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Escape a pingar óleo

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    Escape a pingar óleo

    Ora muito boa tarde a todos. Já há algum tempo que visito este fórum para encontrar informações de todo o género e desta vez decidi criar uma conta e partilhar algo que me atormenta.

    Actualmente conduzo um Renault Clio II dci 65cv de 2004 e, há dois dias atrás, foi dia de mais um vez ir com ele dar uma volta até à inspecção.

    Estava tudo a correr normalmente até que chega à parte em que eles puxam pelo motor para verificar os gases. Depois de finalizada essa fase, fui avisado (era perfeitamente visível) que o carro estava a deitar óleo pelo escape, e de facto dava para ver o óleo a pingar. Isto nunca aconteceu antes, pois tenho o carro estacionado todos os dias na mesma garagem e nunca tive vestígios de óleo no chão. Resultado: carro chumbado na inspecção.

    Pego no papel vermelho e no carro e volto para casa... Durante o caminho, o carro deitava uma quantidade anormal de fumo branco cada vez que puxava um bocado por ele. Chego à garagem, estaciono e quando saio deparo-me com um cheiro a óleo queimado ou algo do género. No dia seguinte estava uma mancha de óleo no chão mesmo debaixo da ponteira do escape.


    Existe alguém que já esteve numa situação semelhante ou que saiba o que isto se pode tratar? Já pesquisei um pouco nos fóruns e reparei que fumo branco = problema no turbo, mas e situação do óleo?

    Cumprimentos.

    #2
    Originalmente Colocado por Webchuzz Ver Post
    ...Estava tudo a correr normalmente até que chega à parte em que eles puxam pelo motor para verificar os gases...
    define puxar pelo motor

    Comentário


      #3
      Pode ser segmentos, como também pode ser o turbo que deu o berro.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
        define puxar pelo motor
        Se te referes ao uso pessoal nem é puxar num sentido extremo... Imagina uma subida com alguma inclinição, onde é necessário um pouco mais de força para o manter a subir. Nessa situação, é perfeitamente visível o fumo branco a sair pelo escape em alguma quantidade.

        Quanto ao "puxar" na inspecção, é naquela fase em que eles enfiam uma espécie de gatilho na ponteira de escape. Penso que seja algo usado para medir as emissões de gases poluentes.
        Editado pela última vez por Webchuzz; 29 July 2013, 22:24.

        Comentário


          #5
          Isso parece ser um problema grave. Se fosse o turbo, sentirias o carro a querer "acelerar sozinho" (queimar o óleo), por isso, devem ser os segmentos ou a junta queimada...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Webchuzz Ver Post
            Se te referes ao uso pessoal nem é puxar num sentido extremo... Imagina uma subida com alguma inclinição, onde é necessário um pouco mais de força para o manter a subir. Nessa situação, é perfeitamente visível o fumo branco a sair pelo escape em alguma quantidade.

            Quanto ao "puxar" na inspecção, é naquela fase em que eles enfiam uma espécie de gatilho na ponteira de escape. Penso que seja algo usado para medir as emissões de gases poluentes.
            Possivelmente ele estava a perguntar como é que eles "puxaram" pelo motor, se foi uma aceleração ao de leve para fixar numa rotação média (por ex. 2500 rpm) ou se foram mesmo à "patrão" e espetaram o acelerador a fundo e deixaram a a cortar, acima das 4000 rpm.

            Ele antes não fazia esse fumo pois não? Foi após puxarem por ele na inspecção?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
              Possivelmente ele estava a perguntar como é que eles "puxaram" pelo motor, se foi uma aceleração ao de leve para fixar numa rotação média (por ex. 2500 rpm) ou se foram mesmo à "patrão" e espetaram o acelerador a fundo e deixaram a a cortar, acima das 4000 rpm.

              Ele antes não fazia esse fumo pois não? Foi após puxarem por ele na inspecção?
              Não consigo responder com 100% de certeza mas pelo som do motor não me pareceu algo para bater nas 4000. Uma coisa é certa: antes de ir à inspecção ele não pingava óleo pelo escape.

