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A melhor marca para os clientes

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    A melhor marca para os clientes

    Boas,

    Ainda sou novo nestas andanças, no entanto gostaria de lançar este tema para debate, pois é uma questão que me assola diversas vezes...

    A questão é a seguinte - Qual é a marca que trata melhor os clientes?

    Assim, o que eu pretendo saber é tendo em conta experiências/conhecimentos através de amigos/conhecidos ou do próprio, qual é a marca que trata/mima, mais/melhor os seus clientes, qual é a marca que tem o cuidado em convidar os seus clientes a lançamentos de novos modelos, de convidar para dias da marca, ofertas que tenham sido feitas, cuidados em relação a avarias (sem terem de o fazer como é óbvio), etc, etc, etc

    Espero que aceitem o desafio, pois uma das minhas grandes interrogações é precisamente aquilo que podemos de designar de "experiência enquanto cliente"...

    Antes de mais muito obrigado pelo tempo que despenderem.

    #2
    Acho que isso varia muito de concessionario e de cli€nt€ para cli€nt€

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
      Acho que isso varia muito de concessionario e de cli€nt€ para cli€nt€
      sim claro, mas apenas "quero" a partilha de algumas situações que muitas vezes consideramos invulgares mas que felizmente ainda acontecem e que nos surpreendem pela positiva.

      Penso que será uma "tertúlia" interessante a acima de tudo trará boas surpresas.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
        Acho que isso varia muito de concessionario e de cli€nt€ para cli€nt€
        Basicamente é esta a minha opinião! Mais do que as marcas o que conta mesmo são os concessionários, e a qualidade do atendimento que nos prestam varia muito de uns para outros. Deixo como exemplo o que já me aconteceu a mim, já comprei veiculos da Fiat em dois concessionários diferentes, num deles jurei nunca mais lá pôr os pés... no outro até cafezinhos me serviam de cada vez que lá ia.

        Comentário


          #5
          Eu respondo, não têm a ver com a Marca em sí, mas quem a "explora", ou seja o concessionário.
          Eu cá não tenho razão de queixa da Toyota/Salvador Caetano Barreiro, a carrinha não é minha mas sou eu que tenho lá ido ás revisões.
          Bom atendimento, temos de tudo á disposição se quisermos esperar enquanto tratam do carro, TV, café, águas, oferecem-se para nos levar a casa caso seja serviço de mais tempo(sem qualquer custo) cada vez que sai um modelo(no caso foi da Avensis) o meu pai recebe um convite para ir testar, oferta de check up para ir á inspecção, ainda este FDS houve uma feira de novos/semi-novos e usados de confiança a preços mais baixos que o normal, recebemos o convite até ligaram para marcar para ter um melhor atendimento, cheguei a dar uma volta numa Avensis das novas, tive pena de não deixarem andar no GT86
          Editado pela última vez por paulo14; 02 July 2013, 21:49.

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            #6
            Originalmente Colocado por Request Ver Post
            Basicamente é esta a minha opinião! Mais do que as marcas o que conta mesmo são os concessionários, e a qualidade do atendimento que nos prestam varia muito de uns para outros. Deixo como exemplo o que já me aconteceu a mim, já comprei veiculos da Fiat em dois concessionários diferentes, num deles jurei nunca mais lá pôr os pés... no outro até cafezinhos me serviam de cada vez que lá ia.
            Sim, concordo com a afirmação de que mais do que as marcas o papel dos concessionários acaba por ter um papel mais relacionado connosco, de proximidade/interação, no entanto também pode acontecer por exemplo um lançamento de um novo modelo que seja organizado pelo importador de determinada marca e que convide os clientes para um primeiro contacto com o modelo.

            Mas sem dúvida que o que é relevante (na minha opinião), são situações que nos tenham surpreendido pela positiva, quer tenha sido, através do importador, da própria marca ou do concessionário e nesse sentido, o caso descrito de um determinado concessionário ter um comportamento agradável para com o cliente é um excelente exemplo.

            Obrigado

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              #7
              Não tem a ver com marca, mas sim, com pessoas. Infelizmente, incompetentes existem em todas.

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                #8
                Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                Eu respondo, não têm a ver com a Marca em sí, mas quem a "explora", ou seja o concessionário.
                Eu cá não tenho razão de queixa da Toyota/Salvador Caetano Barreiro, a carrinha não é minha mas sou eu que tenho lá ido ás revisões.
                Bom atendimento, temos de tudo á disposição se quisermos esperar enquanto tratam do carro, TV, café, águas, oferecem-se para nos levar a casa caso seja serviço de mais tempo(sem qualquer custo) cada vez que sai um modelo(no caso foi da Avensis) o meu pai recebe um convite para ir testar, oferta de check up para ir á inspecção, ainda este FDS houve uma feira de novos/semi-novos e usados de confiança a preços mais baixos que o normal, recebemos o convite até ligaram para marcar para ter um melhor atendimento, cheguei a dar uma volta numa Avensis das novas, tive pena de não deixarem andar no GT86
                Exato, a maior parte das vezes é o concessionário o responsável pela imagem que temos das marcas.

