bom dia caros colegas, o meu pai possui um Ford Escort Rs Turbo de 1987, quando o comprou ele tinha cerca de 5 meses. á uns anos para cá o carro praticamente so sai da garagem para ir á inspecção (tem 26 anos e 74.000km), muito por culpa de um problema que ele tem e que foi o que me levou a abrir este topico. o carro nao pega a quente. imaginemos a seguinte situacao: o carro esta parado 6 meses, o meu pai entra da a chave e aquilo é um relogio, pega a primeira, a unica coisa que tem de fazer depois de ele pegar e acelarar senao o carro vai abaixo. depois sai de minha casa e vai meter gasolina, chega ás bombas, atesta o deposito entra no carro dá a chave e nada, o carro nao responde, como se estivesse sem bateria, sem sinais de vida. so volta a pegar de empurrao. ja esteve na Ford em braga aqui a uns anos e nada, esteve na bosh e nada, esteve na oficina do "ze manel da esquina" e nada, ninguem consegue resolver o problema. o meu pai ja desistiu de tentar, nao confia aquele carro a mais ninguem. é uma pena porque o carro vai acabar por apodrecer por nao circular. alguem tem alguma ideia do que poderá ser?
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Problema em Ford Escort Rs turbo Mk4
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Foto-0088.jpg
Foto-0087.jpg
Foto-0086.jpg
Foto-0085.jpg
Foto-0084.jpg
Aqui estao umas fotos da maquina em questao
-
Grande máquina!!
Epá pode nao ter nada a haver, mas eu tinha esse mesmo problema no Corsa b 1.7d que tinha.
Fui a um electricista de carros e ele mudou a placa de diodos do alternador (acho que é assim que se diz) e apartir de ai nunca mais aconteceu isso.
Sei que sao carros muitos diferentes, mas nunca se sabe...
Sorte com isso!
Comentário
-
Grande carro, também acabei de ficar com um, mas branquinho, já experimentas-te expor o teu problema neste forum: The Ultimate Escort RS Turbo Site
OU então experimenta fazer o download de um troubleshooter:
My Files
Vais a RS Tech Guides, e faz download do ficheiro ERST.pdf, mais para o fim tem lá uma parte com uma Fault Table, experimenta verificar todos os componentes listados no "Engine fails or hot start problem".
Tem em atenção que esse carro tem dois parafusos de afinação, um de gases e outro para o relantim, já os viste aos dois?
Comentário
-
Originalmente Colocado por WhoCares Ver PostGrande carro, também acabei de ficar com um, mas branquinho, já experimentas-te expor o teu problema neste forum: The Ultimate Escort RS Turbo Site
OU então experimenta fazer o download de um troubleshooter:
My Files
Vais a RS Tech Guides, e faz download do ficheiro ERST.pdf, mais para o fim tem lá uma parte com uma Fault Table, experimenta verificar todos os componentes listados no "Engine fails or hot start problem".
Tem em atenção que esse carro tem dois parafusos de afinação, um de gases e outro para o relantim, já os viste aos dois?
muito obrigado pelo manual, segundo a tabela Fault encontro dois problemas que acontecem com uma explicaçao parecida. o de nao pegar a quente diz "Start enrichment funcion outside tolerence", na situacao de pegar e depois ir abaixo caso nao se acelere diz "Post-start enrichment funcion outside tolerence". o ingles eu percebo agora a questao tecnica é que nao. alguem sabe ao que isto refere?
Comentário
-
Originalmente Colocado por remy24 Ver Postmuito obrigado pelo manual, segundo a tabela Fault encontro dois problemas que acontecem com uma explicaçao parecida. o de nao pegar a quente diz "Start enrichment funcion outside tolerence", na situacao de pegar e depois ir abaixo caso nao se acelere diz "Post-start enrichment funcion outside tolerence". o ingles eu percebo agora a questao tecnica é que nao. alguem sabe ao que isto refere?
O motor de arranque roda ou não?
Comentário
-
Originalmente Colocado por ricardojcluis Ver PostPode ser que ajude...
