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    Ford Focus TDdi vs TDCI

    Boa tarde

    Visto que os Focus andam a um bom preço (pelo que vejo), estou a pensar em trocar o meu Corsa por um.

    Entre o motor TDdi de 90cv e o TDCI de 115cv, qual aconselham (ou não aconselham)? Tendo em conta consumos (visto que faço viagens um pouco longas e quase só por nacional. Logo, um pouco de para-arranca há sempre), problemas crónicos etc?

    A única coisa que sei destes carros é que têm uma condução agradável. De resto, pouco sei.

    Falo de Ford Focus porque sempre foi um carro que me agradou muito. Sei que não vou ter os consumos do meu Corsa, mas com 260k já me anda a dar problemas...

    Obrigado

    #2
    Estive comprador de um Focus Sportvan 1.8 TDCi à cerca de 2 anos atrás. Adorei o carro, aquilo anda que se farta e curva muito bem! No entanto, gasta a condizer. Conta com médias altinhas, tipo uns 7l/100km. O TDCi tem o famoso problema do volante bimassa, por isso optava antes pelo Tddi.

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      #3
      Mas não há comparação possível entre o andamento do TDDI e do TDCI!

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        #4
        TDCI com monomassa, senão arranjares visto que já há muitos porém nem toda a gente sabe responder se tem ou não. TDDI tem uma caixa mais longa fica divertido

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          #5
          O TDCI anda mais (115cv e 250nm).. muito mais. Aquele chassis no 1.8 TDCI fica a matar, curva e anda que se farta. Infelizmente tem o problema crónico do volante bi-massa, e algumas unidades deram raia no colector de escape. Fora isso, é carro para andar. Consumos na casa dos 7/8 lts, dependendo do pé.
          O TDDI anda menos (90cv e 200nm), é mais fiável e os consumos são mais baixinhos.
          Eu iria ver primeiro o TDCI, e veria se já mudou os componentes referidos acima. Se sim, e tendo em conta o seu estado geral e preço, iria para um desses.
          O TDCI também já é pós-facelift, pelo que pode ser um pouco mais valorizado (e mais bonito, mas isto é subjectivo.. eu pelo menos pensei em trocar o MK1 que tinha na altura pelo MK1.5 quando este saiu)
          Editado pela última vez por diogomsl; 08 July 2013, 22:07.

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            #6
            Entre um e outro, o TDCI sem sombra de dúvidas.

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              #7
              Hum... A questão é a seguinte, o meu Corsa está a começar a dar uns problemas devido ao desgaste, e queria troca-lo para não me dar muito mais despesas. Isto é, visto que o TDCI tem problemas de bi-massa se calhar vai-me tirar uns cobres do bolso dentro de um tempo não? Isto considerando que por vezes é complicado descobrir se o dono atual já mudou ou não.
              Os consumos entre os dois motores têm assim grande discrepância atentendo a um pé moderado? O TDCI está-me a "abrir o apetite", mas sendo o TDdi fiável...

              PS - questão do andamento acaba por não ser tão importante visto que venho de um Corsa 1.7 DI, logo... há grande diferença para qualquer um dos dois motores do Focus

              Comentário


                #8
                Quanto ao bimassa, se a desligar o carro o motor "tremelicar", é porque o mesmo já teve melhores dias.

                Quanto a consumos e numa condução normal, conseguem ser equivalentes.

                Comentário


                  #9
                  Já agora:

                  AutoMotor - Peugeot 307 Break HDi XT Premium vs Ford Focus SW TDCi Ghia

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por smarques7 Ver Post
                    Hum... A questão é a seguinte, o meu Corsa está a começar a dar uns problemas devido ao desgaste, e queria troca-lo para não me dar muito mais despesas. Isto é, visto que o TDCI tem problemas de bi-massa se calhar vai-me tirar uns cobres do bolso dentro de um tempo não? Isto considerando que por vezes é complicado descobrir se o dono atual já mudou ou não.
                    Os consumos entre os dois motores têm assim grande discrepância atentendo a um pé moderado? O TDCI está-me a "abrir o apetite", mas sendo o TDdi fiável...

