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Ajuda Opel zafira 1.9 cdti 150 cv não puxa.

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    Ajuda Opel zafira 1.9 cdti 150 cv não puxa.

    Boas.

    Venho solicitar a vossa preciosa ajuda na resolução do meu problema.

    Tenho uma opel zafira 1.9 cdi de 150 cv com caixa automática de 2007 e com cerca de 110000 kms e tenho verificado que esta tem vindo a perder potência, assim como os seus consumos tem aumentado.

    Assim passo a descrever o inicio do problema.
    Há cerca de 4 meses e com menos 3000 kms, o carro deixou literalmente de andar pois nem o ralenti aguentava. Lá foi para umaa oficina onde me disseram que o problema era da válvula egr pois estava entupida. Após limpeza desta o mecânico disse que o carro iria precisar de andar e ser ser puxado. Não fiquei convencido pois o carro era uma autentica traineira.

    Pois o certo é que passado um semana fiquei novamente a pé. Foi então para uma oficina mais conceituado onde desta vez me disseram:
    - Que a avaria era de um sensor do turbo o qual foi substituído,
    - Que a valvula egr neste motor avaria frequentemente
    Aconselharam-me a suprimir a valvula egr conforme explicado neste site
    EGR valve blanking block plate kit FIAT ALFA 1.9 JTDM VAUXHALL OPEL 1.9 CDTI 16V | eBay

    e a remover as borboletas, pois estas com facilidades partem.

    Ora a remoção foi efectuada e a válvula egr foi trocada por uma usada.

    Certo é que o carro nesta altura parecia outro pois acelerava e estava mais solto, tendo os consumos diminuídos face aos anteriores praticados e com uma condução idêntica.

    No entanto ultimamente o carro tem praticado consumos mais elevados, nas subidas não aguenta a velocidade como anteriormente e recorre a redução de mudança para manter a velocidade.

    Face ao exposto gostaria de saber se o trabalho executado foi o devido e o que pensa sobre supressão da válvula egr? Bem como a que se deve novamente esta perda de potencia/ aumento de consumo? Será novamente a válvula egr?

    Agradeço desde já a vossa disponibilidade e fico a aguardar as vossas repostas.

    David

    #2
    Originalmente Colocado por Davred Ver Post
    Boas.

    Venho solicitar a vossa preciosa ajuda na resolução do meu problema.

    Tenho uma opel zafira 1.9 cdi de 150 cv com caixa automática de 2007 e com cerca de 110000 kms e tenho verificado que esta tem vindo a perder potência, assim como os seus consumos tem aumentado.

    Assim passo a descrever o inicio do problema.
    Há cerca de 4 meses e com menos 3000 kms, o carro deixou literalmente de andar pois nem o ralenti aguentava. Lá foi para umaa oficina onde me disseram que o problema era da válvula egr pois estava entupida. Após limpeza desta o mecânico disse que o carro iria precisar de andar e ser ser puxado. Não fiquei convencido pois o carro era uma autentica traineira.

    Pois o certo é que passado um semana fiquei novamente a pé. Foi então para uma oficina mais conceituado onde desta vez me disseram:
    - Que a avaria era de um sensor do turbo o qual foi substituído,
    - Que a valvula egr neste motor avaria frequentemente
    Aconselharam-me a suprimir a valvula egr conforme explicado neste site
    EGR valve blanking block plate kit FIAT ALFA 1.9 JTDM VAUXHALL OPEL 1.9 CDTI 16V | eBay

    e a remover as borboletas, pois estas com facilidades partem.

    Ora a remoção foi efectuada e a válvula egr foi trocada por uma usada.

    Certo é que o carro nesta altura parecia outro pois acelerava e estava mais solto, tendo os consumos diminuídos face aos anteriores praticados e com uma condução idêntica.

    No entanto ultimamente o carro tem praticado consumos mais elevados, nas subidas não aguenta a velocidade como anteriormente e recorre a redução de mudança para manter a velocidade.

    Face ao exposto gostaria de saber se o trabalho executado foi o devido e o que pensa sobre supressão da válvula egr? Bem como a que se deve novamente esta perda de potencia/ aumento de consumo? Será novamente a válvula egr?

    Agradeço desde já a vossa disponibilidade e fico a aguardar as vossas repostas.

