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Incompetência minha, do mediador ou da AXA?

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    Incompetência minha, do mediador ou da AXA?

    Olá minha gente,

    Ora bem, venho aqui pedir alguma ajuda de quem é mais experiente nestas andanças com seguradoras e afins. Tenho um seguro AXA no meu carro (um opel corsa de 92, verdadeiro chaço, no sentido literal) e a situação é a seguinte:

    - Dia 31 de Maio, tive um acidente na VCI em que a culpa é claramente do outro veículo (seguia eu numa faixa, quando ele ao mudar de faixa e por não me ter visto, limpou-me literalmente a lateral toda do carro, partindo vidros, tirando para-choques, etc. Ninguém se aleijou, felizmente);

    - O homem assumiu naturalmente a culpa e preenchemos a declaração amigável;

    - Entreguei a declaração ao meu mediador para que fizesse seguir o processo. Fui contactado uns dias depois pela AXA para marcarmos a peritagem. Agendei com o homem, o perito foi lá, falou com o chapeiro, e deu um orçamento para reparar a viatura, sendo que pelo que percebi considerou ainda dizer que não valia o arranjo e dar-nos algum dinheiro (se fizer isto, quanto é que eu posso exigir? Ou posso exigir o carro reparado se achar que me estão a dar pouco?)

    Até aqui tudo relativamente normal. Abordei o meu mediador sobre um eventual veículo de substituição ao que ele me disse que podia alugar o veículo por conta própria e depois apresentar a fatura à AXA (em situações em que a culpa é clara e não há duvida), ou aguardar o resultado da peritagem e do veredicto da culpa e aí, a própria AXA alugaria o carro. Não por falta de certeza na culpa, mas por falta de tempo para ir lá alugar o carro e porque estava convencido que iria ser algo rápido, decidi esperar mais uns dias.

    Ora, para saber o do estado processo liguei para lá passados uns dias, e dizem-me que o outro condutor não tinha seguro inválido, e que portanto não podiam seguir com o processo. Se quisesse, podia recorrer ao fundo de garantia automóvel. Antes de o fazer, decidi tirar explicações com a companhia de transportes do camião do outro condutor. Que raio de companhia de transportes não tem seguro? Disseram-me que tinham mudado de seguro recentemente, e que só podia ter sido equivoco do condutor, visto que teria 2 cartas verdes no camião e usou a errada.

    Falei com o moderador que me disse que ia então re-submeter a participação, agora à suposta companhia certa. Isto na segunda-feira passada.

    Portanto, resumindo, a questão arrasta-se desde dia 31 de Maio (20 dias até hoje) e até agora não tenho sequer uma perspetiva de ter o assunto resolvido. O carro está em minha casa porque não podia estar a ocupar espaço no chapeiro e começa-me a fazer extrema falta. Tenho que fazer mea culpa porque por confiança no mediador e por não ter sido eu a fazer o seguro, não sei exatamente que condições tenho. O carro é fraco, e por razões monetárias ao fazer o seguro, quem fez, pediu provavelmente para pagar o menos possível, porque temos algumas dificuldades. Fui ver à apólice e aparentemente tenho o Pack 1 - 2000. Isto diz algo a alguém? Para além disso, não fala na descrição do plano de coberturas e capitais, de veículo de substituição em lado algum. Pelo que vi no site da AXA, "veículo de aluguer" (será isto?) só aparece nos packs mais caros. Pensei que isto fosse algo standard, mas ou estou enganado ou interpretei mal o que vi lá.

    Portanto, as questões aqui são:

    - Sendo o carro um chaço, quais são as minhas hipóteses, caso não queiram reparar? Posso exigir algum dinheiro? Quanto? Posso exigir que quero o carro reparado (caso ache que me vão dar pouco)?
    - O que é que devo fazer nesta situação de "ah, afinal não era essa seguradora"? O meu mediador está a "mexer-se" bem?
    - No Pack que tenho, terei direito a carro de substituição? Sei que tenho o seguro eventualmente mais rasca de todos, mas 20 dias e ainda não ver sequer um indício de reparação, ou algo parecido, começa a ser um pouco esticado, não?

    Como disse no ínicio, não tenho qualquer experiência em termos de seguros e acidente (felizmente) e por isso se alguém me conseguir dar uma ajuda, agradeço imenso. Gostava de estar informado antes de eventualmente tentar pressionar o mediador, ou a AXA de alguma forma.
    Cumprimentos,
    Editado pela última vez por helderasmoreira; 19 June 2013, 22:33.