Em alguma das oficinas que foste mediram-te a taxa de compressão?
Eu tive um corsa que fazia exactamente a mesma coisa e foram os segmentos...
Comentário
-
Originalmente Colocado por remy24 Ver Postnao sei, a ultima vez que ele foi parar á oficina eu tinha uns 14 anos portanto nao me lembro de nada que lhe possam ter feito, o problema e que o meu pai nao o confia a ninguem. senao levava-o a uma oficina para o ligar a maquina
De facto é de injecção, pode ter algum problema aí e, se for o caso, isso pode ser um problema. Se o motor ao pegar parece que tem a bateria fraca é porque pode, efectivamente, ter a bateria fraca...
Comentário
-
Deixa advinhar, tudo funciona excepto o motor de arranque? de vez em quando até ouves um click mas mais nada? o carro arrefece e a seguir pega à 1ª sem problemas?
Procura pelos cabos que ligam ao motor de arranque. Aposto um rim (doutra pessoa :D ) em como é um cabo/fio partido!
Avaria muito frequente nos mk4, especialmente XR3i e RST.
é bem possivel que gastes mais dinheiro à procura do problema que a resolve-lo!! A maior parte da malta simplesmente opta por ir substituindo o mais basico (cabos de massa, etc) até o problema desaparecer, e geralmente acabam por gastar menos dinheiro que se passassem dias à procura dum fio que faz mau contacto quando está quente...
Isso tem uma cablagem relativamente simples, portanto só gastas rios de dinheiro se fores enganado.
A Ford usou cablagem muito má nos anos 80. O meu XR3i tem o mesmo problema que o teu (ainda por resolver, já que o motor tem que sair fora) e já tive que refazer boa parte da cablagem do XR4...
Comentário
-
Originalmente Colocado por remy24 Ver Postmuito obrigado pelo manual, segundo a tabela Fault encontro dois problemas que acontecem com uma explicaçao parecida. o de nao pegar a quente diz "Start enrichment funcion outside tolerence", na situacao de pegar e depois ir abaixo caso nao se acelere diz "Post-start enrichment funcion outside tolerence". o ingles eu percebo agora a questao tecnica é que nao. alguem sabe ao que isto refere?
Algumas perguntas:
Ele pega sempre bem a primeira quando está frio?
Se sim a bateria está boa.
Quando quente ele não pega mas ouves o motor de arranque rodar?
Se não, começa por ai.
Muitas como o Eliselotus já referiu é algum cabo partido, substitui tudo. (Já vi o mesmo problema num RS Turbo e era um cabo partido.
Já foste a um bom electricista?
Se isto não resultar, podes começar por verificar todos os tubos de vacuo, se estiverem todos bons experimenta ajustar o relantim, com ele a frio rodas o parafuso de modo a que as rotações subam umas 300 rpms a ver o que acontece depois de aquecer. Já agora quando ele está no relantim a frio a que rpms está?
Se continuar a ir abaixo, então pode ser um problema de mistura, verifica naquele manual como ajustar a mistura e ve como ele se comporta.
Vai a uma oficina e pede para ver os gases com ele quente a ver se estão dentro dos limites de fábrica.
Verifica tambem o sistema de alimentação de combustivel, começa pelas ligações, bomba e filtro.
Comentário
-
Originalmente Colocado por WhoCares Ver PostAlgumas perguntas:
Ele pega sempre bem a primeira quando está frio?
Se sim a bateria está boa.
Quando quente ele não pega mas ouves o motor de arranque rodar?
Se não, começa por ai.
Muitas como o Eliselotus já referiu é algum cabo partido, substitui tudo. (Já vi o mesmo problema num RS Turbo e era um cabo partido.
Já foste a um bom electricista?
Se isto não resultar, podes começar por verificar todos os tubos de vacuo, se estiverem todos bons experimenta ajustar o relantim, com ele a frio rodas o parafuso de modo a que as rotações subam umas 300 rpms a ver o que acontece depois de aquecer. Já agora quando ele está no relantim a frio a que rpms está?