                    PS - questão do andamento acaba por não ser tão importante visto que venho de um Corsa 1.7 DI, logo... há grande diferença para qualquer um dos dois motores do Focus
                    Tal como o nto referiu, repara na vibração.. Em princípio, depois da primeira mudança (e se for a venda de um particular, deverás ter mais acesso a informação.. no entanto vês o histórico de avarias na Ford), não haverá outra vez o mesmo problema. O volante bimassa de origem é que costumava trazer um problema qualquer, penso que relacionado com alguma falha que trazia de origem.
                    No entanto, e para ficares mais descansado, podes meter um monomassa lá mais para a frente: é mais resistente e duradouro, mas também vibra um pouco mais. Mas em princípio não será necessário.

                    Comentário


                      #11
                      Sempre gostei deste carro e cada vez gosto mais. Pensei que os preços mais acessiveis que vejo pela internet se devessem a problemas crónicos mas pelo menos nos TDdi não parece ser essa a razão.

                      Comentário


                        #12
                        O tdci tem 280 de binário em overboost. É um devorador de arranques. O tddi é mais contido, mas não envergonha. Se pensas em poupança, escolhe o tddi, se não for tanto esse o caso, então vai para o tdci.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          O tdci tem 280 de binário em overboost. É um devorador de arranques. O tddi é mais contido, mas não envergonha. Se pensas em poupança, escolhe o tddi, se não for tanto esse o caso, então vai para o tdci.
                          Tem 250 de binário
                          O que tem 280Nm é o 1.8 TDCI, mas o usado no MK2 (motor não comercializado cá em Portugal)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                            Tem 250 de binário
                            O que tem 280Nm é o 1.8 TDCI, mas o usado no MK2 (motor não comercializado cá em Portugal)
                            Eu tenho a certeza que o 1.8 TDCi tem overboost e que o binário aumenta para esse valor, e nessa carroçaria. Li o artigo de análise desse carro, antes da minha Mãe o comprar em Dezembro de 2001.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                              Tem 250 de binário
                              O que tem 280Nm é o 1.8 TDCI, mas o usado no MK2 (motor não comercializado cá em Portugal)
                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Eu tenho a certeza que o 1.8 TDCi tem overboost e que o binário aumenta para esse valor, e nessa carroçaria. Li o artigo de análise desse carro, antes da minha Mãe o comprar em Dezembro de 2001.



                              O Ecoflex está correcto, quanto a ter mais binário em Overboost.

                              O Focus MK1,5 com o 1.8 TDCI de 115cv, tinha 250Nm e 280Nm em Overboost.

                              Depois no Focus MK2 tinha 280Nm (normal) e em Overboost tinha 300Nm

                              Já agora, também existiu o 1.8 TDCI de 100cv no Focus MK1,5 (isto para alguns mercados).
                              Editado pela última vez por nto; 12 July 2013, 09:07. Razão: Correcção ortográfica

                              Comentário


                                #16
                                AutoMotor - Fiat Stilo Multi Wagon JTD Dynamic vs Peugeot 307 SW HDI Cuir vs Ford Focus SW TDCi Ghia

                                AutoMotor - Ford Focus TDCi Trend

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                  Eu tenho a certeza que o 1.8 TDCi tem overboost e que o binário aumenta para esse valor, e nessa carroçaria. Li o artigo de análise desse carro, antes da minha Mãe o comprar em Dezembro de 2001.
                                  Não tinha conhecimento desse factor do Overboost nesta motorização.
                                  Obrigado aos dois pelo esclarecimento

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                    Não tinha conhecimento desse factor do Overboost nesta motorização.
                                    Obrigado aos dois pelo esclarecimento
                                    Toma e embrulha

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      Toma e embrulha
                                      You're funny

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        O tdci tem 280 de binário em overboost. É um devorador de arranques. O tddi é mais contido, mas não envergonha. Se pensas em poupança, escolhe o tddi, se não for tanto esse o caso, então vai para o tdci.
                                        Quando dizes poupança, referes-te a quê mais especificamente? Manutenção/consumos?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por smarques7 Ver Post
                                          Quando dizes poupança, referes-te a quê mais especificamente? Manutenção/consumos?


                                          Os consumos, é ele por ela.

                                          É mais a nível do manutenção num ou outro item somente.

                                          No caso do TDCI até é o volante bimassa, que fica mais oneroso do que o do TDDI, que até tenho ideia que é monomassa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por smarques7 Ver Post
                                            Quando dizes poupança, referes-te a quê mais especificamente? Manutenção/consumos?
                                            Os consumos de cada um variam em 0.5/1lt sensivelmente. Mas depende de cada um.
                                            Manutenção é ela por ela. É questão de verificar o bimassa e o colector de escape no TDCi aquando da compra.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O TDDi ganhou a fama de fiável nos últimos anos, mas não sei bem de onde, lol.

