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    Cruise control

    Sabemos que o Cruise control é uma comodidade para autoestrada será que é económico em viagens longas algum colega que utilize muito este sistema sabe dizer se na realidade vale a pena usar o Cruise em viagens longas ? em conversa de café, disse a um amigo que o consumo aumenta porque devido a inclinações da estrada tem que utilizar o acelerador; diz que não nota excesso de consumo apenas não utiliza quando chove o que está correto. É evidente que se eu usar o Cruise a 140klmh eu posso vencer as subidas da autoestrada mas e o consumo.....

    #2
    Já se falou muito por aqui sobre isso. É simples.

    Se um tipo precisar do CC para se controlar na velocidade, acaba por ser mais económico usá-lo, mas não é isso que estás a perguntar...

    Gasta mais porque não há negociação das subidas e descidas, só isto. Conduzindo sem CC, podes embalar o carro a descer ou em plano para depois ao subir, deixar "morrer" um pouco, poupando muito mais do que gastaste para acelerar momentos antes. É basicamente isto. Depende dos carros, mas não acredito em diferenças superiores a 1L/100Kms, e quanto mais acidentado o terreno, maior a diferença.

    Comentário


      #3
      Eu uso CC quer em AE quer em estrada, em termos de consumo na verdade acabo por gastar menos porque me permite andar a velocidades mais constantes em estrada e andar mais devagar.

      Em termos de AE a diferença não é quando vais subir, o que o CC não faz é embalar-te o carro quando vais a descer para depois não teres que acelerar tanto quando vais a subir, no entanto acho que estamos a falar de diferenças irrisórias numa viagem de AE...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
        Eu uso CC quer em AE quer em estrada, em termos de consumo na verdade acabo por gastar menos porque me permite andar a velocidades mais constantes em estrada e andar mais devagar.

        Em termos de AE a diferença não é quando vais subir, o que o CC não faz é embalar-te o carro quando vais a descer para depois não teres que acelerar tanto quando vais a subir, no entanto acho que estamos a falar de diferenças irrisórias numa viagem de AE...
        Há muito que não te via por aqui

        Dissemos a mesma coisa, por outras palavras. Só um preciosismo, pode não ser assim tão irrisório se for AE com declives constantes.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
          Eu uso CC quer em AE quer em estrada, em termos de consumo na verdade acabo por gastar menos porque me permite andar a velocidades mais constantes em estrada e andar mais devagar.

          Em termos de AE a diferença não é quando vais subir, o que o CC não faz é embalar-te o carro quando vais a descer para depois não teres que acelerar tanto quando vais a subir, no entanto acho que estamos a falar de diferenças irrisórias numa viagem de AE...
          Era uma curioso fazer uma sondagem para ver quantos de nós anda com o CC em estrada nacional.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
            Há muito que não te via por aqui

            Dissemos a mesma coisa, por outras palavras. Só um preciosismo, pode não ser assim tão irrisório se for AE com declives constantes.
            Quando comecei a escrever ainda não tinhas colocado a tua

            Sim se tiveres muitos declives a diferença aumenta mas também depende do condutor, há quem não aproveite os declives e como tal vai dar ao mesmo.

            Mas por exemplo na A1 e A2 ou seja do Porto ao algarve acredito que se fizeres com ou sem cc vai dar diferenças de 1 ou 2 decimas para a maioria dos condutores.. No megane que foi onde rolei mais em AE nunca notei diferenças por exemplo.

            Comentário


              #7
              Quem gosta e tem paciência de "trabalhar" para os consumos consegue médias inferiores ao CC, sendo a diferença tanto maior quanto maior for o relevo do terreno. Para aqueles que fazem uma condução despreocupada dessa coisa que é o ponteiro do combustivel, aí o CC até pode ajudar a poupar.
              Quanto a mim a principal vantagem do CC é dar descanso ao condutor em viagens muito longas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                Sabemos que o Cruise control é uma comodidade para autoestrada será que é económico em viagens longas algum colega que utilize muito este sistema sabe dizer se na realidade vale a pena usar o Cruise em viagens longas ? em conversa de café, disse a um amigo que o consumo aumenta porque devido a inclinações da estrada tem que utilizar o acelerador; diz que não nota excesso de consumo apenas não utiliza quando chove o que está correto. É evidente que se eu usar o Cruise a 140klmh eu posso vencer as subidas da autoestrada mas e o consumo.....
                Desde quando é incorrecto não se usar o CC nessas condições meteorológicas ?