    David
    A malta vai a "Oficinas conceituadas" e depois observam-se coisas destas. É engraçado como por vezes parece que têm gosto em gastar dinheiro. Eu já vi isto acontecer em amigos, preferem ouvir uma oficina "conceituada" dizer que tem a cabeça do motor rachada, que uma oficina, por vezes humilde, mas conhecedora, argumentar com a admissão toda entupida.

    Não quer dizer que seja o caso, mas MUITO provavelmente a primeira análise era a que fazia mais sentido. O corpo da admissão e EGR nesses motores tendem a acumular imenso carvão, principalmente se o carro circular muito em cidade. Convém, de vez em quando, praticar uma condução mais rápida e agressiva, e leva-lo a umas rotações bem elevadas, em auto-estrada, para ajudar a limpar.

    Quanto ao que foi feito, isso também é uma prática comum, a anulação da EGR, mas o motor foi concebido para trabalhar com ela, não foi? Ele nasceu assim, certo? Então para quê inventar? Se estás a ganhar por um lado, com certeza vais perder por outro... Isso é todo um conjunto de peças e componentes para ter um funcionamento totalmente equilibrado - se começas a desequilibrar isso... Não acho boa prática, e comparo isso àquelas pessoas que se enchem de perfume para atenuarem o mau cheiro, devido à falta de banho.

    No que toca às borboletas, a historia repete-se. O que tende a partir não são as borboletas, mas sim o tirante que as actua. O que geralmente se faz, é coloca-las, manualmente, numa posição favorável ao funcionamento do motor, ele não se queixa, e a luz do motor também não acende - e uma delas (a que tem autonomia) continua a funcionar correctamente. Soube de um caso onde as tiraram, e aconteceu o que descreves, embora nesse também acendesse a luz do motor, e a solução foi voltar a desmontar para as colocar de novo.

    Já não basta este motor dar um ou outro problema, as pessoas ainda têm que tentar criar mais alguns...

    Boa sorte nisso!


    PS: Cá em casa há um Vectra GTS 1.9 CDTI, já teve o problema das borboletas (levou o corpo todo da admissão novo) e teve ainda outro problema na EGR - foi lavada. Agora para evitar problemas com a EGR, mais ou menos, uma vez por mês, saio com ele, ao fim de semana, à noite... O resto já se sabe...

    Comentário


      #3
      A Zafira tem tendência natural para acumular "carvão" é um problema cronico delas, o desenho da admissão aliado à falta da espaço, provoca com que haja recantos mesmo jeitosos para acumular "carvão", a melhor solução é mesmo estrada com elas com alguma regularidade, não gostam de muita cidade, apartir do momento que a cá de casa passou a fazer muito mais estrada que cidade nunca mais teve "carvão", continua tudo de origem e a funcionar, mas se andar duas semanas em cidade fica logo pior.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
        A Zafira tem tendência natural para acumular "carvão" é um problema cronico delas, o desenho da admissão aliado à falta da espaço, provoca com que haja recantos mesmo jeitosos para acumular "carvão", a melhor solução é mesmo estrada com elas com alguma regularidade, não gostam de muita cidade, a partir do momento que a cá de casa passou a fazer muito mais estrada que cidade nunca mais teve "carvão", continua tudo de origem e a funcionar, mas se andar duas semanas em cidade fica logo pior.
        Eu queria salientar isto.

        Não é necessário andar em "altas rotações" para evitar que o tal "carvão" se forme. Apenas basta fazer percursos relativamente longos, mesmo que a baixa rotação. (De qualquer maneira, pela sua transmissão bastante longa, estes carros fazem velocidades relativamente altas a rotações baixas).

        Eu comprei a minha e Vectra há quase 3 anos, usada, com 145.000 km. Neste momento vai com 232.000 km e nunca tive sintomas de "carvão" acumulado. Razão: ando mesmo muito pouco em cidade e faço pelo menos 2 x por semana o percurso Leiria/Lisboa/Leiria. E a maioria pela IC 2, pelo que mais uma vez se prova que não é necessário andar a "puxar" pelo motor. Mesmo nas voltas de fim-de-semana, raramente faço percursos inferiores a 30-40 km (ida e volta).

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