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Disparates que fazemos na nossa manutenção automóvel. Partilhem

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    Disparates que fazemos na nossa manutenção automóvel. Partilhem

    Muitos dos membros aqui da tasca gostam de automóveis. Alguns há até que gostam e sabem muito de automóveis. Porém, a crise veio mostrar também que os automóveis, aparte o elevado preço de aquisição, não são baratos em termos de manutenção e a malta a querer poupar umas coroas e a fazer manutenção do seu veículo nem sempre procede da melhor forma, acabando por vezes por sair mais caro do que entregando a quem sabe. Como diz o ditado: "quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão?"

    Assim, o desafio é que partilhem as vossas vicissitudes mecanicas e disparates. Pode ser que alguém aprenda com os nossos erros. Eu começo:

    Há algum tempo atrás mudei um filtro de gasóleo, ferrei normalmente o sistema e fui à minha vida. Pouco tempo depois o carro começou a falhar e como acelerei mais, o gajo parou sem mais nem menos e acendeu luzinhas e tudo. Só após uma análise mais cuidadosa percebi o erro: tinha deixado um tubo de gasóleo que liga ao respetivo filtro de combustível ligeiramente dobrado e não passava comida suficiente para o alimentar.
    Num carrito velhinho lá de casa, numa vulgar muda de óleo apertei em excesso o bujão (e até tenho uma chave dinamométrica, mas estava emprestada a um "amigo" que nunca devolve o que pede). Quando foi para fazer nova muda de óleo foi o inferno, com direito a moer a rosca e tudo! Solução: ir à oficina para fazerem uma furação na mesma e só assim foi possível removê-la.
    Há algum tempo atrás a mudar uma escova do limpa-vidros a dita estava tão enferrujada e colada que ao fazer tanta força acabei por partir o braço do limpa-vidros! Toma lá para não seres bruto!

    De qualquer modo, isto é para meninos! Um amigo meu na sua Ford achou que era altura de mudar o óleo, mas como o bujão do cárter fica perto do óleo da caixa foi o deste que retirou o dito. A seguir colocou o óleo para o motor e o resultado foi brilhante: quase o dobro do óleo dentro do cárter motor e o reservatório do óleo da caixa seco. Andou assim quase 500 km's até a caixa berrar. Curiosamente, o motor nada sofreu, nem mesmo os retentores! O mecanico nem queria acreditar como era possível!

    Xibem-se das vossas experiências e não se envergonhem de ficar mal na pintura!!!

    #2
    estava a mudar o óleo em casa, e na conversa o bujão ficou esquecido.

    Só detectei porque apesar de ter colocado 3 litros o nivel continuava baixo... pudera estava a sair pelo bujão

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      #3
      Mandei alinhar a direcção e, passado uma semana, mudei de pneus. Então mandei alinhar a direcção de novo, só para descobrir que não era necessário pois não dependia dos pneus

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        #4
        Quando mudei a caixa ao meu R5 TD, processo em que tive de tirar o motor e caixa fora, sobrou-me uma peça metálica em forma de U. Fui ao mecânico devido a uma pequena afinação e perguntei-lhe para que servia aquela peça que tinha sobrado. Ele respondeu-me que não era precisa e uns tempos depois fiquei com o motor a trabalhar em cima do charriot. Fazia parte de um apoio de motor



        Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
        estava a mudar o óleo em casa, e na conversa o bujão ficou esquecido.

        Só detectei porque apesar de ter colocado 3 litros o nivel continuava baixo... pudera estava a sair pelo bujão
        Tal e qual um conhecido meu

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          #5
          E isto tb é veridico, numa oficina oficial os "putos" novos que lá vão fazer a manutenção dos carros, ao mudar o óleo marcam a quantidade correcta que aquele motor leva.. E no final nem se quer verificam na vareta o óleo.

          Um colega mais experiente já chamou isso á atenção e ele dizem que não preciso verificar o nivel na vareta que só se perde tempo.

          Mas um dia destes aconteceu que o bujão estava aberto... a sorte foi que esse tal colega mais experiente insistiu para ele ver o nivel na vareta porque já tinha dado conta do esquecimento e assim deu-lhe uma lição.

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            #6
            Pelo amor da Santa! Nunca deixem as vossas sondas lambda nem os vossos catalisadores beberem muito anticongelante!

            Há qualquer composto químico nos anticongelantes (silicatos?, não sei, qq porcaria!) que eles não gostam nada!

            Se quiserem dar-lhes algo a beber para matar a sede, então dêem-lhes cerveja ou espumante. Frisante também é bom... Mas nunca anticongelante!!!!!!!!!!!!!

            Pelo menos não lhes dêem mais de 3 litros de anticongelante! É uma boa altura para encostar o carro às boxes e poupar uns cobres em diagnósticos mais sondas lambda e mais um catalisador (ou dois!!!).

