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Honda Civic - ventilação só dá ar quente

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    Honda Civic - ventilação só dá ar quente

    Boas:

    O Civic cá de casa começou desde há uns tempos a dar apenas quente pela ventilação, o que é algo bastante incómodo nesta altura do ano.
    Eu sei que deverá ser problema da torneira no permutador de calor ou no botão que aciona a mesma.
    A minha dúvida é se é um problema recorrente neste modelos e se alguém sabe o procedimento de arranjo.

    Malta dos Civic MA8 e Rover 400, acusem-se.

    Obrigado.

    #2
    Entretanto já descobri o problema. A torneira estava presa porque o cabo do manípulo não está a fazer mexer a mesma.
    Manualmente, eu consegui colocar a torneira no frio e através do manipulo consigo fazer a torneira rodar para o quente. O inverso é que não consigo.
    Ou seja, o cabo não está partido.

    Provavelmente está atravancado nalgum sitio, portanto, preciso de desmontar toda a consola.

    Alguém sabe o procedimento?

    Comentário


      #3
      Isso é um pincel, aconteceu-me o mesmo em Junho do ano passado num Rover 400.


      Vês a peça nº 14 na imagem? É uma espia que está particalmente revestida com um tubo. É suposto o tubo estar parado numa zona de saída do plástico, e está preso. o problema é que o plástico onde está o parafuso costuma partir com a idade e o tal tubo passa a movimentar-se para a frente e para trás, e após sair do plástico, já não entra, e fica a bloquear. Por isso já não consegues rodar o botão para trás.




      A tal espia que fica bloqueada é a preta (atenção que algumas fotos podem ser de carros com volante à direita, em que tudo está do lado contrário ao que estará no teu).



      Atenção à peça nº 24. Só tem uma posição para ficar montada, tens de acautelar isso no início. Caso contrário, ficas com a regulação da temperatura limitada.

      Convém procurares mais imagens antes de começares nisto e pedir ajuda a alguém caso não te sintas à vontade. Uma parte grande do problema é colocar as espias nos lugares certos, é quase preciso colocar os controlos na consola... mas se os colocas lá não consegues aceder à parte de trás.





      Estás a ver o cone dentado? É a tal peça nº 24 que falei.

      Uma sugestão que te dou é aproveitares a oportunidade para trocar as lâmpadas dos comandos da iluminação, nesta altura geralmente ou já fundiu alguma ou estão a caminho disso.

      Não é preciso desmontares tudo, apenas tirar o rádio, o botão dos 4 piscas, resistências do vidro traseiro, e penso que o relógio também tem de sair. Penso que a parte exterior da consola tem de sair para poderes remover a parte da climatização.

      Comentário


        #4
        GustavoAlmeida, obrigado pela ajuda.
        Já tenho uma ideia do que esperar.

        Comentário


          #5
          Mas já agora, só para clarificar.
          Para desmontar a consola, tiro o rádio, o relógio, os botões dos 4 piscas e a resistência do óculo traseiro e deverei ver parafusos?
          E aqueles parafusos ao lado da consola, também os desaperto?

          Comentário


            #6
            Vamos lá ver se me lembro. Na consola há dois parafusos de cada lado do rádio (+- nessa zona) e, se bem me lembro, há mais dois numa zona inferior já perto dos bancos dianteiros. Removendo os botões dos 4 piscas e resistências (cuidado para não os marcar, evita usar metal) tens lá parafusos para desapertar. Tira o cinzeiro, também tens um parafuso aí a fixar a consola, lembrei-me agora deste. Vendo bem, acho que não precisas de tirar o relógio, apenas desligar a respectiva ficha ao remover a consola.

            Se a consola não ficar solta é porque pode haver mais algum parafuso mas penso não me ter esquecido de nenhum.

