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    Pessoal preciso de uma ajudazinha vossa ..

    Boa Noite...

    Pessoal tenho 2 questões a colocar-vos, na medida daquilo que puderem ajudar eu agradeço..

    1-O meu clio 1200 75cv, a pouco em funcionamento retirei a vareta, e saiu alguns (não muitos) salpicos de oleo... Gases nem ver-los...nem fumo nem nada... Sei vareta está directamente ligada ao carter, mas é normal sair assim salpicos de oleo?

    2-Ja tinha resolvido (pensava eu) o problema das fichas dos airbags...eles tinham se soltado de umas braçadeiras que tem, mas ja os tinha prendido e a luz SERV apagou-se... Hoje voltou a acender quando estava a puxar o banco a frente...ja andei de volta daquilo uma porrada de tempo e não volta apagar, e mexi na do condutor e passageiro...vou ter que desmontar aquilo tudo , aquilo é so descarnar fio e voltar a ligar tudo novamente ne? Se alguem ja fez ou sabe como fazer em condições que se chegue a frente...

    Desde ja o meu obrigado
    Editado pela última vez por EDGAARLIVE; 20 July 2013, 00:22.

    #2
    1- penso que não tens motivo de preocupação.

    2- não faço a minima

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
      1- penso que não tens motivo de preocupação.

      2- não faço a minima
      é so para ficar descansado, obrigado
      off topic...Ecoflex, gabo tanto o meu carrito de não ter barulhos parasitas...
      Parece mau olhado, apareceu-me um barulho parasita no tejadilho (parece que é nas calhas)..também ja andei de volta daquilo e nada...esta semana vou trocar o forro do tecto do carro e aproveito e vejo se algum tipo de lá sabe...

      Comentário


        #4
        Também acho que não tens com que te preocupar, é sinal que a bomba de óleo está a funcionar.

        Quanto ao problemas das fichas também o tivemos mas já não me lembro como se resolveu... acho que foi em garantia na marca.

        Comentário


          #5
          abri este tópico porque o título não especifica, se soubesse que era por um renault clio nem abria porque de renaults não percebo muito

          Comentário


            #6
            Mas mesmo assim deste-te ao trabalho de escrever qualquer coisa...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
              ... Hoje voltou a acender quando estava a puxar o banco a frente...
              Será alguma ficha por baixo do banco?
              O meu carro (não é renault) tem lá as fichas por causa do encosto de cabeça...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                Mas mesmo assim deste-te ao trabalho de escrever qualquer coisa...
                era para ver se o Edgaarlive alterava o título para um mais adequado

                Comentário


                  #9
                  Mas porque carga de água, é que retiram a vareta de óleo, com o motor a funcionar?

                  Comentário


                    #10
                    Nunca tinha feito o teste da vareta..experimentei...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                      Mas porque carga de água, é que retiram a vareta de óleo, com o motor a funcionar?
                      não é por carga de água é por carga de óleo

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                        Boa Noite...

                        Pessoal tenho 2 questões a colocar-vos, na medida daquilo que puderem ajudar eu agradeço..

                        1-O meu clio 1200 75cv, a pouco em funcionamento retirei a vareta, e saiu alguns (não muitos) salpicos de oleo... Gases nem ver-los...nem fumo nem nada... Sei vareta está directamente ligada ao carter, mas é normal sair assim salpicos de oleo?

                        2-Ja tinha resolvido (pensava eu) o problema das fichas dos airbags...eles tinham se soltado de umas braçadeiras que tem, mas ja os tinha prendido e a luz SERV apagou-se... Hoje voltou a acender quando estava a puxar o banco a frente...ja andei de volta daquilo uma porrada de tempo e não volta apagar, e mexi na do condutor e passageiro...vou ter que desmontar aquilo tudo , aquilo é so descarnar fio e voltar a ligar tudo novamente ne? Se alguem ja fez ou sabe como fazer em condições que se chegue a frente...

