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Problema em Ford Escort Rs turbo Mk4

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    Problema em Ford Escort Rs turbo Mk4

    bom dia caros colegas, o meu pai possui um Ford Escort Rs Turbo de 1987, quando o comprou ele tinha cerca de 5 meses. á uns anos para cá o carro praticamente so sai da garagem para ir á inspecção (tem 26 anos e 74.000km), muito por culpa de um problema que ele tem e que foi o que me levou a abrir este topico. o carro nao pega a quente. imaginemos a seguinte situacao: o carro esta parado 6 meses, o meu pai entra da a chave e aquilo é um relogio, pega a primeira, a unica coisa que tem de fazer depois de ele pegar e acelarar senao o carro vai abaixo. depois sai de minha casa e vai meter gasolina, chega ás bombas, atesta o deposito entra no carro dá a chave e nada, o carro nao responde, como se estivesse sem bateria, sem sinais de vida. so volta a pegar de empurrao. ja esteve na Ford em braga aqui a uns anos e nada, esteve na bosh e nada, esteve na oficina do "ze manel da esquina" e nada, ninguem consegue resolver o problema. o meu pai ja desistiu de tentar, nao confia aquele carro a mais ninguem. é uma pena porque o carro vai acabar por apodrecer por nao circular. alguem tem alguma ideia do que poderá ser?

    #2
    Foto-0088.jpg

    Foto-0087.jpg

    Foto-0086.jpg

    Foto-0085.jpg

    Foto-0084.jpg

    Aqui estao umas fotos da maquina em questao

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      #3
      'ja tentaste em foruns especificos? quer em PT ou UK '?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SB Ver Post
        'ja tentaste em foruns especificos? quer em PT ou UK '?
        ainda nao, o forum fordpt a meu ver é fraquinho

        Comentário


          #5
          Experimenta colocar a questão em foruns ingleses, onde essas máquinas têm uma legião de fans brutal. Pode ser que te consigam ajudar. Senão, eu não me importo de ficar com o carro para tentar descobrir o que se passa.

          Comentário


            #6
            Grande máquina!!

            Epá pode nao ter nada a haver, mas eu tinha esse mesmo problema no Corsa b 1.7d que tinha.
            Fui a um electricista de carros e ele mudou a placa de diodos do alternador (acho que é assim que se diz) e apartir de ai nunca mais aconteceu isso.
            Sei que sao carros muitos diferentes, mas nunca se sabe...

            Sorte com isso!

            Comentário


              #7
              Grande carro, também acabei de ficar com um, mas branquinho, já experimentas-te expor o teu problema neste forum: The Ultimate Escort RS Turbo Site

              OU então experimenta fazer o download de um troubleshooter:
              My Files

              Vais a RS Tech Guides, e faz download do ficheiro ERST.pdf, mais para o fim tem lá uma parte com uma Fault Table, experimenta verificar todos os componentes listados no "Engine fails or hot start problem".

              Tem em atenção que esse carro tem dois parafusos de afinação, um de gases e outro para o relantim, já os viste aos dois?

              Comentário


                #8
                Devias abrir o tópico na secção de boxes e não aqui.

                Ajudava se filmasses o problema e o colocasses aqui. Assim de repente diria motor de arranque ou bateria.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por WhoCares Ver Post
                  Grande carro, também acabei de ficar com um, mas branquinho, já experimentas-te expor o teu problema neste forum: The Ultimate Escort RS Turbo Site

                  OU então experimenta fazer o download de um troubleshooter:
                  My Files

                  Vais a RS Tech Guides, e faz download do ficheiro ERST.pdf, mais para o fim tem lá uma parte com uma Fault Table, experimenta verificar todos os componentes listados no "Engine fails or hot start problem".