                                              Bomba injetora é mázinha, e os coletores racham com frequência. Além disso tem uma caixa bastante curta.

                                              A minha preferência é o TDCi.

                                              O bimassa do TDCi quando tem problemas é fácil de diagnosticar. Ao ligar o carro a quente faz um estardalhaço assustador.

                                              Alguma vibração ao desligar, ou mesmo algum chocalhar não é ainda um problema grave.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                O TDDi ganhou a fama de fiável nos últimos anos, mas não sei bem de onde, lol.

                                                Bomba injetora é mázinha, e os coletores racham com frequência. Além disso tem uma caixa bastante curta.

                                                A minha preferência é o TDCi.

                                                O bimassa do TDCi quando tem problemas é fácil de diagnosticar. Ao ligar o carro a quente faz um estardalhaço assustador.

                                                Alguma vibração ao desligar, ou mesmo algum chocalhar não é ainda um problema grave.
                                                A caixa do TDCI é mais curta que a do TDDI, a bomba injetora não percebo realmente, ou tive muita sorte em imensos TDDIS que conheço nunca vi tal problema. A dos coletores é nova. Tanto o TDDI como o TDCI são óptimos, é questão do interessado ver o que lhe interessa mais.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                                                  A caixa do TDCI é mais curta que a do TDDI, a bomba injetora não percebo realmente, ou tive muita sorte em imensos TDDIS que conheço nunca vi tal problema. A dos coletores é nova. Tanto o TDDI como o TDCI são óptimos, é questão do interessado ver o que lhe interessa mais.
                                                  Por acaso também nunca ouvi o problema das bombas mas..
                                                  Em algumas unidades, e tive contacto com duas, o colector de escape do TDCI deu raia, mas penso que eram substituídos ao abrigo da garantia caso isso acontecesse.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    eu tenho um 1.8 tdci de 2002 comprado com 100 mil kms, já lhe fiz outros 100 mil, já levou o volante bi massa e embraiagem(1500€), mas posso dizer-te que é um bom carro. tenho semanas que chego a fazer com ele 800 kms, e não entendo como falam em consumos de 7 ou 8 litros, so se for só em cidade! eu fico-me pelos 5, 5.5 no máximo 6 em estrada, a andar a 100km/h...mas tudo depende do pé e de se conhecer o carro e tirar partido do seu binário...Se não gostas de ruidos parasitas não compres, o meu tem tantos Se gostares e andares muito em AE vais ficar com a impressão que lhe falta a 6ª, mas não desilude. Avança com a compra

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                                      Não tinha conhecimento desse factor do Overboost nesta motorização.
                                                      Obrigado aos dois pelo esclarecimento

                                                      Já agora e sobre o que se referiu acima, dos 250Nm em normal e 280 em Overboost:


                                                      km77.com. Ford Focus TDCi. Características del motor (10-08-01)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Como referido, o TDDI tem a caixa mais curta que o TDCI.

                                                        Já agora, ficam as relações de caixas de ambas a viaturas:



                                                        TDDI:


                                                        1ª 8,4
                                                        2ª 15,0
                                                        3ª 24,4
                                                        4ª 35,5
                                                        5ª 45,5




                                                        TDCI: (para o 3 portas e 5 portas)


                                                        1ª 9,1 9,0
                                                        2ª 16,4 16,1
                                                        3ª 24,9 24,5
                                                        4ª 36,5 35,8
                                                        5ª 47,3 46,8
                                                        Editado pela última vez por nto; 09 July 2013, 12:44.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                                                          A caixa do TDCI é mais curta que a do TDDI, a bomba injetora não percebo realmente, ou tive muita sorte em imensos TDDIS que conheço nunca vi tal problema. A dos coletores é nova. Tanto o TDDI como o TDCI são óptimos, é questão do interessado ver o que lhe interessa mais.
                                                          Li mal e respondi mal. Correção: "a caixa do TDDI é mais curta que do TDCI"

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por smarques7 Ver Post
                                                            Quando dizes poupança, referes-te a quê mais especificamente? Manutenção/consumos?
                                                            Sim, especialmente manutenção. A questão dos consumos é ambigua, se por um lado devem gastar mais ou menos a mesma coisa em regime "normal", o que se passa é que o Tdci é um verdadeiro leão, o que faz um tipo andar mais depressa e curtir mais o carro/motor, logo gasta mais que o outro. Vale do que vale...

                                                            Comentário

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