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Citroen C5 Tourer, Mondeo SW, Mazda 6 SW ou outra? - orçamento 17.500eur

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    Citroen C5 Tourer, Mondeo SW, Mazda 6 SW ou outra? - orçamento 17.500eur

    a minha cunhada vai comprar um novo carro para ela e ainda não tem as ideias minimamente arrumadas nem faz ideia ao certo do que quer...
    sabe apenas que quer uma carrinha (ou um Qashqai...) e que tem de ser a gasóleo.
    o orçamento é de +-17.500eur.

    já pensou numa BMW série 3 mas essa já passou à história. Peugeot não gosta, Renault também não.

    pediu a minha ajuda e já sugeri de tudo: BMW X3, Mercedes C W203, Volvo V50, Audi A4, etc.

    a carrinha será para manter 5 ou 6 anos e fará uns 20-25.000kms/ano.


    no último lote de sugestões que lhe fiz, indiquei a C5 Tourer, a Mazda 6 e a Mondeo, mas não conheço ao certo a fiabilidade dos motores mais comuns nestas carrinhas, por isso venho cá pedir opiniões.

    no geral estarei a falar de carrinhas com 90-120.000kms de 2007-2010 para poder encaixar no orçamento.


    a carrinha atual dela é uma Mégane 1.9Dti de 2001, com 105 ou 115 cvs(?). tem cerca de 300.000kms, tendo ela feito os últimos +-150.000 nos últimos anos.
    o carro que vier agora convém que não seja muito amorfo face à Mégane.


    nestas carrinhas Citroen, Mazda ou Ford, há alguma que seja mais problemática?
    há mais alguma sugestão que eu lhe possa dar?
    há melhores formas de gastar os 17.500eur?

    #2
    A Mazda tem o problema recorrente do FAP ser chato com tudo. Eu colocaria de lado. Entre o C5 e o Mondeo, preferia o Mondeo. Ainda por cima conseguem-se por bons preços.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por pirucas Ver Post
      a minha cunhada vai comprar um novo carro para ela e ainda não tem as ideias minimamente arrumadas nem faz ideia ao certo do que quer...
      sabe apenas que quer uma carrinha (ou um Qashqai...) e que tem de ser a gasóleo.
      o orçamento é de +-17.500eur.

      já pensou numa BMW série 3 mas essa já passou à história. Peugeot não gosta, Renault também não.

      pediu a minha ajuda e já sugeri de tudo: BMW X3, Mercedes C W203, Volvo V50, Audi A4, etc.

      a carrinha será para manter 5 ou 6 anos e fará uns 20-25.000kms/ano.


      no último lote de sugestões que lhe fiz, indiquei a C5 Tourer, a Mazda 6 e a Mondeo, mas não conheço ao certo a fiabilidade dos motores mais comuns nestas carrinhas, por isso venho cá pedir opiniões.

      no geral estarei a falar de carrinhas com 90-120.000kms de 2007-2010 para poder encaixar no orçamento.


      a carrinha atual dela é uma Mégane 1.9Dti de 2001, com 105 ou 115 cvs(?). tem cerca de 300.000kms, tendo ela feito os últimos +-150.000 nos últimos anos.
      o carro que vier agora convém que não seja muito amorfo face à Mégane.


      nestas carrinhas Citroen, Mazda ou Ford, há alguma que seja mais problemática?
      há mais alguma sugestão que eu lhe possa dar?
      há melhores formas de gastar os 17.500eur?
      Partindo do princípio que o espaço é suficiente, eu sugiro o seguinte:

      Lancia Delta Multijet, € 13.999, São João De Ver VFR - Standvirtual

      2009, 1.6 M-JET com IUC relativamente baixo e apenas 60.000kms

      Poupas também alguns €€€ valentes face aos 17.500€ propostos que podem servir para investir, tirar umas férias ou realizar outro sonho

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        A Mazda tem o problema recorrente do FAP ser chato com tudo. Eu colocaria de lado. Entre o C5 e o Mondeo, preferia o Mondeo. Ainda por cima conseguem-se por bons preços.
        Será que esse problema é recorrente apenas em cidade ou misto?? Pergunta inocente, é que eu não sei ao certo.
        A Mazda 6 sw que conheço tem durado, e já tem reprogramação á uns tempos.

