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Motores de Moto e Motores de Carro

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    Motores de Moto e Motores de Carro

    Ora bem,

    esta pode ser uma questão algo estranha - ou mesmo estúpida

    para os entendidos - mas gostaria que discutíssemos

    porque razão as motos têm motores com 1.3 de cilindrada

    a rondar os 200 cv e nos automóveis os motores 1.4 rondam os 80 cv?

    Tendo em conta a dimensão de um motor de uma moto quando comparado

    com a dimensão de um motor de um automóvel, não deixa de ser

    estranho que eles consigam extrair uma potência tão elevada

    para as motos ou tão baixa (digo eu) para os automóveis.


    Saliento, desde logo, que não tenho conhecimentos em mecânica

    ou algo parecido, pelo que agradeço que não "batam no ceguinho";).


    Espero que a discussão seja saudável.


    Cpts e Viagens Seguras;).

    #2
    Porque as motos têm binários muito baixos...

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Enter Sandman

      Ora bem,

      esta pode ser uma questão algo estranha - ou mesmo estúpida

      para os entendidos - mas gostaria que discutíssemos

      porque razão as motos têm motores com 1.3 de cilindrada

      a rondar os 200 cv e nos automóveis os motores 1.4 rondam os 80 cv?

      Tendo em conta a dimensão de um motor de uma moto quando comparado

      com a dimensão de um motor de um automóvel, não deixa de ser

      estranho que eles consigam extrair uma potência tão elevada

      para as motos ou tão baixa (digo eu) para os automóveis.


      Saliento, desde logo, que não tenho conhecimentos em mecânica

      ou algo parecido, pelo que agradeço que não "batam no ceguinho";).


      Espero que a discussão seja saudável.


      Cpts e Viagens Seguras;).
      Penso que seja um repost a um post meu. Mas de qualquer modo é bom retomar a discussão visto q a outra foi, como habitualmente, desvirtuada para outros temas congéneres.

      Comentário


        #4
        Os motores de moto como lidam com baixo peso podem ser bem mais rotativos e pontudos e com pouco binario em baixa rotação, no caso dos carros a gasolina devido ao seu peso necessitam de um binario maior e maior disponibilidade em baixas do que potencias elevadas em alta rotação.
        Existem excepçoes á regra:
        S2000 2.0 com 240cv atmosferico
        Cyborg 1.6 175cv atmosferico
        Civic 1.6 type-r 1.6 185cv atmosferico
        Nissan Pulsar(AKA almera) 1.6 200cv!! atmosferico

        Estes 3 ultimos só no Japao é que existiram o do Pulsar foi uma versão limitada efectuada p competir com o Civic 1.6 typr-r (ver videos BestMotoring)
        Todos esses modelos vinham de fabrica assim e existem tb muitos outros , apenas me lembrei destes p exemplificar!

        Esses quase se comparam com motores de moto pois tem uma potencia especifica elevada para motores aspirados (sem sobrealimentação seja compressor ou turbo)

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por REDLINER_

          Porque as motos têm binários muito baixos...
          Kawasaki ZX-12R:

          Binário máximo 134 N·m {13.7 kgf·m}/ 7,500 rpm

          fonte: http://www.kawasaki.co.uk/product.as...0E8BFDDF&Sub=4


          Honda Jazz 1.4:

          Binário máximo 12.14 kgm - 119 Nm

          fonte: http://www.autohoje.com/novos.aspx?ve=5ec63ad1


          VW Polo 1.4:

          Potência máxima 63 kw - 86 cv

          Regime potência máxima 5000 rpm

          Binário máximo 13.27 kgm - 130 Nm

          fonte: http://www.autohoje.com/novos.aspx?ve=94b753e6



          Conforme se pode ver, pelo menos nestes casos, o binário da moto é superior.



          Cpts e Viagens Seguras;).

          Comentário


            #6
            Mesmo assim os valores de potencia de motores de moto , sobretudo a 2 tempos , são bastante mais elevados que nos carros,tb tem a ver com o nivel de emissoes poluentes pois na motos não é tão exigente como nos carros e assim permite atingir valores ainda mais elevados.
            Esses valores de potencia nos carros japoneses deve-se a uma menor exigencia de controlo das emissoes de gases poluentes, existem n de modelos equivalentes aos importados na Europa que no Japão tem valores de potencia bem mais altos.