                  Tem em atenção que esse carro tem dois parafusos de afinação, um de gases e outro para o relantim, já os viste aos dois?


                  muito obrigado pelo manual, segundo a tabela Fault encontro dois problemas que acontecem com uma explicaçao parecida. o de nao pegar a quente diz "Start enrichment funcion outside tolerence", na situacao de pegar e depois ir abaixo caso nao se acelere diz "Post-start enrichment funcion outside tolerence". o ingles eu percebo agora a questao tecnica é que nao. alguem sabe ao que isto refere?

                  Comentário


                    #10
                    Se for isso terás mistura demasiado rica...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por remy24 Ver Post
                      muito obrigado pelo manual, segundo a tabela Fault encontro dois problemas que acontecem com uma explicaçao parecida. o de nao pegar a quente diz "Start enrichment funcion outside tolerence", na situacao de pegar e depois ir abaixo caso nao se acelere diz "Post-start enrichment funcion outside tolerence". o ingles eu percebo agora a questao tecnica é que nao. alguem sabe ao que isto refere?
                      Carburador desregulado (julgo que não é de injecção...).

                      O motor de arranque roda ou não?

                      Comentário


                        #12
                        Se ele refere que os sintomas, são idênticos aos de falta de bateria, penso que não terá a ver nada com a mistura.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Latino Ver Post
                          Se ele refere que os sintomas, são idênticos aos de falta de bateria, penso que não terá a ver nada com a mistura.
                          eu digo isso porque as luzes do painel parecem mais fracas, e ao dar a chave faz lembrar um carro sem bateria

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            Carburador desregulado (julgo que não é de injecção...).

                            O motor de arranque roda ou não?

                            eu nao percebo muito de motores mas penso que seja a injeccao

                            Comentário


                              #15
                              Pode ser que ajude...

                              Em alguma das oficinas que foste mediram-te a taxa de compressão?
                              Eu tive um corsa que fazia exactamente a mesma coisa e foram os segmentos...

                              Comentário


                                #16
                                Não tenho a mínima ideia...mas é um crime um carro desses não circular.....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ricardojcluis Ver Post
                                  Pode ser que ajude...

                                  Em alguma das oficinas que foste mediram-te a taxa de compressão?
                                  Eu tive um corsa que fazia exactamente a mesma coisa e foram os segmentos...
                                  nao sei, a ultima vez que ele foi parar á oficina eu tinha uns 14 anos portanto nao me lembro de nada que lhe possam ter feito, o problema e que o meu pai nao o confia a ninguem. senao levava-o a uma oficina para o ligar a maquina

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por remy24 Ver Post
                                    nao sei, a ultima vez que ele foi parar á oficina eu tinha uns 14 anos portanto nao me lembro de nada que lhe possam ter feito, o problema e que o meu pai nao o confia a ninguem. senao levava-o a uma oficina para o ligar a maquina
                                    Ligar à máquina?

                                    De facto é de injecção, pode ter algum problema aí e, se for o caso, isso pode ser um problema. Se o motor ao pegar parece que tem a bateria fraca é porque pode, efectivamente, ter a bateria fraca...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mau contacto da bateria(pode ser só os bornes ou a outra ponta dos fios)
                                      Motor de arranque sujo, gasto, etc
                                      Velas
                                      Filtro de gasolina

                                      ...
                                      Sensor de temperatura do liquido de refrigeração (caso tenha)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas. Isso deve ser problema ou no motor de arranque ou na bateria ou no alternador. Trabalho para electricista, coisa de 15 minutos para fazer os testes com um simples aparelho chamado multímetro. É só verificar onde devia chegar corrente electrica e não chega.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Deixa advinhar, tudo funciona excepto o motor de arranque? de vez em quando até ouves um click mas mais nada? o carro arrefece e a seguir pega à 1ª sem problemas?
                                          Procura pelos cabos que ligam ao motor de arranque. Aposto um rim (doutra pessoa :D ) em como é um cabo/fio partido!

                                          Avaria muito frequente nos mk4, especialmente XR3i e RST.
                                          é bem possivel que gastes mais dinheiro à procura do problema que a resolve-lo!! A maior parte da malta simplesmente opta por ir substituindo o mais basico (cabos de massa, etc) até o problema desaparecer, e geralmente acabam por gastar menos dinheiro que se passassem dias à procura dum fio que faz mau contacto quando está quente...
                                          Isso tem uma cablagem relativamente simples, portanto só gastas rios de dinheiro se fores enganado.

                                          A Ford usou cablagem muito má nos anos 80. O meu XR3i tem o mesmo problema que o teu (ainda por resolver, já que o motor tem que sair fora) e já tive que refazer boa parte da cablagem do XR4...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por remy24 Ver Post
                                            muito obrigado pelo manual, segundo a tabela Fault encontro dois problemas que acontecem com uma explicaçao parecida. o de nao pegar a quente diz "Start enrichment funcion outside tolerence", na situacao de pegar e depois ir abaixo caso nao se acelere diz "Post-start enrichment funcion outside tolerence". o ingles eu percebo agora a questao tecnica é que nao. alguem sabe ao que isto refere?

                                            Algumas perguntas:

                                            Ele pega sempre bem a primeira quando está frio?
                                            Se sim a bateria está boa.

                                            Quando quente ele não pega mas ouves o motor de arranque rodar?
                                            Se não, começa por ai.
                                            Muitas como o Eliselotus já referiu é algum cabo partido, substitui tudo. (Já vi o mesmo problema num RS Turbo e era um cabo partido.
                                            Já foste a um bom electricista?
                                            Se isto não resultar, podes começar por verificar todos os tubos de vacuo, se estiverem todos bons experimenta ajustar o relantim, com ele a frio rodas o parafuso de modo a que as rotações subam umas 300 rpms a ver o que acontece depois de aquecer. Já agora quando ele está no relantim a frio a que rpms está?

                                            Se continuar a ir abaixo, então pode ser um problema de mistura, verifica naquele manual como ajustar a mistura e ve como ele se comporta.
                                            Vai a uma oficina e pede para ver os gases com ele quente a ver se estão dentro dos limites de fábrica.
                                            Verifica tambem o sistema de alimentação de combustivel, começa pelas ligações, bomba e filtro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por WhoCares Ver Post
                                              Algumas perguntas:

                                              Ele pega sempre bem a primeira quando está frio?
                                              Se sim a bateria está boa.

                                              Quando quente ele não pega mas ouves o motor de arranque rodar?
                                              Se não, começa por ai.
                                              Muitas como o Eliselotus já referiu é algum cabo partido, substitui tudo. (Já vi o mesmo problema num RS Turbo e era um cabo partido.
                                              Já foste a um bom electricista?
                                              Se isto não resultar, podes começar por verificar todos os tubos de vacuo, se estiverem todos bons experimenta ajustar o relantim, com ele a frio rodas o parafuso de modo a que as rotações subam umas 300 rpms a ver o que acontece depois de aquecer. Já agora quando ele está no relantim a frio a que rpms está?

                                              Se continuar a ir abaixo, então pode ser um problema de mistura, verifica naquele manual como ajustar a mistura e ve como ele se comporta.
                                              Vai a uma oficina e pede para ver os gases com ele quente a ver se estão dentro dos limites de fábrica.
                                              Verifica tambem o sistema de alimentação de combustivel, começa pelas ligações, bomba e filtro.
                                              1 - geralmente a frio pega sempre bem. a bateria esta boa porque mudou-se a bateria e ficou igual.

                                              2- quando quente ouve-se o motor de arranque a trabalhar, nao é facil explicar, mas é como se a corrente chegasse ao motor mas nao houvesse combustao para arrancar o motor do carro. depois de insistir muitas vezes passa-se a ouvir so um "click".

                                              3- nao sei dizer o relantim porque o conta rotaçoes a dois anos pifou .

