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Problemas Easytronic... Ajuda

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    Problemas Easytronic... Ajuda

    Olá a todos! Preciso muito da vossa ajuda

    Depois de 10 anos de vida (e quase 7 na minha mão, sem problemas a assinalar) o meu Corsa C 1.2 Easytronic decidiu dar problemas. O famoso F no display. Acontece que a avaria tem sido intermitente nas últimas semanas (num dia aparece o F e o carro nem liga, e no dia seguinte pode trabalhar normalmente).

    Após duas ocorrências decidi expor a situação ao meu mecânico habitual, que o ligou à máquina e viu um erro que apontava para problemas na centralina da caixa. O erro foi apagado, o carro voltou ao normal e o mecânico recomendou-me que fosse directamente à Opel apresentar o problema. Ao fim de uns dias, à terceira ocorrência, vai de reboque para a Opel. Ontem veio o orçamento para o diagnóstico: 2825,33€

    O valor apresentado é assustador, tanto se se olhar valor actual do carro, como para aquilo que a minha carteira consegue suportar. Alguém já passou pelo mesmo? Há alternativa à marca em Lisboa ou na Margem Sul?

    Aguardo respostas,
    Obrigado

    #2
    Se o problema é uma centralina nova, estás a ser bem enganado. Compras uma nova por volta dos 700/800€. Agora não informas ao certo qual é o problema do carro. Por esse preço não me parece que seja só a centralina...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por paulo8080 Ver Post
      Se o problema é uma centralina nova, estás a ser bem enganado. Compras uma nova por volta dos 700/800€. Agora não informas ao certo qual é o problema do carro. Por esse preço não me parece que seja só a centralina...
      De facto não disse qual a falha. O erro que o meu mecânico referiu (e que eu vi) aponta para uma falha na centralina da caixa. Da Opel disseram que o problema era, e passo a citar: "da Unidade de Controlo da Caixa", o que também não ajuda muito. Isto foi-me dito por telefone. Só para a semana poderei saber se o que está escrito no diagnóstico/orçamento é isso.

      Esses valores, para uma centralina, já me parecem mais razoáveis...
      Editado pela última vez por LCPI; 22 June 2013, 17:21.

      Comentário


        #4
        pode é ter lixado a embraiagem e precisar de um kit de embraiagem. Vê melhor o que te dizem, acho que consegues isso em qualquer mecânico muito mais barato.

        Comentário


          #5
          Ora vivas. Também tenho um Corsa C easytronic de 2001. Isso do F no meu caso e até agora aconteceu por duas vezes, e em ambas era o sensor da posição do motor que avariou. Mas quer num caso quer noutro o carro dava a chave (rodava o motor de arranque) e não pegava, depois lá aparecia o maldito F (já não dava nada rodando a chave) e só desligando a bateria é que ele dava de si, mas mudar o sensor ASP porque a qualquer momento só de reboque. O teu caso parece diferente, mas quer-me parecer que os 700€ são mais realistas para o caso de ser a centralina. Nesse preço deve estar o custo da mão de obra de voltar a ajustar o embraiagem com a nova centralina, no entanto parece-me igualmente muito dinheiro para essa unidade de comando. Se procurares no ebay (Alemanha) vais encontrar umas coisas e novas (comados, centralinas e afins) e a volta dos preços que o outro user mencionou. Apenas te desejo sorte na resolução e espero que o meu de deixe fazer mais umas milhenas de kms.

          Já agora 2 fotos do meu:





          Abraço
          Editado pela última vez por joguinhas; 22 June 2013, 20:45.

          Comentário


            #6
            Boas, se for a centralina marada, vais buscar uma usada, igual, e vai ter com quem programe/Codifique Centralinas (Existe malta a fazer bons trabalhos nessa area), essa pessoa saca a codificação da tua centralina, e mete-te na outra que compraste, fica impecável, e apesar de caro, duvido que ultrapasse os 600€ +/-.

            De outra maneira, só mesmo na marca, e a pagar o belo €.