            Tens também de desenroscar a manete da caixa de velocidades e jogar com ela e com o travão de mão ao remover a consola. Aaah.... naquele porta-objetos que fica entre a mente e o travão de mão tens de usar uma chave de fendas para tirar a tampita, está fixa aí ao piso do carro.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
              Vamos lá ver se me lembro. Na consola há dois parafusos de cada lado do rádio (+- nessa zona) e, se bem me lembro, há mais dois numa zona inferior já perto dos bancos dianteiros. Removendo os botões dos 4 piscas e resistências (cuidado para não os marcar, evita usar metal) tens lá parafusos para desapertar. Tira o cinzeiro, também tens um parafuso aí a fixar a consola, lembrei-me agora deste. Vendo bem, acho que não precisas de tirar o relógio, apenas desligar a respectiva ficha ao remover a consola.

              Se a consola não ficar solta é porque pode haver mais algum parafuso mas penso não me ter esquecido de nenhum.

              Tens também de desenroscar a manete da caixa de velocidades e jogar com ela e com o travão de mão ao remover a consola. Aaah.... naquele porta-objetos que fica entre a mente e o travão de mão tens de usar uma chave de fendas para tirar a tampita, está fixa aí ao piso do carro.
              Já tirei a consola toda.

              São 6 parafusos ao todo: 2 por baixo do travão de mão, 2 em cima (logo por trás dos botões dos piscas e resistência) e dois laterais, a meio.

              Esse "módulo" saiu todo com algum custo, mas a climatização lá ficou, era necessário desapertar mais parafusos e ainda ter o cuidado de tirar a climatização com cuidado para não estragar nada.

              Voltei a montar tudo, já não tinha tempo. Fica para outra ocasião.
              Entretanto coloquei a torneira fechada para não dar mais calor.

              Mais uma vez, obrigado pela ajuda

              Comentário


                #8
                Ina fónix...

                Antes uma junta da cabeça lixada!


                Essa zona é um martírio para se lá chegar...

                Eu ando com o filtro de habitáculo dentro do carro para o mudar há 2 dias... e são só 4 parafusos...


                Paciência, Mad, vais precisar de umas horitas boas e muita calma! Nunca desesperes!!! Faz uns intervalos quando começares a praguejar muito!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                  Já tirei a consola toda.

                  São 6 parafusos ao todo: 2 por baixo do travão de mão, 2 em cima (logo por trás dos botões dos piscas e resistência) e dois laterais, a meio.

                  Esse "módulo" saiu todo com algum custo, mas a climatização lá ficou, era necessário desapertar mais parafusos e ainda ter o cuidado de tirar a climatização com cuidado para não estragar nada.

                  Voltei a montar tudo, já não tinha tempo. Fica para outra ocasião.
                  Entretanto coloquei a torneira fechada para não dar mais calor.

                  Mais uma vez, obrigado pela ajuda
                  É, custa um pouco por causa da manete e do travão de mão. Entretanto fez-se agora luz numa questão. Tu até podes desmontar tudo mas o que vais fazer a seguir?

                  Salvo erro, se for como no meu caso do meu 400, o plástico deve ter rachado na rosca do parafuso. Nós tentámos com araldite e, não sei porquê, não colou. Houve quem resolvesse o problema desse modo mas naquele caso não deu. Acabei por trocar a peça por outra usada igual. Convém veres o que pretendes fazer antes de desmontares isso tudo. Se conseguires ter ajuda de alguém mais habilidoso e experiente nestas lides, melhor.

                  Comentário


                    #10
                    Eu não sei o que vou fazer.

                    Eu só quero ver realmente onde reside o problema porque nem sequer consegui ver a peça nº14.
                    É que depois de tirada a consola central, o módulo da ventilação ainda fica ali bem preso e à volta deste está toda uma estrutura metálica que não permite ver muito mais do que quando se coloca a cabeça por baixo do volante.

                    Confesso que nesta altura não estou com pachorra para tabliers tão bem construidos como aquele.
                    Eu já sabia que era um excelente tablier, não sabia é que realmente era assim tão bom.
                    Gostava de desmontar um Civic japonês para comparar.
                    Fiquei surpreso.

                    CL, mudar o filtro é mesmo canja pah!
                    Curiosamente este carro não tem filtro.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post

                      CL, mudar o filtro é mesmo canja pah!
                      Curiosamente este carro não tem filtro.

                      1ª coisa que vou fazer amanhã de manhã depois da bica da praxe! Sem bica não há pica...

