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O que significa um motor diesel a fumar pela vareta do oleo?

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    O que significa um motor diesel a fumar pela vareta do oleo?

    Boas,

    Hoje, apesar de não precisar de trocar de carro, o meu está em excelentes condições, surgiu-me um negócio de troca, por um carro com menos 5 anos, 2 anos de garantia e com um motor que reputo de muito bom, não tendo de dar nenhuma fortuna pela troca.

    Assim fui ver o mesmo, Seat Exeo ST TDI 143, 58.000 kms reais, ano de 2009.

    Pareceu-me um excelente negócio, o preço das Exeo é baixo, não é muito aceite no mercado, no entanto julgo ter uma relação qualidade excelente.

    Fui experimentar, agradou-me, puxava bem, bom comportamento geral e interior com qualidade.

    Findo o test drive, abri o capot e puxei a vareta do oleo e qual não foi o meu espanto, quando vi que deitava muito fumo.

    Como é possivel um motor destes poder ter este sintoma com apenas 58.000 kms?

    O que poderá ser? O que signifca quando um motor a diesel fuma pela vareta do oleo?

    Obrigado e cumprimentos a todos.

    #2
    Mas com o motor parado? Ou a trabalhar? O meu Puntarolas TD70 já conta com 350.600 kms e deita um pouco de fumo pelo orifício da vareta do óleo mas também é natural com esta quilometragem. Agora esse...

    Comentário


      #3
      Seria fumo ou vapores? Coisa totalmente diferente. Foi sempre constante ou apenas quando retiras-te a vareta?

      Comentário


        #4
        Antes de entrar no tópico já esperava que fosse um TDI.

        Noutros motores é mau sinal, nesse é típico e não implica que esteja estragado.

        Pode sair vapores e até uns pequenos salpicos de óleo que não há crise. Já noutros motores é sinal de segmentos cansados.

        Comentário


          #5
          Tenho um amigo com um Ibiza 1.6tdi e com 90mil Kms também "fuma" pelo orificio da vareta. Está preocupado, mas toda a gente lhe diz que é normal.

          Como diz o Marco, por norma é sinal de segmentos cansados ou nas lonas, mas pelos vistos aqui nãoé defeito, é feitio. Antes assim

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por oscari Ver Post
            Boas,

            Hoje, apesar de não precisar de trocar de carro, o meu está em excelentes condições, surgiu-me um negócio de troca, por um carro com menos 5 anos, 2 anos de garantia e com um motor que reputo de muito bom, não tendo de dar nenhuma fortuna pela troca.

            Assim fui ver o mesmo, Seat Exeo ST TDI 143, 58.000 kms reais, ano de 2009.

            Pareceu-me um excelente negócio, o preço das Exeo é baixo, não é muito aceite no mercado, no entanto julgo ter uma relação qualidade excelente.

            Fui experimentar, agradou-me, puxava bem, bom comportamento geral e interior com qualidade.

            Findo o test drive, abri o capot e puxei a vareta do oleo e qual não foi o meu espanto, quando vi que deitava muito fumo.

            Como é possivel um motor destes poder ter este sintoma com apenas 58.000 kms?

            O que poderá ser? O que signifca quando um motor a diesel fuma pela vareta do oleo?

            Obrigado e cumprimentos a todos.
            Será que para esse fumo não será mesmo os segmentos... Mas 60.000 km's é tão pouco :S

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
              Mas com o motor parado? Ou a trabalhar? O meu Puntarolas TD70 já conta com 350.600 kms e deita um pouco de fumo pelo orifício da vareta do óleo mas também é natural com esta quilometragem. Agora esse...
              Com o motor a trabalhar

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                Seria fumo ou vapores? Coisa totalmente diferente. Foi sempre constante ou apenas quando retiras-te a vareta?
                Bem, para ser sincero, parecia um fumo branco, que saía do orificio da vareta, cada vez que se tirava a mesma.

                Voltava a por e depois a tirar e de o fumo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                  Antes de entrar no tópico já esperava que fosse um TDI.

                  Noutros motores é mau sinal, nesse é típico e não implica que esteja estragado.

