Olá minha gente,
Ora bem, venho aqui pedir alguma ajuda de quem é mais experiente nestas andanças com seguradoras e afins. Tenho um seguro AXA no meu carro (um opel corsa de 92, verdadeiro chaço, no sentido literal) e a situação é a seguinte:
- Dia 31 de Maio, tive um acidente na VCI em que a culpa é claramente do outro veículo (seguia eu numa faixa, quando ele ao mudar de faixa e por não me ter visto, limpou-me literalmente a lateral toda do carro, partindo vidros, tirando para-choques, etc. Ninguém se aleijou, felizmente);
- O homem assumiu naturalmente a culpa e preenchemos a declaração amigável;
- Entreguei a declaração ao meu mediador para que fizesse seguir o processo. Fui contactado uns dias depois pela AXA para marcarmos a peritagem. Agendei com o homem, o perito foi lá, falou com o chapeiro, e deu um orçamento para reparar a viatura, sendo que pelo que percebi considerou ainda dizer que não valia o arranjo e dar-nos algum dinheiro (se fizer isto, quanto é que eu posso exigir? Ou posso exigir o carro reparado se achar que me estão a dar pouco?)
Até aqui tudo relativamente normal. Abordei o meu mediador sobre um eventual veículo de substituição ao que ele me disse que podia alugar o veículo por conta própria e depois apresentar a fatura à AXA (em situações em que a culpa é clara e não há duvida), ou aguardar o resultado da peritagem e do veredicto da culpa e aí, a própria AXA alugaria o carro. Não por falta de certeza na culpa, mas por falta de tempo para ir lá alugar o carro e porque estava convencido que iria ser algo rápido, decidi esperar mais uns dias.
Ora, para saber o do estado processo liguei para lá passados uns dias, e dizem-me que o outro condutor não tinha seguro inválido, e que portanto não podiam seguir com o processo. Se quisesse, podia recorrer ao fundo de garantia automóvel. Antes de o fazer, decidi tirar explicações com a companhia de transportes do camião do outro condutor. Que raio de companhia de transportes não tem seguro? Disseram-me que tinham mudado de seguro recentemente, e que só podia ter sido equivoco do condutor, visto que teria 2 cartas verdes no camião e usou a errada.
Falei com o moderador que me disse que ia então re-submeter a participação, agora à suposta companhia certa. Isto na segunda-feira passada.
Portanto, resumindo, a questão arrasta-se desde dia 31 de Maio (20 dias até hoje) e até agora não tenho sequer uma perspetiva de ter o assunto resolvido. O carro está em minha casa porque não podia estar a ocupar espaço no chapeiro e começa-me a fazer extrema falta. Tenho que fazer mea culpa porque por confiança no mediador e por não ter sido eu a fazer o seguro, não sei exatamente que condições tenho. O carro é fraco, e por razões monetárias ao fazer o seguro, quem fez, pediu provavelmente para pagar o menos possível, porque temos algumas dificuldades. Fui ver à apólice e aparentemente tenho o Pack 1 - 2000. Isto diz algo a alguém? Para além disso, não fala na descrição do plano de coberturas e capitais, de veículo de substituição em lado algum. Pelo que vi no site da AXA, "veículo de aluguer" (será isto?) só aparece nos packs mais caros. Pensei que isto fosse algo standard, mas ou estou enganado ou interpretei mal o que vi lá.
Portanto, as questões aqui são:
- Sendo o carro um chaço, quais são as minhas hipóteses, caso não queiram reparar? Posso exigir algum dinheiro? Quanto? Posso exigir que quero o carro reparado (caso ache que me vão dar pouco)?
- O que é que devo fazer nesta situação de "ah, afinal não era essa seguradora"? O meu mediador está a "mexer-se" bem?
- No Pack que tenho, terei direito a carro de substituição? Sei que tenho o seguro eventualmente mais rasca de todos, mas 20 dias e ainda não ver sequer um indício de reparação, ou algo parecido, começa a ser um pouco esticado, não?
Como disse no ínicio, não tenho qualquer experiência em termos de seguros e acidente (felizmente) e por isso se alguém me conseguir dar uma ajuda, agradeço imenso. Gostava de estar informado antes de eventualmente tentar pressionar o mediador, ou a AXA de alguma forma.
