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Anticongelante clio II

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    Anticongelante clio II

    Recentemente andei a mudar o anticongelante ao meu clio II 1.9D porque estava sujo. Aproveitei mudei o termostato por prevenção já que tava sem líquido. Nas primeiras vezes que andei com o carro o nível baixou o que acho normal e acrescentei. Agora acontece um coisa estranha, o líquido não desaparece mas quando estaciono o carro depois de quente vou ver e tá 1cm acima do máximo depois de frio vou a ver e tá uns milímetros baixo do máximo tal como deixei. Isto é normal? É que nunca aconteceu antes foi só depois de ter mudado o líquido...
    Já abri a tampa com ele a trabalhar, já abri em frio e meti a trabalhar, já apertei os tubos, já fiz de tudo mas continua acontecer aquilo...
    Quando o carro está a trabalhar o líquido parece estagnado não faz nada é normal ser assim?

    Obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por Radar100 Ver Post
    Recentemente andei a mudar o anticongelante ao meu clio II 1.9D porque estava sujo. Aproveitei mudei o termostato por prevenção já que tava sem líquido. Nas primeiras vezes que andei com o carro o nível baixou o que acho normal e acrescentei. Agora acontece um coisa estranha, o líquido não desaparece mas quando estaciono o carro depois de quente vou ver e tá 1cm acima do máximo depois de frio vou a ver e tá uns milímetros baixo do máximo tal como deixei. Isto é normal? É que nunca aconteceu antes foi só depois de ter mudado o líquido...
    Já abri a tampa com ele a trabalhar, já abri em frio e meti a trabalhar, já apertei os tubos, já fiz de tudo mas continua acontecer aquilo...
    Quando o carro está a trabalhar o líquido parece estagnado não faz nada é normal ser assim?

    Obrigado

    Não te preocupes porque é normal.
    Assim está a funcionar perfeito.

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      #3
      ExaCtamente no meu é igual, quando está quente sobe, quando está frio desce, no fundo é como o pénis

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        #4
        E o correcto é verificar o nível com o carro quente.

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          #5
          Se é normal fico mais descansado
          O que é que vocês acham? Tiro com uma seringa o líquido a quente até ele ir pra linha do máximo (que assim quando esfriar vai pra perto do mínimo) ou deixo estar assim porque não tem mal?

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            #6
            Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
            E o correcto é verificar o nível com o carro quente.
            Verificar o nível do glicol com o motor quente? Não sei onde viste isso, mas estás sujeito a queimares-te com a brincadeira.

            Quanto ao nível estar mais acima com o motor quente, é normal. Todos os materiais e fluidos expandem com o calor.

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              #7
              Nunca ouvi falar em verificar com o motor quente, porque pode haver risco de queimaduras.

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                #8
                Se abrires o capot e tiver acima do maximo com o carro quente, quando arrefecer sabes que tens que tirar um pouco. Não é preciso corrigir com o carro quente. É so verificar o nivel a quente. Queimaduras, com cuidado não acontece

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                  Se abrires o capot e tiver acima do maximo com o carro quente, quando arrefecer sabes que tens que tirar um pouco. Não é preciso corrigir com o carro quente. É so verificar o nivel a quente. Queimaduras, com cuidado não acontece
                  Pode acontecer, basta haver uma fuga de pressão do motor, para o circuito de refrigeração. Nunca se deve verificar o nível de glicol a quente. Está escrito nos manuais.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                    Pode acontecer, basta haver uma fuga de pressão do motor, para o circuito de refrigeração. Nunca se deve verificar o nível de glicol a quente. Está escrito nos manuais.
                    Mas para verificar não é preciso abrir a tampa do radiador ou vaso de expansão. É só olhar para o nível.

                    Não me lembro onde vi que o nivel deve ser visto com o motor quente, mas na minha opinião faz sentido. Se a frio estiver no maximo, a quente irá passar do máximo, o ideal será ver o nível a quente para não passar do máximo.
                    Editado pela última vez por FabioAbreu; 23 June 2013, 13:20.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                      Mas para verificar não é preciso abrir a tampa do radiador ou vaso de expansão. É só olhar para o nível.

                      Não me lembro onde vi que o nivel deve ser visto com o motor quente, mas na minha opinião faz sentido. Se a frio estiver no maximo, a quente irá passar do máximo, o ideal será ver o nível a quente para não passar do máximo.
                      O ideal será cada um ver no manual de instruções do seu carro o que indica, mas por norma, quando apenas há uma indicação no vaso de expansão, essa indicação é para o motor frio. Podes encher aquilo até ao nível à vontade, que o carro vem preparado para aguentar a subida de nível a quente, é mesmo assim que é projectado. Ter de andar a controlar o nível a quente não me parece fazer grande sentido, vai directamente contra as recomendações de segurança ao lidar com o líquido de refrigeração. Basta teres o vaso de expansão com alguma sujidade e precisares de abrir a tampa para ver correctamente o nível, e corres o risco sério de te queimares com os vapores.

                      Depois há o caso de carros, como o meu, que trazem a indicação de qual será o nível correcto tanto a quente como a frio, mediante marcação HOT e COLD

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                        #12
                        Originalmente Colocado por TiagoFrs Ver Post
                        O ideal será cada um ver no manual de instruções do seu carro o que indica, mas por norma, quando apenas há uma indicação no vaso de expansão, essa indicação é para o motor frio. Podes encher aquilo até ao nível à vontade, que o carro vem preparado para aguentar a subida de nível a quente, é mesmo assim que é projectado. Ter de andar a controlar o nível a quente não me parece fazer grande sentido, vai directamente contra as recomendações de segurança ao lidar com o líquido de refrigeração. Basta teres o vaso de expansão com alguma sujidade e precisares de abrir a tampa para ver correctamente o nível, e corres o risco sério de te queimares com os vapores.

                        Depois há o caso de carros, como o meu, que trazem a indicação de qual será o nível correcto tanto a quente como a frio, mediante marcação HOT e COLD
                        Se o vaso de expansao estiver sujo de forma que não se veja o nivel do liquido, não é bom sinal. Abrir a tampa com o carro quente tem que ser com bastante cuidado, não estou a dizer para fazê-lo

                        O meu por exemplo está ligeiramente abaixo do "max", quando está quente fica na marca "max". Não foi preciso acrescentar ou retirar com o carro quente para conseguir que ficasse na marca máximo a quente. Bastou a frio deixar ligeiramente abaixo do máximo, por sua vez a quente fica na marca "max"

                        Atenção, que não estou a dizer que se deve repor ou tirar o liquido com o carro quente...

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                          #13
                          Obrigado pelas vossas ajudas assim fiquei esclarecido

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