                  Pode sair vapores e até uns pequenos salpicos de óleo que não há crise. Já noutros motores é sinal de segmentos cansados.
                  O relatado verificou-se depois da viatura circular poucos quilometros.

                  De seguida fez-se o mesmo teste numa outra viatura com um motor igual, contudo o mesmo estava desligado, foi ligado e verificou-se que não fazia o tal fumo.

                  Cá em casa tb há um carro com o motor de 143 Cv e não deita o fumo. Foi verificado assim que se chegou a casa, porém também estava desligado, ligou-se e procedeu-se à verificação, também neste, fumo, zero.

                  Amanha vou experimentar no cá de casa, depois de circular com ele, parar e observar se faz então também o fumo já mencionado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                    Será que para esse fumo não será mesmo os segmentos... Mas 60.000 km's é tão pouco :S

                    Tb me pergunto o mesmo.

                    O meu carro tb é a diesel, já passou a barreira dos 200.000 kms e não faz o tal fumo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      Tenho um amigo com um Ibiza 1.6tdi e com 90mil Kms também "fuma" pelo orificio da vareta. Está preocupado, mas toda a gente lhe diz que é normal.

                      Como diz o Marco, por norma é sinal de segmentos cansados ou nas lonas, mas pelos vistos aqui nãoé defeito, é feitio. Antes assim
                      Os 1.9 PD TDI de 130 tb faziam um pouco de fumo e salpicos

                      Comentário


                        #12
                        Significa que a vareta do óleo, não é para retirar, com o motor a trabalhar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                          Significa que a vareta do óleo, não é para retirar, com o motor a trabalhar.
                          Nao sei qual a admiração de ao tirar a vareta de óleo com o motor quente sair fumo. O óleo nao esta propriamente gelado. Há cada uma....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                            Nao sei qual a admiração de ao tirar a vareta de óleo com o motor quente sair fumo. O óleo nao esta propriamente gelado. Há cada uma....
                            Pois há... Mas não é a mim que tens de dizer...

                            Comentário


                              #15
                              Se eu percebi bem, tiraram a vareta do óleo com o motor em funcionamento?!?!

                              Comentário


                                #16
                                Digo mais: se não largasse fumo é que era mau...............................significava que o motor nem trabalhava.

                                Esquece esse diagnóstico pois vale 0.

                                Cumprimentos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Serei o único que nunca retirou a vareta ou a tampa do óleo com o motor a trabalhar? Só mexo nessas zonas com o motor desligado e, de preferência, frio.

                                  Se calhar o meu TDI está para lá de Bagdá e eu nunca fiz este diagnóstico.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Esse diagnóstico a olhómetro ainda que falível dá para avaliar se um motor tem os segmentos completamente nas lonas. Se a vareta parecer um autêntico cano de escape aí é preciso cuidado. Mas para chegar a esse estado duvido muito que o motor sequer puxe bem ou pegue bem em quente.

                                    O mesmo se passa quando se retira a tampa do óleo com motor em funcionamento. Chama-se blow by test e havia quem dissesse que se saíssem muitos salpicos de óleo era mau sinal. Nada mais errado. É normal saírem salpicos de óleo e é sinal que a bomba de óleo está a fazer o seu trabalho.
                                    Havia o casos dos fiestas que se podia abrir a tampa à vontade que nem pinga de óleo saltava cá para fora. Mais tarde veio-se a descobrir que sofriam de deficiente lubrificação da parte superior do motor e davam problemas devido a isso.

                                    Estes testes valem o que valem, são apenas um indicador que tem que ser conjugado com outros indícios.

                                    Reitero, o fumo que sai pela vareta tem que ser parecido com o que sai pelo escape, nesse caso é sinal de segmentos a precisarem de reforma. Salpicos de óleo e pequenos fuminhos é paranóia do pessoal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Por norma retirava se a vareta do oleo em motores em funcionamento para verificar a compressao do mesmo , isto é , se saia muito fumo era sinal que os segmentos estavam gastos e alguma da compressao passava para o carter .

