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Aprovar a inspecção com falhas leves um ano depois

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    Aprovar a inspecção com falhas leves um ano depois

    Olá a todos,

    É o meu primeiro post e queria colocar-vos uma dúvida.

    O meu Nissan Micra passou no ano passado a inspecção com duas falhas leves.
    Afinação incorrecta do travão de mão e guarda-pós da transmissão do lado direito em mau estado.

    As minhas dúvidas são:
    1- Se aparecer este ano sem ter tocado no carro, nesses dois pontos, as falhas leves passam automaticamente a graves e o carro é reprovado?

    2-a nível de utilização do veículo, são problemas a ter em linha de conta para o futuro imediato?

    3- e já agora, consultei um mecânico sobre um possível orçamento para resolver os dois problemas e disse-me que estaria entre 80 e 100 euros. É um preço dentro dos parâmetros normais de mercado? Parece-me excessivo!

    obrigado pelo vosso feedback

    #2
    Originalmente Colocado por MLP84 Ver Post
    Olá a todos,

    É o meu primeiro post e queria colocar-vos uma dúvida.

    O meu Nissan Micra passou no ano passado a inspecção com duas falhas leves.
    Afinação incorrecta do travão de mão e guarda-pós da transmissão do lado direito em mau estado.

    As minhas dúvidas são:
    1- Se aparecer este ano sem ter tocado no carro, nesses dois pontos, as falhas leves passam automaticamente a graves e o carro é reprovado?


    2-a nível de utilização do veículo, são problemas a ter em linha de conta para o futuro imediato?

    3- e já agora, consultei um mecânico sobre um possível orçamento para resolver os dois problemas e disse-me que estaria entre 80 e 100 euros. É um preço dentro dos parâmetros normais de mercado? Parece-me excessivo!

    obrigado pelo vosso feedback
    Relativamente a esta :

    Artigo 13.º Reprovação do veículo
    1 — Os veículos são reprovados sempre que:
    a) Se verifiquem mais de cinco deficiências do tipo 1;
    b) Se verifiquem uma ou mais deficiências dos tipos 2 ou 3;
    c) Não seja efetuada a correção da deficiência ou deficiências anteriormente anotadas, salvo as relativas ao
    documento de identificação do veículo.
    2 — Os veículos que apresentem deficiências do tipo 2
    nos sistemas de direção, suspensão ou travagem não podem
    transportar passageiros, nem carga, enquanto não forem aprovados.
    3 — Os veículos que apresentem deficiências do tipo 3
    podem circular apenas para deslocação até ao local de
    reparação e posterior regresso ao centro de inspeção para
    confirmar a correção das anomalias.
    4 — Sempre que o veículo tenha sido aprovado com
    deficiências do tipo 1 ou reprovado em inspeção, pode o
    mesmo, no prazo de 30 dias, voltar ao centro de inspeção
    para confirmar a correção das deficiências anotadas na
    ficha de inspeção.
    5 — No caso de veículo reprovado, o prazo referido no
    número anterior será reduzido para 15 dias sempre que as
    deficiências constatadas na inspeção ou reinspeção prece-
    dente não tenham sido atempadamente corrigidas.
    6 — No caso de o veículo não ser aprovado em inspeção
    extraordinária ou para nova matrícula, pode o mesmo, no
    prazo de 30 dias, solicitar ao centro que confirme a corre-
    ção dos motivos da não aprovação.
    7 — Sem prejuízo das coimas aplicáveis, o não cumpri-
    mento do disposto no n.º 3 implica a apreensão do docu-
    mento de identificação do veículo, nos termos da alínea
    f) do n.º 1 do artigo 161.º do Código da Estrada
    Editado pela última vez por rucsantos; 20 June 2013, 16:53.

    Comentário


      #3
      Boas,

      Respondendo às tuas dúvidas por aquilo que sei.
      1 - Se os problemas forem reincidentes de um ano para o outro o carro não passa.
      2 - Daquilo que percebi os únicos problemas que te detectaram foram o fole da transmissão no lado direito e o travão de mão incorrectamente afinado, ora, se não trocares o fole, eventualmente aquilo que te poderá acontecer é teres que trocar completamente a transmissão, o que se torna mais dispendioso.
      3 - 80 a 100€ já com mão de obra e material não me parece muito, mas só sabendo a cilindrada do carro e o ano te poderemos dar valores para material.