                Pelo feed back deveria ter posto concessionário e não marca, não o fiz porque pretendi ser o mais abrangente possível, mas como já disse acima, interessa são as experiências positivas e neste caso concreto, parece questão bastante atenciosos.

                Mas realmente não custava nada ter deixado dar uma voltinha num GT86

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                  Não tem a ver com marca, mas sim, com pessoas. Infelizmente, incompetentes existem em todas.
                  Sim tem razão, mas infelizmente quantas vezes não ouvimos que determinada pessoa teve uma má experiência com um determinado carro e a culpa não é da marca mas sim do concessionário, no entanto, o que muitas vezes essa pessoa vai dizer é que não compra mais carro dessa marca, em vez de dizer que não leva mais a esse concessionário.

                  Comentário


                    #10
                    Tendo em conta algumas respostas, gostaria de dizer que sem dúvida que os concessionários são aqueles que dão a cara e que como todos sabemos são esses mesmos concessionários que representam as marcas, mas acima desta distinção feita (e muito bem) pelos participantes, o que gostaria de saber são as atenções, os comportamentos "positivos", que alguns de nós felizmente já fomos alvos.

                    Posso ainda acrescentar que por vezes quando penso em alguns denominados super carros, muitas vezes me questiono qual era aquela que realmente além de me proporcionar uma experiência de condução única, também me permitiria ter uma experiência de cliente único...

                    Ex - Audi R8 vs Vantage V8 - Neste caso e sem conhecimento direto, penso que a experiência de ser proprietário de um Aston Martin será superior à experiência de ser proprietário de um belo R8...

                    São este tipo de questões que gostaria que fosse aqui dissecadas, se não for pedir muito

                    Comentário


                      #11
                      de todos os carros que tive até hoje, foi na citroen onde melhor atendimento tive

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                        de todos os carros que tive até hoje, foi na citroen onde melhor atendimento tive
                        Curiosamente o concessionário onde melhor fui tratado (e continuo a ser) é igualmente um da Citroen! Foi onde comprei o meu carro actual, que não é um Citroen, e sempre foram de uma disponibilidade e simpatia a toda a prova. Só por isso já partem da pole position num dia em que pretenda adquirir outra viatura (partindo do principio que tenham na gama algo que me agrade e se adeque ao que desejo)...

                        Comentário


                          #13
                          Eu já sou cliente da Ford à praticamente 20 anos, pelo que não posso falar muito
                          Além de estar contente com a marca em si, estou também contente com o tratamento que recebo em qualquer das concessionárias.
                          Editado pela última vez por diogomsl; 02 July 2013, 22:59.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                            Eu já sou cliente da Ford à praticamente 20 anos, pelo que não posso falar muito
                            Além de estar contente com a marca em si, estou também contente com o tratamento que recebo em qualquer das concessionárias.
                            E se lhe perguntassem o que é que mais o impressiona ou que é que destacaria de positivo, o que é que responderia?

                            Comentário


                              #15
                              Eu gosto muito do tratamento da Renault, acho que fui bem recebido em todos os concessionários em que entrei.

                              Destaco a Renault Chelas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Demasiado Ver Post
                                E se lhe perguntassem o que é que mais o impressiona ou que é que destacaria de positivo, o que é que responderia?
                                Acho que tenho tido bastante sorte com os vendedores em si.
                                Houve um concessionário em que não gostei nada do atendimento: AMF em Gaia, parecia que lá fui fazer o favor, odeio isso!
                                Nos restantes, apesar de não ter feito negócio em todos, destaco a ex-Daro em Vila do Conde e o MCoutinho da Maia pelo profissionalismo, prontidão, simpatia e tudo o mais.
                                No entanto, apesar de nunca lá ter comprado carro, nota positiva para a Renault, que sempre me atenderam da melhor maneira, principalmente na Boavista (excepção feita ao departamento de retomas, o senhor tem a mania que é sabichão, cortei logo o mal pela raiz) e Gondomar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Como já outros colegas referiram, há de tudo em todas as marcas...

                                  Ok... infelizmente nunca tive contactos directos com Bentley nem com a Jaguar mas já andei vários anos a utilizar um concessionário que era o único a trabalhar com Rolls Royce em Lisboa. Foi onde tive as maiores pegas e onde continuei a ir mesmo após essas pegas... Foi aliás a única vez na minha vida que tive que escrever directamente para a marca em Portugal (não foi necessário ir mais além...) e as pegas foram então resolvidas, por isso ficámos "amigos" como d'antes...

                                  Já tive as minhas pegas com Ford e depois ficámos mais ou menos "amigos", isto no Porto... em Lisboa sempre correu tudo bem.

                                  Com a Skoda só tenho ideia de um grande profissionalismo.

                                  Audi sempre muito simpáticos, sobretudo quando se tratava de carregar nas facturas normais e dos injectores substituídos...

                                  Mercedes ainda mais simpáticos pq as contas ainda eram maiores e nem envolviam injectores...

                                  Resumindo e concluindo... são tão simpáticos quanto o dinheiro que lhes dás a comer! O que será que oferecem na Porsche ou na Ferrari? (Espero que seja uma loura bué da boa!!! )

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                    Como já outros colegas referiram, há de tudo em todas as marcas...

                                    Ok... infelizmente nunca tive contactos directos com Bentley nem com a Jaguar mas já andei vários anos a utilizar um concessionário que era o único a trabalhar com Rolls Royce em Lisboa. Foi onde tive as maiores pegas e onde continuei a ir mesmo após essas pegas... Foi aliás a única vez na minha vida que tive que escrever directamente para a marca em Portugal (não foi necessário ir mais além...) e as pegas foram então resolvidas, por isso ficámos "amigos" como d'antes...

                                    Já tive as minhas pegas com Ford e depois ficámos mais ou menos "amigos", isto no Porto... em Lisboa sempre correu tudo bem.

                                    Com a Skoda só tenho ideia de um grande profissionalismo.

                                    Audi sempre muito simpáticos, sobretudo quando se tratava de carregar nas facturas normais e dos injectores substituídos...

                                    Mercedes ainda mais simpáticos pq as contas ainda eram maiores e nem envolviam injectores...

                                    Resumindo e concluindo... são tão simpáticos quanto o dinheiro que lhes dás a comer! O que será que oferecem na Porsche ou na Ferrari? (Espero que seja uma loura bué da boa!!! )


                                    Sem dúvida...

                                    as experiências que temos enquanto clientes são muitas vezes o "motor" para a manutenção na marca ou para o afastamento da mesma.

                                    E na minha opinião há uma série de pequenos gestos que conseguem fazer com que o cliente se sinta especial e agradado por ter escolhido a marca/concessionário e depois há também uma série de pequenos gestos que conseguem destruir todo uma ideia/conceito construído ao longo de muito tempo.

                                    Alguns exemplos - uma pessoa conhecida comprou um lexus is, como aprecio carros solicitei na altura um TD a um GS que foi prontamente aceite e marcado, quando me dirigi ao concessionário a pessoa que me atendeu foi muito simpática e o TD decorreu muito bem.
                                    Após esta experiência quando estive com o dono do is, este disse-me que recebia uma revista da Lexus e passou a dar-me a revista, nessa mesma revista vinha um destacável para solicitar TD, obviamente que eu solicitei um ao LS que era o que faltava (na altura não havia o CT)...até hoje nunca responderam.

                                    Outra situação - uma vez num concessionário da citroen, numa manutenção não programada a conta ascendeu a cerca de 1500€, quando fui levantar o carro o dono do concessionário disse-me que se quisesse poderia pagar em 2x (nesta altura ainda não estavas a viver a presente crise e não havia esta solução para os clientes), apesar de não ter aceite, pois já sabia o valor que a manutenção ia ter, não deixei de registar com agrado a atenção.

                                    Certamente que os colegas do forum terão muitas situações para contar

                                    Comentário


                                      #19
                                      Apesar de estar de acordo com a questão referida da importância dos concessionários, a minha experiência pessoal, diz-me que há uma Marca que é transversal a qualquer concessionário:

                                      Honda.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                                        Apesar de estar de acordo com a questão referida da importância dos concessionários, a minha experiência pessoal, diz-me que há uma Marca que é transversal a qualquer concessionário:

                                        Honda.
                                        Depreendo do seu post que a Honda possui um atendimento semelhante em qualquer concessionário, assim sendo, pergunto-lhe se é um bom ou mau atendimento (não conheço ninguém próximo com Honda), e o porquê.

                                        Obrigado

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Demasiado Ver Post
                                          Depreendo do seu post que a Honda possui um atendimento semelhante em qualquer concessionário, assim sendo, pergunto-lhe se é um bom ou mau atendimento (não conheço ninguém próximo com Honda), e o porquê.

