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Galp acusada de publicidade enganosa

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    Galp acusada de publicidade enganosa

    Esta notícia veio mesmo de encontro à experiência pessoal que tive esta semana. Ao ver anúncios da Galp energia a publicitar descontos que chegam aos 40% na energia + 10% no gás, liguei para esclarecer as dúvidas...

    Ora, o desconto é na verdade aplicado apenas à parte fixa da conta e não ao consumo, e no caso deste tarifário 40% + 10%, exige a subscrição de um serviço que custa no mínimo 3,90€ por mês e fideliza o cliente por 12 meses. Eu fiz as contas do que seriam os descontos reais e a mim davam uns incríveis 4,25€ numa conta que chega aos 110€ por mês. Subscrevendo o serviço de 3,90€ fico com um lucro inacreditável de 0,35€


    Para mais detalhes, ver a notícia abaixo:

    "A Associação Portuguesa de Direito ao Consumo (APDC) anunciou hoje que vai apresentar uma queixa ao Ministério Público contra a Galp por alegada «publicidade enganosa» por campanha que promete até 40% de descontos, mas a petrolífera diz que é «explicita».

    Segundo a APDC a campanha publicitária «Novas tarifas - descontos imediatos até 40%» promete «até 40% de descontos», mas na prática, «no total das faturas, os descontos reais oferecidos são dez vezes menores - ou obrigam a contratar novos serviços».

    A associação, presidida por Mário Frota, refere tratar-se de «um desconto que incide, só e tão só, sobre a taxa de potência, dando a impressão que é sobre o montante da fatura».

    Para o responsável, a campanha que está em curso «configura uma prática comercial desleal, na vertente das práticas enganosas».

    «A Galp, ao usar o estratagema dos 40% de desconto fá-lo de forma falaciosa, com descontos nenhuns ou insignificativos, isto é, descontos da ordem dos cinco ou 10 cêntimos», afirmou Mário Frota à agência Lusa.

    O dirigente disse estranhar que «entidade nenhuma tenha ainda reagido a estas sucessivas intervenções no âmbito da campanha que vem sendo empreendida, porque o consumidor merece todo o respeito».

    Entretanto, Pedro Marques Pereira, porta-voz da empresa, disse à Lusa que «a Galp Energia desconhece os fundamentos da iniciativa» da APDC, sublinhando «que todos os materiais promocionais da oferta que se encontram atualmente em vigor referem, de forma explícita e bem visível, o facto de os descontos se aplicarem unicamente aos termos fixos».

    «Nos casos em que os descontos dependem da contratação de serviços ao domicílio, esse requisito encontra-se igualmente explicitado de forma clara e transparente», segundo o responsável.

    No caso da tarifa simples de eletricidade, para a potência contratada de 3,45 a 6,9 Kva, que abrange 88% dos clientes totais, a poupança é de 2,3% face à tarifa regulada e não ultrapassa os 10 cêntimos por fatura quando comparada com as outras empresas do mercado liberalizado, denuncia a associação.

    Mesmo para a potência contratada de 10,35 a 20,7 Kva, a poupança real também não ultrapassa os 42 cêntimos em cada mês face às outras empresas, ficando-se pelos 2,6% em relação à tarifa regulada, exemplifica.

    Mário Frota assinala tratar-se «de uma prática comercial desleal na modalidade de prática enganosa».

    «Esta é patentemente enganosa, porque se serve de elementos suscetíveis de induzir em erro o consumidor, suscetíveis de determinar o seu consentimento, algo que, de outra forma, ele não daria naquelas circunstâncias», observou o presidente da APDC."


    Galp acusada de «publicidade enganosa» > TVI24

    #2
    Quando li galp e enganosa,sorri e pensei normal

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por danifcp Ver Post
      Quando li galp e enganosa,sorri e pensei normal
      x2

      Compre o que é nosso

      Comentário


        #4
        Não sei quem é que estava à espera que a liberalização dos preços da energia iam torná-los concorrenciais e mais baratos ...

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          #5
          Não percebo onde é que está a publicidade enganosa... no site estão bem explícitas as condições, o pessoal tem é que fazer as contas!

          Até mesmo no simulador de poupança anual está referido "Este cálculo não contempla as mensalidades do serviço de assistência casa Comfort Home (3,9€/mês) ou assistência gás Comfort Care (5,9€/mês)."

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
            Não percebo onde é que está a publicidade enganosa... no site estão bem explícitas as condições, o pessoal tem é que fazer as contas!

            Até mesmo no simulador de poupança anual está referido "Este cálculo não contempla as mensalidades do serviço de assistência casa Comfort Home (3,9€/mês) ou assistência gás Comfort Care (5,9€/mês)."

            estar tudo explícito não quer dizer que não induza o consumidor em erro.

            Exemplo: metes um cartaz à porta da tua loja com letras de meio metro a dizer "TUDO com 50% de desconto".. e depois em baixo metes com fonte tamanho 4 uma observação a dizer "apenas da nova coleção". Ora, qualquer pessoa com dois dedos de inteligência percebe qual é a tua intenção.

            Neste caso parece óbvio que o objectivo da campanha é induzir o consumidor em erro ao anunciar um grande desconto que na verdade incide apenas sobre uma pequena parte da fatura. É uma questão de bom senso.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
              estar tudo explícito não quer dizer que não induza o consumidor em erro.

              Exemplo: metes um cartaz à porta da tua loja com letras de meio metro a dizer "TUDO com 50% de desconto".. e depois em baixo metes com fonte tamanho 4 uma observação a dizer "apenas da nova coleção". Ora, qualquer pessoa com dois dedos de inteligência percebe qual é a tua intenção.

              Neste caso parece óbvio que o objectivo da campanha é induzir o consumidor em erro ao anunciar um grande desconto que na verdade incide apenas sobre uma pequena parte da fatura. É uma questão de bom senso.
              Isso não é publicidade enganosa... chamem as coisas pelos nomes.

              Além disso acho que a info está bem explícita. O pessoal é que tem o hábito de só ligar ao que lhe chama a atenção... mas "não há almoços grátis"!



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              Comentário


                #8
                Penso que os advogados da A Associação Portuguesa de Direito ao Consumo tenham algum tipo de fundamento para apresentar uma queixa , nao são assim tão malucos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                  Penso que os advogados da A Associação Portuguesa de Direito ao Consumo tenham algum tipo de fundamento para apresentar uma queixa , nao são assim tão malucos.
                  Aham... vou ficar à espera a ver se a queixa é efectivamente apresentada e no que dá.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                    estar tudo explícito não quer dizer que não induza o consumidor em erro.

                    Exemplo: metes um cartaz à porta da tua loja com letras de meio metro a dizer "TUDO com 50% de desconto".. e depois em baixo metes com fonte tamanho 4 uma observação a dizer "apenas da nova coleção". Ora, qualquer pessoa com dois dedos de inteligência percebe qual é a tua intenção.

                    Neste caso parece óbvio que o objectivo da campanha é induzir o consumidor em erro ao anunciar um grande desconto que na verdade incide apenas sobre uma pequena parte da fatura. É uma questão de bom senso.
                    O objectivo da campanha é, pasme-se, atrair a atenção dos consumidores. Vá se lá perceber estes marketeers.

                    Comentário


                      #11
                      Contra uma Galp ? nao vai dar nada ... eles vão mudar o texto e está feito.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                        Contra uma Galp ? nao vai dar nada ... eles vão mudar o texto e está feito.
                        Mas qual texto? Pelo menos no site a informação é bastante clara.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dvck Ver Post
                          Mas qual texto? Pelo menos no site a informação é bastante clara.
                          O texto da notica em causa ! Está explicado na noticia. Se para ti é tudo claro óptimo, nao quer dizer que nao haja fundamento.

                          Comentário


                            #14
                            Sempre parti do principio que TODA a publicidade é enganosa. Salvo raras, mesmo raras excepções... a publicidade engana, induz em erro, mente e chega a ser completamente falsa.

                            Muito longe vão os tempos em que a publicidade servia apenas e só para publicitar um novo produto ou a existência de um produto em determinado local.

                            Fazendo uma retrospectiva da minha vida como consumidor, nunca adquiri um produto influenciado por publicidade. Só compro o que preciso, quando preciso e as ilações do que comprar são minhas e baseadas no que consigo analisar. E procuro sempre o melhor preço.

                            Por exemplo... sempre ignorei, apesar de achar "piada" ao lema "compre o que é nosso" ou " O que é Português é bom". Coisas do mais falso e do mais demagógico que vi. Como se o facto de ser um produto português traga por arrasto a inerência de ser melhor ou superior.
                            Qualquer produto é o que é... temos coisas boas, excelentes, más, piores que outros, assim assim... como qualquer outro país.

                            GALP... associo sempre a algo enganoso e caro. Só meto GALP num caso extremo, onde não tenha mais nenhuma opção!
                            Por acaso já tinha observado esta "promoção"... e confirmei o que penso acerca desta empresa!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por dvck Ver Post
                              O objectivo da campanha é, pasme-se, atrair a atenção dos consumidores. Vá se lá perceber estes marketeers.
                              E eu que pensei que eles queiram obter lucro à custa da obtenção de cota de mercado. É com atenção que a obtêm? Ou com a contratação deste serviço, por parte dos consumidores?

                              O objectivo é fazer com que os consumidores adiram... e nada como publicidade enganosa para tal. Se resulta? Sim, resulta.

                              Atenção...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                Sempre parti do principio que TODA a publicidade é enganosa. Salvo raras, mesmo raras excepções... a publicidade engana, induz em erro, mente e chega a ser completamente falsa.

                                Muito longe vão os tempos em que a publicidade servia apenas e só para publicitar um novo produto ou a existência de um produto em determinado local.

                                Fazendo uma retrospectiva da minha vida como consumidor, nunca adquiri um produto influenciado por publicidade. Só compro o que preciso, quando preciso e as ilações do que comprar são minhas e baseadas no que consigo analisar. E procuro sempre o melhor preço.

                                Por exemplo... sempre ignorei, apesar de achar "piada" ao lema "compre o que é nosso" ou " O que é Português é bom". Coisas do mais falso e do mais demagógico que vi. Como se o facto de ser um produto português traga por arrasto a inerência de ser melhor ou superior.
                                Qualquer produto é o que é... temos coisas boas, excelentes, más, piores que outros, assim assim... como qualquer outro país.

                                GALP... associo sempre a algo enganoso e caro. Só meto GALP num caso extremo, onde não tenha mais nenhuma opção!
                                Por acaso já tinha observado esta "promoção"... e confirmei o que penso acerca desta empresa!
                                normalmente quem diz que não liga nenhuma a publicidade (penso que te referes à "tradicional", como anúncios TV, Rádio etc), são so que são bastante influenciados, porque depois dos spots TV, vem a embalagem, a promoção do preço, o efeito de repetição de uma marca/produto, etc etc...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                  O texto da notica em causa ! Está explicado na noticia. Se para ti é tudo claro óptimo, nao quer dizer que nao haja fundamento.

                                  E onde está esse texto? É que a notícia não o menciona nem diz qual o suporte em que a publicidade é enganosa.

                                  Estava a tentar encontrar pub do desconto de 40% mas não encontro... mas até o de 20% diz lá que é apenas para o termo fixo!

                                  Editado pela última vez por MrsX; 28 July 2013, 14:48.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mesmo esse cartaz dos 20 + 10, uma pessoa olha e sabe bem qual é a intenção da Galp.. mas é certo que eles foram espertos. Olharam para o mercado e repararam que a concorrência só pode oferecer descontos reais sobre o consumo de 2, 3 ou 5% no máximo, e pensaram "como é que nós vamos fazer para lixar a concorrência e fazer com que as pessoas pensem que os nossos descontos são muito maiores, ainda que sejam uma valente me*da?"..

                                    E daí houve um iluminado que se lembrou de fazer um super desconto sobre uma parte insignificante da fatura, e ainda adicionar uns serviços da treta para compensar os descontos maiores. Ora, pegaram nessa ideia e estão a vendê-la, e acredito que haja muita gente que tenha caído na conversa e tenha assinado a pensar que fez um negócio da China.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                      Penso que os advogados da A Associação Portuguesa de Direito ao Consumo tenham algum tipo de fundamento para apresentar uma queixa , nao são assim tão malucos.
                                      Penso que talvez seja isto:

