Eu tenho uma Passat com este mesmo motor PD115 e é uma maravilha Em termos de fiabilidade, nunca deu nenhum problema, MAF em 10 anos só levou uma e foi a 1ano atrás, turbo e embraiagem de origem e já levou uma limpeza ou uma egr nova, não tenho a certeza. Quanto a prestações continuam como sempre foi e gostei da parte em que dizem que os 115cv da Audi mais parecem com os 136cv da bmw
Parabéns a quem teve o trabalho de digitalizar o artigo e postou aqui
Curioso a parte onde dizem que o motor da audi transmite menos vibrações ao interior. Não era o common rail que vibrava muito menos?
As recuperações é o que já se sabe e o que disse aqui muitas vezes: cilindrava a concorrência da época, isto prestes na altura da substituição da audi para 2001.
Para já o 320d relativamente aos anteriores 318 e 325 tds, que não passavam do mesmo motor sem dois cilindros, tinham diferenças substanciais. Para começar os tds eram injecção indirecta, e os seus substitutos injecção directa.
O 320d ja aparece com um motor com 4 valv por cilindro em oposição Às 2 do seu antecessor.
O 320d ja possui, salvoerro, turbo de geometria variavel e controlo electronico da egr, alem de um nova bomba de injecção de alta pressão.
Mais que confirmado. O de 136cv não era common rail.
Surgiu na Primavera de 1998, com o lançamento da actual Série 3 (E46). Substituiu o anterior 318 tds, motor de apenas 1665 cc, 90 cv/4400 rpm, 190 Nm/2000 rpm, injecção indirecta, 8 válvulas, turbo e intercooler. Equipado com turbo de geometria variável, injecção directa de alta pressão (bomba VP44 da Bosch), intercooler e 16 válvulas accionadas por duas árvores de cames, este novo motor passou para 1951 cc, 136 cv/4000 rpm e 280 Nm 1750 rpm.
Recentemente foi alvo de uma revisão, por ocasião do ténue restyling efectuado à Série 3. Como o Compact foi lançado mais tarde, contou desde logo com este revisto motor.
A cilindrada aumentou, a injecção directa passou a ser common-rail, o curso dos cilindros foi alterado, a taxa de compressão baixou e a gestão electrónica melhorou. A potência subiu para 150 cv/4000 rpm e o binário para 330 Nm/2000 rpm.
Tinha essa ideia. Sabia também que tinha aumentado a cilindrada para mais perto dos 2l.
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