Se continuar a ir abaixo, então pode ser um problema de mistura, verifica naquele manual como ajustar a mistura e ve como ele se comporta.
Vai a uma oficina e pede para ver os gases com ele quente a ver se estão dentro dos limites de fábrica.
Verifica tambem o sistema de alimentação de combustivel, começa pelas ligações, bomba e filtro.
2- quando quente ouve-se o motor de arranque a trabalhar, nao é facil explicar, mas é como se a corrente chegasse ao motor mas nao houvesse combustao para arrancar o motor do carro. depois de insistir muitas vezes passa-se a ouvir so um "click".
3- nao sei dizer o relantim porque o conta rotaçoes a dois anos pifou .
Comentário
-
Originalmente Colocado por Eliselotus Ver PostDeixa advinhar, tudo funciona excepto o motor de arranque? de vez em quando até ouves um click mas mais nada? o carro arrefece e a seguir pega à 1ª sem problemas?
Procura pelos cabos que ligam ao motor de arranque. Aposto um rim (doutra pessoa :D ) em como é um cabo/fio partido!
Avaria muito frequente nos mk4, especialmente XR3i e RST.
é bem possivel que gastes mais dinheiro à procura do problema que a resolve-lo!! A maior parte da malta simplesmente opta por ir substituindo o mais basico (cabos de massa, etc) até o problema desaparecer, e geralmente acabam por gastar menos dinheiro que se passassem dias à procura dum fio que faz mau contacto quando está quente...
Isso tem uma cablagem relativamente simples, portanto só gastas rios de dinheiro se fores enganado.
A Ford usou cablagem muito má nos anos 80. O meu XR3i tem o mesmo problema que o teu (ainda por resolver, já que o motor tem que sair fora) e já tive que refazer boa parte da cablagem do XR4...
Comentário
-
Originalmente Colocado por Eliselotus Ver PostDeixa advinhar, tudo funciona excepto o motor de arranque? de vez em quando até ouves um click mas mais nada? o carro arrefece e a seguir pega à 1ª sem problemas?
Procura pelos cabos que ligam ao motor de arranque. Aposto um rim (doutra pessoa :D ) em como é um cabo/fio partido!
Avaria muito frequente nos mk4, especialmente XR3i e RST.
é bem possivel que gastes mais dinheiro à procura do problema que a resolve-lo!! A maior parte da malta simplesmente opta por ir substituindo o mais basico (cabos de massa, etc) até o problema desaparecer, e geralmente acabam por gastar menos dinheiro que se passassem dias à procura dum fio que faz mau contacto quando está quente...
Isso tem uma cablagem relativamente simples, portanto só gastas rios de dinheiro se fores enganado.
A Ford usou cablagem muito má nos anos 80. O meu XR3i tem o mesmo problema que o teu (ainda por resolver, já que o motor tem que sair fora) e já tive que refazer boa parte da cablagem do XR4...
Comentário
-
arranja um multímetro e vê se chega corrente ao motor de arranque
vê as escovas do motor de arranque ou o bendix se estão OKEditado pela última vez por ricardojcluis; 26 July 2013, 15:14.
Comentário
-
Que saudades tenho desse carro. Era miúdo quando houve um cá em casa mas marcou. Era fantástico, muitas perícias fez Foi um óptimo companheiro até ao dia que na Ford lavaram o motor. O serviço foi mal feito e estragou as férias! Resultado? Vendido logo de seguida.
Mas se o descobrisse adora voltar a tê-lo. Era esse o o Golf I GTI que também cá andou
Comentário
-
Originalmente Colocado por remy24 Ver Post1 - geralmente a frio pega sempre bem. a bateria esta boa porque mudou-se a bateria e ficou igual.
2- quando quente ouve-se o motor de arranque a trabalhar, nao é facil explicar, mas é como se a corrente chegasse ao motor mas nao houvesse combustao para arrancar o motor do carro. depois de insistir muitas vezes passa-se a ouvir so um "click".
3- nao sei dizer o relantim porque o conta rotaçoes a dois anos pifou .
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário