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Distribuição Desmodrómica, quem é que gosta ?

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    Distribuição Desmodrómica, quem é que gosta ?

    Bem, estive a ler umas coisas sobre a distribuição desmodrómica, e faz muito sentido

    A distribuição desmodrómica é um sistema de abertura e fecho das valvulas que funciona por um gancho ou touche que faz abrir e fechar a válvula por dois perfis de cames, um onde roda a ponta do gancho que faz a abertura, e outro onde roda a outra ponta do gancho que faz o fecho, exactamente assim:



    A principal vantagem para o sistema de válvulas à cabeça de mola, é que em alta rotação enquanto as molas podem perder a eficácia do momento do fecho devido à tensão e a vibração a que são sujeitas, a distribuição desmodrómica nunca falha porque tudo é acionado por dois perfís de cames diferentes que garantem a abertura e fecho no momento certo.

    Actualmente a Ducati usa este sistema no Moto GP, mas não faria sentido passar a ser mais democratizada devido à sua eficácia ?
    Editado pela última vez por RicardoAndre; 25 June 2013, 12:18.

    #2
    Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
    Actualmente a Ducatti usa este sistema no Moto GP, mas não faria sentido passar a ser mais democratizada devido à sua eficácia ?
    Quais são os custos do sistema tradicional versus a distribuição desmodrómica?

    A democratização de uma nova tecnologica passa não só pela vontade de a colocar disponível mas também pela capacidade de colocar disponível a um preço acessível.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por zMax Ver Post
      Quais são os custos do sistema tradicional versus a distribuição desmodrómica?

      A democratização de uma nova tecnologica passa não só pela vontade de a colocar disponível mas também pela capacidade de colocar disponível a um preço acessível.
      Certo, em motores convencionais já percebi que não, mas em alta competição fazia sentido

      Comentário


        #4
        também usa nas motas de estrada, no entanto é a única marca a fazê-lo

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
          também usa nas motas de estrada, no entanto é a única marca a fazê-lo
          Em motas de estrada já entra o factor custo de produção, este sistema deverá ser sempre mais caro que o de molas propulsoras

          Comentário


            #6
            Gosto do pormenor do símbolo da Ducatti na GIF.
            Anyways parece um sistema porreiro de facto.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
              Actualmente a Ducati usa este sistema no Moto GP, mas não faria sentido passar a ser mais democratizada devido à sua eficácia ?
              Companheiro(s)

              Já nos anos 70 a Ducati usava o sistema Desmo na distribuição, e continua até hoje tanto para estrada como para competição.

              Este sistema não é novo.

              A Mercedes também já utilizou este sistema em carros de competição.

              Um abraço

              ny12xx

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                #8
                A Ducati não usa só no Moto GP, usa mesmo em todos os modelos. Mas no fundo é daquelas coisas que é imagem da marca e não traz mesmo vantagem nenhuma, bem pelo contrário é mais caro e tem maior desgaste (nos últimos modelos não é tão mau mas há uns anos atrás ainda era daquelas coisas que faziam uma Ducati muito mais cara de manter que uma japonesa - as válvulas tinham que ser afinadas todas as revisões ou quase).

                Isso foi criado numa altura em que o aço usado nas molas das válvulas era um bocado manhoso e era frequente acontecer o chamado valve float. Hoje em dia um motor comercial barato de qualquer 600 faz 15000rpm com válvulas de molas helicoidais sem qualquer problema.

                Comentário


                  #9
                  Hoje em dia já está tudo inventado...ou quase.
                  Esse sistema apresentado só vem complicar.
                  Faz-me lembrar o Ferrari FF com aquela tracção 4x4 que não trás vantagens nenhumas quando comparado com um sistema convencional...mas pronto é a vontade de ser diferente que também marca o carisma destas marcas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                    Hoje em dia já está tudo inventado...ou quase.
                    Esse sistema apresentado só vem complicar.
                    Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                    Já nos anos 70 a Ducati usava o sistema Desmo na distribuição, e continua até hoje tanto para estrada como para competição.

                    Este sistema não é novo.

                    A Mercedes também já utilizou este sistema em carros de competição.
                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                    Isso foi criado numa altura em que o aço usado nas molas das válvulas era um bocado manhoso e era frequente acontecer o chamado valve float.
                    Companheiro

                    Se tivesses lido os dois posts anteriores ao teu, tinhas compreendido:

                    - não é um sistema novo
                    - resolveu um problema real (à data que foi criado)

                    Um abraço

                    ny12xx

                    Comentário


                      #11
                      Faz sentido em motores para alta competição. Em motores mais convencionais provavelmente o outro sistema terá vantagens em termos de custos...

                      Comentário


                        #12
                        O futuro é camless.

                        Comentário


                          #13
                          É um sistema interessante para competição, mas nos carros do dia a dia, a distribuição DOHC é bem mais simples e fiável.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            É um sistema interessante para competição, mas nos carros do dia a dia, a distribuição DOHC é bem mais simples e fiável.
                            As Ducati também são DOHC (as de 8 válvulas). O que isto substitui é as molas.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                              Hoje em dia já está tudo inventado...ou quase.
                              Esse sistema apresentado só vem complicar.
                              Faz-me lembrar o Ferrari FF com aquela tracção 4x4 que não trás vantagens nenhumas quando comparado com um sistema convencional...mas pronto é a vontade de ser diferente que também marca o carisma destas marcas.
                              Vantagens nenhumas??

