Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Neve no sul do Brasil

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Neve no sul do Brasil

    Venho mostrar algo que muitos desconhecem e que nesta altura do ano é comum por cá.. Sim, no Brasil há neve.

    Jornal do Tempo | Notícias | Sul do Brasil registra a primeira neve do ano e sensação térmica chega a quase -10°C no RS

    A intensa massa de ar polar que está no Sul do Brasil combinada com a alta umidade do ar resultou na primeira neve do ano na Região nesta segunda-feira. No Rio Grande do Sul, até o momento há registro do fenômeno em São José dos Ausentes (onde a mínima chegou a -0,6°C), Erechim (1°C), Frederico Westphalen (2,8°C), Bom Jesus e Bento Gonçalves (1,3°C). Em Santa Catarina, moradores e turistas de Chapecó (2°C) e São Joaquim (-0,5°C) também presenciaram neve nesta segunda-feira. Os valores mais baixos foram registrados em Ausentes e São Joaquim, com -0,6°C e -0,5°C, respectivamente.

    Outras cidades registraram temperaturas mais baixas, mas como o tempo está seco, não houve neve. Como é o caso de Canguçu, onde os termômetros marcaram -1°C, mas por conta dos ventos a sensação térmica chegou a -8°C. Em Caçapava do Sul, a mínima foi de -0,5°C, mas ventava mais forte no momento e a sensação chegou a -9,6°C.

    Aliás, a sensação térmica nesta segunda-feira ficou negativa na maioria das cidades gaúchas e pelo menos 12 municípios tiveram recorde de frio hoje. Entre elas estão: Santiago com -0,2°C, Dom Pedrito com 0,6°C, Santo Augusto com 0,7°C, Palmeira das Missões com 0,9°C, Alegrete com 1°C e Passo Fundo com 1,3°C. E a tarde segue gelada em todo o Rio Grande do Sul, com máxima de apenas 7°C na serra e dos 10°C em grande parte do Estado.

    Segundo previsão da Somar Meteorologia, amanhã o frio aumenta ainda mais e novamente há risco de neve nos três Estados. As mínimas ficam próximas de -3°C no norte, centro e oeste do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e no centro, oeste e sul do Paraná. À tarde, a máxima não passa dos 9°C entre o centro do Rio Grande do Sul e o centro do Paraná. Até pelo menos a sexta-feira, o frio prosseguirá em toda a Região Sul, com mínimas próxima de 0°C. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, uma nova onda de frio é esperada a partir de 30 de julho, mas bem menos intensa que a atual.






    Os primeiros flocos de neve do inverno de 2013 foram registrados na madrugada desta segunda-feira (22), em São Joaquim, no Planalto Sul e em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O fenômeno durou cerca de 10 minutos na madrugada e nas primeiras horas da manhã, com acúmulo gerando alegria para os milhares de turistas que se deslocaram para a região para testemunhar a precipitação.
    A previsão é de que ele venha a se repetir com mais intensidade no decorrer do dia em outras cidades das regiões mais altas do Estado. O primeiro registro de neve foi feito às 04h30 em São Joaquim.
    Meia hora mais tarde, surpreendentemente, os operadores meteorológicos do aeroporto de Chapecó relataram a ocorrência de neve na cidade no momento em que a temperatura era de 3ºC. É raríssimo ocorrer neve em Chapecó. Pinhalzinho e São Miguel do Oeste, na mesma região, também tiveram registros de neve.
    A queda de neve ao longo do dia, em áreas de planalto, serras de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Paraná, é resultado da combinação do frio intenso com a umidade elevada
    Conforme meteorologistas da Climatempo, não estão descartadas as possibilidades de queda de neve na região de Curitiba. A última vez que caiu neve na cidade paranaense foi em 1975.
    No Rio Grande do Sul, pelos menos quatro municípios tiveram registro de neve nesta madrugada. O fenômeno é provocado pela presença de uma massa de ar polar e de uma área de umidade na metade norte do Estado. Também ocorreram fortes geadas na metade sul, região onde não há nebulosidade.
    A neve caiu em São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Bom Jesus e Lagoa Vermelha enquanto a geada cobriu os campos em Cruz Alta, Bagé, Pelotas, Santa Maria, Encruzilhada do Sul, Santana do Livramento e São Luiz Gonzaga.
    Segundo o 8º Distrito de Meteorologia, a temperatura mínima foi de dois graus negativos em Cambará do Sul. O serviço, que é ligado ao Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu aviso indicando que persistem as condições para novas quedas de neve nesta terça-feira (23).
    Commodities Agrícolas

    Segundo a Somar Meteorologia, esta onda de frio no Sul do país não provocou prejuízos às lavouras das principais commodities agrícolas brasileiras.
    "Está sendo o dia mais frio do ano em algumas regiões, mas hoje não teve nada para a agricultura das principais commodities", disse o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Somar.
    A principal lavoura que pode ter prejuízos nos próximos dias é o trigo do Paraná, destacou ele.
    "No Paraná, na região oeste, pode haver problemas, porque o trigo está na fase de pendoamento. Temperaturas de 1 grau podem trazer danos."
    Segundo técnicos do governo paranaense, cerca de 40% das lavouras plantadas com o cereal no Paraná --que produz praticamente metade do trigo brasileiro-- estão em fases vulneráveis a baixas temperaturas.
    Para o Rio Grande do Sul, outro importante produtor de trigo e onde as lavouras estão em fases iniciais, os riscos são menores.
    "No Rio Grande do Sul tem que fazer temperaturas abaixo de zero para dar danos no trigo, por causa da fase de desenvolvimento das lavouras", disse o agrometeorologista.
    Café e Cana

