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Ferrugem no circuito do anticongelante no meu clio 1.5 dci de 2005

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    Ferrugem no circuito do anticongelante no meu clio 1.5 dci de 2005

    Boas, sou novato aqui no fórum.A situação é o seguinte, tenho umclio 1.5 dci comercial de 2005 e recentemente aparece-me ferrugem no circuitodo anticongelante.Comprei o carro com 150 mil kmfiz a revisão toda incluindo o anticongelante, o liquido que trazia era cor verdee eu substitui para a liquido de cor rosa ( HUSKY orgânico com o ter de refrigeração50%) agora aos 220 mil Km aparece-me ferrugem, já mandei limpar e trocar oanticongelante e também substituir o deposito do anticongelante, mas aparece-mena mesma.Estou lixado com esta situação, seráque me podem ajudar?

    #2
    Tipicamente será do radiador ou da bomba de água (eventualmente até do radiador da chaufage...). Se o nível de corrosão for elevado, ela não vai parar só porque se começou a utilizar um bom anticongelante... é um processo que só terminará com a troca do componente corroído.

    Quando lavaram o circuito, retiraram o termostato para fazer circular água por todo o circuito?

    Vai-te mantendo alerta para eventuais futuras fugas pelo radiador (ou bomba de água...)

    Comentário


      #3
      Um punto que viveu em casa dos meus pais durante uns 10 anos morreu precisamente por causa disso... Desde que foi comprado com 4 anos que tinha esse problema. Ao longo dos anos foi piorando até a água passar a ficar completamente castanha num prazo de poucos meses depois de ser mudada. Por duas ou três vezes nos ultimos anos o radiador foi todo limpo mas de nada serviu. Da ultima vez que foi ao mecânico ficou combinado mudar o radiador, coisa que não foi feita de imediato porque ele não tinha os componentes necessários. Dois dias depois partiu o motor...

      Comentário


        #4
        Obrigado por me responderem,
        O radiador da minha Clio é em alumínio, foi o que medisseram, quanto a bomba de água troquei a 60 mil km.
        Não me tiram o termostato, mas sei que deviam tertirado!!!!!

        Comentário


          #5
          Não percebo pessoal, eu usava um bom anticongelante e mesmoassim apareceu ferrugem!!!!

          Comentário


            #6
            No meu Punto TD de 1997 uso o IADA orgânico e também tem sinais de ferrugem como em todos os puntos.

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              #7
              Se já tiver ferrugem no bloco é impossível sair toda. Mas com mais umas limpezas consegue-se reduzir isso para quase nada.

              Vê primeiro se os próprios tubos estão moles e não têm ferrugem tipo pedras dentro deles.

              O radiador também pode ter sujidade no fundo, e normalmente os mecânicos não têm paciência para limpar essas partes mais difíceis.

              Comentário


                #8
                O radiador do Clio II 1.5 dci de 2005 será em alumínio ou em ferro?

                O radiador do Clio II1.5 dci de 2005 será em alumínio ou emferro?
                Na oficina disseram-me que era em alumínio, mas eu tenho duvidas?

                Comentário


                  #9
                  Alumínio

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por dyogocardoso Ver Post
                    Um punto que viveu em casa dos meus pais durante uns 10 anos morreu precisamente por causa disso... Desde que foi comprado com 4 anos que tinha esse problema. Ao longo dos anos foi piorando até a água passar a ficar completamente castanha num prazo de poucos meses depois de ser mudada. Por duas ou três vezes nos ultimos anos o radiador foi todo limpo mas de nada serviu. Da ultima vez que foi ao mecânico ficou combinado mudar o radiador, coisa que não foi feita de imediato porque ele não tinha os componentes necessários. Dois dias depois partiu o motor...
                    Mas a causa do bloco partido foi isso?

                    Comentário


                      #11
                      Já gastei tanto dinheiro com este carro! Ainda a pouco mandeiretificar o turbo para ficar com o carro todo direitinho, e agora aparece-meferrugem no circuito da refrigeração! Enfim!
                      Cada vez acho mais que estes motores da Renault não prestam!!
                      Sim, os tubos estão moles, a uns dias apertei os tubose levantou a porcaria toda que estava no fundo do deposito de verificação do níveldo anticongelante, claro que tive que tirar todo o liquido que estava nodeposito e meter novo.

                      Comentário


                        #12
                        Garantidamente aluminio.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                          Já gastei tanto dinheiro com este carro! Ainda a pouco mandeiretificar o turbo para ficar com o carro todo direitinho, e agora aparece-meferrugem no circuito da refrigeração! Enfim!
                          Cada vez acho mais que estes motores da Renault não prestam!!
                          Sim, os tubos estão moles, a uns dias apertei os tubose levantou a porcaria toda que estava no fundo do deposito de verificação do níveldo anticongelante, claro que tive que tirar todo o liquido que estava nodeposito e meter novo.
                          Olha eu tenho um clio dci com quase 320000km. E a minha opinião é que tem sido um carro bastante honesto.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                            Se já tiver ferrugem no bloco é impossível sair toda. Mas com mais umas limpezas consegue-se reduzir isso para quase nada.

                            Vê primeiro se os próprios tubos estão moles e não têm ferrugem tipo pedras dentro deles.

                            O radiador também pode ter sujidade no fundo, e normalmente os mecânicos não têm paciência para limpar essas partes mais difíceis.
                            Agora acho que nunca mais consigo tirar a ferrugem de lá!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                              Olha eu tenho um clio dci com quase 320000km. E a minha opinião é que tem sido um carro bastante honesto.
                              Sim é verdade dci80, não tens ferrugem nem nunca tivestes ferrugem no sistema de refregeração do anicongelante?