                                          Obrigado
                                          Esquecendo os cafézinhos e as paneleirices , Tenho um Honda comprado há 10 anos, ainda hoje recebo convites para teste de novos modelos da marca, informação sobre a marca e tecnologias, cartas a fazer recall de um simples "interruptor ??" da alavanca das luzes, DEZ ANOS depois, sim recebi há dias...

                                          Tenho consciência que apesar de cara a asistência Honda se preocupa em que o carro esteja em condições e não avarie.

                                          É apenas nesse aspecto que nomeei a marca.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                                            Esquecendo os cafézinhos e as paneleirices , Tenho um Honda comprado há 10 anos, ainda hoje recebo convites para teste de novos modelos da marca, informação sobre a marca e tecnologias, cartas a fazer recall de um simples "interruptor ??" da alavanca das luzes, DEZ ANOS depois, sim recebi há dias...

                                            Tenho consciência que apesar de cara a asistência Honda se preocupa em que o carro esteja em condições e não avarie.

                                            É apenas nesse aspecto que nomeei a marca.
                                            Sem dúvida que é de louvar, um atendimento/preocupação como o referido, principalmente um recall, dez anos depois!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não me digam que não há mais utilizadores deste forum com experiências positivas(uma apresentação de algum modelo que tenha sido inesquecível, uma avaria que tenha sido comparticipada pela marca com o carro já fora da garantia, uma cedência de veiculo gratuita para o cliente não ficar apeado, tantas situações que certamente já ocorreram e que nós por vezes nem referimos)

                                              Se é verdade que devemos alertar os amigos/conhecidos a fim de evitar determinadas marcas/assistências, penso que também é importante salientar pela positiva quando tal acontece

                                              Outra coisa...se existir por aqui alguém que possa/queira referir como é ser cliente com modelos de topo, também podia referir como é o tratamento providenciado pela marca/concessionário

                                              Não me importava nada de saber como é tratado um cliente porsche/maserati/aston martin etc, etc, e também com um serie 7, classe s, audi a8 e todos os outros (por curiosidade).

                                              Obrigado

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                Resumindo e concluindo... são tão simpáticos quanto o dinheiro que lhes dás a comer! O que será que oferecem na Porsche ou na Ferrari? (Espero que seja uma loura bué da boa!!! )
                                                Nada de tão crasso (julgo, isto é em segunda mão ). Coisas tipo levar um rebanho de Cayennes a pastar no campo, com almoço em local agradável oferecido também aos condutores e passageiros. E emprestar um Boxster de cortesia na revisão, mas nem sempre.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                                  Nada de tão crasso (julgo, isto é em segunda mão ). Coisas tipo levar um rebanho de Cayennes a pastar no campo, com almoço em local agradável oferecido também aos condutores e passageiros. E emprestar um Boxster de cortesia na revisão, mas nem sempre.
                                                  Ja é alguma coisa

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                    Eu gosto muito do tratamento da Renault, acho que fui bem recebido em todos os concessionários em que entrei.

                                                    Destaco a Renault Chelas.
                                                    Tenho a opinião oposta desta concessão da marca. Faço planos de não voltar!

                                                    Ou seja, depende muito também de quem nos atende. Fiquei ainda com pior impressão do que a de Telheiras.

                                                    PS - o "atendimento" é algo muito pessoal e tem muito a ver com a política da concessão e do próprio importador.

                                                    No abstrato, tenho ouvido falar muito bem da Toyota, mas como nunca tiver nenhum não sei.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                      Tenho a opinião oposta desta concessão da marca. Faço planos de não voltar!

                                                      Ou seja, depende muito também de quem nos atende. Fiquei ainda com pior impressão do que a de Telheiras.



                                                      PS - o "atendimento" é algo muito pessoal e tem muito a ver com a política da concessão e do próprio importador.

                                                      No abstrato, tenho ouvido falar muito bem da Toyota, mas como nunca tiver nenhum não sei.
                                                      Sem dúvida que o atendimento dos concessionários deve ter diretrizes sob as quais tem de atuar, mas também acredito, que cada concessão tem uma determinada autonomia para lidar com as situações que vão aparecendo e que de alguma forma estão fora do que está estipulado pela marca e ou importador.

                                                      Em relação à toyota, o que sei é que possuem um preço de manutenção em conta, relativamente à média do mercado, no que diz respeito à manutenção programada, mesmo a própria lexus acaba por ser mais em conta que o triunvirato alemão (audi, bmw e mercedes).

                                                      Comentário

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