                        Desde ja o meu obrigado
                        boas
                        não se deve tirar a varêta do nível de óleo com o motor a trabalhar, é evidente que em alguns motores pode sair os (salpicos) Existem motores em que o nível de óleo é visto com o motor a funcionar e não á salpicos. Antes de mexeres nas fixas do airbag não te esqueças de desligar a bateria 10/15 minutos antes.
                        Editado pela última vez por veterano; 20 July 2013, 15:16.

                        Comentário


                          #13
                          1 - Não tens que te preocupar com isso.

                          1b - TIrar avareta com o motor a funcionar não faz mal nenhum.

                          2 - Esse problema das fichas é recorrente. A resolução do problema é nas próprias fichas e não nos fios. Podes tentar limpar os contactos e dar-lhes um jeito para que façam melhor contacto.

                          Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                          boas
                          não se deve tirar a varêta do nível de óleo com o motor a trabalhar, é evidente que em alguns motores pode sair os (salpicos) Existem motores em que o nível de óleo é visto com o motor a funcionar e não á salpicos. Antes de mexeres nas fixas do airbag não te esqueças de desligar a bateria 10/15 minutos antes.
                          Que motores são esses?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post

                            Que motores são esses?
                            Não devia ser isso que se estava a referir, mas o 116i da Maria não tem vareta do óleo, e só no CB é que dá para ver o nivel, e tem que ser com o carro a trabalhar e já "quente", de preferência parado em local plano.

                            Comentário


                              #15
                              1ª. De facto não há mal nesses salpicos. Com o motor a trabalhar e com a cambota a girar os contrapesos batem no óleo e chapiscam tudo lá dentro e alguns saem pelo tubo da vareta, aliado á pressão que existe dentro do carter (não é muita, mas é alguma).

                              2ª. Há electricistas que dizem que mais vale cortar as fichas e soldar fio a fio tendo sempre o cuidado de executar os cortes e soldaduras uma a uma, com a bateria desligada.

                              Comentário


                                #16
                                Tenho o mesmo problema das fichas no meu E mesmo mau contacto ou na ficha ou nos fios. Dou lhe umas mexidas e passado 1 minutos sensivelmente a luz desliga. Nada de grave

                                Comentário


                                  #17
                                  A bocado fui dar uma volta (100KMs) e mal me sentei no carro as luzes de airbag tinham apagado, a chegar a casa acendeu novamente ...mas que raio...
                                  vou resolver o problema esta semana... preciso só de um bocado de paciencia...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Em relação à luz de aviso do airbag, no caso que conheço melhor(VW) se por alguma razão a luz do airbag acender, mesmo que coloques a ficha no lugar, só volta apagar a luz utilizando um programa de diagnóstico(VAG.com, etc), ou tens o cabo em casa ou tens que ir à oficina, no caso da Renault poderá ser assim também.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Jonipi Ver Post
                                      1ª. De facto não há mal nesses salpicos. Com o motor a trabalhar e com a cambota a girar os contrapesos batem no óleo e chapiscam tudo lá dentro e alguns saem pelo tubo da vareta, aliado á pressão que existe dentro do carter (não é muita, mas é alguma).

                                      2ª. Há electricistas que dizem que mais vale cortar as fichas e soldar fio a fio tendo sempre o cuidado de executar os cortes e soldaduras uma a uma, com a bateria desligada.
                                      Isso não é verdade.

                                      Os contrapesos não estão em contacto com o óleo que está no carter num motor com lubrificação convencional.

                                      Existiram, de facto, motores cuja lubrificação era feita pela cambota onde esta tinha pás de chapinhagem (lubrificação por chapinhagem) que nada mais faziam do que chapinhar óleo pelo motor.
                                      Obviamente era uma lubrificação muito pobre.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                        Isso não é verdade.

                                        Os contrapesos não estão em contacto com o óleo que está no carter num motor com lubrificação convencional.