            Cumprimentos

            Comentário


              #7
              Boas. Isso pode ser problema da centralina como pode ser um simples sensor que manda informações para a centralina avariado. Mesmo que seja a centralina avariada pode ter reparação. Existem muitos locais onde fazem reparações de centralinas (pesquisa na net). Na Opel não reparam nada. Metem tudo novo. Depois tens sempre a possibilidade de comprar as peças usadas nos centros de abate e nas sucatas.

              Comentário


                #8
                Olá, mais uma vez!

                Agradeço a todos as vossas respostas. Como hoje é feriado no concelho de Almada, só amanhã irei à Opel averiguar melhor a situação, pagar pelo diagnóstico e estadia e tirar de lá o carro pois o arranjo, ao preço apresentado, está fora de questão. É verdade que ainda não tenho a certeza do que se passa mas penso que o que o VascoC diz se está a aplicar ao meu caso: troca-se tudo que há-de ficar bom e o cliente que pague, se quiser.

                Quanto aos problemas que relatam, tenho dúvidas que o problema seja embraiagem pois, quando não há F tudo está igual ao que sempre foi... As trocas de relação não têm falhas e a embraiagem não patina. Encontrei na net a listagem de códigos de erro que podem levar ao F e as causas podem ser tão variadas que tanto podem vir do robot da caixa como de outros sensores do carro. O erro que o mecânico me mostrou foi este, que agora transcrevo da lista: "P1600 - Reprogram or Replace Electronic Control Unit (ECU)". Se na Opel viram o mesmo ou se o software deles permite ir mais além, já não sei...

                joguinhas, esse problema do sensor de posição do motor/cambota também foi uma falha que encontrei bastante nas minhas pesquisas. Mas no meu caso, nem rotação do motor de arranque tenho (ainda que consiga ouvir um relé a estalar quando rodo a chave para a posição de arranque). Quantos km tem o teu? O meu vai (ia) com 110500 km.

                Alguém conhece alguma dessas casas que reprograma centralinas na Margem Sul ou em Lisboa? Das pesquisas que fiz, ainda só encontrei algumas que reprogramam ou codificam ECUs de motor, do ABS, etc. De caixas de velocidades não encontro. E empresas especializadas em caixas automáticas (ou robotizadas neste caso). Quando o carro ainda andava, cheguei a ir a uma aqui na minha zona mas na Easytronic (e similares) não mexem.

                Amanhã trago novidades.
                Cumprimentos

                Comentário


                  #9
                  No carro da minha mãe, quando o foi levantar ao stand (em 2001) o carro andou 500m e voltou para a oficina com esse tal F. Só uma coisa já mudaram o óleo às vossas caixas?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                    No carro da minha mãe, quando o foi levantar ao stand (em 2001) o carro andou 500m e voltou para a oficina com esse tal F. Só uma coisa já mudaram o óleo às vossas caixas?
                    Nunca mudei o óleo e não me recordo de haver no manual qualquer referência a esse procedimento. O Corsa C 1.2 troca o óleo da caixa manual (equivalente à utilizada no sistema Easytronic) com que periodicidade?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LCPI Ver Post
                      Nunca mudei o óleo e não me recordo de haver no manual qualquer referência a esse procedimento. O Corsa C 1.2 troca o óleo da caixa manual (equivalente à utilizada no sistema Easytronic) com que periodicidade?
                      Em principio em nenhum dos casos haverá referência a tal susbstituição. Em alguns casos parece que é moda, "óleo vitalício" até partir e o cliente é que paga. Troca isso o mais rápido possivel, de qualquer maneira, nem que seja quando te mexerem na caixa para resolver esse problema.

                      Comentário


                        #12
                        Uma questão: o corsa easytronic é de caixa manual robotizada ou de variação continua? Se for a segunda, não te consigo ajudar, se for a primeira, o valor que deram é provavelmente para o actuador completo da caixa de velocidades. Tenho um carro com um sistema similar (156 selespeed), e o valor do "robot" é mais ou menos esse. Já tive alguns gremlins com o sistema, mas entre trocar electroválvulas sensores diversos, e acumuladores de pressão, consegui sempre safar-me de meter um actuador novo.

                        Comentário


                          #13
                          Ora vivas.

