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Renault Laguna com ponteiros do demónio

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    Renault Laguna com ponteiros do demónio

    Antes de mais um grande obrigado pela oportunidade de participar aqui no fórum. Já o tenho visto pontualmente em diversas ocasiões, mas decidi inscrever-me para poder participar também.

    Gostaria de começar com um problemazito que já me anda a deixar frustrado, e mais tarde ou mais cedo, sei que vou levar o meu carro à Renault para verem isto.

    Tenho um Renault Laguna 1.6 de 99, e ocasionalmente, quando vou a conduzir, os 4 ponteiros começam a oscilar de forma totalmente aleatória. Levei o carro ao electricista, não conseguiu descobrir nada; até ligaram para a Renault, mas nem eles tinham conhecimento de um caso assim.

    Fica o vídeo que fiz para verem o que acontece exactamente. Alguém tem ideias do que possa ser?



    Obrigado!

    #2
    Poltergeist...

    Comentário


      #3
      Começa por verificar as fichas do quadrante, se estão bem ligadas.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
        Começa por verificar as fichas do quadrante, se estão bem ligadas.
        Não mencionei, mas mecânica e electrónica automóvel não são as minhas especialidades. Podem indicar-me os locais e como aceder e o que fazer, que me safo bem. Mas ir lá sozinho pelos nomes, não é comigo

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
          Começa por verificar as fichas do quadrante, se estão bem ligadas.
          Cheira-me que deve mesmo andar por aí um mau contacto...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Braz Ver Post
            Cheira-me que deve mesmo andar por aí um mau contacto...
            yep, se os ponteiros se movessem independentemente podia ser mais complicado, mas assim isso deve ser um mau contacto no quadrante
            mas se entrentanto descobrires o que é que os faz mexer, nao te esqueças de postar o video do carro a bater o 300kmh no topico do gabanço

            Comentário


              #7
              Para verificar as ligações do quadrante, há que desmanchar parte do painel de bordo e de seguida tirar o quadrante.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Slowpoke Ver Post
                yep, se os ponteiros se movessem independentemente podia ser mais complicado, mas assim isso deve ser um mau contacto no quadrante
                mas se entrentanto descobrires o que é que os faz mexer, nao te esqueças de postar o video do carro a bater o 300kmh no topico do gabanço
                Boa boa, eu a 300/h.... No meu lagunazito... Nem 80 cavalos tem! LOL

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nemezis Ver Post
                  Boa boa, eu a 300/h.... No meu lagunazito... Nem 80 cavalos tem! LOL
                  Não? Quantos cv tem esse carro? Tenho ideia de ter por volta de 100.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                    Cheira-me que deve mesmo andar por aí um mau contacto...

                    Também acho. Outra coisa porque razão a luz do service está acesa?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      Não? Quantos cv tem esse carro? Tenho ideia de ter por volta de 100.
                      1.6 16v tem 110cv

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                        Não? Quantos cv tem esse carro? Tenho ideia de ter por volta de 100.
                        Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                        1.6 16v tem 110cv
                        Pelo que diz no livrete da viatura, 1598 de cilindrada e 79 cv (?) . O livrete diz quantos cavalos tem? Ou estou a trocar com a potência em kW que tem 79...

                        Comentário


                          #13
                          o livrete diz em KW, 79 KW = 106 cv

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por snitram18 Ver Post
                            o livrete diz em KW, 79 KW = 106 cv
                            Exacto, está em KW.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nemezis Ver Post
                              Pelo que diz no livrete da viatura, 1598 de cilindrada e 79 cv (?) . O livrete diz quantos cavalos tem? Ou estou a trocar com a potência em kW que tem 79...
                              Deixa lá, que um mecânico também queria fazer com que a Passat da minha mãe "perdesse" 45cv à custa disso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nemezis Ver Post
                                Pelo que diz no livrete da viatura, 1598 de cilindrada e 79 cv (?) . O livrete diz quantos cavalos tem? Ou estou a trocar com a potência em kW que tem 79...
                                A sério que pensavas que o teu carro tinha 79cv? Bem...descobrires agora que afinal tem 110 é quase como fazer uma repro

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  A sério que pensavas que o teu carro tinha 79cv? Bem...descobrires agora que afinal tem 110 é quase como fazer uma repro
                                  Algo me diz que o caro user em questão não liga muito a isso

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    A sério que pensavas que o teu carro tinha 79cv? Bem...descobrires agora que afinal tem 110 é quase como fazer uma repro
                                    Estou a imagina-lo um dia em conversa de café: experimentei agora um 110cv de um amigo meu e aquilo não anda mais que o meu só com 80

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nemezis Ver Post
                                      Antes de mais um grande obrigado pela oportunidade de participar aqui no fórum. Já o tenho visto pontualmente em diversas ocasiões, mas decidi inscrever-me para poder participar também.

                                      Gostaria de começar com um problemazito que já me anda a deixar frustrado, e mais tarde ou mais cedo, sei que vou levar o meu carro à Renault para verem isto.

                                      Tenho um Renault Laguna 1.6 de 99, e ocasionalmente, quando vou a conduzir, os 4 ponteiros começam a oscilar de forma totalmente aleatória. Levei o carro ao electricista, não conseguiu descobrir nada; até ligaram para a Renault, mas nem eles tinham conhecimento de um caso assim.

                                      Fica o vídeo que fiz para verem o que acontece exactamente. Alguém tem ideias do que possa ser?