                              Raramente uma afirmação esteve tão longe da verdade. O sistema 4x4 do FF tem muitas e apreciáveis vantagens, é verdadeiramente engenhoso e para o tipo de carros em que está incluído, brilhante.. Obviamente que o que te deves estar a referir é a capacidade de lavrar, entenda-se andar a abrir em neve de 20cm ou em piso típico de fora de estrada em que o 4x4 viscoso "simples" faz quase o mesmo, mas atenção que esse não é nem nunca foi o objectivo do 4x4 da Ferrari..

                              Quando foi a apresentação do FF, já não me lembro em que salão, os tipo da Evo repararam que enquanto a multidão andava à volta do carro os engenheiros da Lambo, Porsche e afins não deixavam ninguém aproximar-se da maquete do 4x4..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ee80 Ver Post
                                Faz sentido em motores para alta competição. Em motores mais convencionais provavelmente o outro sistema terá vantagens em termos de custos...
                                se faz assim tanto sentido porque é que apenas uma única marca em todo o universo de desportos motorizados ainda usa este sistema?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                  Bem, estive a ler umas coisas sobre a distribuição desmodrómica, e faz muito sentido

                                  A distribuição desmodrómica é um sistema de abertura e fecho das valvulas que funciona por um gancho ou touche que faz abrir e fechar a válvula por dois perfis de cames, um onde roda a ponta do gancho que faz a abertura, e outro onde roda a outra ponta do gancho que faz o fecho, exactamente assim:



                                  A principal vantagem para o sistema de válvulas à cabeça de mola, é que em alta rotação enquanto as molas podem perder a eficácia do momento do fecho devido à tensão e a vibração a que são sujeitas, a distribuição desmodrómica nunca falha porque tudo é acionado por dois perfís de cames diferentes que garantem a abertura e fecho no momento certo.

                                  Actualmente a Ducati usa este sistema no Moto GP, mas não faria sentido passar a ser mais democratizada devido à sua eficácia ?

                                  Actualmente?

                                  Á decadas que a ducati usa esse sistema e não foi a unica, outras marcas inglesas usaram esse sistema assim como italianas.
                                  Vai dar uma vista de olhos nos catalogos Ducati a designação Desmo.

                                  Motos: Ducati, Moto Guzzy, uma ou outra marca inglesa.
                                  Carros: Delage, Azzariti, Mercedes.

                                  A Mercedes ao contrário do que alguns pensam não foi o primeiro a ter a ideia nem foi o primeiro a criar/patentear o esquema.
                                  Editado pela última vez por m4nn1pul0; 25 June 2013, 18:51.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                    se faz assim tanto sentido porque é que apenas uma única marca em todo o universo de desportos motorizados ainda usa este sistema?
                                    Ainda usa? Mas esta tecnologia é antiga ou é nova? Não sei, é a primeira vez que li sobre isto. Provavelmente porque os outros construtores acreditam que a eficácia das molas é suficiente para não ser necessário alterar o mecanismo das válvulas ou que não compensa o atrito adicional na árvore de cames...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ee80 Ver Post
                                      Ainda usa? Mas esta tecnologia é antiga ou é nova? Não sei, é a primeira vez que li sobre isto. Provavelmente porque os outros construtores acreditam que a eficácia das molas é suficiente para não ser necessário alterar o mecanismo das válvulas ou que não compensa o atrito adicional na árvore de cames...
                                      A ideia de ter uma came para abrir a válvula e outra para fechar é quase tão antiga como o próprio motor de combustão interna e sistemas desmodrómicos já foram usados na competição há muitas décadas atrás.

                                      Actualmente as molas são boas o suficiente para qualquer motor de estrada e os pouquíssimos motores que atingem regimes que as molas não aguentam (F1 e pouco mais) usam sistemas pneumáticos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Foi o Eng. Massimo Bordi quem mais apostou no sistema desmodrómico na Ducati e, de facto, o sistema é muito antigo!


                                        Quem não se lembra disto?

                                        Desmodue: 2 válvulas por cilindro

                                        Desmoquattro: 4 válvulas por cilindro




                                        Está bastante bem adaptado aos L2 90º da marca de Borgo Panigale. A desvantagem, é, além da afinação necessária nas revisões (nada de especial quando feito num concessionário...acho que agora é de 20 em 20000km), é que necessita de hastes e balanceiros para funcionar, e isto acrescenta algum peso ao motor. É claro que as árvores de cames das motos "normais" também precisam de correias, correntes ou cascatas de carretos para trabalharem, por isso, deve ser ela por ela...

                                        Em competição pôr L2, com válvulas de tamanho muito generoso, a fazerem rotações "não convencionais" sem flutuação de válvulas é fabuloso...Em estrada, nada me agrada mais que o grave trovejar do pompone (nome carinhoso como os Ducatistas tratam os L2...e não V2 a 90º), a descarga de binário a muito baixa rotação e o consequente empurrão para a frente! Tudo graças à combinação Desmo\L2\cambota a 180º!

                                        O que me chateia mesmo é a marca estar nas mãos de uma certa empresa de Ingolstadt, a mesma que já é dona da Lambo e cujos amigos também compraram a Italdesign e o anel de Nardo...

                                        Comentário

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