Cumprimentos,
Ora bem, venho aqui pedir alguma ajuda de quem é mais experiente nestas andanças com seguradoras e afins. Tenho um seguro AXA no meu carro (um opel corsa de 92, verdadeiro chaço, no sentido literal) e a situação é a seguinte:
- Dia 31 de Maio, tive um acidente na VCI em que a culpa é claramente do outro veículo (seguia eu numa faixa, quando ele ao mudar de faixa e por não me ter visto, limpou-me literalmente a lateral toda do carro, partindo vidros, tirando para-choques, etc. Ninguém se aleijou, felizmente);
- O homem assumiu naturalmente a culpa e preenchemos a declaração amigável;
- Entreguei a declaração ao meu mediador para que fizesse seguir o processo. Fui contactado uns dias depois pela AXA para marcarmos a peritagem. Agendei com o homem, o perito foi lá, falou com o chapeiro, e deu um orçamento para reparar a viatura, sendo que pelo que percebi considerou ainda dizer que não valia o arranjo e dar-nos algum dinheiro (se fizer isto, quanto é que eu posso exigir? Ou posso exigir o carro reparado se achar que me estão a dar pouco?)
Até aqui tudo relativamente normal. Abordei o meu mediador sobre um eventual veículo de substituição ao que ele me disse que podia alugar o veículo por conta própria e depois apresentar a fatura à AXA (em situações em que a culpa é clara e não há duvida), ou aguardar o resultado da peritagem e do veredicto da culpa e aí, a própria AXA alugaria o carro. Não por falta de certeza na culpa, mas por falta de tempo para ir lá alugar o carro e porque estava convencido que iria ser algo rápido, decidi esperar mais uns dias.
Ora, para saber o do estado processo liguei para lá passados uns dias, e dizem-me que o outro condutor não tinha seguro inválido, e que portanto não podiam seguir com o processo. Se quisesse, podia recorrer ao fundo de garantia automóvel. Antes de o fazer, decidi tirar explicações com a companhia de transportes do camião do outro condutor. Que raio de companhia de transportes não tem seguro? Disseram-me que tinham mudado de seguro recentemente, e que só podia ter sido equivoco do condutor, visto que teria 2 cartas verdes no camião e usou a errada.
Falei com o moderador que me disse que ia então re-submeter a participação, agora à suposta companhia certa. Isto na segunda-feira passada.
Portanto, resumindo, a questão arrasta-se desde dia 31 de Maio (20 dias até hoje) e até agora não tenho sequer uma perspetiva de ter o assunto resolvido. O carro está em minha casa porque não podia estar a ocupar espaço no chapeiro e começa-me a fazer extrema falta. Tenho que fazer mea culpa porque por confiança no mediador e por não ter sido eu a fazer o seguro, não sei exatamente que condições tenho. O carro é fraco, e por razões monetárias ao fazer o seguro, quem fez, pediu provavelmente para pagar o menos possível, porque temos algumas dificuldades. Fui ver à apólice e aparentemente tenho o Pack 1 - 2000. Isto diz algo a alguém? Para além disso, não fala na descrição do plano de coberturas e capitais, de veículo de substituição em lado algum. Pelo que vi no site da AXA, "veículo de aluguer" (será isto?) só aparece nos packs mais caros. Pensei que isto fosse algo standard, mas ou estou enganado ou interpretei mal o que vi lá.
Portanto, as questões aqui são:
- Sendo o carro um chaço, quais são as minhas hipóteses, caso não queiram reparar? Posso exigir algum dinheiro? Quanto? Posso exigir que quero o carro reparado (caso ache que me vão dar pouco)?
- O que é que devo fazer nesta situação de "ah, afinal não era essa seguradora"? O meu mediador está a "mexer-se" bem?
- No Pack que tenho, terei direito a carro de substituição? Sei que tenho o seguro eventualmente mais rasca de todos, mas 20 dias e ainda não ver sequer um indício de reparação, ou algo parecido, começa a ser um pouco esticado, não?
Como disse no ínicio, não tenho qualquer experiência em termos de seguros e acidente (felizmente) e por isso se alguém me conseguir dar uma ajuda, agradeço imenso. Gostava de estar informado antes de eventualmente tentar pressionar o mediador, ou a AXA de alguma forma.
Cumprimentos,
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