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[Escolha] Carro económico - uso diário - GPL

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    [Escolha] Carro económico - uso diário - GPL

    Boas

    Tenho vindo a fazer pesquisa para ver como anda a oferta para o que procuro e têm-me surgido algumas dúvidas e indecisões que gostaria de resolver.

    O caso é o seguinte: por razões profissionais dava-me imenso jeito um meio de transporte que não me levasse mais de 6€ / 100Km num trajecto de cerca de 120Km/dia fora do circuito urbano, mas por vezes sujeito a filas de 15 minutos em média. Tenho quase a certeza que só conseguirei este objectivo se optar por um carro a GPL.

    As questões:
    Que manutenção exige o GPL, em termos de custos para uma utilização anual de cerca de 40000Km?
    Faz diferença a quilometragem e se está montado num carro mais velho (a carburador, por exemplo) ou de injecção, em termos de fiabilidade e manutenção?
    Tenho visto comentários de utilizadores que afirmam que gastam 5 euros / 100Km e outros que gastam o dobro, em automóveis do mesmo peso e cilindrada. Mesmo tendo em conta diferentes utilizações e estilos de condução, parece-me uma diferença demasiado grande.


    Escolha de carro:
    Gostaria muito de aliar o útil ao agradável e conseguir algo mais que um utilitário mas não é obrigatório.
    Para o orçamento de que disponho, vejo-me limitado a carros mais velhos e com alguma quilometragem, mas desde que cumpra o objectivo e não dê problemas (o que num carro usado é uma incógnita, eu sei), não tenho nada contra. Outra limitação é não haver assim tanta oferta a GPL, mas do que tenho visto na gama de preços, ficaria satisfeito com algo como:

    Audi 80 / A4
    BMW E30/E36
    Honda Civic/Concerto/Accord
    Mazda 323
    Mercedes 190
    Opel Astra F/G
    Peugeot 306
    Volvo S40

    Aceitam-se sugestões.

    Que problemas poderão apresentar estes modelos depois destes anos e que esperar da fiabilidade e custos de manutenção para a utilização descrita, assumindo que o carro se encontra em condições normais neste momento?


    São demasiadas perguntas e algumas de resposta difícil mas confio que me conseguirão ajudar neste fórum.

    Obrigado.

    #2
    Originalmente Colocado por Zell Ver Post
    As questões:
    Que manutenção exige o GPL, em termos de custos para uma utilização anual de cerca de 40000Km? (Além da manutenção "normal", tens a mudança de filtro GPL a cada 20mil km's. São cerca de 20/40€ dependendo do sistema instalado)
    Faz diferença a quilometragem e se está montado num carro mais velho (a carburador, por exemplo) ou de injecção, em termos de fiabilidade e manutenção?
    (A maior diferença nos consumos, tem mais a ver com o sistema instalado, se aspirado, aspirado com centralina, ou injecção sequêncial. Num carro a carburador, o sistema é aspirado, com injecção monoponto, pode levar um aspirado com centralina ou injecção sequêncial montado em full-group, com injecção multiponto, um de injecção sequêncial)
    Tenho visto comentários de utilizadores que afirmam que gastam 5 euros / 100Km e outros que gastam o dobro, em automóveis do mesmo peso e cilindrada. Mesmo tendo em conta diferentes utilizações e estilos de condução, parece-me uma diferença demasiado grande.
    (Nem sempre se pode acreditar nos valores que certas pessoas publicam nos anúncios...)

    Que problemas poderão apresentar estes modelos depois destes anos e que esperar da fiabilidade e custos de manutenção para a utilização descrita, assumindo que o carro se encontra em condições normais neste momento?
    (Se o sistema GPL estiver em condições, os problemas de fiabilidade podem ter a ver com a parte mecânica do próprio carro)
    Respostas a negrito.

    Qual o orçamento máximo que tens? Tens aí opções demasiado variadas...

    Comentário


      #3
      Os valores de consumo e suas discrepâncias que vi não foi só em anúncios, foi em diários de bordo também.

      Pelo que dizes, deduzo que o sistema mais económico seja o sequencial. Mas fará tanta diferença face a um aspirado, por exemplo?

      No que toca ao orçamento, esta eventual aquisição é uma situação inesperada e o que tenho disponível para isto é pouco. Pretendo fazer as coisas pelo mínimo, englobando aquisição, combustível e custos de manutenção, seguro, IUC, etc. Mas também depende do negócio, isto é, aparecendo um carro de que gostasse e que me fizesse pelo menos 3 anos sem despesas para além do normal, esticaria o orçamento para compra até aos 3000 euros. Mas se me aparecer um carro por 500 ou 1000 euros que faça o mesmo efeito por 1 ano que seja, então talvez preferisse. É tudo relativo mas acho que dá para perceber a ideia.