      PS: volto a referir que isto é daquilo que sei, não tomes este meu post como uma verdade incontestável ;)
      Cumps

      Comentário


        #4
        Obrigado StNC,

        O carro é um Nissan Micra K11 de 2002.

        Fiquei com a sensação de que a afinação e a peça da transmissão não ultrapassariam, juntas, os 30-40 euros, pelo que me estão a querer cobrar 50 euros de mão de obra.

        obrigado pelo feedback!

        Comentário


          #5
          Boas,

          Tudo depende também de como está a transmissão depois de andar um ano com o fole rebentado, pode ter que mudar mais qualquer coisa para além do fole.
          Partindo do principio que o teu carro é o 1.0 de 54cv, tens aqui o valor do fole.
          Jogo de foles, direcção para o seu NISSAN MICRA II (K11) 1.0 i 16V (54Cv)
          Se tiveres jeito para a "bricolage" até tu podes fazer a troca e a afinação poupando assim o valor da mão de obra, se não tiveres jeito acho que será mais seguro entregares o carro a alguém que o possa fazer sabendo aquilo que está a fazer.

          Cumps

          Comentário


            #6
            Como referido, se tiveres andado com fole roto durante um ano, uma coisa que custaria uns 20€ (preço do fole), a falta de lubrificação dos rolamentos, poderá entretanto levar a que tenha de levar rolamentos ou mesmos o eixo de transmissão...

            O que como é óbvio, eleva o preço da reparação.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MLP84 Ver Post
              Olá a todos,

              É o meu primeiro post e queria colocar-vos uma dúvida.

              O meu Nissan Micra passou no ano passado a inspecção com duas falhas leves.
              Afinação incorrecta do travão de mão e guarda-pós da transmissão do lado direito em mau estado.

              As minhas dúvidas são:
              1- Se aparecer este ano sem ter tocado no carro, nesses dois pontos, as falhas leves passam automaticamente a graves e o carro é reprovado?

              2-a nível de utilização do veículo, são problemas a ter em linha de conta para o futuro imediato?

              3- e já agora, consultei um mecânico sobre um possível orçamento para resolver os dois problemas e disse-me que estaria entre 80 e 100 euros. É um preço dentro dos parâmetros normais de mercado? Parece-me excessivo!

              obrigado pelo vosso feedback
              Um ano depois o carro está na mesma??????

              nesse caso



              P.S.- já agora diga-me lá por onde costuma circular............gostaria de evitar passar por essas estradas!

              Comentário


                #8
                StNC,

                Realmente não tenho muito jeito para isso. Não me comentaram nada mais que o fole, mas pode ser que seja isso.

                NTO, Louissoua6,

                Neste ano não fiz mais de 2500 kms com o carro, não tem uma utilização regular por isso não sei até que ponto uma kilometragem tão reduzida possa ter contribuido para não danificar mais nenhum elemento do veículo!

                Comentário


                  #9
                  Louissoua6,

                  "P.S.- já agora diga-me lá por onde costuma circular............gostaria de evitar passar por essas estradas!
                  "

                  Não percebi!

                  Comentário


                    #10
                    atenção que é o fole de transmissão, não direcção. se fôr o fole junto à roda, o preço do fole é parecido, mas dá muito mais trabalho.
                    Não reparar isto imediatamente pode causar danos na ponteira de transmissão, que é bastante mais cara! Em principio, se não ouves barulhos ao arrancar, não deve haver problema.

                    A afinação do travão de mão pode "esconder" outros problemas, especialmente fugas nos bombitos. Se a fuga fôr pequena, só ao desmontar é que se vê, bem como o estado dos calços.

