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Audi A3 1.6 sem óleo

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    Audi A3 1.6 sem óleo

    Boa noite foristas,

    Aconteceu-me com o carro uma coisa que me está a deixar um bocado preocupado.

    Sou possuidor de um A3 8L já com os seus 220 mil km. Há alguns meses o carro ganhou os sintomas clássicos dos segmentos nas lonas (consumo de óleo excessivo, eventual fumarada a sair do escape). Nos últimos meses andei um bocado a remediar e quando o CB acusava falta de óleo eu lá colocava entre 0,5 a 1L mais ou menos e continuava a minha vida normal, já que o problema não exigia resolução imediata e o arranjo fica um bocado caro.

    Há uns dias atrás (esta semana) comecei a sentir o carro um bocado preso. Acelerava pouco, soluçava às vezes. Pensei que fosse para aí as velas a precisarem de ser trocadas.

    Hoje de manhã calhou de verificar o nível do óleo e a vareta estava completamente seca, nem abaixo do mínimo. A luz do CB não acendeu!! Fiquei muito preocupado mas por outro lado feliz por o motor não ter gripado durante a semana, já que ainda devo ter feito umas dezenas de Kms... :\

    Agora tenho umas dúvidas. O motor não gripou mas pode ter danificado alguma coisa, certo? Alguém me pode dizer que consequências poderá ter o motor sofrido por ter feito uns Kms assim?

    Um abraço e obrigado desde já por qualquer ajuda nesta má situação :\

    #2
    Originalmente Colocado por Duarteman Ver Post
    Boa noite foristas,

    Aconteceu-me com o carro uma coisa que me está a deixar um bocado preocupado.

    Sou possuidor de um A3 8L já com os seus 220 mil km. Há alguns meses o carro ganhou os sintomas clássicos dos segmentos nas lonas (consumo de óleo excessivo, eventual fumarada a sair do escape). Nos últimos meses andei um bocado a remediar e quando o CB acusava falta de óleo eu lá colocava entre 0,5 a 1L mais ou menos e continuava a minha vida normal, já que o problema não exigia resolução imediata e o arranjo fica um bocado caro.

    Há uns dias atrás (esta semana) comecei a sentir o carro um bocado preso. Acelerava pouco, soluçava às vezes. Pensei que fosse para aí as velas a precisarem de ser trocadas.

    Hoje de manhã calhou de verificar o nível do óleo e a vareta estava completamente seca, nem abaixo do mínimo. A luz do CB não acendeu!! Fiquei muito preocupado mas por outro lado feliz por o motor não ter gripado durante a semana, já que ainda devo ter feito umas dezenas de Kms... :\

    Agora tenho umas dúvidas. O motor não gripou mas pode ter danificado alguma coisa, certo? Alguém me pode dizer que consequências poderá ter o motor sofrido por ter feito uns Kms assim?

    Um abraço e obrigado desde já por qualquer ajuda nesta má situação :\
    Se sabia que o carro estava assim porque deixou andar????

    bem nenhum não lhe deve ter feito....!

    Comentário


      #3
      Bem não fez...

      Notas alguma alteração no ruído do motor?

      Comentário


        #4
        Se sabia que o carro precisava de óleo, não devia ter andado com o carro sem meter o óleo necessário na quantidade exigida. Porque isso não fez nada bem ao motor..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
          Se sabia que o carro estava assim porque deixou andar????

          bem nenhum não lhe deve ter feito....!
          Eu não sabia que o carro estava sem óleo porque o aviso de CB não acendeu. Se soubesse que estava sem óleo não tinha andado obviamente. O arranjo ainda não foi feito porque não é propriamente uma intervenção simpl€s mudar os segmentos do veículo.


          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
          Bem não fez...

          Notas alguma alteração no ruído do motor?
          O motor continua com o mesmo ruido. Hoje já lhe pus óleo e liguei-o um bocado e fiz cerca de 4Km com ele (já com o óleo claro) e aparentemente está tudo fine. Nenhuma anomalia.

          Comentário


            #6
            dizes que o carro andou sem oleo???
            o carro não andou sem oleo,o carro andou com 1,5 a 2,0 litros de oleo a menos,ou seja não estava seco.
            até porque se o oleo baixar consideravelmente a vareta vêm seca mas como têm oleo (embora menos)o sensor de falta de oleo não acusa.
            uma questão:
            quantos litros de oleo adicionas em cada 15000kms ou seja entre mudas??

            Comentário


              #7
              Retentores de válvulas, anéis de vedação do pistão pedindo adeus.

              O ideal é encostar o carro e fazer a retífica.

              Comentário


                #8
                Se o carro acusava falta de oleo é porque estava quase seco, ora, andares a meter 0.5-1L de oleo nao é bem o indicado porque ele continua a andar com pouco oleo e a lubificaçao nao é a melhor.

                Estas a arriscar a ficar com o motor colado, e em vez de gastares 500-600€ a mudar segmentos, gastas o dobro mais montagem de novo motor. Aconselho ou a solucionares o problema ou a meteres mais que 1L quando ele acusa falta de oleo, ate porque é um desperdicio de dinheiro andares a colocares oleo a conta gotas.