            Existem motos 125cc com 1 cilindro a 2 tempos com mais de 30cv de origem, isto modelos de estrada pois na competição vai para quase o dobro!

            Comentário


              #7
              Sim, mas o binário em baixas, se fosse num carro, nem o deixava arrancar! Isso é binário as 7500 RPM...

              Básicamente o que se passa é que terias quer andar sempre nas 10/11/12 mil RPM´s num carro para ele se mexer bem e isso e isso era muito cansativo e nada poupado...Para não falar que, de acordo com um Eng da Spoon, um carro (motor de carro) para fazer mais que 9 mil RPM´s é preciso reforços muito dispendiosos para um carro de produção em massa...

              Comentário


                #8
                Nem mais, as motos lidam com mais rotação para garantir potência.


                Cump.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por luisg

                  Os motores de moto como lidam com baixo peso podem ser bem mais rotativos e pontudos e com pouco binario em baixa rotação, no caso dos carros a gasolina devido ao seu peso necessitam de um binario maior e maior disponibilidade em baixas do que potencias elevadas em alta rotação.
                  Nem mais.

                  Uma mota, por ter um peso muito baixo (200/300 kilos) nao precisa de binario nas baixas, o que permite que as relações sejam muito compridas. Ora, o motor pode entao ser modificado para ser muito rotativo, o que vai tornar o motor mais potente. Tambem o motor pode ser mais esticado, porque nunca vai sofrer tanto como o motor de um carro.

                  Por exemplo, se pusessemos o motor da hayabusa num vw golf, com a caixa de origem, o carro nem saia do sitio. Se adaptassemos uma caixa para as relações serem compativeis com o peso do carro, entao o motor, para alem de ir sentir imensas dificuldades no arranque, nao durava mais de 15.000km.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Enter Sandman

                    citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                    Porque as motos têm binários muito baixos...
                    Kawasaki ZX-12R:

                    Binário máximo 134 N·m {13.7 kgf·m}/ 7,500 rpm

                    fonte: http://www.kawasaki.co.uk/product.as...0E8BFDDF&Sub=4


                    Honda Jazz 1.4:

                    Binário máximo 12.14 kgm - 119 Nm

                    fonte: http://www.autohoje.com/novos.aspx?ve=5ec63ad1


                    VW Polo 1.4:

                    Potência máxima 63 kw - 86 cv

                    Regime potência máxima 5000 rpm

                    Binário máximo 13.27 kgm - 130 Nm

                    fonte: http://www.autohoje.com/novos.aspx?ve=94b753e6



                    Conforme se pode ver, pelo menos nestes casos, o binário da moto é superior.



                    Cpts e Viagens Seguras;).
                    :DE esse binário é alcançado quando?
                    A mota pesa pouco mais 200 Kg esses modelos que puseste pesam mais de 1000 Kg.

                    Comentário


                      #11
                      Além das razões apresentadas, diferença de pesos e consequente diferença de necessidades de binário, julgo que o facto de o motor da moto estar mais exposto permite melhorar a combustão e o arrefecimento - mais ar. O que permite valores excepcionais de potência especifica em motores aspirados.

                      Comentário


                        #12
                        Claro.. e tempos também os óbvios turbo-suprex com que a MB equipa os seus roadster, chegando a um V6 biturbo e passando por 700cc´s a 82 e a 105 cv com uma relação cv/litro imbativel..

                        Ass: Roadsterrrrrmind
                        ()....

                        Comentário


                          #13
                          Não sei a que versões pertencem.

                          Mas vê a diferença entre a curva de potencia e binário de um motor de mota e de um carro:

                          Mota:
                          [img]uploaded/fililipe/2006811143121_moto.jpg[/img]

                          Carro:
                          [img]uploaded/fililipe/2006811143137_carro.jpg[/img]

                          Comentário


                            #14
                            Como já aqui disseram, sobretudo devido ao binário.

                            Não esquecer que um motor de moto está muito "espremido", isto é, para tirar 100cv de 600cc temos de colocar 4 carburadores e cames que permitam 13500RPM . Logo são motores pontudos que se forem aliados a muito peso e consequentemente sujeitos a um esforço enorme acabam por se estragar muito rapidamente. Depois temos revisões de 6000 em 6000, óleo caros e que fazem apenas 6000 kilómetros, etc.