    #2
    Boas,
    segundo o site, o Pack1 não tem direito a veículo de substituição: Protec - seguro automóvel, agora mais barato. Um seguro automóvel da AXA Portugal
    De qualquer forma, julgo que quem teria que te pagar o veículo de aluguer seria a outra seguradora e nunca a tua, pois a culpa do sinistro não foi tua. É que assim a AXA iria incorrer num custo que não seria da sua responsabilidade.
    Por acaso já conseguiste perceber qual é que é a seguradora do veiculo que te bateu? esses é que agora têm que se mexer para te pagar o sinistro, pois conforme disse, não sendo tu o culpado, a tua cª não irá assumir nada. Julgo que nos casos dos seguros de Danos Próprios é que eles dizem que podemos optar por accionar os nossos DP para arranjar o carro e depois as companhias acertam entre si os pagamentos depois de apurar as responsabilidades (ou seja, no limite a nossa seguradora receberia da outra o valor do arranjo).
    Mas aperta com o teu mediador para ele se mexer e saber o ponto de situação do sinistro.

    Cumps

    PS: se tens a matricula do veículo que te bateu, vai ao site ISP - Instituto de Seguros de Portugal e cá em baixo há um campo "Verificar seguro através da matrícula" onde podes ver em que seguradora está ele.
    Editado pela última vez por mpereira; 19 June 2013, 22:40.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
      Boas,
      segundo o site, o Pack1 não tem direito a veículo de substituição: Protec - seguro automóvel, agora mais barato. Um seguro automóvel da AXA Portugal
      De qualquer forma, julgo que quem teria que te pagar o veículo de aluguer seria a outra seguradora e nunca a tua, pois a culpa do sinistro não foi tua. É que assim a AXA iria incorrer num custo que não seria da sua responsabilidade.
      Por acaso já conseguiste perceber qual é que é a seguradora do veiculo que te bateu? esses é que agora têm que se mexer para te pagar o sinistro, pois conforme disse, não sendo tu o culpado, a tua cª não irá assumir nada. Julgo que nos casos dos seguros de Danos Próprios é que eles dizem que podemos optar por accionar os nossos DP para arranjar o carro e depois as companhias acertam entre si os pagamentos depois de apurar as responsabilidades (ou seja, no limite a nossa seguradora receberia da outra o valor do arranjo).
      Mas aperta com o teu mediador para ele se mexer e saber o ponto de situação do sinistro.

      Cumps

      PS: se tens a matricula do veículo que te bateu, vai ao site ISP - Instituto de Seguros de Portugal e cá em baixo há um campo "Verificar seguro através da matrícula" onde podes ver em que seguradora está ele.
      Antes de mais, obrigada pela ajuda.
      O que dizes sobre ser a outra seguradora a pagar o veículo faz sentido de facto. Mas e se eles não tiverem isso no plano?
      A seguradora é a Allianz, pelo que consegui perceber.

      Comentário


        #4
        Muitas vezes, eles tentam esquivar-se ao veículo de substituição, a não ser que o do sinistrado seja um veículo de trabalho e por isso imprescindível para a pessoa no seu dia-a-dia.
        Aconselho-te a amanhã ligares para a Allianz ou veres um balcão perto de ti e ires lá informar-te do ponto de situação do sinistro e perguntar sobre isso, para ver o que te dizem.

        Comentário


          #5
          Mas o que é que interessa se o teu seguro tem carro de substituição?

          Se não foste o culpado tens direito a carro de substituição e acabou.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
            Mas o que é que interessa se o teu seguro tem carro de substituição?

            Se não foste o culpado tens direito a carro de substituição e acabou.
            Acredito que não interesse, daí eu dizer mesmo que não sei :P

            Basicamente então o facto de eu ter no meu seguro essa modalidade, é para que caso eu tenha a culpa, e o outro queira o veículo, eu não tenha que pagar do meu bolso? Ou caso o outro tenha a culpa e eu queira na mesma veículo de substituição para mim?

            Comentário


              #7
              Desde o DL 291/07, o Segurador tem de dar viatura de substituição, a partir do momento que assuma a responsabilidade.
              ,

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                Desde o DL 291/07, o Segurador tem de dar viatura de substituição, a partir do momento que assuma a responsabilidade.
                ,
                Tenho de comprovar que necessito do veículo? Ou posso exigir simplesmente?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por helderasmoreira Ver Post
                  Tenho de comprovar que necessito do veículo? Ou posso exigir simplesmente?
                  Antes de mais tens que esperar que haja uma seguradora a assumir a responsabilidade!