                                      [video=youtube;x13lXH5iZi4]http://www.youtube.com/watch?v=x13lXH5iZi4[video]

                                      Obrigado!
                                      Verifica os contactos da bateria
                                      Verifica a tensão da bateria com um multimetro
                                      Verifica as ligações ao alternador
                                      Verifica se o motor não foi trocado pelo do Veyron


                                      Até te ajudava pessoalmente mas ando sem tempo..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Como disseram, verifica as ligações do quadrante. Nos Renault, é muito comum este tipo de bugs eléctricos.
                                        Em última análise até pode ser o sensor de velocidade, mas dado que afecta os ponteiros todos, á partida está eliminado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mau contacto..o que quer que seja, é barato e facil quase de certeza

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            A sério que pensavas que o teu carro tinha 79cv? Bem...descobrires agora que afinal tem 110 é quase como fazer uma repro
                                            Sim pensava, ninguém me dizia o contrário.. LOL

                                            Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                            Estou a imagina-lo um dia em conversa de café: experimentei agora um 110cv de um amigo meu e aquilo não anda mais que o meu só com 80
                                            Boa boa... Mas pelo menos fico a saber melhor o que tenho!

                                            Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                            Mau contacto..o que quer que seja, é barato e facil quase de certeza
                                            Exactamente, só preciso de arranjar um tempinho para o meter na oficina. O pior é que já vários electricistas o viram e não sabiam por onde pegar...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas,acima de tudo quer agredecer por me fazeres rir(no momento em que os ponteiros oscilam)minha opiniao é como ja dizeram,desmontas o quadrante e ves se as fichas estao desligadas/dar mau contacto,possivel é isso.e é um coisa que um bocado de jeito e paciencia é facil de fazer em casa e teres as ferramentas certas,ja cheguei a fazer no meu primeiro carro que era um fiesta de 94 mas na altura era para por um quadrante com um com conta RPM

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nemezis Ver Post
                                                Sim pensava, ninguém me dizia o contrário.. LOL



                                                Boa boa... Mas pelo menos fico a saber melhor o que tenho!



                                                Exactamente, só preciso de arranjar um tempinho para o meter na oficina. O pior é que já vários electricistas o viram e não sabiam por onde pegar...
                                                Boas, eu mandei para o ar a questao de ser mau contacto...
                                                Na minha formação tive algumas cadeiras relacionadas com esta parte da electrónica, e ainda que abordei ao de leve esta parte (não fazia parte do curso era apenas para se ter "uma ideia") e poderá ser mau contacto, ou alguma ficha que terá que ser trocada... Porque não o leva a uma Bosch car service?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por man55 Ver Post
                                                  Também acho. Outra coisa porque razão a luz do service está acesa?
                                                  A luzinha do service acende quase sempre que:

                                                  - ligo os faróis, qualquer um.
                                                  - os ponteiros oscilam, e quase sempre a luz serv acende também em paralelo. Às vezes os ponteiros oscilam durante uns minutos, e só quando estabilizam, a luz serv acende finalmente.
                                                  - ocasionalmente, mas é mais raro acontecer, a luz serv acende sem nenhum motivo aparente.

                                                  Em todos estes casos, o computador de bordo diz qualquer coisa em francês, que por acaso não consigo entender por uma questão sonora (até que não me dou mal com francês, mas não percebo as palavras que a menina diz).

                                                  Aproveito para contar a aventura que foi levar este carro à inspecção neste estado...

                                                  No vídeo dá para ver que o display dos Km está um pouco desvanecido do lado direito (também precisa de uma troca ou ajuste qualquer lá dentro, penso eu). Ora, e a primeira coisa que fazem numa inspecção é perguntarem quantos Km tem o carro. Eu não consigo ver aquele número na totalidade numa situação normal, dado os últimos dígitos mais à direita desaparecem quase por completo. Mas tinha a sombra do edifício a tapar tudo, por isso deu para ler. Siga.

                                                  Faço os testes todos, ligo as luzes (não deu sinal de Serv), fase seguinte. Entra o homem no carro, faz ele os testes e eu a olhar para os ponteiros... Nada, limpinho. Seguinte.

                                                  No final, pede-me para acelarar às 3000 RPM e manter. Fácil, mas.... Surpresa! Os ponteiros começam a oscilar precisamente neste momento!! Usei os meus ouvidos para manter os RPM aproximadamente naquele nível, e correu tudo bem.

                                                  Resultado: carro aprovado, só apontou uma luzinha de nevoeiro da frente que estava fundida, e uma de matrícula de trás que não acendia (estava metida para dentro). Estão ambas arranjadas agora, mas eu já estava a ver que me iam mandar dar uma voltinha a PÉ

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Probabelmente o carro tem fios traçados-descarnados a encostarem uns nos outros em algum sitio.
                                                    Verifica junto as dobradiças das portas e da mala.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      o meu corolla tambem de 99 com o problema que ando para resolver no topico: http://forum.autohoje.com/boxes/1195...e-bateria.html tambem fazia isso quando a bateria descarregava

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Esses ponteiros estao mesmo possuidos! Loool
                                                        O meu de 96 nao faz como o teu mas ao acelerar nota-se o ponteiro da velocidade a ir aos soluços ou se estou numa velocidade estavel nota-se que o ponteiro anda para cima e para baixo. Deve ser alguma folga no meu caso...
                                                        No teu so pode ser mesmo problema eletrico.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Claramente isso está relacionado com os graves mais fortes. Tens de ir ao equalizador do radio e diminuir o gás no bass, e dar um cheirinho no treble. O som pode ficar pior, mas aos menos os ponteiros não andam a dançar.

                                                          Ou então mete a música mais baixo...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por lemor Ver Post
                                                            Poltergeist...
                                                            também foi a primeira coisa que pensei

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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