                            Tecnologia de competição em carros que é suposto durarem muitos kilómetros com baixa manutenção, não é boa ideia.

                            Comentário


                              #15
                              Ha tb a relação diametro da camara de combustão e o curso da biela ate ao ponto morto superior que condiciona o binario e cv de um motor.

                              Metam um motor de uma R1 num carro de 1000 kgs e akilo fica inguiavel. Numa subida se o carro tiver carregado da pra derreter uma embraiagem, ou apra compensar essa tendencia, tem de se encurtar mto a caixa e deposi n anda em ponta.

                              No carros e preferivel binario a cavalos. Ou melhor o ideal é ter tudo mas é necessario fazer compromissos, incluindo nele a fiabilidade tb.

                              Uma R6 das novas por exemplo a fazer 17.500 rpms na melhor das hiopoteses vai fazer 70 ou 80.000 kms sem ter de ser reparada, num carro isso e impensavel acontecer....

                              Por essas e ke os motores da generalidade dos carros são mais "quadrados" como se diz na giria, com cotas diametro x curso menos agressivas ke as motas. Ja para n falar nos custos de produção, e da carrada de titanio ke as motas usam hoje em dia para conseguir suportar os cv.

                              Nos carros o que torna agradavel ou não a condução é o binario. N falando em corridas, mas num uso do dia a dia as pessoas deviam olhar mais ao binario do que propriamente aos cavalos.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                                Sim, mas o binário em baixas, se fosse num carro, nem o deixava arrancar! Isso é binário as 7500 RPM...

                                Não arrancava? O meu Civic tem 158N.m as 7000rpm e arranca mais rapido que carros que tem o dobro do binario ás 2.000rpm.

                                As marcas não metem motores de motas em carros por causa da fiabilidade e manutenção.

                                Há motas com 150.000km sem serem mexidas, mas puxam 250kg e não 1100kg o que provoca um menos esforço.

                                Há motores de motas que em certos carros faziam melhor figura. Motores de motas que fazem 9.000rpm e andam á volta dos 110cv por litro podiam ser instalados perfeitamente em carros.
                                São motores tipo CTR, S2000, M3, CTS mas mais pequenos.

                                A minha mota por exemplo tem um motor 996cc com 94cv. Podia estar num carro tipo C1\107\Aygo e ser a versão desportiva do carro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mais rotação não é sinónimo de desgaste mais rápido.

                                  No caso especifico da R6 lembro-me de ter lido um artigo que dizia que este novo motor, apesar de fazer mais rotação que o anterior, estava sujeito a um esforço menor!

                                  A evolução não passa apenas por diminuição de peso e aumento de cv ; )


                                  Cump.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

                                    citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                                    Sim, mas o binário em baixas, se fosse num carro, nem o deixava arrancar! Isso é binário as 7500 RPM...

                                    Não arrancava? O meu Civic tem 158N.m as 7000rpm e arranca mais rapido que carros que tem o dobro do binario ás 2.000rpm.

                                    As marcas não metem motores de motas em carros por causa da fiabilidade e manutenção.

                                    Há motas com 150.000km sem serem mexidas, mas puxam 250kg e não 1100kg o que provoca um menos esforço.

                                    Há motores de motas que em certos carros faziam melhor figura. Motores de motas que fazem 9.000rpm e andam á volta dos 110cv por litro podiam ser instalados perfeitamente em carros.
                                    São motores tipo CTR, S2000, M3, CTS mas mais pequenos.

                                    A minha mota por exemplo tem um motor 996cc com 94cv. Podia estar num carro tipo C1\107\Aygo e ser a versão desportiva do carro.
                                    olha que nao é bem assim...tudo bem que com uma caixa adequada o motor conseguia puxar 1000kilos por algum tempo, mas isto era até ele se partir, pois nao foi feito para tanto esforço.

                                    Olha no caso dos carros do campeonato nacional de velocidade (tipo o radical rs3)...estes carros usam o motor da hayabusa...pesam 500 kilos (metade de um carro normal) e ainda assim precisam de ser revistos de 30.000 em 30.000km (em utilização de competição)...caso contrario...la se vai o motor.

                                    Comentário


                                      #19
                                      MAs essa lógica de motor de mota ou de carro não existe...

                                      *Westfield Megabusa

                                      *Catheram Blackbird

                                      *Tiger Z100

                                      Usam todos motor de "mota"....