        Com esse orçamento já dá para alguma coisa interessante, pode-se incluir a Passat, AR 159...
        VW Passat Variant TDI HIGHLINE VARIANT, € 18.000, Sintra - Standvirtual(se os Km forem verdadeiros, está muito boa)
        Ford Focus SW 1.6 TDCi Trend, € 17.950, Várzea Sintra - Standvirtual
        Ford Focus SW III 1.6 TDCI TITANIUM, € 17.500, Cascais - Standvirtual
        Citroën C5 TOURER 2.0 HDI VTR+ , € 17.900, ALVERCA DO RIBATEJO - Standvirtual
        Alfa Romeo 159 Sportwagon 1.9 SPORTIVA+, € 18.000, Ericeira - StandvirtualEstava a guarda-la para mim, mas falta-me capital

        nada como usar a pesquisa específica do site mencionado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
          Será que esse problema é recorrente apenas em cidade ou misto?? Pergunta inocente, é que eu não sei ao certo.
          A Mazda 6 sw que conheço tem durado, e já tem reprogramação á uns tempos.
          Pois não sei Paulo. Diria o óbvio, que em cidade é sempre para esquecer carros com FAP. Parece que este motor 2.0 saiu com um FAP sensivel demais. De perto conheço alguns com problemas nesse aspecto, mas conheço outro que já passou os 160 mil Kms e nada. Na verdade este faz muita estrada, pode estar aqui a questão.

          Comentário


            #6
            O mais giro das propostas colocadas em cima da mesa é não se gostar de Peugeot mas sugerir-se um Citroën.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Pois não sei Paulo. Diria o óbvio, que em cidade é sempre para esquecer carros com FAP. Parece que este motor 2.0 saiu com um FAP sensivel demais. De perto conheço alguns com problemas nesse aspecto, mas conheço outro que já passou os 160 mil Kms e nada. Na verdade este faz muita estrada, pode estar aqui a questão.
              Provavelmente no habitat natural(Ae's e percursos mais longos) não darão problemas.
              Se andarem em cidade, não há volta a dar mas isso tanto dão estas como o mais fraquinho do mercado que tenha FAP.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                Provavelmente no habitat natural(Ae's e percursos mais longos) não darão problemas.
                Se andarem em cidade, não há volta a dar mas isso tanto dão estas como o mais fraquinho do mercado que tenha FAP.
                Pois Paulo, mas este FAP particularmente tem fama de ser mais problemático que os demais. Se a fama é válida ou não, isso já não sei. Também já falou por aqui alguém que percebe muito destes carros e explicou que o óleo para estes motores é algo de muito especifico. Pode também ser essa uma das explicações ou a explicação.

                Comentário


                  #10
                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  O mais giro das propostas colocadas em cima da mesa é não se gostar de Peugeot mas sugerir-se um Citroën.
                  E o que é o cu tem a ver com as calças?

                  Comentário


                    #11
                    E qual é o problema?
                    Apesar de serem do mesmo grupo, são marcas completamente distintas. Apenas partilham os componentes mecânicos.
                    Eu pessoalmente prefiro a estética Citroen do que a Peugeot. Mas isso são gostos pessoais de cada um e cada um é livre de preferir aquilo que quer.
                    Se todos tivéssemos os mesmos gostos, o mundo seria uma monotonia...

                    Comentário


                      #13
                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                      O mais giro das propostas colocadas em cima da mesa é não se gostar de Peugeot mas sugerir-se um Citroën.
                      estamos a falar de uma rapariga com 20 e tal anos que pouco percebe de carros, por isso é perfeitamente basear-se no que vê e dizer que não gosta da Peugeot mas que Citroen já pode ser...
                      não vejo nada de mal.

                      Comentário


                        #14
                        gostam logo de arrumar a mazda..problemas há em todas as marcas e mondeos e c5 paridos é o que não falta aí aos pontapés mas se acham que todos os mazdas6 têm problemas quem perde são vocês

                        o meu conselho é que vás ver um mazda6 e decides por ti
                        tenho visto alguns no standvirtual recentes e a bom preço

                        Mazda 6 SW, € 17.900, Santa Luzia Mealhada - Standvirtual
                        Mazda 6 SW MZR-CD 2.0 Exclusive Plus, € 16.900, Vila Nova de Gaia - Standvirtual
                        Editado pela última vez por MAzdaNIAx; 19 July 2013, 21:29.