                Originalmente Colocado por Voxx Ver Post
                Era uma curioso fazer uma sondagem para ver quantos de nós anda com o CC em estrada nacional.
                Em todo e qualquer tipo de via, desde que se saiba o que se faz. E até em cidade.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  Desde quando é incorrecto não se usar o CC nessas condições meteorológicas ?

                  Em todo e qualquer tipo de via, desde que se saiba o que se faz. E até em cidade.
                  Isso não é um bocadinho exagerado? E o prazer de condução?

                  Comentário


                    #10
                    Em AE utilizo sempre o CC e não noto um aumento do consumo.

                    sinto sim é um enorme conforto na condução. E muito mais relaxado.

                    Comentário


                      #11
                      Tenho ideia que no meu caso com Cc ativo o o carro consome mesmo, mas já estive mais convencido quanto a isso.

                      Comentário


                        #12
                        Sempre que uso a AE faço questão de ter o CC ligado.

                        Se estiver com um pouco mais pressa ai já não.

                        Quanto aos consumos acho que não existe uma diferença por ai além.

                        Esteja a chover ou não, o CC é sempre uma mais valia para o conforto e assim não tens de estar constantemente a vigiar os limites de velocidade.

                        Comentário


                          #13
                          É a única coisa que sinto falta no meu carro... quero lá saber de consumos!

                          Nunca notei diferenças de consumos por causa do CC, sobretudo em maiores viagens (100-400 km, seja o que for), fossem Focus, Octavias, A4, 320d, E220, GL320... se houver alguma diferença será irrisória no fim da viagem e dá tanto gozo manter a mesma velocidade em qq subida...

                          Comentário


                            #14
                            Pois mas o meu motor é fraquinho e em subidas mais chatas o Cc manda-me dar uma Volta

                            Comentário


                              #15
                              Gostaria acrescentar que um CC aliado a um sistema tipo distronic é a cereja que falta numa viagem longa.

                              Só tive um carro com este sistema e adorei, foi pena ter ficado tão pouco tempo com ele.

                              Comentário


                                #16
                                Boas,

                                Utilizo com muita frequência o CC, faço AE praticamente sempre sem subidas e não desligo quando existe algum troço mais acentuado.
                                Quando deparo com alguma descida desligo logo e se for necessário ligo/desligo para manter velocidade constante.
                                Utilizo sempre em nacionais com semáforos de velocidade para evitar paragens e quando desconfio da presença do "fotógrafo" camuflado atrás dos arbustos.

                                Acho que a diferença no consumo não é significativa, mas tenho a impressão que é inferior com o CC ligado, atendendo que eu desligo sempre que há algum desnível.

                                Comentário


                                  #17
                                  Já disse isto por aqui antes e repito sempre que for necessário, o CC sempre foi daqueles equipamentos que pensava que não serviam para nada e que era mais mariquice que outra coisa... até ao dia em que comprei um carro equipado com ele!
                                  Hoje já não me vejo a comprar um carro que não o tenha, e o conforto que o mesmo proporciona compensa largamente qualquer "cacagésimo" de litro que o mesmo possa gastar a mais.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mas nas descidas o CC trava o carro e mantém a velocidade sempre igual.

                                    Nas descidas mais acentuadas eu desligo para o carro ganhar mais velocidade á borla

                                    Originalmente Colocado por lmanuel Ver Post
                                    Boas,

                                    Utilizo com muita frequência o CC, faço AE praticamente sempre sem subidas e não desligo quando existe algum troço mais acentuado.
                                    Quando deparo com alguma descida desligo logo e se for necessário ligo/desligo para manter velocidade constante.
                                    Utilizo sempre em nacionais com semáforos de velocidade para evitar paragens e quando desconfio da presença do "fotógrafo" camuflado atrás dos arbustos.

                                    Acho que a diferença no consumo não é significativa, mas tenho a impressão que é inferior com o CC ligado, atendendo que eu desligo sempre que há algum desnível.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ainda hoje foram 380km sempre entre os 145-150km/h com CC, sim é capaz de gastar mais, basta reparar os consumos em descidas a rondar os 3-4L instantâneos (aqui so para demonstrar que ele estar a injectar combustível) quando se o CC tivesse desligado e eu a comandar ia a gastar 0L ja que nao tocava no acelerador.

                                      Agora, so o conforto que tal equipamento proporciona... que se lixe os consumos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se o CC estiver associado a uma caixa auto, quase de certeza que se economiza combustível

                                        Comentário


                                          #21
                                          Como esta no post do ecoflex o cc aumenta os consumos pelos motivos referidos, eu utilizo apenas o cc para descansar o pé em viagens longas, para controlar a velocidade prefiro utilizar o limitador de velocidade, sempre torna uma viagem menos monótona do que circular sempre á mesma velocidade e evita exceder determinados limites.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                            Mas nas descidas o CC trava o carro e mantém a velocidade sempre igual.

                                            Nas descidas mais acentuadas eu desligo para o carro ganhar mais velocidade á borla
                                            Isso só deve acontecer nas gamas mais altas, os CC mais comuns não tem essa função.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                              Isso só deve acontecer nas gamas mais altas, os CC mais comuns não tem essa função.
                                              Nem por isso. Na Navara, que não é propriamente uma gama alta, o CC "trava-me" a carrinha nas descidas não a deixando ultrapassar a velocidade pré-determinada.
                                              Editado pela última vez por Request; 20 July 2013, 23:57.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os meus Saab's com CC tambem mantem sempre a velocidade ... seja a descer ou subir.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Alguém já notou que com o CC ligado as "reprises" são mais rápidas do que "pedalmente" com o CC desligado?

                                                  Sei que não é impressão minha pq outros colegas meus constataram o mesmo nas Octavia 1.9 de 105cv e nos 320d (os tais dos N47...).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                                    Isso só deve acontecer nas gamas mais altas, os CC mais comuns não tem essa função.
                                                    Confirmo... tenho carros com os dois tipos de sistema.

                                                    Concordo com o josemanuel... os CC com radar, sobretudo os mais recentes estao num grande nível de funcionamento e proporcionam uma viagem muito mais segura e confortável!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      É impressão, como não estás a acelerar sentes mais.

                                                      Se fores de lado vais sentir o mesmo efeito.


                                                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                      Alguém já notou que com o CC ligado as "reprises" são mais rápidas do que "pedalmente" com o CC desligado?

                                                      Sei que não é impressão minha pq outros colegas meus constataram o mesmo nas Octavia 1.9 de 105cv e nos 320d (os tais dos N47...).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                        Alguém já notou que com o CC ligado as "reprises" são mais rápidas do que "pedalmente" com o CC desligado?

                                                        Sei que não é impressão minha pq outros colegas meus constataram o mesmo nas Octavia 1.9 de 105cv e nos 320d (os tais dos N47...).
                                                        As reprises com CC são feita a fundo, quando temos de desacelerar e queremos retomar a velocidade que tínhamos com o CC o efeito é o mesmo que acelerar a fundo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                                          Isso só deve acontecer nas gamas mais altas, os CC mais comuns não tem essa função.
                                                          No meu A1 a descer também mantém a velocidade

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                                            Mas nas descidas o CC trava o carro e mantém a velocidade sempre igual.

                                                            Nas descidas mais acentuadas eu desligo para o carro ganhar mais velocidade á borla
                                                            Em alguns sistemas de CC, noutros simplesmente não há travão e o carro embala (mesmo com o consumo instantâneo a zeros).

                                                            Comentário

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