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Cobra

                                        MAs essa lógica de motor de mota ou de carro não existe...

                                        *Westfield Megabusa

                                        *Catheram Blackbird

                                        *Tiger Z100

                                        Usam todos motor de "mota"....
                                        sao carros de competição que pesam, no maximo, 600 kilos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Gostei das explicações e já deu para ter uma ideia.

                                          A minha questão prende-se agora com a faixa de rpm que

                                          os motores fazem, sendo que uns rondam - parece-me ter lido

                                          algures, se não fôr digam ;) - as 9000 rpm ou menos

                                          e as motos fazem rotações na ordem das 16 000 rpm,

                                          a explicação que justifica esta elasticidade dos motores

                                          das motos face aos dos carros é a mesma?

                                          É preferível para uma moto ter maior elasticidade para atingir

                                          o binário máximo mais tarde? ou já estou a misturar tudo

                                          e deveria dedicar-me à praia? (que com este calor até apetece) :D[8D]


                                          Cpts e Viagens Seguras;).

                                          Comentário


                                            #22
                                            a faixa de rpm's nas motos tem que ser longa pois se assim não fosse não conseguias andar com a roda da frente no chão, se os motores das motos fossem do tipo diesel, ou seja com um faixa de utilização de cerca de 3000rpm's esta moto seria inguiável, digo eu, aqui á tempos andou aqui no forum uma com o motor 1.4tdi, gostava era de ver esse video.:D

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                              a faixa de rpm's nas motos tem que ser longa pois se assim não fosse não conseguias andar com a roda da frente no chão, se os motores das motos fossem do tipo diesel, ou seja com um faixa de utilização de cerca de 3000rpm's esta moto seria inguiável, digo eu, aqui á tempos andou aqui no forum uma com o motor 1.4tdi, gostava era de ver esse video.:D
                                              Assim poupava-se dinheiro com o pneu da frente :D



                                              Cpts e Viagens Seguras;).

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                                                #24
                                                raro é o carro que dá 9.000 e rara é a mota que dá 16.000;)

                                                os motores automoveis restringem-se às 5.000, 6.000, por vezes 7.000 (em casos de motores mais desportivos) porque a necessidade de binario do motor por causa do peso do automovel, que resulta da necessidade de um motor fiavel, que dure varios quilometros, implica que um motor seja estruturado/limitado/regulado de forma a que as suas rotações nao passem um certo limite.

                                                Já a mota, como nao precisa de (tanto) binario, pode ter um motor com cariz desportivo, com muita rotação (13.000/14.000), mas que, para conseguir possuir uma fiabilidade aceitavel, precisa de lubrificações e materiais de um nivel superior aos usados nos automoveis.

                                                A meu ver, o binario pouco ou nada interessa para uma mota...Enquanto que num grafico potencia/binario de um carro este possui uma curvatura que indica que o motor foi afinado de forma a existir alguma conexao entre a potencia e o binario, no caso das motas, o grafico da potencia é completamente independente do do binario, parecendo até que o binario vai atrás da potencia, e que assim, pouco ou nada influencia esta.

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                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Movyk

                                                  raro é o carro que dá 9.000 e rara é a mota que dá 16.000;)

                                                  os motores automoveis restringem-se às 5.000, 6.000, por vezes 7.000 (em casos de motores mais desportivos) porque a necessidade de binario do motor por causa do peso do automovel, que resulta da necessidade de um motor fiavel, que dure varios quilometros, implica que um motor seja estruturado/limitado/regulado de forma a que as suas rotações nao passem um certo limite.

                                                  Já a mota, como nao precisa de (tanto) binario, pode ter um motor com cariz desportivo, com muita rotação (13.000/14.000), mas que, para conseguir possuir uma fiabilidade aceitavel, precisa de lubrificações e materiais de um nivel superior aos usados nos automoveis.

                                                  A meu ver, o binario pouco ou nada interessa para uma mota...Enquanto que num grafico potencia/binario de um carro este possui uma curvatura que indica que o motor foi afinado de forma a existir alguma conexao entre a potencia e o binario, no caso das motas, o grafico da potencia é completamente independente do do binario, parecendo até que o binario vai atrás da potencia, e que assim, pouco ou nada influencia esta.
                                                  Obrigado pelas explicações Movyk ;).




                                                  Cpts e Viagens Seguras;).

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