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Limpeza de sonda lambda - Como fazer?

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    Limpeza de sonda lambda - Como fazer?

    Outro dia vi aí num tópico qq que falavas para se lavar/limpar a sonda lambda! Nunca tinha visto isso e ainda não fui googlar, desculpem a minha calinice...

    Como se faz isso? Resulta de facto? Ou dura mais 10 mil km e depois muda-se a sonda de vez?



    É assim... eu acho que um dia destes dei cabo da minha sonda lambda de regulação (e talvez do catalizador...) mas o carro já foi a duas IPO e passou sem reparos (e os gajos são muito chatinhos quanto a emissões). Mas quando "a$quilo" deu cabo da junta andou uns bons meses a mamar anticongelante (nada demais! Uns 6 ou 7 litros só), mas dá-me ideia que aquelas sondas foram feitas para beber cerveja e não anticongelante...

    Vai daí que ando há quase 2 anos com a luzinha de avaria de motor a acender de vez em quando! Umas vezes apaga-se... mas agora já não se anda a querer apagar há quase duas semanas... portanto Kaput!

    Já andei a indagar preços e, se de um lado chove, do outro troveja! É assim...

    Na Rover, a sonda são 310€ + montagem (35€, presumo...). Na Bosch são 130€ + montagem, + IVA e + desconto... portanto dá-me ideia que acaba por ficar pelos 130 ou muito pouco mais... mas! MAS! Na Rover já me disseram que posso montar as da concorrência que quiser porque poucos meses depois estou lá batido a meter a original que até é fabricada por um dos grandes das sondas lambda mas que eles nem sabem qual é bem... (of course!!!). Não tem a ver com controle de qualidade puro mas com especificações de fabrico mais apuradas, digamos assim...

    Posto isto... e como entre 350€ e 140€ ainda sobra muito para gasolina e uns jantares à maneira... até estou na disposição de lavar aquela porcaria de sonda se/quando ela voltar a acender a luzinha maravilha! Como faço isso??? Ácidos?

    Já agora...

    Comprei na "Rover" de Sintra o filtro de ar porque era barato (metade do preço da Norauto) e comprei na Norauto o filtro de habitáculo porque o original da Rover deve vir banhado a prata e eu não ando com guito para metais raros!


    By the way... ver as 5 "avarias" e apagar os erros foram quase 50€, sendo certo que nada do que se lê na "máquina" pode ser levado à letra... já que a centralina pode (estando avariada...) inventar erros e sendo ainda mais certo que a única inteligência é a humana que pode pensar no que poderá estar a funcionar mal e a provocar que outros erros...


    Mas sei que não se deve dar anticongelante a beber às sondas lambda nem ao catalizador! Eles preferem cerveja!

    #2
    O Ebay é teu amigo: rover 45 lambda | eBay

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      #3
      Nem vou ver o link! Até tenho medo!

      Especialmente vindo de ti! Ave agoirenta!

      Só vou ver amanhã... ainda num acendeu... e já cortou a 2ª... 7.200...


      Sério! Nunca ouvi falar em limpar aquelas sondas! Não sei se funcemina ou se alargo os cordões à bolsa (mais uma vez... fdp do carro... tou mais farto dele que sei lá o quê! QQ dia passo a andar de barco e avião! FDP do carro... dasse.... )

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
        O Ebay é teu amigo: rover 45 lambda | eBay

        Hummm.... ainda tenho que te pagar um leitão inteiro! E ainda me fica mais barato que a sonda na Bosch!

        Já nem falo na sonda dos outros!


        A sério, DCI! Com ou sem sonda, terei todo o gosto em jantar ctg/convosco lá para cima ou a meio percurso (Bairrada???), porque receio que o Renault não aguente uma tão grande viagem...

        Comentário


          #5




          Podes limpar. Resume-se a aplicar limpa-travões na sonda com o carro frio. Mas primeiro deve-se analisar a resposta da mesma às variações de tensão. Se tiver variação lenta, lixo.
          Para comprar novas, este site costuma ter o melhor preço Sparkplugs UK NGK Champion Denso Sparkplug, Glowplug and Lambda Sensors

          Mas podes ver os do costume:
          Autopecasonline24: Peças auto, Autopecas e Pecas Automoveis via web
          PEÇAS AUTOMÓVEIS baratas na Internet
          Venta online de recambios de automóvil nuevos
          Editado pela última vez por eblase; 06 August 2013, 08:11.

          Comentário


            #6
            Eu também estou com a sonda da minha nas couves. Vou comprar uma usada em conjunto com um catalisador usado, porque vai ser por tuta e meia, mas já andei a ver as opções "em termos" e para não ser assaltado à carteira, usa-se este part-finder da NGK/NTK e toca a ir pesquisar ao eBay (esta solução é apenas para esta marca, mas penso ser uma boa aposta):

            Pesquisa aqui a referência

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por CL Ver Post

              A sério, DCI! Com ou sem sonda, terei todo o gosto em jantar ctg/convosco lá para cima ou a meio percurso (Bairrada???), porque receio que o Renault não aguente uma tão grande viagem...
              Negrais é mais perto e com transportes públicos!

              Comentário


                #8
                CL,

                Aqui vai o link do processo de limpeza mais "caseiro" de que alguma vez li o relato!

                Tens paciência?

                LIMPAR A SONDA LAMBDA

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  Negrais é mais perto e com transportes públicos!
                  Palácio dos leitões em Negrais... aquele leitão, pão e o espumante

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JNuno Ver Post
                    CL,

                    Aqui vai o link do processo de limpeza mais "caseiro" de que alguma vez li o relato!

                    Tens paciência?

                    LIMPAR A SONDA LAMBDA

                    Acho que prefiro apostar numa sonda nova da Bosch porque até me parece que aquela não quer sair do colector... e tenho medo de partir aquele colector porque até tem o pré-catalisador lá soldado...



                    Nah... 500 km depois e a luz maravilha ainda não acendeu... Penso que se fosse a sonda lixada já teria dado algum sinal...

                    Continuo na minha de ter alguma sujidade no depósito de gasolina e talvez um ou outro injector sujos (e talvez a bomba de gasolina já em menos perfeito estado)...

                    Isto só começou a acender uns tempos depois de ter deixado acabar a gasolina na AE... mas que coincidiu com a junta lixada a deixar passar "água" para os cilindros...

                    Vamos a ver... amanhã mais 300 km!
                    Editado pela última vez por CL; 10 August 2013, 00:16.

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