Lexus e a curta distancia do pneu para a carroçaria diziam-me que o carro teria tendencias agressivas na estrada. A minha experiencia ditou exatamente o contrario. O tédio prevaleceu, o carro pede para andar devagar, o pisar na estrada é filtrado e pouco dinamico. O lado positivo é que o carro parece extremamente robusto, é muito bem construído e extremamente confortável. Passamos pelos buracos sem os sentir e não adorna nas curvas. O motor é potente e equilibrado em toda a caixa mas temos de conscientemente puxar por ele pois dá sempre a sensação que ele gosta é de andar devagar ou arrancar suavemente. O meu pai (com 64 anos) gostou muito mas não é para mim.
O Ford Focus SW foi uma surpresa muito agradável. E isto dito de um orgulhoso proprietário de um Focus 1.8TDDI 2001. A carrinha é extremamente equilibrada em termos de potencia, peso, caixa e consumos. O motor de 90Cv parece ter 110... Tem sempre potencia a baixas rotações, dá prazer a conduzir, é silencioso q.b. e ainda tem mala e bastante espaço atrás. É um carro que se pode usar todos os dias para o trabalho e ainda levar a familia de viagem com malas. Gostei sinceramente mas precisava de um carro maior, e este é mais pequeno que a anterior Focus SW.
O Ford Mondeo SW foi paixão ao primeiro segundo de teste. Por fora nunca me tinha despertado interesse pois parece (e é enorme) e fica-se com a sensação que conduz-se como um camião. Nada disso. Tem um comportamento em estrada absolutamente extraordinário para o tamanho que tem. Deu-me um prazer enorme de conduzir, atacar as curvas e ve-lo a desenvencilhar-se. A direção é muito precisa, a suspensão dá-nos o perfeito relevo da estrada e toda a confiança para cortar e sair das curvas com gosto. Depois da condução passei a achar o exterior muito mais bonito, sendo que o interior respira a gama automóvel alta. É silencioso na autoestrada e temos a sensação de "sala de estar" a 170km/h. O lado negativo: apesar de mais potente que o Focus, o motor é menos equilibrado e menos interessante a baixas rotações. Depois de passadas as ... 1800rpm ele tem o típico "boost" de motor a diesel e mantem um bom binário até às 4000rpm. Tem talvez o pior consumo de todos os testados.
Sempre gostei da condução dos BMW e este novo 320d é um pouco uma desilusão. Tendo dito isto, esqueci-me (que falha!) de carregar no botão "SPORT" para o testar a sério. É que os novos ajustam a suspensão, direção e caixa para uma condução mais desportiva. Acredito que com esta opção ligada ele tenha o verdadeiro comportamento expectável da BMW. Os lado positivos: robustez, requinte e tecnologia tudo em grande. Respira qualidade. A caixa auto de 8 velocidades é soberba e o motor potente a baixas, medias e altas rotações. Muito silencioso! Lado negativo principal: muito pequeno por dentro. Não parece ter mais espaço que o Ford Focus SW.
Por fim, o Passat. Não gostei de nada. Nunca gostei do design da VW. Acho-os inflacionados no preço, a condução é para esquecer. Um motor potente mas amorfo, adorna nas curvas, passa por buracos e dá a sensação de estarmos em cima de um colchão de água. O lado positivo seria o espaço interior e tamanho da mala mas aí é facilmente ultrapassado pelo Mondeo. Comporta-se muito bem a baixas rotações. Bons consumos. O design interior e exterior... pobre paupérrimo. Serviços mínimos....
Acabei por comprar o Mondeo SW 1.8 TDCI Trend. Preferia a versão Titanium por causa da cx de 6vel (a Trend tem apenas 5) que ajuda muito a gerir o motor de 125cv. Para além de ser o carro perfeito para mim em termos de tamanho e comportamento na estrada, foi também o melhor preço que arranjei e uma proposta irrecusável. A Ford desvaloriza muito mais do que os VW, Audi, BMW, etc mas não lhes fica atrás em qualidade de construção e materiais e fica à frente em termos de comportamento na estrada e dinamica de condução.
O meu pai que me acompanhou nos testes, comprou 3 semanas depois uma Mondeo SW 2.0TDCI (163cv) cx automatica de 6vel (invejoso!).
Decidi partilhar a minha última experiencia que culminou na aquisição do meu novo carro.
Considero que o mercado de automóveis é um "buyers market" (os compradores ditam as regras) e acabei por focar-me em carros usados semi-novos.
A apreciação que irei colocar é uma experiencia pessoal que vai de encontro ao meu gosto pessoal.
Carros testados (por ordem de teste)
Lexus IS200d Executive (150cv?) 2012
Ford Focus SW 1.6TDCI (90cv) 2010
Ford Mondeo SW 1.8TDCI (125cv) 2009 (testei as versões Trend e Titanium)
BMW 320d SW Maio 2013 (full extras, caixa automática 8 velocidades)
VW Passat SW 2.0 TDI (140cv) 2009
As linhas do Lexus e a curta distancia do pneu para a carroçaria diziam-me que o carro teria tendencias agressivas na estrada. A minha experiencia ditou exatamente o contrario. O tédio prevaleceu, o carro pede para andar devagar, o pisar na estrada é filtrado e pouco dinamico. O lado positivo é que o carro parece extremamente robusto, é muito bem construído e extremamente confortável. Passamos pelos buracos sem os sentir e não adorna nas curvas. O motor é potente e equilibrado em toda a caixa mas temos de conscientemente puxar por ele pois dá sempre a sensação que ele gosta é de andar devagar ou arrancar suavemente. O meu pai (com 64 anos) gostou muito mas não é para mim.
O Ford Focus SW foi uma surpresa muito agradável. E isto dito de um orgulhoso proprietário de um Focus 1.8TDDI 2001. A carrinha é extremamente equilibrada em termos de potencia, peso, caixa e consumos. O motor de 90Cv parece ter 110... Tem sempre potencia a baixas rotações, dá prazer a conduzir, é silencioso q.b. e ainda tem mala e bastante espaço atrás. É um carro que se pode usar todos os dias para o trabalho e ainda levar a familia de viagem com malas. Gostei sinceramente mas precisava de um carro maior, e este é mais pequeno que a anterior Focus SW.
O Ford Mondeo SW foi paixão ao primeiro segundo de teste. Por fora nunca me tinha despertado interesse pois parece (e é enorme) e fica-se com a sensação que conduz-se como um camião. Nada disso. Tem um comportamento em estrada absolutamente extraordinário para o tamanho que tem. Deu-me um prazer enorme de conduzir, atacar as curvas e ve-lo a desenvencilhar-se. A direção é muito precisa, a suspensão dá-nos o perfeito relevo da estrada e toda a confiança para cortar e sair das curvas com gosto. Depois da condução passei a achar o exterior muito mais bonito, sendo que o interior respira a gama automóvel alta. É silencioso na autoestrada e temos a sensação de "sala de estar" a 170km/h. O lado negativo: apesar de mais potente que o Focus, o motor é menos equilibrado e menos interessante a baixas rotações. Depois de passadas as ... 1800rpm ele tem o típico "boost" de motor a diesel e mantem um bom binário até às 4000rpm. Tem talvez o pior consumo de todos os testados.
Sempre gostei da condução dos BMW e este novo 320d é um pouco uma desilusão. Tendo dito isto, esqueci-me (que falha!) de carregar no botão "SPORT" para o testar a sério. É que os novos ajustam a suspensão, direção e caixa para uma condução mais desportiva. Acredito que com esta opção ligada ele tenha o verdadeiro comportamento expectável da BMW. Os lado positivos: robustez, requinte e tecnologia tudo em grande. Respira qualidade. A caixa auto de 8 velocidades é soberba e o motor potente a baixas, medias e altas rotações. Muito silencioso! Lado negativo principal: muito pequeno por dentro. Não parece ter mais espaço que o Ford Focus SW.
Por fim, o Passat. Não gostei de nada. Nunca gostei do design da VW. Acho-os inflacionados no preço, a condução é para esquecer. Um motor potente mas amorfo, adorna nas curvas, passa por buracos e dá a sensação de estarmos em cima de um colchão de água. O lado positivo seria o espaço interior e tamanho da mala mas aí é facilmente ultrapassado pelo Mondeo. Comporta-se muito bem a baixas rotações. Bons consumos. O design interior e exterior... pobre paupérrimo. Serviços mínimos....
Acabei por comprar o Mondeo SW 1.8 TDCI Trend. Preferia a versão Titanium por causa da cx de 6vel (a Trend tem apenas 5) que ajuda muito a gerir o motor de 125cv. Para além de ser o carro perfeito para mim em termos de tamanho e comportamento na estrada, foi também o melhor preço que arranjei e uma proposta irrecusável. A Ford desvaloriza muito mais do que os VW, Audi, BMW, etc mas não lhes fica atrás em qualidade de construção e materiais e fica à frente em termos de comportamento na estrada e dinamica de condução.
O meu pai que me acompanhou nos testes, comprou 3 semanas depois uma Mondeo SW 2.0TDCI (163cv) cx automatica de 6vel (invejoso!).
Comentário