              Comentário


                #8
                Se um carro a gasóleo for às 4000rpms nem que seja 1hora seguida e depois morrer, foi feito na China.

                A gasóleo/gasolina pedem para colocar as rotações a 3000 durante um periodo de tempo enquanto a máquina está a ler os gases.

                Comentário


                  #9
                  Viste o nível do óleo?

                  Olha, eu tive um Opel Kaddet 1.3 a gasolina (nada a ver com o teu) e ele teve a panela final fora do escape durante muito tempo. Quando o encaixei saía um líquido preto pelo escape. Basicamente era sujidade que estava na panela e a humidade quando saía pelo escape, "limpava" essa sujidade, que acabava por pingar no chão e era preto. Por algum tempo, pensei que fosse óleo, mas não. O nível de óleo estava sempre a nível.

                  Portanto, verifica regularmente o nível de óleo, antes de partir para outras sugestões mais caras.

                  Se não se verificar, então poderá ser as opiniões acima descritas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                    Viste o nível do óleo?

                    Olha, eu tive um Opel Kaddet 1.3 a gasolina (nada a ver com o teu) e ele teve a panela final fora do escape durante muito tempo. Quando o encaixei saía um líquido preto pelo escape. Basicamente era sujidade que estava na panela e a humidade quando saía pelo escape, "limpava" essa sujidade, que acabava por pingar no chão e era preto. Por algum tempo, pensei que fosse óleo, mas não. O nível de óleo estava sempre a nível.

                    Portanto, verifica regularmente o nível de óleo, antes de partir para outras sugestões mais caras.

                    Se não se verificar, então poderá ser as opiniões acima descritas.
                    O nível do óleo já verifiiquei e esqueci-me de mencionar que estava no mínimo, logo houve perda de óleo.
                    Passei com um toalhete daqueles da WC no chão e tenho a certeza que era óleo, pois tinha a mesma consistência.

                    Comentário


                      #11
                      Boas, eh pá À partida tudo indica ser os segmentos, pelo menos pelos sintomas que revelaste...
                      E o pessoal do IPO não te deu umas luzinhas do que poderia ser?

                      Comentário


                        #12
                        Ou até poderás ter mais que um problema turbo e segmentos...já que consumiu assim tanto oleo

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                          Boas, eh pá À partida tudo indica ser os segmentos, pelo menos pelos sintomas que revelaste...
                          E o pessoal do IPO não te deu umas luzinhas do que poderia ser?
                          Não, basicamente disseram "ah e tal isto ta a deitar óleo, tem de ir ver o que é" e mais nada.

                          Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                          Ou até poderás ter mais que um problema turbo e segmentos...já que consumiu assim tanto oleo
                          Acredito até que o óleo consumido tenha sido quase todo na inspecção, porque ficou uma mancha ainda considerável no chão. Entretanto comprei 1L para desenrascar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Webchuzz Ver Post
                            Não, basicamente disseram "ah e tal isto ta a deitar óleo, tem de ir ver o que é" e mais nada.



                            Acredito até que o óleo consumido tenha sido quase todo na inspecção, porque ficou uma mancha ainda considerável no chão. Entretanto comprei 1L para desenrascar.
                            algo realmente está mal para ficar essa mancha considerável no chão...
                            eu continuo a apostar nos segmentos..

                            Comentário


                              #15
                              Como há consumo de óleo e existe fumo branco, um indicativo que o óleo esta a ser queimado sendo também expelido para escape, sou mais um que aponta para os segmentos, mas é só o meu palpite
                              Editado pela última vez por HASR; 30 July 2013, 02:25.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Webchuzz Ver Post
                                O nível do óleo já verifiiquei e esqueci-me de mencionar que estava no mínimo, logo houve perda de óleo.
                                Passei com um toalhete daqueles da WC no chão e tenho a certeza que era óleo, pois tinha a mesma consistência.
                                Ah, como não mencionaste...

                                Então provavelmente serão segmentos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  Se um carro a gasóleo for às 4000rpms nem que seja 1hora seguida e depois morrer, foi feito na China.