                                        Existiram, de facto, motores cuja lubrificação era feita pela cambota onde esta tinha pás de chapinhagem (lubrificação por chapinhagem) que nada mais faziam do que chapinhar óleo pelo motor.
                                        Obviamente era uma lubrificação muito pobre.
                                        Pronto, se dizes, é porque é verdade.

                                        Comentário


                                          #21
                                          segundo uma das regras deste forum: "De forma a facilitar a pesquisa e evitar a sobreposição de temas, os títulos dos tópicos devem ser bem explícitos."

                                          Comentário


                                            #22
                                            Quanto aos testes da vareta e da tampa de óleo, estou com o Latino... pá... não têm mais nada com que brincar?

                                            Quanto às fichas dos airbags e deslocações de bancos, tenho um Rover 45 e já no anterior 45 (que está agora com um familiar muito chegado) me acontecia o mesmo! O problema reside unicamente no contacto eléctrico entre as duas fichas (macho e fêmea), portanto em cada caso particular há que encontrar a melhor forma de nunca disturbar esse contacto.

                                            Seja, numa 1ª fase, por lubrificar os contactos metálicos com WD40 ou qq spray limpa-contactos, ou verificar se existe algum tipo de corrosão/verdete nos contactos, ou prender melhor os fios à base do banco com braçadeiras plásticas (impedindo que as fichas se possam mover com a deslocação dos bancos), ou até mesmo pela colocação dessas braçadeiras entre as duas fichas (de forma que elas permaneçam sempre em perfeito contacto).

                                            Em último caso é só substituir ambas as fichas por outras de outro tipo (mais fiáveis!)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              Não devia ser isso que se estava a referir, mas o 116i da Maria não tem vareta do óleo, e só no CB é que dá para ver o nivel, e tem que ser com o carro a trabalhar e já "quente", de preferência parado em local plano.
                                              Metade dos bmws recentes não possuem vareta do óleo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                                                Mas porque carga de água, é que retiram a vareta de óleo, com o motor a funcionar?
                                                para ver a compressão...tiras a vareta e tapas com o dedo..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Jonipi Ver Post
                                                  Pronto, se dizes, é porque é verdade.
                                                  Repara que a cambota tem veios de lubrificação.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por grog Ver Post
                                                    Metade dos bmws recentes não possuem vareta do óleo.
                                                    Só metade?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                      1 - Não tens que te preocupar com isso.

                                                      1b - TIrar avareta com o motor a funcionar não faz mal nenhum.

                                                      2 - Esse problema das fichas é recorrente. A resolução do problema é nas próprias fichas e não nos fios. Podes tentar limpar os contactos e dar-lhes um jeito para que façam melhor contacto.



                                                      Que motores são esses?
                                                      Motores CAT ....Caterpillar terraplanagem o nível de óleo é verificado com o motor a trabalhar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                        Repara que a cambota tem veios de lubrificação.
                                                        Claro que sim.
                                                        Mas, estando a bomba do óleo a sugar em condições e a mandar o mesmo para os canais de lubrificação, não quer dizer que o nível do óleo que se encontra no carter seja zero.
                                                        Pelo menos nos que eu conheço "por dentro", em condições de trabalho, o carter chega a ter quase dois litros de lubrificante disponível para que em condições de uma inclinação mais acentuada o "chupadouro" não corra o risco de ficar a chupar nada e assim gripar o motor.
                                                        Por isso eu continuo a dizer que, os contrapesos ao fazerem o seu ponto morto inferior batem no óleo e chapinam tudo dentro do carter. E por favor não confundam isto com lubrificação porque eu nunca disse isto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                                          Nunca tinha feito o teste da vareta..experimentei...
                                                          Também pode acontecer que ao introduzir a varêta com o motor a trabalhar esta pode bater na cambota e partir até porque as varetas são em alguns casos de plastico e com o tempo ficam ressequidas e partem ....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
                                                            para ver a compressão...tiras a vareta e tapas com o dedo..
                                                            andamos sempre aprender mas essa tua resposta quanto a mim não tem credibilidade é a minha opinião ....

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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