                  Comentário


                    #10
                    O mediador, através da matricula do veículo culpado, chega facilmente à apólice em vigor.
                    Não percebo que raio de mediador é esse...


                    @ helderasmoreira, consulta --> aqui <-- através da matricula do outro condutor se existe uma apólice ativa.
                    Editado pela última vez por TSport; 20 June 2013, 10:04.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                      O mediador, através da matricula do veículo culpado, chega facilmente à apólice em vigor.
                      Não percebo que raio de mediador é esse...


                      @ helderasmoreira, consulta --> aqui <-- através da matricula do outro condutor se existe uma apólice ativa.
                      Se o outro condutor preencheu a declaração amigável com os dados errados acho que o erro do mediador foi um erro honesto. Podia acontecer com qualquer um de nós!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                        Se o outro condutor preencheu a declaração amigável com os dados errados acho que o erro do mediador foi um erro honesto. Podia acontecer com qualquer um de nós!
                        Acho que qualquer mediador com pés e cabeça, vai pesquisar de imediato todas as infos relativas à matricula do outro carro...pelo menos, é isso que o meu faz

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                          Acho que qualquer mediador com pés e cabeça, vai pesquisar de imediato todas as infos relativas à matricula do outro carro...pelo menos, é isso que o meu faz
                          Acho que não será bem assim...

                          "Disseram-me que tinham mudado de seguro recentemente, e que só podia ter sido equivoco do condutor, visto que teria 2 cartas verdes no camião e usou a errada"

                          Neste caso, e como teriam mudado recentemente de companhia de seguros, até podia acontecer de ainda não constar na base de dados SEGURNET, a nova companhia de seguros e apólice...
                          Também quando se preenche uma declaração amigável, ambos os intervenientes devem confirmar os dados colocados na DAAA, para o caso de qualquer espertinho inventar um Nome, Uma companhia, Uma Apólice e até uma matricula....

                          Por tudo isto, acho que nem o Mediador, nem A AXA, têm culpa...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                            Acho que qualquer mediador com pés e cabeça, vai pesquisar de imediato todas as infos relativas à matricula do outro carro...pelo menos, é isso que o meu faz
                            O teu mediador habituou-te mal! Por acaso antes de ler o teu post estava a pensar porque razão o user tem um mediador e anda aqui a perguntar estas coisas. Ainda recentemente me partiram um farolim ao kia quando estava estacionado. Mandei a participação amigável para o meu mediador por e-mail e ele é que tratou de tudo. Apenas me ligou para marcar a peritagem e a reparação.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Portilho Ver Post
                              Acho que não será bem assim...

                              "Disseram-me que tinham mudado de seguro recentemente, e que só podia ter sido equivoco do condutor, visto que teria 2 cartas verdes no camião e usou a errada"

                              Neste caso, e como teriam mudado recentemente de companhia de seguros, até podia acontecer de ainda não constar na base de dados SEGURNET, a nova companhia de seguros e apólice...
                              Também quando se preenche uma declaração amigável, ambos os intervenientes devem confirmar os dados colocados na DAAA, para o caso de qualquer espertinho inventar um Nome, Uma companhia, Uma Apólice e até uma matricula....

                              Por tudo isto, acho que nem o Mediador, nem A AXA, têm culpa...
                              E com isto ficamos a saber quem é o mediador... doeu-se logo! Estou no gozo, não leves a mal. Acho que o mediador tem estado muito ocupado. Não conferiu os dados, não informa o cliente... qualquer chega lá o cliente para pagar e ele não tem tempo para receber...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                E com isto ficamos a saber quem é o mediador... doeu-se logo! Estou no gozo, não leves a mal. Acho que o mediador tem estado muito ocupado. Não conferiu os dados, não informa o cliente... qualquer chega lá o cliente para pagar e ele não tem tempo para receber...
                                Estás enganado...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                  (...) Ainda recentemente me partiram um farolim ao kia quando estava estacionado. Mandei a participação amigável para o meu mediador por e-mail e ele é que tratou de tudo. Apenas me ligou para marcar a peritagem e a reparação.
                                  No mês passado, bateram-me na carrinha durante a noite.
                                  Liguei ao mediador, expliquei o sucedido e passados algun minutos tinha no e-mail a DAAA em .pdf já toda preenchida.
                                  Só lhe respondi ao e-mail com o declaração assinada e enviei as fotos que tirei do local, nada mais
                                  Há malta que trabalha bem
                                  Editado pela última vez por TSport; 21 June 2013, 15:32.

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