                        Comentário


                          #15
                          Entre os 3, posso ser suspeito, mas tendo experiencia escolhia a C5:

                          - Com esse orçamento ja se vai para uma 2.0 HDI Exclusive... ou seja, suspensao pneumatica, logo o conforto esta bem acima das outras 2.
                          - Qualidade materiais melhores e construçao ligeiramente melhor que a Mondeo e 6.
                          - A possibilidade de se encontrar uma C5 mais equipada que as restantes é grande.

                          A parte negativa:

                          - Possibilidade de alguns stress de electronica.
                          - Nao é invulgar mesmo nos 2.0 problemas nos volantes do motor, ter em atençao aquelas manobras tipo estacionamento se ha trepidaçoes em excesso.
                          - Dinamica é fraca... nao que seja insegura longe disso, mas a direcçao praticamente nao transmite feeling e os travoes idem, o adorno nao é muito mas nota-se. A caixa por usa vez permite um uso rapido e aceita bem directa. O problema apenua bastante com a suspensao pneumatica.
                          - A mala, salvo erro é mais pequena que a Mondeo.


                          A C5 para quem quer conforto, com esse orçamento que ja se encontra com suspensao pneumatica, é do melhor.

                          A outra que ia, era para a Mondeo, principalmente pela dinamica e fiabilidade.


                          Esta apesar dos km (pouco mais que o limite estipulado), esta muito bem equipada com GPS e Hi-Fi com 8 auscultadores (salvo erro, sistema da Philips):

                          Citroën C5 Sport Tourer 2.0 HDI Exclusive, € 15.900, Barcelos - Standvirtual


                          Originalmente Colocado por MAzdaNIAx Ver Post
                          gostam logo de arrumar a mazda..problemas há em todas as marcas e mondeos e c5 paridos é o que não falta aí aos pontapés mas se acham que todos os mazdas6 têm problemas quem perde são vocês

                          o meu conselho é que vás ver um mazda6 e decides por ti
                          tenho visto alguns no standvirtual recentes e a bom preço

                          Mazda 6 SW, € 17.900, Santa Luzia Mealhada - Standvirtual
                          Mazda 6 SW MZR-CD 2.0 Exclusive Plus, € 16.900, Vila Nova de Gaia - Standvirtual
                          Os problemas de FAP da Mazda sao reais e se a pessoa nao percebe de carros, ha que avisar, principalmente em usados que nao se consegue controlar bem a coisa, se comprar um com o FAP lixado... é dolorosa e desnecessario.

                          Claro que problemas ha em todos, tanto a Mondeo e a C5.
                          Editado pela última vez por Drifter; 19 July 2013, 21:59.

                          Comentário


                            #16
                            Originalmente Colocado por MAzdaNIAx Ver Post
                            gostam logo de arrumar a mazda..problemas há em todas as marcas e mondeos e c5 paridos é o que não falta aí aos pontapés mas se acham que todos os mazdas6 têm problemas quem perde são vocês

                            o meu conselho é que vás ver um mazda6 e decides por ti
                            tenho visto alguns no standvirtual recentes e a bom preço

                            Mazda 6 SW, € 17.900, Santa Luzia Mealhada - Standvirtual
                            Mazda 6 SW MZR-CD 2.0 Exclusive Plus, € 16.900, Vila Nova de Gaia - Standvirtual
                            Que cena mais a despropósito - "gostam logo de arrumar a mazda" - Sinceramente, até parece que alguém (eu) disse alguma mentira. É como dizes, problemas há em todos os lados, mas facturas de arranjo (neste caso substituição do FAP) de quase 5 mil € só para alguns. É mais caro um FAP na Mazda que na Bmw, p.e (3500 €). Não vejas coisas onde não existem.

                            P.S. Ainda se viesses defender uma marca de jeito

                            Comentário


                              #17
                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                              Entre os 3, posso ser suspeito, mas tendo experiencia escolhia a C5:

                              - Com esse orçamento ja se vai para uma 2.0 HDI Exclusive... ou seja, suspensao pneumatica, logo o conforto esta bem acima das outras 2.
                              - Qualidade materiais melhores e construçao ligeiramente melhor que a Mondeo e 6.
                              - A possibilidade de se encontrar uma C5 mais equipada que as restantes é grande.

                              A parte negativa:

                              - Possibilidade de alguns stress de electronica.
                              - Nao é invulgar mesmo nos 2.0 problemas nos volantes do motor, ter em atençao aquelas manobras tipo estacionamento se ha trepidaçoes em excesso.
                              - Dinamica é fraca... nao que seja insegura longe disso, mas a direcçao praticamente nao transmite feeling e os travoes idem, o adorno nao é muito mas nota-se. A caixa por usa vez permite um uso rapido e aceita bem directa. O problema apenua bastante com a suspensao pneumatica.
                              - A mala, salvo erro é mais pequena que a Mondeo.


                              A C5 para quem quer conforto, com esse orçamento que ja se encontra com suspensao pneumatica, é do melhor.

                              A outra que ia, era para a Mondeo, principalmente pela dinamica e fiabilidade.


                              Esta apesar dos km (pouco mais que o limite estipulado), esta muito bem equipada com GPS e Hi-Fi com 8 auscultadores (salvo erro, sistema da Philips):

                              Citroën C5 Sport Tourer 2.0 HDI Exclusive, € 15.900, Barcelos - Standvirtual




                              Os problemas de FAP da Mazda sao reais e se a pessoa nao percebe de carros, ha que avisar, principalmente em usados que nao se consegue controlar bem a coisa, se comprar um com o FAP lixado... é dolorosa e desnecessario.

                              Claro que problemas ha em todos, tanto a Mondeo e a C5.

                              Quanto custara substituir um volante de motor? E "pior", por uma uma suspensao pneumatica novamente a funcionar.

                              Outro dia, estive numa que esta à venda na nacionalcar e que sendo apenas de 2010 e com apenas 53000kms a suspensao pneumatica nao mexia, por mais que tentasses regular...

                              Por estas razoes, nao sei se, com algumas reatricoes orcamentais, me metia num carro com este extra que de facto, qd tudo funciona, é de enorme utilidade.

                              Comentário


                                #18
                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                Claro que problemas ha em todos, tanto a Mondeo e a C5.
                                todos têm FAP e em todas as marcas há problemas
                                daí eu não perceber a exclusão à partida
                                ao menos na mazda já se sabe por onde pode estourar enquanto nos outros casos o leque de problemas é mais vasto (eletronica, turbos, ...)

                                Comentário


                                  #19
                                  mas afinal o problema da Mazda é apenas a FAP ou tem mais alguma coisa a preocupar?

                                  Comentário


                                    #20
                                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                    Quanto custara substituir um volante de motor? E "pior", por uma uma suspensao pneumatica novamente a funcionar.

                                    Outro dia, estive numa que esta à venda na nacionalcar e que sendo apenas de 2010 e com apenas 53000kms a suspensao pneumatica nao mexia, por mais que tentasses regular...

                                    Por estas razoes, nao sei se, com algumas reatricoes orcamentais, me metia num carro com este extra que de facto, qd tudo funciona, é de enorme utilidade.

                                    O volante custa o normal em qualquer carro hoje em dia, e cerca de 600€ mais mão de obra. Mas o problema dos volante não é muito frequente mas é dos problemas nos C5 que me lembro que é mais generalizado. A 2.0 HDI que conheço já vai com 170.000km e ate hoje... Curiosamente a única C5 que vi com problemas no volante do motor foi a do meu pai que nem uma 2.0.

                                    A suspensão, sei que a manutenção não é muito puxada para o tipo de suspensão, agora valores. Mas é um item que vale bem a pena o conforto que proporciona.




                                    Originalmente Colocado por MAzdaNIAx Ver Post
                                    todos têm FAP e em todas as marcas há problemas
                                    daí eu não perceber a exclusão à partida
                                    ao menos na mazda já se sabe por onde pode estourar enquanto nos outros casos o leque de problemas é mais vasto (eletronica, turbos, ...)
                                    Todos têm FAP e todos os carros dão problemas, mas sabemos bem os problemas que os FAP na Mazda dão, é um problema mais que conhecido e em usado há que ter cuidado, só isso, é simplesmente avisar que é frequente tais motores darem problemas no FAP.

                                    Comentário


                                      #21
                                      Originalmente Colocado por pirucas Ver Post
                                      mas afinal o problema da Mazda é apenas a FAP ou tem mais alguma coisa a preocupar?
                                      Pontos de assistência e facilidade em arranjar peças.

                                      Comentário


                                        #22
                                        Originalmente Colocado por MAzdaNIAx Ver Post
                                        todos têm FAP e em todas as marcas há problemas
                                        daí eu não perceber a exclusão à partida
                                        ao menos na mazda já se sabe por onde pode estourar enquanto nos outros casos o leque de problemas é mais vasto (eletronica, turbos, ...)
                                        Portanto, primeiro negas a evidência. Depois e os outros dão problemas "num leque vasto", e o Mazda não. É bem.

                                        Originalmente Colocado por pirucas Ver Post
                                        mas afinal o problema da Mazda é apenas a FAP ou tem mais alguma coisa a preocupar?
                                        O problema do FAP da Mazda é que é mais problemático que os demais. Ou, se quiseres, há muitos relatos de problemas de FAP nestes carros e com pouca idade e poucos Kms. O resto dos componentes é como tudo, podem ou não avariar.

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                                          #23
                                          bem, demorou quase um ano, mas o que é certo é que o carro acabou mesmo por ser comprado hoje!

                                          a Mégane de 2001 com +300.000kms que falei no início foi dada à troca na compra de um 3008 de 2011.

                                          depois de meses de palpites e de hesitações, nos últimos dias "apaixonou-se" por este monovolume/carrinha/jipe e fomos hoje levantá-lo ao stand.

                                          o 3008 é a versão Executive e tem o equipamento de origem. a cor é um cinza-dourado estilo champagne. tem 54.000kms e foi comprado num stand Peugeot. o carro estava na mão de um administrador do grupo económico em que se insere o tal stand por isso é quase como fosse de "serviço".

                                          o carro foi entregue à minha cunhada com a revisão feita, pastilhas de travão da frente mudadas e 4 pneus novos. tem garantia integral de 1 ano.

                                          em termos de estado geral o carro está em muito bom estado, o interior praticamente não tem uso e tem apenas uns riscos ligeiros nos plásticos inferiores das portas da frente de raspar lá com os pés a entrar/sair.
                                          era carro de não fumador e os bancos de trás estão como novos. o do condutor é o único que se nota algum uso mas nada de significativo.

                                          eu sou bastante picuínhas e nas 2 vezes que andei a ver o carro e na pequena viagem que fizemos hoje só achei uma ou outra imperfeição que não são muito expressivas mas que não gostaria de ter num carro meu: os vidros/acrílicos dos mostradores do painel de instrumentos estão um pouco riscados de terem sido limpos com pouco cuidado e os plásticos do forro da mala têm uma ou outra marca/esmurradela ligeira.

                                          sendo a versão Executive não tem:
                                          HUD,
                                          frisos cromados/alumínio nos pára-choques,
                                          vidros traseiros escurecidos,
                                          espelhos com moldura cromada nem encolhem quando se tranca o carro e
                                          cortinas nas portas traseiras

                                          de resto, tem o habitual:
                                          AC bi-zona
                                          sensores estacionamento traseiros, luz e chuva,
                                          teto panorâmico
                                          jantes especiais 17
                                          rádio com comandos no volante
                                          cruise-control
                                          computador de bordo
                                          2 chaves iguais com telecomando

                                          o negócio ficou por volta dos 17.000eur + Mégane e para mim ficou um nadinha caro demais, mas como não fui eu que paguei e foi quase "amor à primeira vista", não me meti muito na discussão dos números.

                                          o vendedor é amigo da família e assegurou que não podia baixar mais (conversa de vendedor...) mas no fim ainda ofereceu umas barras de tejadilho originais da Peugeot.

                                          vou ver se consigo pôr cá uma foto para mostrar como é o bólide.

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                                            #24
                                            o carro é igualzinho a este:

                                            http://www.standvirtual.com/carros/a...3008/P7825975/



                                            [img]

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                                              #25
                                              Parabens pela compra e muitas felicidades ao volante da maquina.
                                              Cumps

                                              Comentário


                                                #26
                                                É curioso, para quem inicialmente dispensava Peugeot à partida.

                                                Boa sorte com a machine!

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                                                  #27
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  É curioso, para quem inicialmente dispensava Peugeot à partida.
                                                  foi precisamente a minha reação quando soube que ia ser esta a opção.

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