Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Arquitetura?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Arquitetura?

    Olá a todos, estou prestes a candidatar-me à faculdade mas ainda não sei bem o que quero seguir. Pensei em arquitetura por ser uma área que gosto mas não sei se é uma boa profissão para hoje em dia. Alguém me pode ajudar? Empregabilidade, saídas, oportunidades de trabalho, salários...? Obrigado

    #2
    Uma área onde é muito complicado arranjar emprego. Vi uma reportagem sobre arquitectos Portugueses no estrangeiro e até mesmo esses se vêem gregos e isto começou antes da crise segundo consta.
    Apenas te posso aconselhar a ires para arquitectura se é realmente aquilo que te apaixona, se não vai para outra área de preferência que não tenha a ver com artes se letras.
    Se gostas de construções opta antes por engenharia civil, que tem mais saída.

    Comentário


      #3
      Bem, conheco cerca de 6 arquiteturas que tiraram o curso à pouco tempo.

      Desses 6, só 2 têm emprego. Uma está no Brasil, a outra no Panamá. O resto está em Portugal e já desistiram de procurar emprego na area, já trabalham em outras áreas.

      Segundo eles, o desemprego de arquitetos passa os 50%, se te destacares no curso, talvez consigas um estágio pelo valor mínimo no Siza Vieira ou Souto Moura. E só ficas por milagre porque eles tão sempre a rodar pessoal.

      É um cenário muito desanimador, se quiseres ir para arquitetura, o meu conselho seria te virares para o estrangeiros, melhorares o inglês e arranjares outra lingua, e tentares logo com uns estagios no estrangeiro no verão, erasmus, tese no estrangeiro. E esquecer o mercado português.

      Alias, até nem má ideia candidatares diretamente a uma univ. inglesa.
      Editado pela última vez por Hecho; 10 July 2013, 19:21.

      Comentário


        #4
        Efectivamente, com a mentalidade q se gera à volta da profissão de arquitecto, seja pelos empregadores, pelos clientes ou mesmo pelas autarquias, só aconselho se gostares mesmo muito e tiveres mentalidade aberta para a possibilidade de emigração. E mesmo assim, para fora da europa pois nem nos países "ricos" do velho continente há trabalho decente. Há muito pouco respeito por esta profissão, a começar com a maioria dos clientes para quem tudo é caro (até mesmo o que é barato), discutem por tudo e alteram os projectos em obra, juntando a isso as dificuldades cada vez mais acrescidas por câmaras e seus sub-departamentos, e o volta-face (ou autêntico murro nos queixos) que está a ser a suspensão do decreto-lei que iria retirar aos engenheiros o poder de assinarem projectos de arquitectura, permitindo-lhes continuar a ser nossa concorrência directa, sinceramente nem sei que te diga.

        Há alturas em que se fazem projectos extremamente interessantes e passamos o dia com um sorriso nos lábios, e outras em que parece que não saímos do sítio com projectos e/ou clientes desgastantes, mas se eu no ano passado estava com um pequeno brilho nos olhos com perspectiva de que nos anos vindouros esta profissão se pudesse começar a re-erguer lentamente, actualmente só os sinto baços com um sentimento de cansaço, desmoralização e desrespeito que existe para com esta profissão.

        Longe de mim estar a aconselhar-te a não seguir o que gostas, mas tem noção de que o mercado está mesmo pelas ruas da amargura. Só que até acabares o curso muito pode acontecer, portanto segue parte da tua cabeça e parte do teu coração.

        Desculpem o tom de desabafo do post, mas as últimas semanas não têm andado mesmo a correr nada bem profissionalmente...

        Comentário

        AD fim dos posts Desktop

        Collapse

        Ad Fim dos Posts Mobile

        Collapse
        Working...
        X