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                        Nao sei qual a admiração de ao tirar a vareta de óleo com o motor quente sair fumo. O óleo nao esta propriamente gelado. Há cada uma....
                                        Como se explica então que uns o façam e outros não?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                          Nao sei qual a admiração de ao tirar a vareta de óleo com o motor quente sair fumo. O óleo nao esta propriamente gelado. Há cada uma....
                                          Não sabe, não opina.

                                          O teste da vareta com o motor a funcionar verificando o fumo é legítimo - como o MarcoSPinto já disse e bem.

                                          O que não é legítimo é avaliar a saúde pela quantidade de óleo espirrada pelo orificio da vareta e também pela tampa do óleo nas cabeças.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                            Se eu percebi bem, tiraram a vareta do óleo com o motor em funcionamento?!?!
                                            Pelos vistos...
                                            Deve ser um novo procedimento, saído no borda D'água...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                                              Pelos vistos...
                                              Deve ser um novo procedimento, saído no borda D'água...
                                              Não é preciso tirar a vareta do oleo na totalidade, basta retirá-la do encaixe...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                                                Noutros motores é mau sinal, nesse é típico e não implica que esteja estragado.

                                                Pode sair vapores e até uns pequenos salpicos de óleo que não há crise. Já noutros motores é sinal de segmentos cansados.
                                                Como é que é ?


                                                Para uns motores é válido e para outros já não ? Com o mesmo princípio de funcionamento ?

                                                Haja coerência !

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                  Como é que é ?

                                                  Para uns motores é válido e para outros já não ? Com o mesmo princípio de funcionamento ?

                                                  Haja coerência !
                                                  Varia com a arquitectura e compressão do motor. No caso dos TDI injector bomba não há problema se tal acontecer, fumo (em pequenas quantidades) e até salpicos de óleo.

                                                  Pelo teu nome de utilizador tens um um DCI, olha nesse caso se tal acontecer é preocupante.

                                                  Mas isto é apenas uma das muitas técnicas a olhómetro que se pode utilizar para avaliar a saúde de um motor, que como disse tem que ser conjugada com outros indicadores. Acredita quem quer.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    No meu tdi também fiz isso, e saia fumo pela vareta e salpicava óleo pela tampa . Na altura fiquei preocupado, mas como o megane dci de 2009 com 40000km (reais) também fazia, fiquei mais descansado.
                                                    50000km depois ainda está para as curvas, com consumos bastante baixos e performance bastante boa (tendo em conta os 105cv e o peso algo elevado do carro).
                                                    Se o carro anda bem, não faz fumo ( deve ter filtro de particulas) e não tem nenhum erro registado ( verifica com o vag com. se não tiveres alguém da tua zona deve ter e faz-te um diagnóstico), eu não tinha medo em avançar com a compra.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se fosse segmentos nas lonas acendia a luz do motor com erro de falta de compressão nos cilindros, por isso não te preocupes.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A questão que se impõe é: porque é que nos TDI sair fumo pela vareta é normal?

                                                        COnfesso que não estou a ver nenhuma justificação para tal acontecer.

                                                        PS: conheço um 1.5dci em que já fiz o teste da vareta e salpicava muito óleo, mas de fumo absolutamente nada.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                          A questão que se impõe é: porque é que nos TDI sair fumo pela vareta é normal?

                                                          COnfesso que não estou a ver nenhuma justificação para tal acontecer.

                                                          PS: conheço um 1.5dci em que já fiz o teste da vareta e salpicava muito óleo, mas de fumo absolutamente nada.
                                                          Estamos a falar daquele fumo tipo vapor (esbranquiçado) e não de fumo negro igual ao que sai do escape. Neste segundo caso claro que é preocupante.

                                                          A arquitectura do motor pode explicar isso. O facto de ser injector bomba, o facto de ser um motor com alta taxa de compressão, o facto de usar um óleo específico, o facto do copo da vareta estar junto a uma zona do cárter susceptível de fazer escapar o calor e os vapores.

                                                          Já referi por outro tópico. Num encontro de TDI em que estavam uns 12 PD130, fez-se o teste da vareta e todos salpicavam óleo e fumo (o tal vapor).

                                                          Não acredito que os 12 carros estivessem com o motor nas lonas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Então é uma espécie de vapor?

                                                            Isso é outra história.

                                                            Comentário

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