                                      http://www.dre.pt/pdf1sdip/2008/03/06000/0174701754.PDF

                                      Artigo 7.º
                                      Acções enganosas
                                      1 — É enganosa a prática comercial que contenha informações
                                      falsas ou que, mesmo sendo factualmente correctas,
                                      por qualquer razão, nomeadamente a sua apresentação
                                      geral, induza ou seja susceptível de induzir em erro
                                      o consumidor em relação a um ou mais dos elementos a
                                      seguir enumerados e que, em ambos os casos, conduz ou é
                                      susceptível de conduzir o consumidor a tomar uma decisão
                                      de transacção que este não teria tomado de outro modo:


                                      d) O preço, a forma de cálculo do preço ou a existência
                                      de uma vantagem específica relativamente ao preço;

                                      Comentário


                                        #20
                                        Só falta a TMN...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Prova do que eu mencionei acima são estas notícias que sairam em diversos meios de comunicação social, a comparar descontos que não são comparáveis de forma alguma. Quem vocês acham que "patrocinou" estas notícias?

                                          "Guerra de preços leva Galp a fazer descontos até 40%
                                          15 julho 201361 comentáriosO mercado livre de energia vai voltar a mexer. A Galp lança hoje uma nova campanha com descontos que vão até aos 40% na eletricidade e no gás.


                                          Até agora, os cortes máximos não passaram dos 5% e 10%, tanto nas ofertas da Galp como nas das suas concorrentes: EDP, Endesa e Iberdrola. "

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                            normalmente quem diz que não liga nenhuma a publicidade (penso que te referes à "tradicional", como anúncios TV, Rádio etc), são so que são bastante influenciados, porque depois dos spots TV, vem a embalagem, a promoção do preço, o efeito de repetição de uma marca/produto, etc etc...
                                            Acho que estás enganado, mas é a TUA opinião. Quando me refiro a publicidade... é toda. Aliás... o tal efeito de repetição, então... é logo o primeiro passo para que eu "desligue". É algo de irritante.

                                            Deixa ver se me faço entender... eu abomino a publicidade, desde há muitos anos. Salvo o que refiro, como excepção, mais acima... detesto a publicidade, não me influencia, não me induz a querer comprar um produto. Acho que "a" publicidade, os seus criativos, partem do principio que somos estúpidos, idiotas, etc... e que engolimos "estórias" e táticas aplicadas na mesma (publicidade). Detesto que, por inerência, que me incluam nesse pacote.

                                            É como a auto promoção dos canais tv... quero lá saber se uma tal série é das mais vistas, as que têm mais audiência e tal... e vejo o que quero e gosto, não vou ver apenas e só porque quero fazer parte dessa audiência.

                                            Moda... eu faço a minha própria moda. Não visto marcas apenas e só para me orgulhar de poder comprar tal segmento. Nem gosto de exibir logos.

                                            Electrodomésticos, tal como hi-fi, vídeo... compro o que necessito e dou atenção ás características técnicas e qualitativas.

                                            Bens essenciais... então aqui, é que não ligo mesmo à publicidade. É algo bem importante para que me deixe influenciar.

                                            Agora... se compras influenciado por publicidade, pela embalagem, pelo efeito repetição, etc, etc... eu não. Dos outros não sei, da sua vida... sei da minha e acho piada, por vezes e quando isso acontece... é vir alguém e dizer que eu faço e aconteço, sem me conhecerem e apenas e só porque estão habituados a generalizar e não têm capacidade para assimilar que existe quem não se enquadre nessas generalizações.

                                            A grande maioria da publicidade, tal como o caso em discussão... não é explícita. É enganosa. E quando somos remetidos para explicações posteriores, como letras pequeninas, links, sites, etc... é porque a publicidade não é mesmo explícita. Ai reside a inerência de tal facto!

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                                              #23
                                              Existem n empresas a fazer publicidade tão ou mais enganosa que essa... desde as operadoras de telecomunicações com os tarifários "ilimitados" com limites, aos supermercados com os descontos que não o são pois revertem para cartões, à logeca de roupa da esquina que tem um cartaz na montra a publicitar descontos que afinal não se aplicam à "nova colecção"... isto acontece à anos.... posto isto, porquê apenas a galp, e porquê só agora?