                                  A gasóleo/gasolina pedem para colocar as rotações a 3000 durante um periodo de tempo enquanto a máquina está a ler os gases.
                                  pedem para colocar, às vezes não é bem assim, daí a minha pergunta

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                    pedem para colocar, às vezes não é bem assim, daí a minha pergunta
                                    É como os que deixam passar os leds na matricula.... uns deixam outros não...... experiência própria.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bem, acabei por deixar o carro numa oficina Precision. Como trabalho todos os dias não tenho propriamente muito tempo para andar a saltitar de oficina em oficina, vamos a ver o que dizem os mecânicos. Entretanto vou actualizando a thread.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mais uma pérola dos inspectores que confundem condensação com oleo.

                                        Para um carro "pingar" oleo do escape o fumo tinha de ser azul escurissimo.

                                        Qual é que foi mesmo a causa do chumbo (descrita na folha)?

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                          pedem para colocar, às vezes não é bem assim, daí a minha pergunta

                                          É mesmo ás 3000 ás vezes pedem mesmo para o dono colocar, só quando há mais funcionários disponiveis é que fazem eles mesmo o teste, pedem se podem entrar no veiculo e fazem esse trabalho.
                                          A maioria das inspeções aos meus veiculos foi feita com o inspector no carro em vez de ir eu.
                                          Mas lá está isso pode variar de centro para centro, há centros por aí que têm defice de pessoal e deve ser mais natural pedir aos clientes para os ajudarem.... querem o nosso dinheiro e ainda temos de trabalhar para eles... lol


                                          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                          Mais uma pérola dos inspectores que confundem condensação com oleo.

                                          Para um carro "pingar" oleo do escape o fumo tinha de ser azul escurissimo.

                                          Qual é que foi mesmo a causa do chumbo (descrita na folha)?

                                          Para a condensação é fazerem um furo na parte mais baixa do escape e perto da parede final, solda-se uma anilha para reforçar á volta do furo e fica-se com o escape seco.

                                          Os escapes de origem normalmente trazem esse furo feito de fábrica, o escape do meu fiat, nem tem um furo completo, mas sim uma reentrância em meia lua, pelo menos nos italianos sempre tive carros com esse sistema de fabrica.

                                          Há marcas que não têm esse sistema e depois é vê-los a arrancar e o escape atestado de água a ser cuspida ás golfadas.
                                          Por isso muitos desses escapes apodrecem precocemente.
                                          Editado pela última vez por m4nn1pul0; 30 July 2013, 13:57.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Webchuzz Ver Post
                                            Bem, acabei por deixar o carro numa oficina Precision. Como trabalho todos os dias não tenho propriamente muito tempo para andar a saltitar de oficina em oficina, vamos a ver o que dizem os mecânicos. Entretanto vou actualizando a thread.
                                            se for preciso mudar segmentos, na precision sabem fazer isso?!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                              se for preciso mudar segmentos, na precision sabem fazer isso?!
                                              Não vejo porque não. Trabalham lá mecânicos, certamente com formação. Agora se é ou não o sítio mais indicado não sei. Até pode ser que numa Precision façam um excelente trabalho, e noutra um terrível. Deve depender de muita coisa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                curioso...tenho um carro com o mesmo motor, e fui este mes com ele á ipo
                                                quem fez o teste de gases foi o funcionario. deu so uns toquezinhos no acelerador, nem as 2000 chegou e nem as rotaçoes manteve. foi mesmo so um toquezinho, disse que tava td bem e seguiu

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bem, tenho novidades acerca do assunto. Indicaram-me que o problema era mesmo no turbo e disseram que tinham de o substituir. Encomendaram um reconstruído e, juntamente com mudança de óleo e mão de obra incluída disseram que me ficava a volta dos 550€. Que acham deste preço?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    parece-me aceitável esse preço, mas dão garantia da reparação, certo? esse orçamento é da tal precision?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                      parece-me aceitável esse preço, mas dão garantia da reparação, certo? esse orçamento é da tal precision?
                                                      O orçamento foi mesmo dado pela oficina Precision e sim, dão garantia de reparação, caso algum problema surja posteriormente relacionado com o que repararam serão tomadas medidas nesse aspecto.

                                                      Comentário

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