      No fundo, pretendo gastar o mínimo possível para já. Deduzi que para os meus objectivos, tenha de optar por GPL. Mas talvez existam propostas a diesel válidas também. Digam-me tudo o que tenha 4 rodas que faça 100Km com 6 euros no máximo.

      Comentário


        #5
        Originalmente Colocado por Zell Ver Post
        Os valores de consumo e suas discrepâncias que vi não foi só em anúncios, foi em diários de bordo também.

        Pelo que dizes, deduzo que o sistema mais económico seja o sequencial. Mas fará tanta diferença face a um aspirado, por exemplo?

        No que toca ao orçamento, esta eventual aquisição é uma situação inesperada e o que tenho disponível para isto é pouco. Pretendo fazer as coisas pelo mínimo, englobando aquisição, combustível e custos de manutenção, seguro, IUC, etc. Mas também depende do negócio, isto é, aparecendo um carro de que gostasse e que me fizesse pelo menos 3 anos sem despesas para além do normal, esticaria o orçamento para compra até aos 3000 euros. Mas se me aparecer um carro por 500 ou 1000 euros que faça o mesmo efeito por 1 ano que seja, então talvez preferisse. É tudo relativo mas acho que dá para perceber a ideia.

        No fundo, pretendo gastar o mínimo possível para já. Deduzi que para os meus objectivos, tenha de optar por GPL. Mas talvez existam propostas a diesel válidas também. Digam-me tudo o que tenha 4 rodas que faça 100Km com 6 euros no máximo.
        O sistema de injecção sequencial não só é mais económico, como é um sistema que funciona de forma mais linear, certo e com poucas ou nenhumas desafinações. A diferença nos consumos, podem chegar a 1L/100km's.

        Ou seja, não estás propriamente interessado num tipo de carro. Basta que seja económico e fiável. Eu não sei de que zona és, mas assim de repente, com o "orçamento" que tens, só consigo destacar estes:
        Honda Civic 1.4i GPL, € 1.475, Porto - Standvirtual
        http://saovictor.olx.pt/ford-escort-...-iid-436167920
        http://viseucity.olx.pt/mitsubish-co...-iid-437083713
        http://loures.olx.pt/mitsubishi-lanc...-iid-438367039

        EDIT: Só uma nota, o meu Civic 1.5iLS está com 8.5L de média, ou seja, 6.9€ de custo por cada 100km's. Com todas as despesas somadas (combustível, seguros, IPO, manutenção, alguns "mimos", etc...) são cerca de 15€/100km's, segundo o Spritmonitor...
        Editado pela última vez por Braz; 29 June 2013, 15:24.

        Comentário


          #6
          Exacto, não tenho um tipo de carro escolhido, apesar de ter preferências. Como disse atrás, queria fugir aos utilitários. Por uma questão de durabilidade e conforto relativamente a outros segmentos. Julgo que o melhor seria o segmento C, que já é bom e não pesa muito, o que ajuda no consumo. Por exemplo, o Civic 1.5ils era uma boa escolha, mas nunca encontrei a GPL. Apenas o 1.4is (que também não ignoro).

          Nesta minha questão tenho de ponderar várias coisas a que vos poupo. Pediria então ajuda mais no campo técnico e renovo a minha questão inicial. Desta lista:

          Audi 80 / A4
          BMW E30/E36
          Honda Civic/Concerto/Accord
          Mazda 323
          Mercedes 190
          Opel Astra F/G
          VW Golf II / III

          que têm a dizer destes modelos em termos de problemas, manutenção exigida e consumos? Vale tanto para modelos a gasolina (com GPL) como para diesel.

          Comentário


            #7
            Desses olharia para um e36 320i ou um civic 1.6

            Comentário


              #8
              Se podes esticar o teu orçamento até aos 3mil€, eu optaria por este:
              Opel Astra 1.4 I, € 2.990, Forte Da Casa - Standvirtual
              ou este:
              http://www.standvirtual.com/carros/a...ivic/P7535427/

              Há muitos mais, mas se queres um carro que não te dê despesas extra, não consigo achar as outras propostas interessantes.

              Comentário


                #9
                Não sou especialista no GPL, mas o 1.6 da VAG dá-se bem com ele, assim como os motores da Bmw.

                Comentário


                  #10
                  penso que as opçoes que dei tambem consigam fazer 100 km com o maximo de 6 euros..