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jeanvaljean Ver Post
                                                Penso que talvez seja isto:

                                                http://www.dre.pt/pdf1sdip/2008/03/06000/0174701754.PDF

                                                Artigo 7.º
                                                Acções enganosas
                                                1 — É enganosa a prática comercial que contenha informações
                                                falsas ou que, mesmo sendo factualmente correctas,
                                                por qualquer razão, nomeadamente a sua apresentação
                                                geral, induza ou seja susceptível de induzir em erro
                                                o consumidor em relação a um ou mais dos elementos a
                                                seguir enumerados e que, em ambos os casos, conduz ou é
                                                susceptível de conduzir o consumidor a tomar uma decisão
                                                de transacção que este não teria tomado de outro modo:



                                                d) O preço, a forma de cálculo do preço ou a existência
                                                de uma vantagem específica relativamente ao preço;






                                                Mas é mesmo isso. Quem acha o contrário... já se deixou ir....

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post

                                                  Fazendo uma retrospectiva da minha vida como consumidor, nunca adquiri um produto influenciado por publicidade. Só compro o que preciso, quando preciso e as ilações do que comprar são minhas e baseadas no que consigo analisar. E procuro sempre o melhor preço.
                                                  Nunca digas nunca. Em toda a tua vida nunca fizeste uma compra influenciado por publicidade? Foste sim, pode é ter sido de forma indirecta.

                                                  A noção de produtos é muito mas muito abrangente.

                                                  Considero tamanha proeza impossível.

                                                  Podes não te deixar influenciar pela publicidade, escolhes o que queres e compras. Não é a publicidade que determina o que compras (concordo com a tua atitude e faço o mesmo) mas afirmar que NUNCA adquiriste um produto com base numa publicidade .. é algo muito forte.
                                                  Editado pela última vez por ShakesBeer; 28 July 2013, 15:19.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por point Ver Post
                                                    Existem n empresas a fazer publicidade tão ou mais enganosa que essa... desde as operadoras de telecomunicações com os tarifários "ilimitados" com limites, aos supermercados com os descontos que não o são pois revertem para cartões, à logeca de roupa da esquina que tem um cartaz na montra a publicitar descontos que afinal não se aplicam à "nova colecção"... isto acontece à anos.... posto isto, porquê apenas a galp, e porquê só agora?
                                                    A DECO e outras associações já moveram mujitos processos semelhantes.

                                                    A GALP é mais uma. Apenas se fala mais e é notícia porque é uma empresa das maiores e abrange mais mercado.

                                                    É lógico.

                                                    Apenas a GALP e só agora?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                      Mesmo esse cartaz dos 20 + 10, uma pessoa olha e sabe bem qual é a intenção da Galp.. mas é certo que eles foram espertos. Olharam para o mercado e repararam que a concorrência só pode oferecer descontos reais sobre o consumo de 2, 3 ou 5% no máximo, e pensaram "como é que nós vamos fazer para lixar a concorrência e fazer com que as pessoas pensem que os nossos descontos são muito maiores, ainda que sejam uma valente me*da?"..

                                                      E daí houve um iluminado que se lembrou de fazer um super desconto sobre uma parte insignificante da fatura, e ainda adicionar uns serviços da treta para compensar os descontos maiores. Ora, pegaram nessa ideia e estão a vendê-la, e acredito que haja muita gente que tenha caído na conversa e tenha assinado a pensar que fez um negócio da China.
                                                      A sério... esses argumentos deixam-me de boca aberta... é óbvio que numa campanha se dá destaque ao que chama a atenção! Parvo é quem acha o contrário! Mas as condições estão explícitas e nem sequer estão em nota de rodapé. O pessoal que tire o pó aos neurónios e os use de forma a saber ler e interpretar o que está escrito.

                                                      Praticamente todas as empresas hoje em dia usam este tipo de comunicação... é nos saldos, é no Continente, é na EDP, é no supermercado da esquina...

                                                      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                      Prova do que eu mencionei acima são estas notícias que sairam em diversos meios de comunicação social, a comparar descontos que não são comparáveis de forma alguma. Quem vocês acham que "patrocinou" estas notícias?

                                                      "Guerra de preços leva Galp a fazer descontos até 40%
                                                      15 julho 201361 comentáriosO mercado livre de energia vai voltar a mexer. A Galp lança hoje uma nova campanha com descontos que vão até aos 40% na eletricidade e no gás.