                              Comentário


                                #16
                                Mas ainda há em ferro???

                                Tem lá calma! Tb não sei quão alarmante é esse nível de ferrugem... só vendo!

                                O mais grave será corrosão no motor (bloco), tudo o resto se resolve com 2 a 3h de trabalho e paciência. E lavar tudo tão bem até podermos beber a água que sai do outro lado!

                                Deita-a para um copo e pensa se a podes beber. Se tiveres vontade de a beber, é porque está bem!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                  Mas a causa do bloco partido foi isso?
                                  Não directamente, mas a corrosão e ferrugem acabaram por alegadamente provocar uma fuga que levou ao sobreaquecimento. A falta de perspicácia de quem o ia a conduzir também não ajudou, uma vez que o carro fez alguns quilómetros com o ponteiro no vermelho...

                                  Até hoje continuo a achar que aquele mecânico fez alguma coisa que não devia...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                                    Sim é verdade dci80, não tens ferrugem nem nunca tivestes ferrugem no sistema de refregeração do anicongelante?
                                    Nao tenho nem nunca tive.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Consegues tirar sim, ou melhor, o mecânico consegue pois há vários liquídos e tratamentos para resolver essa questão.

                                      Agora se ele quer ou se sabe é outra coisa.

                                      Cumprimentos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                        Nao tenho nem nunca tive.
                                        Qual é o anticongelante que costumas usar?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                          Consegues tirar sim, ou melhor, o mecânico consegue pois há vários liquídos e tratamentos para resolver essa questão.

                                          Agora se ele quer ou se sabe é outra coisa.

                                          Cumprimentos.
                                          Esse tratamento só deve ser possível se adicionar-nos produtos ácidos? Não irá adiantar o desgaste dos matérias?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Também já li em algum lado que a peça de entrada para o motor é em ferro e mecânico disse-me também que a parte superior do motor é em ferro!!! E eu perguntei: nos outros clios que aparecem aqui também vem ferrugem? E ele: é quase tudo!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Só aparece ferrugem porque em algum momento o carro andou a água del cano ou o liquido não foi substituido a tempo e horas. Desculpa a frontalidade mas para eliminares tudo só mudando os componentes. Podes sim fazer uma boa limpeza ao sistema e meter o Husky(Wurth).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Podias colocar a questão no outro tópico...

                                                Existem radiadores em ferro?!
                                                Nunca vi...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                  Podias colocar a questão no outro tópico...

                                                  Existem radiadores em ferro?!
                                                  Nunca vi...
                                                  Já vi de tudo, se o meu radiador for em ferro estou bemtramado!!!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                    Só aparece ferrugem porque em algum momento o carro andou a água del cano ou o liquido não foi substituido a tempo e horas. Desculpa a frontalidade mas para eliminares tudo só mudando os componentes. Podes sim fazer uma boa limpeza ao sistema e meter o Husky(Wurth).
                                                    Eu acho que nunca levou água no sistema de refrigeração,isto porque, quando chegou as minhas mãos o líquido que trazia parecia ser o deorigem (era verde claro). E então eu retirei o líquido de cor verde esubstitui-o por um de cor rosa (Husk organico)

                                                    Será que o anticongelante da Husk não é bom demais, que atélimpa em demasia?????
                                                    Não faco a mínima ideia, mas o anticongelante de origem da Renaultnão é de uso direto, pois não? ou será que é diluído com agua destilada?????
                                                    Também já me lembrei que a carrinha podia ter mais quilómetrosdo que marca, mas a bataria ainda é de origem?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Normalmente o que se faz a um carro antes de ser vendido é trocar o líquido de refrigeração para parecer mais arranjadinho a quem o vai avaliar.

                                                      Já se sabe que agora quem vai comprar um carro vai acompanhado de alguém entendido e que naturalmente vai avaliar o estado do liquido de refrigeração. Então troca-se o líquido para escamotear algumas coisas, ou gordura na água (óleo) ou liquido escuro (ferrugem).

                                                      Pode ter acontecido isso. Mas já te disse que com umas limpezas em condições com bons produtos isso vai ao sítio. Já recuperei alguns sistemas de refrigeração assim. É o põe líquido, passado uma semana tira líquido e põe novo e assim sucessivamente. Depois há-que lavar bem o vaso de expansão ou comprar um novo e lavar o radiador.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                        Normalmente o que se faz a um carro antes de ser vendido é trocar o líquido de refrigeração para parecer mais arranjadinho a quem o vai avaliar.

                                                        Já se sabe que agora quem vai comprar um carro vai acompanhado de alguém entendido e que naturalmente vai avaliar o estado do liquido de refrigeração. Então troca-se o líquido para escamotear algumas coisas, ou gordura na água (óleo) ou liquido escuro (ferrugem).

                                                        Pode ter acontecido isso. Mas já te disse que com umas limpezas em condições com bons produtos isso vai ao sítio. Já recuperei alguns sistemas de refrigeração assim. É o põe líquido, passado uma semana tira líquido e põe novo e assim sucessivamente. Depois há-que lavar bem o vaso de expansão ou comprar um novo e lavar o radiador.
                                                        já tenho o carro a mais de 4 anos e so agora é que apareceu ferrugem.
                                                        Tambem ja mandei limpar e continua na mesma....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                                                          Qual é o anticongelante que costumas usar?
                                                          O da renault. Faço sempre a manutenção na marca.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                            O da renault. Faço sempre a manutenção na marca.
                                                            Não sabes o nome do anticongelante e a cor? será de uso direto ou fazem uma minstura com água destilada?

                                                            Comentário

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