                Ja agora, estas a usar o oleo recomendado para o motor? Os 1.6 nao têm propriamente fala de serem problemas nem de comerem segmentos (isso é para os 1.4 16v da Vag) pelo que pode indicar que andas a usar um oleo nao aconselhado para o motor.

                Comentário


                  #9
                  Vai la reparar os segmentos , isto é se o pensas manter por mais uns bons anos .

                  O meu fiesta uma vez só dei conta pois ouvia muito ferro a bater , meti quase 2 litros de oleo e nem á ponta da vareta chegou

                  Comentário


                    #10
                    O meu fiesta uma vez só dei conta pois ouvia muito ferro a bater , meti quase 2 litros de oleo e nem á ponta da vareta chegou
                    Então pois, primeiro que o óleo enchesse as fissuras criadas nos pistões

                    Comentário


                      #11
                      Pessoal o rapaz meteu oleo, apenas confiou demais nos sistemas de diagnóstico integrados.

                      A unica coisa que me lembro de dizer é nunca confiar no cb, se não notas nada de anormal, tirando os sintomas referidos na primeira parte do post, mete oleo no motor, vai remediando, atesta ao nivel e vai vendo o nivel manualmente, assim já podes aferir melhor quando existe a falta e prevines melhor essa falha.

                      * Aqui está toda a gente cheia de dinheiro, ainda há-de vir alguem aí perguntar porque não reparáste o motor.

                      Já não se pode estar enrascado com o guito, temos de arranjar logo tudo, mesmo que estejamos tesos e existam soluções para manter o sistema funcional até que possamos dispender uma quantia avultada em reparações.


                      ps: * dito e certo... devo estar para ganhar o euromilhões....
                      Editado pela última vez por m4nn1pul0; 08 July 2013, 13:50.

                      Comentário


                        #12
                        Independente das razôes, eu costumo verificar o nível do óleo e liquido de refrigeração, pelo menos de 2 em 2 semanas, ou até mesmo semanalmente.. não demora nada a fazer a verificação e ficamos prevenidos Por muita tecnologia que haja, não se pode confiar a 100%

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por grog Ver Post
                          Então pois, primeiro que o óleo enchesse as fissuras criadas nos pistões
                          Mesmo

                          Tinha o sensor de pressao de oleo avariado e como tal nao acendeu qualquer luz , mas andou sempre a dar calor e nunca se deitou , até o anterior dono tinha lhe metido serrim ao inves de afinar as valvulas e mesmo assim n se deitou , andou como se nada se passasse

                          Comentário


                            #14
                            boas, eu tive o mesmo problema, o que tive de fazer foi mudar os segmentos, mas sinceramente nao mudou grande coisa o carro quando passa dos 120 consume bastante oleo, o que li noutros sites e aconselham e a mudar de motor...

                            Comentário


                              #15
                              Lição a tirar daqui, nunca confiar plenamente nas lusinhas!
                              E não esquecer que de X em X tempo/km's ver o óleo através da vareta (isto é, nos que aínda tem!)

                              Se viessem com um manómetro de pressão de óleo, era mais simples de detectar o problema!

                              Comentário


                                #16
                                O problema são os carros que não têm vareta, como o meu e alguns carros recentes. Espero que os sensores e luzinhas não me deixem ficar mal.

                                Comentário


                                  #17
                                  A tecnologia por muito fiável que seja, não de pode confiar a 100 % ! Convém sempre verificar, evita muita fuga da carteira

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se o motor não agarrou e já lhe meteste óleo não vai agarrar...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Duarteman Ver Post
                                      Há uns dias atrás (esta semana) comecei a sentir o carro um bocado preso. Acelerava pouco, soluçava às vezes. Pensei que fosse para aí as velas a precisarem de ser trocadas.

                                      Hoje de manhã calhou de verificar o nível do óleo e a vareta estava completamente seca, nem abaixo do mínimo. A luz do CB não acendeu!! Fiquei muito preocupado mas por outro lado feliz por o motor não ter gripado durante a semana, já que ainda devo ter feito umas dezenas de Kms... :\

                                      Agora tenho umas dúvidas. O motor não gripou mas pode ter danificado alguma coisa, certo? Alguém me pode dizer que consequências poderá ter o motor sofrido por ter feito uns Kms assim?

                                      Um abraço e obrigado desde já por qualquer ajuda nesta má situação :\
                                      Se o soluçar tiver sido devido a falta de óleo, isso já foi um péssimo sinal!
                                      Como foi dito, ele não ficou sem óleo nenhum, apenas ficou abaixo do nível da vareta (o que continua a não ser bom).

                                      Mas se ele está a andar normalmente, é ir controlando o óleo e acrescentando de modo a ir mantendo o nível.


                                      Não necessita de ser óleo muito bom (até é mal empregue), apenas precisa de ter óleo a nível.

                                      O depois vem depois.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Uma sorte o motor não ter colado... realmente há carros que suportam muito mesmo

                                        Comentário

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