                                                      Até agora, os cortes máximos não passaram dos 5% e 10%, tanto nas ofertas da Galp como nas das suas concorrentes: EDP, Endesa e Iberdrola. "
                                                      Ai agora a Galp também tem culpa da forma como as notícias são apresentadas nos meios de comunicação... ok...
                                                      Editado pela última vez por MrsX; 28 July 2013, 15:21.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                                        Agora... se compras influenciado por publicidade, pela embalagem, pelo efeito repetição, etc, etc... eu não. Dos outros não sei, da sua vida... sei da minha e acho piada, por vezes e quando isso acontece... é vir alguém e dizer que eu faço e aconteço, sem me conhecerem e apenas e só porque estão habituados a generalizar e não têm capacidade para assimilar que existe quem não se enquadre nessas generalizações.

                                                        A grande maioria da publicidade, tal como o caso em discussão... não é explícita. É enganosa. E quando somos remetidos para explicações posteriores, como letras pequeninas, links, sites, etc... é porque a publicidade não é mesmo explícita. Ai reside a inerência de tal facto!
                                                        Originalmente Colocado por ShakesBeer Ver Post
                                                        Nunca digas nunca. Em toda a tua vida nunca foste fizeste uma compra influenciado por publicidade? Foste sim, pode é ter sido de forma indirecta.


                                                        Não julgues os outros por ti. Não me conheces e certezas, acerca de mim, não tens, não podes ter e não conseguirás ter. Não neste contexto.

                                                        Que raio de presunção!

                                                        Há sempre um esperto que acha que sabe mais que os outros, acerca da vida e do comportamento, postura, capacidade, modo de vida dos restantes!

                                                        Essa tua afirmação pode servir ao teu exemplo. Não me serve a mim. Mas se calhar sabes mais acerca de mim que eu...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          os descontos da galp podem ser até 20000%

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                                            Acho que estás enganado, mas é a TUA opinião. Quando me refiro a publicidade... é toda. Aliás... o tal efeito de repetição, então... é logo o primeiro passo para que eu "desligue". É algo de irritante.

                                                            Deixa ver se me faço entender... eu abomino a publicidade, desde há muitos anos. Salvo o que refiro, como excepção, mais acima... detesto a publicidade, não me influencia, não me induz a querer comprar um produto. Acho que "a" publicidade, os seus criativos, partem do principio que somos estúpidos, idiotas, etc... e que engolimos "estórias" e táticas aplicadas na mesma (publicidade). Detesto que, por inerência, que me incluam nesse pacote.

                                                            É como a auto promoção dos canais tv... quero lá saber se uma tal série é das mais vistas, as que têm mais audiência e tal... e vejo o que quero e gosto, não vou ver apenas e só porque quero fazer parte dessa audiência.

                                                            Moda... eu faço a minha própria moda. Não visto marcas apenas e só para me orgulhar de poder comprar tal segmento. Nem gosto de exibir logos.

                                                            Electrodomésticos, tal como hi-fi, vídeo... compro o que necessito e dou atenção ás características técnicas e qualitativas.

                                                            Bens essenciais... então aqui, é que não ligo mesmo à publicidade. É algo bem importante para que me deixe influenciar.

                                                            Agora... se compras influenciado por publicidade, pela embalagem, pelo efeito repetição, etc, etc... eu não. Dos outros não sei, da sua vida... sei da minha e acho piada, por vezes e quando isso acontece... é vir alguém e dizer que eu faço e aconteço, sem me conhecerem e apenas e só porque estão habituados a generalizar e não têm capacidade para assimilar que existe quem não se enquadre nessas generalizações.

                                                            A grande maioria da publicidade, tal como o caso em discussão... não é explícita. É enganosa. E quando somos remetidos para explicações posteriores, como letras pequeninas, links, sites, etc... é porque a publicidade não é mesmo explícita. Ai reside a inerência de tal facto!
                                                            Tanta ingenuidade, a publicidade, bem feita, sabe apelar ao inconsciente, sabe influenciar, mesmo quem jura a pés juntos que não e influenciado.

                                                            Devias ler umas coisas sobre psicologia, ias ficar surpreendido como és influenciado e nem dás contas.

                                                            Comentário

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