Outro dia vi aí num tópico qq que falavas para se lavar/limpar a sonda lambda! Nunca tinha visto isso e ainda não fui googlar, desculpem a minha calinice...
Como se faz isso? Resulta de facto? Ou dura mais 10 mil km e depois muda-se a sonda de vez?
É assim... eu acho que um dia destes dei cabo da minha sonda lambda de regulação (e talvez do catalizador...) mas o carro já foi a duas IPO e passou sem reparos (e os gajos são muito chatinhos quanto a emissões). Mas quando "a$quilo" deu cabo da junta andou uns bons meses a mamar anticongelante (nada demais! Uns 6 ou 7 litros só), mas dá-me ideia que aquelas sondas foram feitas para beber cerveja e não anticongelante...
Vai daí que ando há quase 2 anos com a luzinha de avaria de motor a acender de vez em quando! Umas vezes apaga-se... mas agora já não se anda a querer apagar há quase duas semanas... portanto Kaput!
Já andei a indagar preços e, se de um lado chove, do outro troveja! É assim...
Na Rover, a sonda são 310€ + montagem (35€, presumo...). Na Bosch são 130€ + montagem, + IVA e + desconto... portanto dá-me ideia que acaba por ficar pelos 130 ou muito pouco mais... mas! MAS! Na Rover já me disseram que posso montar as da concorrência que quiser porque poucos meses depois estou lá batido a meter a original que até é fabricada por um dos grandes das sondas lambda mas que eles nem sabem qual é bem... (of course!!!). Não tem a ver com controle de qualidade puro mas com especificações de fabrico mais apuradas, digamos assim...
Posto isto... e como entre 350€ e 140€ ainda sobra muito para gasolina e uns jantares à maneira... até estou na disposição de lavar aquela porcaria de sonda se/quando ela voltar a acender a luzinha maravilha! Como faço isso??? Ácidos?
Já agora...
Comprei na "Rover" de Sintra o filtro de ar porque era barato (metade do preço da Norauto) e comprei na Norauto o filtro de habitáculo porque o original da Rover deve vir banhado a prata e eu não ando com guito para metais raros!
By the way... ver as 5 "avarias" e apagar os erros foram quase 50€, sendo certo que nada do que se lê na "máquina" pode ser levado à letra... já que a centralina pode (estando avariada...) inventar erros e sendo ainda mais certo que a única inteligência é a humana que pode pensar no que poderá estar a funcionar mal e a provocar que outros erros...
Mas sei que não se deve dar anticongelante a beber às sondas lambda nem ao catalizador! Eles preferem cerveja!
Como se faz isso? Resulta de facto? Ou dura mais 10 mil km e depois muda-se a sonda de vez?
É assim... eu acho que um dia destes dei cabo da minha sonda lambda de regulação (e talvez do catalizador...) mas o carro já foi a duas IPO e passou sem reparos (e os gajos são muito chatinhos quanto a emissões). Mas quando "a$quilo" deu cabo da junta andou uns bons meses a mamar anticongelante (nada demais! Uns 6 ou 7 litros só), mas dá-me ideia que aquelas sondas foram feitas para beber cerveja e não anticongelante...
Vai daí que ando há quase 2 anos com a luzinha de avaria de motor a acender de vez em quando! Umas vezes apaga-se... mas agora já não se anda a querer apagar há quase duas semanas... portanto Kaput!
Já andei a indagar preços e, se de um lado chove, do outro troveja! É assim...
Na Rover, a sonda são 310€ + montagem (35€, presumo...). Na Bosch são 130€ + montagem, + IVA e + desconto... portanto dá-me ideia que acaba por ficar pelos 130 ou muito pouco mais... mas! MAS! Na Rover já me disseram que posso montar as da concorrência que quiser porque poucos meses depois estou lá batido a meter a original que até é fabricada por um dos grandes das sondas lambda mas que eles nem sabem qual é bem... (of course!!!). Não tem a ver com controle de qualidade puro mas com especificações de fabrico mais apuradas, digamos assim...
Posto isto... e como entre 350€ e 140€ ainda sobra muito para gasolina e uns jantares à maneira... até estou na disposição de lavar aquela porcaria de sonda se/quando ela voltar a acender a luzinha maravilha! Como faço isso??? Ácidos?
Já agora...
Comprei na "Rover" de Sintra o filtro de ar porque era barato (metade do preço da Norauto) e comprei na Norauto o filtro de habitáculo porque o original da Rover deve vir banhado a prata e eu não ando com guito para metais raros!
By the way... ver as 5 "avarias" e apagar os erros foram quase 50€, sendo certo que nada do que se lê na "máquina" pode ser levado à letra... já que a centralina pode (estando avariada...) inventar erros e sendo ainda mais certo que a única inteligência é a humana que pode pensar no que poderá estar a funcionar mal e a provocar que outros erros...
Mas sei que não se deve dar anticongelante a beber às sondas lambda nem ao catalizador! Eles preferem cerveja!
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