                    Se o travão de mão precisar apenas de afinação e o fole fôr junto à roda, 100€ é um exagero. a preços de MO normais de Lisboa, 70-80€ chegam.
                    Tens que ter em atenção que, por mais cuidados que tenhas, são raros os carros que não precisam de qualquer ajuste de um ano para o outro!

                    Caso sejas de Lisboa, estou disponivel para ajudar.

                    edit: reparei agora que não andas muito com o carro. Cuidado com o estado dos pneus, tubagens dos travões, etc etc...lá por o carro não andar, não quer dizer que não haja "desgaste"!
                    Editado pela última vez por Eliselotus; 20 June 2013, 18:58.

                    Comentário


                      #11
                      Eliselotus,

                      Obrigado, sou do Porto mas vivo fora de Portugal. O carro está lá e são familiares que tratam da manutenção e por isso não fui pessoalmente ao mecânico para lhe fazer essas perguntas. Por isso talvez imagino que lhes tenham dito entre 80 e 100, dependendo de como está realmente o carro.

                      Como comentei antes, neste ano o carro não fez muito mais de 2 mil kms, por isso não sei até que ponto a situação pode ter piorado. Quando o utilizei não notei nada fora do normal nem nenhum zumbido. O fole, imagino pela descrição, que seja de transmissão, junto á roda, mas não sou expert.

                      Quanto aos pneus, tenho-os controlados. Foram mudados há pouco tempo e verifica-se a pressão mensalmente. As pastilhas foram também trocadas há pouco, com a mudança do óleo. Há um ano e meio fez um check up geral e não detectaram nada numa Bosch, por isso até me surpreendi com essas falhas leves quando o levaram à inspecção, muito mais se é algo tão relevante como a transmissão e o travão de mão.

                      obrigado!

                      Comentário


                        #12
                        A afinação do travão são 10 minutos para quem sabe... quem não sabe fazê-lo tem de pagar a quem o saiba. No mínimo será cobrada meia hora, são 15€ + 23% de IVA.

                        O fole pode custar uns 20€ mais .... um porradão de tempo! No mínimo 1h porque não estamos na Fórmula 1. Portanto mais 30€ + 23% do IVA.

                        Total = 80€ preço para amigos!!! E se não houver berbicachos para mudar esse fole! Se o fole do outro lado tb já não estiver nas couves, se os folezinhos e borrachinhas da direcção não estiverem gretadas...

                        Já o devias ter mudado há um ano... provavelmente tentaste poupar 50€ para em breve teres de mudar a união homocinética...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                          Um ano depois o carro está na mesma??????

                          nesse caso



                          P.S.- já agora diga-me lá por onde costuma circular............gostaria de evitar passar por essas estradas!
                          Não sejam assim...

                          Eu cheguei a ter um carro reprovado por duas vezes por causa do mija-mija atrás não mandar água. Nunca uso aquilo e acaba por entupir, nos dias de inspecção é que se lembram de experimentar e reprovaram-me o carro em dois anos por causa disso. Tive de ir à oficina limpar a tubagem e voltar lá...

                          Comentário


                            #14
                            CL,

                            Obrigado pelo esclarecimento.

                            Como comentei antes, não sou eu quem trata da manutenção do carro, vou três ou quatro vezes ao ano a Portugal, por pouco tempo, e não fazia a minima ideia da gravidade da falta, caso contrário naturalmente que a tinha resolvido logo. Não era por mais 50 ou menos 50 euros que quero comprometer a vida do carro.

                            Vou informar-me de orçamentos em várias oficinas da zona onde está, mas imagino que os teus cálculos façam todo o sentido. Obrigado pelo feedback!

                            Comentário


                              #15
                              MCabral,

                              Tenho o carro há 12 anos (115 mil kms) e foi o primeiro ano de inspecção que teve qualquer tipo de falta. São coisas que acontecem.

                              Como o veículo tem uma kilometragem anual extremamente reduzida (nos últimos seis anos fez menos de 30 mil kms), imagino que qualquer problema que num carro de 15-20 mil kms anuais possa piorar gravemente durante um ano de utilização, neste caso não chegue a esses extremos.

                              Comentário

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