    Ainda não há registro de prejuízo aos cafezais, mas o frio dos próximos dois dias merece atenção, segundo a Somar.
    Na semana passada o café registrou alta na bolsa de Nova York, com preocupações do mercado quanto a uma queda de produção no Brasil --principal produtor e exportador da commodity.
    "As temperaturas no norte do Paraná (área com produção de café) estão bastante baixas. Isso pode causar algum dano", disse Santos.
    O Paraná responderá por cerca de 4 por cento da produção nacional de café neste ano, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (****b).
    O agrometeorologista afirmou que se o frio for muito intenso ou houver uma eventual geada, o café pode ter que ser colhido de maneira antecipada, prejudicando a qualidade do produto.
    "O grão que seria colhido em meados de agosto, pode ter que ser antecipado."
    Danos aos cafezais também teriam impacto para as futuras safras, deixando plantas enfraquecidas e com menor capacidade de produção.
    Para as áreas de cana do norte do Paraná, sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, há risco de geadas nas próximas duas madrugadas, mas sem danos significativos.
    "Onde houver geada, apenas vai ter que ser antecipada a colheita da cana, não que haverá prejuízos. Depende muito do estágio da lavoura", afirmou o especialista.

    #2
    Lembrei-me agora do Zé Carioca quando junto com o Nestor tentaram fazer neve no Rio de Janeiro. Usaram detergente da roupa. A historieta chamava-se, salvo erro, Cai neve no morro.

    Comentário


      #3
      Amanhã vou pra Floripa, mas lá nunca neva, só frio e chuva mesmo.
      Mas depois vou tentar pegar no carro e fazer uma viagem pró interior/serra que não conheço!

      Comentário


        #4
        Na cidade da minha namorada,Aracaju,no nordeste não deve nevar,lá é sempre um calor infernal

        Comentário


          #5
          Em Aracaju mal chove, nevar é impossível

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
            Lembrei-me agora do Zé Carioca quando junto com o Nestor tentaram fazer neve no Rio de Janeiro. Usaram detergente da roupa. A historieta chamava-se, salvo erro, Cai neve no morro.
            Lembro-me dessa história.

            Comentário


              #7
              Conheço muito bem Floripa! Vivi lá 5 anos e tb faz frio mas neve ali nunca vi. Mas já não digo nada...
              Este ano nevou ali bem perto em Palhoça (nas montanhas deste município).

              Se queres ver neve a sério, os melhores locais são Urubici e São Joaquim, no interior do estado.

              Comentário


                #8
















                Mais aqui: Terra Mobile Brasil

                Comentário


                  #9
                  Murillo, uma grande curiosidade que eu tenho: o povo que vive nessas regiões onde faz frio e neva, vocês notam que é de alguma forma diferente, por exemplo, do que vive em S. Paulo, Rio ou em regiões onde o clima costuma ser quente?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Murillo, uma grande curiosidade que eu tenho: o povo que vive nessas regiões onde faz frio e neva, vocês notam que é de alguma forma diferente, por exemplo, do que vive em S. Paulo, Rio ou em regiões onde o clima costuma ser quente?
                    A maioria das pessoas dessas regiões descendem de alemães , enquanto no Rio descendem de portugueses, em S. Paulo de italianos e em Salvador de africanos. Fisicamente a maioria das pessoas é loira dos olhos azuis.

                    Culturalmente também são diferentes, principalmente os que vivem nas zonas rurais (nos grandes centros nem tanto). As tradições, as festas típicas, a bebida (chimarrão), tudo é diferente. Em algumas vilas mais afastadas alguns nem português sabem falar. É de lá que saem os melhores vinhos do país (não que sejamos grande coisa nisso).

                    Esta é uma foto de uma festa típica da cidade de Gramado que encontrei na net:



                    Diria que são brasileiros? São muitos países dentro de um.

                    Hoje em SP a temperatura chegou nos 6°. Usei dois casacos, luvas, duas meias.. Eu gosto.
                    Editado pela última vez por Murillo; 24 July 2013, 22:51.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                      Conheço muito bem Floripa! Vivi lá 5 anos e tb faz frio mas neve ali nunca vi. Mas já não digo nada...
                      Este ano nevou ali bem perto em Palhoça (nas montanhas deste município).

                      Se queres ver neve a sério, os melhores locais são Urubici e São Joaquim, no interior do estado.
                      Se ainda lá vivesse, via um pouco hoje

                      Comentário


                        #12
                        Era tãaaoooooo bom que estivesse essa temperatura aqui...

                        Comentário


                          #13
                          O Brasil tem neve e sempre teve nos estados do sul , todos os anos neva uns pouco outros mais.

                          Comentário


                            #14
                            São Francisco de Paula:



                            outras cidades:

















                            Comentário


                              #15















                              Aparatos da Serra.



                              Comentário


                                #16
                                Fotos Caxias do Sul, Gramado, Flores da Cunha, Canela, Bom Jesus, São Francisco de Paula...



















                                Comentário


                                  #17


















                                  Comentário


                                    #18




















                                    Todas as fotos são da madrugada de 27/08, até o fim de tarde.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A neve podia ir um pouco mais longe e chegar em SP. Aqui por enquanto está nos 9 graus.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X