os sintomas são por vezes enganadores mas colocas o carro em cima de um elevador de 4 colunas rodas no chão do elevador e vais ao estabilizador e baloiças junto aos casquilhos.....ou observas (espreitas) de uma das extremidades do casquilho e vê se tem folga entre o casquilho e o veio...uma luz dá jeito para colocar do lado oposto ao casquilho.......depois é só substituir.
Eu de há uns tempos para cá tenho sentido o carro instável, principalmente em curvas longas e rápidas (AE e vias-rápidas) quando aconchego travões o carro foge para o exterior da curva. Em linha recta, em estradas menos planas e a maior velocidade, também sinto que o carro tem dificuldade a manter-se em linha recta sendo eu obrigado a fazer pequenos ajustes constantes na direcção. Encaixarão estes sintomas em folgas na barra estabilizadora?
Eu de há uns tempos para cá tenho sentido o carro instável, principalmente em curvas longas e rápidas (AE e vias-rápidas) quando aconchego travões o carro foge para o exterior da curva. Em linha recta, em estradas menos planas e a maior velocidade, também sinto que o carro tem dificuldade a manter-se em linha recta sendo eu obrigado a fazer pequenos ajustes constantes na direcção. Encaixarão estes sintomas em folgas na barra estabilizadora?
Obrigado pelo conselho, mas só o faço em caso de necessidade absoluta pois sei a tendência que os carros têm a soltar a traseira nesta situação. Agora, conduzo o carro em questão há 6 anos e este comportamento que acima descrevi é recente e é a frente que foge e não a traseira.
Eu de há uns tempos para cá tenho sentido o carro instável, principalmente em curvas longas e rápidas (AE e vias-rápidas) quando aconchego travões o carro foge para o exterior da curva. Em linha recta, em estradas menos planas e a maior velocidade, também sinto que o carro tem dificuldade a manter-se em linha recta sendo eu obrigado a fazer pequenos ajustes constantes na direcção. Encaixarão estes sintomas em folgas na barra estabilizadora?
Tudo aponta para amortecedores. E agora uma pergunta: Dás travões, a meio duma curva rápida?
Os amortecedores são uns Bilstein B4 com cerca de 30 mil kms e não têm vestígio de fugas que justifiquem a quebra de performance. Quanto às curvas rápidas, não estou a falar em curvas a 200, mas sim curvas largas de AE/vias rápidas a no máximo de 120 e sim, quando a alternativa a aconchegar os travões é espetar-me no carro da frente, prefiro a primeira opção.
Eu faria o seguinte; colocava os melhores pneus no eixo traseiro, alinhava a direção equilibrava rodas fazia um teste aos travões e aos amortecedores. Quando aplicamos amortecedores não de origem ficamos muitas vezes com uma carga de trabalhos; os amortecedores podem não ter fugas mas podem ter pressões diferentes e o carro pode ter tendência para subviragem mas também uns pneus em mau estado no eixo traseiro pode causar problemas de sobreviragem. É uma opinião mas acho que devias procurar um técnico que saiba experimentar um carro.
O sintoma surgiu primeiro há uns 2 meses, muito tempo depois de ter trocado os amortecedores e, nessa altura, o meu mecânico detectou folga nas ponteiras de direcção. Após a troca das mesmas e alinhamento de direcção o sintoma não desapareceu mas melhorou ligeiramente. Agora parece-me estar outra vez pior, pelo que me leva a crer que há uma outra folga qualquer associada à direcção que já existia antes mas que ficou atenuado com as ponteiras novas, no entanto, pode ter piorado. Quanto aos pneus, foram trocados dois a semana passada tendo os novos sido montados no eixo traseiro e não foi notada qualquer alteração aos sintomas descritos.
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