                  Comentário


                    #11
                    Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                    Se podes esticar o teu orçamento até aos 3mil€, eu optaria por este:
                    Opel Astra 1.4 I, € 2.990, Forte Da Casa - Standvirtual
                    ou este:
                    Honda Civic 1.4 VTEC, € 2.990, Vilar Vila De Conde - Standvirtual

                    Há muitos mais, mas se queres um carro que não te dê despesas extra, não consigo achar as outras propostas interessantes.
                    Por acaso já tinha dado com esse Astra e pareceu-me interessante. Sei o que vale pois conheço bem o modelo mas queria ver se arranjava mais barato.
                    Mas achas que um carro mais velho vai dar problemas? É claro que há peças que só se substituem quando avariam e dão de si em idade avançada mas julgo que há por aí carros bem mantidos. O que me atrai nos carros mais velhos é por um lado, gostar de clássicos, mesmo que não sejam jóias automobilisticas e pelo facto de não terem muita electrónica, que traz mais um saco de eventuais avarias no futuro. Estarei errado?

                    Comentário


                      #12
                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      Não sou especialista no GPL, mas o 1.6 da VAG dá-se bem com ele, assim como os motores da Bmw.
                      Que tal uma coisa destas?
                      BMW 316 , € 2.950 - Standvirtual

                      Comentário


                        #13
                        Originalmente Colocado por sublime21 Ver Post
                        penso que as opçoes que dei tambem consigam fazer 100 km com o maximo de 6 euros..
                        É possível mas por um lado são utilitários a que queria fugir, por outro estão no limite e alguns até passam do orçamento que tenho. Mas obrigado na mesma.

                        Comentário


                          #14
                          Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                          É possível mas por um lado são utilitários a que queria fugir, por outro estão no limite e alguns até passam do orçamento que tenho. Mas obrigado na mesma.
                          nao te esqueças que sao todos preços negociaveis e hoje em dia se apareceres com dinheiro na mao, tens uma margem negocial bastante forte.. todos esses preços descem e alguns bastante, acredita, mas obvio, tu é que sabes o que é mais adequado para ti, para qualquer duvida é so dizer, abraço ;)

                          Comentário


                            #15
                            Se o anúncio a seguir, for de um Golf 1.6...

                            http://belmonte-castelobranco.olx.pt...-iid-438597007


                            Ou então:

                            http://coracaodejesus-viseu.olx.pt/b...-iid-438727673

                            http://montemorovelho.olx.pt/vw-golf...-iid-438783973 (este peca por ter as jantes de 17").

                            Comentário


                              #16
                              Estás com uns requisitos muito complicados de cumprir. Queres que consuma no máximo 6€/100 o que de GPL equivale mais ou menos a 8 litros. Não queres segmentos B, mas sim C ou D, e não queres gastar muito, quando motores que já convertidos a GPL façam menos de 8l sem ser a pisar ovos não poderão ser motores com muitos anos...

                              Se alargasses a busca para carros que já façam em torno dos 10l (~7.5€) já terás muito mais por onde escolher.

                              Comentário


                                #17
                                Stilo ou Bravo/Brava 1.2 16v

                                Comentário


                                  #18
                                  Já agora.. Em relação aos Mitsu Lancer (97 a 2000) parecem-me ser uns bons carros.. A manutenção daquilo é que deve ser pesada não?

                                  Comentário


                                    #19
                                    Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                                    Já agora.. Em relação aos Mitsu Lancer (97 a 2000) parecem-me ser uns bons carros.. A manutenção daquilo é que deve ser pesada não?
                                    Porque dizes isso?

                                    Comentário


                                      #20
                                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                      Estás com uns requisitos muito complicados de cumprir. Queres que consuma no máximo 6€/100 o que de GPL equivale mais ou menos a 8 litros. Não queres segmentos B, mas sim C ou D, e não queres gastar muito, quando motores que já convertidos a GPL façam menos de 8l sem ser a pisar ovos não poderão ser motores com muitos anos...

                                      Se alargasses a busca para carros que já façam em torno dos 10l (~7.5€) já terás muito mais por onde escolher.
                                      Eu sei. Já o tinha dito. Mas se fosse fácil, também não valia a pena chatear-vos, não é?

                                      Julgo que o melhor compromisso é o segmento C, mas se aparecer algo do D em conta, é ponderável. Claro que se alargasse a escolha para os 7.5€/100Km tinha mais por onde escolher mas quero mesmo ficar pelos 6, no máximo 6.5€ se compensar noutros aspectos.
                                      Mas ainda pegando na minha lista de modelos pré-seleccionados, por exemplo, um E36, um 190 ou um Honda Concerto (Civic já percebi que é) não eram boas escolhas? Outro modelo que tenho encontrado em conta é o Rover 200/25. Sei que tem o problema das juntas mas fora isso, não seria um bom compromisso também?
                                      Editado pela última vez por Zell; 30 June 2013, 12:29.