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                Deixa advinhar, tudo funciona excepto o motor de arranque? de vez em quando até ouves um click mas mais nada? o carro arrefece e a seguir pega à 1ª sem problemas?
                                                Procura pelos cabos que ligam ao motor de arranque. Aposto um rim (doutra pessoa :D ) em como é um cabo/fio partido!

                                                Avaria muito frequente nos mk4, especialmente XR3i e RST.
                                                é bem possivel que gastes mais dinheiro à procura do problema que a resolve-lo!! A maior parte da malta simplesmente opta por ir substituindo o mais basico (cabos de massa, etc) até o problema desaparecer, e geralmente acabam por gastar menos dinheiro que se passassem dias à procura dum fio que faz mau contacto quando está quente...
                                                Isso tem uma cablagem relativamente simples, portanto só gastas rios de dinheiro se fores enganado.

                                                A Ford usou cablagem muito má nos anos 80. O meu XR3i tem o mesmo problema que o teu (ainda por resolver, já que o motor tem que sair fora) e já tive que refazer boa parte da cablagem do XR4...
                                                o que acontece é realmente o que tu dizes na primeira frase. ao ler é como se estivesse a viver o momento

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                  Deixa advinhar, tudo funciona excepto o motor de arranque? de vez em quando até ouves um click mas mais nada? o carro arrefece e a seguir pega à 1ª sem problemas?
                                                  Procura pelos cabos que ligam ao motor de arranque. Aposto um rim (doutra pessoa :D ) em como é um cabo/fio partido!

                                                  Avaria muito frequente nos mk4, especialmente XR3i e RST.
                                                  é bem possivel que gastes mais dinheiro à procura do problema que a resolve-lo!! A maior parte da malta simplesmente opta por ir substituindo o mais basico (cabos de massa, etc) até o problema desaparecer, e geralmente acabam por gastar menos dinheiro que se passassem dias à procura dum fio que faz mau contacto quando está quente...
                                                  Isso tem uma cablagem relativamente simples, portanto só gastas rios de dinheiro se fores enganado.

                                                  A Ford usou cablagem muito má nos anos 80. O meu XR3i tem o mesmo problema que o teu (ainda por resolver, já que o motor tem que sair fora) e já tive que refazer boa parte da cablagem do XR4...
                                                  Do melhor

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                                                    #26
                                                    arranja um multímetro e vê se chega corrente ao motor de arranque

                                                    vê as escovas do motor de arranque ou o bendix se estão OK
                                                    Editado pela última vez por ricardojcluis; 26 July 2013, 15:14.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Que saudades tenho desse carro. Era miúdo quando houve um cá em casa mas marcou. Era fantástico, muitas perícias fez Foi um óptimo companheiro até ao dia que na Ford lavaram o motor. O serviço foi mal feito e estragou as férias! Resultado? Vendido logo de seguida.
                                                      Mas se o descobrisse adora voltar a tê-lo. Era esse o o Golf I GTI que também cá andou

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por WhoCares Ver Post
                                                        Grande carro, também acabei de ficar com um, mas branquinho
                                                        Posso ter a lata de pedir a matrícula? Nem que não seja a completa, Só para saber se era o meu carro. Se preferires dou-te a matrícula e dizes se era ou não

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ah grande Ford Escroto!

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por remy24 Ver Post
                                                            1 - geralmente a frio pega sempre bem. a bateria esta boa porque mudou-se a bateria e ficou igual.

                                                            2- quando quente ouve-se o motor de arranque a trabalhar, nao é facil explicar, mas é como se a corrente chegasse ao motor mas nao houvesse combustao para arrancar o motor do carro. depois de insistir muitas vezes passa-se a ouvir so um "click".

                                                            3- nao sei dizer o relantim porque o conta rotaçoes a dois anos pifou .
                                                            Se é como dizes, começa pelo motor de arranque pois é problema comum nesses carros.

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