                          O meu vai com 116.000, e fora umas tremuras na embraiagem a frio e a marcha-atrás de vez em quando fazer um cagaçal a entrar (convém ir de 2ª para o R para amenizar), é a cara metade que com ele anda, e lá vai andando (madeira, madeira, madeira).

                          Vê isso da ECU na Ebay, pode ser que ganhes dinheiro e estou a falar de novos. Não conheces nenhum mecânico da Opel que saiba de easytronics e faça uns serviços à noite em casa? Sei que é muita coincidência, mas nunca se sabe.

                          Abraço e boa sorte!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                            Uma questão: o corsa easytronic é de caixa manual robotizada ou de variação continua? Se for a segunda, não te consigo ajudar, se for a primeira, o valor que deram é provavelmente para o actuador completo da caixa de velocidades. Tenho um carro com um sistema similar (156 selespeed), e o valor do "robot" é mais ou menos esse. Já tive alguns gremlins com o sistema, mas entre trocar electroválvulas sensores diversos, e acumuladores de pressão, consegui sempre safar-me de meter um actuador novo.
                            O sistema Easytronic também é manual robotizado.

                            Originalmente Colocado por joguinhas Ver Post
                            Ora vivas.

                            O meu vai com 116.000, e fora umas tremuras na embraiagem a frio e a marcha-atrás de vez em quando fazer um cagaçal a entrar (convém ir de 2ª para o R para amenizar), é a cara metade que com ele anda, e lá vai andando (madeira, madeira, madeira).

                            Vê isso da ECU na Ebay, pode ser que ganhes dinheiro e estou a falar de novos. Não conheces nenhum mecânico da Opel que saiba de easytronics e faça uns serviços à noite em casa? Sei que é muita coincidência, mas nunca se sabe.

                            Abraço e boa sorte!
                            Já ando à procura de preços no eBay e encontram-se alguma coisas a preços mais baixos, tanto novas como reconstruídas. É verdade que existem grandes coincidências, mas não conheço quem mexa neste sistemas.


                            Como vos disse ontem, hoje fui à Opel para ir rebocar o carro. Ao levantá-lo e depois de pagar 70,06€ pelo diagnóstico, liguei a chave e lá apareceu o F. Ao fim de 4/5 segundos passou a N (sem piscar), dei à chave e voilá. Vim de carro para casa...!

                            Já em relação ao orçamento, o valor confirma-se e confirma as nossas suspeitas: Pretendem trocar o robot todo. A saber:
                            - Módulo de Controlo da Embraiagem: 1373€
                            - Módulo de Controlo da Caixa de Velocidades: 740€
                            A este valores acresce o IVA e custo de mão de obra, uma junta, óleo(para o reservatório da embraiagem, julgo eu). O preço final é o que já vos tinha dito.

                            Apesar de hoje ter funcionado, continuo sempre com "o menino nas mãos". A probabilidade de voltar a levar com um F é elevada e não posso andar constantemente a ficar apeado e a pagar reboques.

                            Continuo aberto a sugestões.
                            Obrigado, mais uma vez

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LCPI Ver Post
                              Nunca mudei o óleo e não me recordo de haver no manual qualquer referência a esse procedimento. O Corsa C 1.2 troca o óleo da caixa manual (equivalente à utilizada no sistema Easytronic) com que periodicidade?
                              Eu li no manual que devia ser mudado aos 60 000km's! Por isso é que eu perguntei, isso não custa assim tanto e já agora meter o óleo recomendado!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LCPI Ver Post
                                O sistema Easytronic também é manual robotizado.



                                Já ando à procura de preços no eBay e encontram-se alguma coisas a preços mais baixos, tanto novas como reconstruídas. É verdade que existem grandes coincidências, mas não conheço quem mexa neste sistemas.


                                Como vos disse ontem, hoje fui à Opel para ir rebocar o carro. Ao levantá-lo e depois de pagar 70,06€ pelo diagnóstico, liguei a chave e lá apareceu o F. Ao fim de 4/5 segundos passou a N (sem piscar), dei à chave e voilá. Vim de carro para casa...!

                                Já em relação ao orçamento, o valor confirma-se e confirma as nossas suspeitas: Pretendem trocar o robot todo. A saber:
                                - Módulo de Controlo da Embraiagem: 1373€
                                - Módulo de Controlo da Caixa de Velocidades: 740€
                                A este valores acresce o IVA e custo de mão de obra, uma junta, óleo(para o reservatório da embraiagem, julgo eu). O preço final é o que já vos tinha dito.

                                Apesar de hoje ter funcionado, continuo sempre com "o menino nas mãos". A probabilidade de voltar a levar com um F é elevada e não posso andar constantemente a ficar apeado e a pagar reboques.

                                Continuo aberto a sugestões.
                                Obrigado, mais uma vez
                                Vou deixar-te um link, que poderá ou não ajudar-te. A mim, valeu ouro na resolução de quase todos os gremlins que tive com a caixa.

                                http://l.over.cz/selespeed/index.html

                                Claro que o sistema deve ser bastante diferente, mas tem alguns componentes que devem ser comuns, e que poderás testar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                  Vou deixar-te um link, que poderá ou não ajudar-te. A mim, valeu ouro na resolução de quase todos os gremlins que tive com a caixa.

                                  http://l.over.cz/selespeed/index.html

                                  Claro que o sistema deve ser bastante diferente, mas tem alguns componentes que devem ser comuns, e que poderás testar.
                                  O conceito parece-me semelhante apesar da diferença nos componentes. Vou-me entreter a estudar e a pesquisar.
                                  Obrigado pelo link.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Esta é apenas a minha opinião.
                                    Eu pelo preço que pediam, mesmo esses 700 euros, comprava antes uma caixa manual saía mais barato e despachava essa easytronic.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                      Esta é apenas a minha opinião.
                                      Eu pelo preço que pediam, mesmo esses 700 euros, comprava antes uma caixa manual saía mais barato e despachava essa easytronic.
                                      Obrigado pela sugestão. Essa seria uma opção a ter em conta, se eu pudesse. Infelizmente, devido à minha deficiência motora e consequentes restrições na carta de condução, apenas posso conduzir carros automáticos...

                                      Alguém conhece?
                                      Grupo EBI, em Oeiras. De acordo com um pdf que encontrei na net, trabalham com ECU's de motor, de caixa automática, de ABS, MAF's, corpos de borboleta, quandrantes, etc.
                                      Grupo EBI

                                      E este?
                                      Reparação de vários tipos de centralina, incluindo a do sistema Easytronic e que está incluída no módulo de controlo da embraiagem.
                                      Reparacion de centralitas - ECU-ESPAÑA.es

                                      Conhecem mais?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LCPI Ver Post
                                        Obrigado pela sugestão. Essa seria uma opção a ter em conta, se eu pudesse. Infelizmente, devido à minha deficiência motora e consequentes restrições na carta de condução, apenas posso conduzir carros automáticos...

                                        Alguém conhece?
                                        Grupo EBI, em Oeiras. De acordo com um pdf que encontrei na net, trabalham com ECU's de motor, de caixa automática, de ABS, MAF's, corpos de borboleta, quandrantes, etc.
                                        Grupo EBI

                                        E este?
                                        Reparação de vários tipos de centralina, incluindo a do sistema Easytronic e que está incluída no módulo de controlo da embraiagem.
                                        Reparacion de centralitas - ECU-ESPAÑA.es

                                        Conhecem mais?
                                        Pelo carro, supus que tivesses algum tipo de deficiencia motora. No teu lugar iria primeiro a alguem que pudesse ver o carro localmente. Esse de espanha obriga-te a enviares a centralina e estares sujeito a que o problema seja de outro lado qualquer. Essa EBI, o nome não me diz nada, mas não me parece que te possa ajudar muito. Uma questão, já andaste por foruns estrangeiros, inglaterra, talvez, onde esse carro tenha sido mais vendido, e consequentemente, alguem tenha tido o mesmo problema que tu? é que sinceramente, não me parece que seja da centralina.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                          Pelo carro, supus que tivesses algum tipo de deficiencia motora. No teu lugar iria primeiro a alguem que pudesse ver o carro localmente. Esse de espanha obriga-te a enviares a centralina e estares sujeito a que o problema seja de outro lado qualquer. Essa EBI, o nome não me diz nada, mas não me parece que te possa ajudar muito. Uma questão, já andaste por foruns estrangeiros, inglaterra, talvez, onde esse carro tenha sido mais vendido, e consequentemente, alguem tenha tido o mesmo problema que tu? é que sinceramente, não me parece que seja da centralina.
                                          Também preferia encontrar um sítio em território luso, mas não tem sido fácil. Estes sistemas não são muito vendidos por cá e também não há muita malta a mexer neles fora das marcas. Encontro, de facto, muita informação em fóruns ingleses e para o erro P1600 (o tal que o meu mecânico leu no scanner) encontro também as seguintes descrições:
                                          P1600 Replace ECU
                                          P1600 Reprogram or Replace Electronic Control Unit (ECU)
                                          P1600 Reprogram or Replace Electronic Control Unit (ECU)
                                          P1600 EEPROM Comfort Values Malfunction
                                          P1600 EEPROM System Values Malfunction
                                          P1600 Replace Electronic Control Unit (ECU)

                                          Todas elas reportam para falhas na ECU da caixa, o que me tem levado a crer que tem sido esse o motivo da avaria.

                                          Até agora tenho-me safado com a boleia de amigos e familiares mas não é fácil estar sempre depende de terceiros para ir onde quer que seja (até porque o uso de transportes públicos nem sempre é viável/possível). O carro continua com o comportamento errático. Desde a vinda da Opel que não o usava, com receio de ficar novamente pendurado. No sábado precisava mesmo de sair, carro pegou e funcionou normalmente e como se nada se passasse. Ontem fui tentar a sorte novamente e voltou o F...

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                                            #22
                                            A mim o que me deixa a pensar é precisamente esse comportamento errático . É completamente aleatório, é depois de quente, em frio, acontece mais em tempo frio ou quente? Não consegues encontrar um padrão para o sintoma? Não tens ninguém conhecido, ou alguma loja que seja especialista em electronica? Parece-me que anda para aí algum mau contacto, ou em algo tão simples como uma ficha/cabo, ou um pouco mais complicado como alguma solda em algum circuito impresso na ECU que esteja partida. Se tivesses alguém que pudesse refazer as soldas da ECU, poderia safar-te.

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                                              #23
                                              Olá a todos!

                                              Depois de algum tempo sem nada vos dizer, venho trazer novidades. Encontrei quem me resolvesse o problema, por uma quantia bem mais simpática e próxima de valores que alguns referiram - 622,38€. Faz amanhã uma semana que o carro foi arranjado e até agora está tudo impecável. A centralina foi reparada/reconstruída e o serviço conta com uma garantia de 2 anos. Por recear ir contra a regra da proibição de publicidade, não coloco aqui o nome da oficina (mando por PM ou coloco caso algum moderador esclareça este ponto).

                                              Só tenho a agradecer a vossa paciência acerca de este assunto. Caso tenham alguma dúvida, disponham.

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                                                #24
                                                Ainda bem que as coisas se compuseram por valores mais razoaveis. A unica lição a tirar é que na marca não querem ou não sabem reparar nada, é só meter peças novas e no fim o zé povinho paga e ainda agradece.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LCPI Ver Post
                                                  Olá a todos!

                                                  Depois de algum tempo sem nada vos dizer, venho trazer novidades. Encontrei quem me resolvesse o problema, por uma quantia bem mais simpática e próxima de valores que alguns referiram - 622,38€. Faz amanhã uma semana que o carro foi arranjado e até agora está tudo impecável. A centralina foi reparada/reconstruída e o serviço conta com uma garantia de 2 anos. Por recear ir contra a regra da proibição de publicidade, não coloco aqui o nome da oficina (mando por PM ou coloco caso algum moderador esclareça este ponto).

                                                  Só tenho a agradecer a vossa paciência acerca de este assunto. Caso tenham alguma dúvida, disponham.

                                                  boa noite, o seu post já tem algum tempo, mas se ainda por aqui estiver pode indicar-me a oficina que resolveu o seu problema ? Tenho um Opel easytronic ainda sem problemas, mas de forma a prevenir queria saber de alguma oficina que trabalhe com o sistema . Obrigado

                                                  Comentário

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