                                      Comentário


                                        #21
                                        Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                                        Já agora.. Em relação aos Mitsu Lancer (97 a 2000) parecem-me ser uns bons carros.. A manutenção daquilo é que deve ser pesada não?
                                        O Stilo até não me desagrada esteticamente mas o pouco que já ouvi falar do carro, não foi propriamente abonatório, no campo eléctrico e electrónico. Já agora, se conhecerem bem o carro, digam de vossa justiça e qual a melhor motorização.
                                        Mitsubishi, tal como Nissan, nestes segmentos, não me dizem mesmo nada, apesar de os ter como carros que cumprem.

                                        Comentário


                                          #22
                                          Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                          Eu sei. Já o tinha dito. Mas se fosse fácil, também não valia a pena chatear-vos, não é?

                                          Julgo que o melhor compromisso é o segmento C, mas se aparecer algo do D em conta, é ponderável. Claro que se alargasse a escolha para os 7.5€/100Km tinha mais por onde escolher mas quero mesmo ficar pelos 6, no máximo 6.5€ se compensar noutros aspectos.
                                          Mas ainda pegando na minha lista de modelos pré-seleccionados, por exemplo, um E36, um 190 ou um Honda Concerto (Civic já percebi que é) não eram boas escolhas? Outro modelo que tenho encontrado em conta é o Rover 200/25. Sei que tem o problema das juntas mas fora isso, não seria um bom compromisso também?
                                          Sim, consegues fazer 8-8,5 num Rover 25 a GPL.

                                          Mas se preferes um segmento C, porque não um Rover 400/45?

                                          Comentário


                                            #23
                                            Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                            Porque dizes isso?
                                            As marcas asiáticas não propriamente baratas, Mazda, Toyota, Honda.. A Mitsu é a mais económica?

                                            Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                            O Stilo até não me desagrada esteticamente mas o pouco que já ouvi falar do carro, não foi propriamente abonatório, no campo eléctrico e electrónico. Já agora, se conhecerem bem o carro, digam de vossa justiça e qual a melhor motorização.
                                            Mitsubishi, tal como Nissan, nestes segmentos, não me dizem mesmo nada, apesar de os ter como carros que cumprem.
                                            Mito... São fiáveis e bastantes, muitos já passam os 220mil.. Em relação à motorização, tens o 1.2 16v (caixa de 6) super económico mas não dá para muitas pressas ou sejas reprises não é o habitat natural dele.. Tens o 1.4 também com caixa de 6 já mais apropriado para reprises e económico também. E depois tens o 1.6 com caixa de 5 dos 3 é o menos económico.
                                            Editado pela última vez por pedro8; 30 June 2013, 12:55.

                                            Comentário


                                              #24
                                              Um punto 1.2 daqueles com 85cv

                                              Comentário


                                                #25
                                                Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                                                As marcas asiáticas não propriamente baratas, Mazda, Toyota, Honda.. A Mitsu é a mais económica?
                                                Tenho um Civic e uma Accord e não me posso queixar dos valores de peças/manutenção.

                                                Mazda e Subaru, sim. São marcas com poucas peças da concorrência...

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  O maior problema é se arranjas um caro que gasta 6€/100 em combustivel e, depois gasta 20€/100 em avarias.

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                                                    #27
                                                    Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                                                    As marcas asiáticas não propriamente baratas, Mazda, Toyota, Honda.. A Mitsu é a mais económica?



                                                    Mito... São fiáveis e bastantes, muitos já passam os 220mil.. Em relação à motorização, tens o 1.2 16v (caixa de 6) super económico mas não dá para muitas pressas ou sejas reprises não é o habitat natural dele.. Tens o 1.4 também com caixa de 6 já mais apropriado para reprises e económico também. E depois tens o 1.6 com caixa de 5 dos 3 é o menos económico.
                                                    Mecanicamente são fiáveis, agora a nível eléctrico não. Um de um amigo meu dá chatices nessa área, assim como a maioria dos GPunto que conheço.

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                                                      #28
                                                      Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                      O maior problema é se arranjas um caro que gasta 6€/100 em combustivel e, depois gasta 20€/100 em avarias.
                                                      Há sempre um risco mas não é por ceder no primeiro critério que se tem mais sorte no segundo.

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                                                        #29
                                                        Quase todos os comerciais até 1600cc diesel são capazes disso, e até alguns 1900, ou mesmo sem ser comerciais, mas um diesel sem ser comercial upa upa parece que valorizam

                                                        Comentário

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