                      Comentário


                        #12
                        Realmente, apesar de já ter ouvido dizer que esse carro é mal montado (na versão da Rover ), a verdade é que os Civic/400são muito bem montados e isso nota-se bem pela ausência de ruídos parasitas em alguns exemplares que agora têm cerca de 18 anos. O meu tinha 14 quando o vendi há uns meses e era muito raro ouvir algum ruído parasita. Por comparação, infelizmente, não é tão raro num Accord com metade da idade (2006).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                          Realmente, apesar de já ter ouvido dizer que esse carro é mal montado (na versão da Rover ), a verdade é que os Civic/400são muito bem montados e isso nota-se bem pela ausência de ruídos parasitas em alguns exemplares que agora têm cerca de 18 anos. O meu tinha 14 quando o vendi há uns meses e era muito raro ouvir algum ruído parasita. Por comparação, infelizmente, não é tão raro num Accord com metade da idade (2006).
                          Tive um Rover 414 Si (5 portas) entre 1996 e 2011 e confirmo o que dizes.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                            Tive um Rover 414 Si (5 portas) entre 1996 e 2011 e confirmo o que dizes.
                            Já andava com problemas a pensar que estava surdo...

                            Outro dia o meu puto diz que ouvia ruídos no carro dele que eu não consegui ouvir e já comecei a pôr em causa a minha audição!

                            Comentário


                              #15
                              Já colocaste o filtro ou a preguiça dos 4 parafusos + soltar a mola da caixa do filtro ainda não passou?

                              Comentário


                                #16
                                Pá... bem me parecia que era mais complicado!

                                Quais 4 parafusos? São 6!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


                                A mola não conta pq a parti no ano passado... agora anda lá um bocado de espuma a fazer pressão...



                                Todos os anos mudo aquele filtro e fico sempre parvo com a quantidade de lixo que tiro dali... folhas de árvores, coisas que eu nem sei classificar, tudo húmido... por acaso ainda não cheirava mal (pq eu testei! ) mas não devem faltar ali muitos tipos de bactérias...

                                Mas o próximo fds é que vai ser em grande! Embora ainda deva dar menos trabalho que o teu botão do frio/quente... fdp dos plásticos...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                  Pá... bem me parecia que era mais complicado!

                                  Quais 4 parafusos? São 6!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


                                  A mola não conta pq a parti no ano passado... agora anda lá um bocado de espuma a fazer pressão...




                                  Todos os anos mudo aquele filtro e fico sempre parvo com a quantidade de lixo que tiro dali... folhas de árvores, coisas que eu nem sei classificar, tudo húmido... por acaso ainda não cheirava mal (pq eu testei! ) mas não devem faltar ali muitos tipos de bactérias...

                                  Mas o próximo fds é que vai ser em grande! Embora ainda deva dar menos trabalho que o teu botão do frio/quente... fdp dos plásticos...


                                  Volta e meia pela ausência de filtro, lá chega uma folha às saídas da ventilação.
                                  Não entendo porque raio aquele carro nã otem filtro, mas também não me mato a pensar na estupidez. Em 1995 já deveria ser um elemento mais que obrigatório.

                                  Fiz hoje uma viagem com o Civic e já não dá ar quente, só ar fresquinho vindo de fora.
                                  Qualquer dia tento arranjar aquilo mas, não sei porquê, acho que nunca me vou dar a esse trabalho.

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                                    #18
                                    É uma barbaridade. Um gajo quer mudar uma lâmpada desses mostradores e é um pincel do caneco para chegar aí. No outro dia tentei mudar uma das pequenas lâmpadas dos botões da sofagem do Jazz e desisti, pois aquilo para desmontar tem para lá umas artimanhas manhosas. Mas os gajos que desenham os carros têm medo que um tipo ponha o carro em condições ??? Se funde uma dessas lâmpadas é preciso desmontar o carro para a mudar ???? Que m#$#$ !!!!

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                                      #19
                                      guisas, verifica no manual do Jazz, talvez diga lá como chegar às lâmpadas. Não sei como se desmonta a consola; presumo que tenha alguns parafusos na metade inferior, nomeadamente por baixo do rádio (por cima do porta-copos) e talvez também à esquerda do volante, mas isto são só palpites.

                                      Comentário

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