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              #7
              OI, junto mais 2!!!!!!!!!há uns anos fui de férias e assim que cheguei o destino, a embreagem da minha renault foi a vida.....tentei rebocala para casa mas o seguro não quis....então meti na unica oficina que lá havia, trocaram embreagem e apesar de não ficar bem a 1ª,sai de lá sem conta kilometros e velocimetro, dizendo-me o mecanico que se deveria ter extragado algo quando o reboque la deixou a carrinha, mas que mesmo assim iria ver o ficha ou peça que dava essa informação mas nada.......então quando cheguei a casa e passado algum tempo e mecanicos trocou-se o painel todo do conta kilometros,velocimetro,etc....200 e alguns euros usada....ficou bom realmente!!!!!!!!
              mas agora quando mudei novamente a embraiagem num mecanico minimamente de confiança aconteceu a mesma ***** e era um simples terminal que estava um pouco largo e não fazia bem a ligação.....conclusão fiquei com um painel a mais e ficha de ligação de velocimetro/conta kilometros e menos 200........euros por causa de um simples terminal!!!!!!!!!

              Outra mas estupidez minha tinha 7cm de tubo de gasolina a fazer "ponte" de um para outro mas estava roto por baixo da braçadeira desmontei para ver se conseguia remediar com fita mas o furo era muito grande, fui a um curioso meu vezinho que tinha 2tipos de tubo um com diametro mais pekeno que era de gasolina e outro do mesmo diametro do meu mas não era proprio pois era mais fino.....levei o mais fino, montei na carrinha e quando ligava a ignição criava uma bola e pummmmmmmmmm rebentava o tubo...........fui a sucata onde me deram sem me cobrar um pouco de tubo e 2 braçadeiras novas e voilá tudo okkkkkkkkkk........por isso tubos para a gasolina que sejam robustos e proprios.............

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                #8
                Fiz a mudança de oleo ao meu R5 e esqueci-me de fechar a tampa... 1km depois comecei a ver fumo a sair do capot... tinha o compartimento do motor todo detalhado

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                  #9
                  Basicamente foram todas com o meu primeiro carro o meu saudoso Twingo..

                  1-Montei o termoestato dentro do tubo de agua ao contrário
                  2-A tentar mudar a lampada do interior do veiculo parti o suporte de plastico da mesma...
                  3- A ventoinha da sofagem estava a fazer barulho a rodar e eu feito burro toca a meter wd 40 la para dentro...resultado quando ligava a sofagem apanhava grande moca de WD 40...até me comecei a habituar aquele cheirinho adocicado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                    3- A ventoinha da sofagem estava a fazer barulho a rodar e eu feito burro toca a meter wd 40 la para dentro...resultado quando ligava a sofagem apanhava grande moca de WD 40...até me comecei a habituar aquele cheirinho adocicado.
                    Bah... Prefiro o cheiro do MentaBact! Muito Melhor!

                    Comentário


                      #11
                      Num filtro de oleo dos antigos coloquei a borrachita nova...sem retirar a antiga. Pensei que estivesse agarrada ao filtro velho

                      Reultado, quando liguei o carro parecia uma panela de pressão e vai de perder oleo... Lá tive de o limpar todo.

                      Acho que foi a unica azelhice, mas já tive várias dores de cabeça com as mais variadas situações... E isto só em trocas de oleos/filtros


                      Cump.

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                        #12
                        Não fechei bem a vareta de ver o nível de óleo, passados 250 kms, cheguei ao destino e quando parei o carro, vi uma poça de óleo no chão, abri o capõ e estava tudo "cagado", cheio de óleo.

                        Comentário


                          #13
                          Não me levem a mal...mas estou farto de me rir com os vossos penaltis...:D:D
                          Eu tb já fiz e vi muitos. Desde o famoso óleo no motor sem o bujon no lugar, a chaves partidas, parafusos partidos, purgas das bombas de travam partidas, etc etc etc...estava aqui até amanhã! :D

                          Comentário


                            #14
                            A minha calinada mais recente, foi ao substituir o sensor ou interruptor que faz acender as luzes de stop junto ao pedal do travão retirei um que fica no pedal da embraiagem....
                            Qual a minha admiração quando verifiquei que mesmo com o interruptor na mão as luzes continuavam a acender com o mesmo sintoma de avaria (falhavam quando se travava mais forte).

                            Comentário


                              #15
                              Lembro-me também numa Bmw 320i touring, da bomba de gasolina não trabalhar ao sair de casa para trabalhar de manhã, depois de uma suadela a tirar o assento do banco de trás, arranjei um cabo liguei ao isqueiro e não é que a bomba trabalhava??? Deu para ir até á oficina apesar do ralenti ficar meio marado.
                              Após verificação da instalação pelo mecanico, o problema foi fácil de detectar: era o fusivel queimado ás vezes acordamos assim meios nabos !!!

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                                #16
                                Renault 21 TSE
                                Verificar níveis de óleo e água (esguicho e radiador), ver o filtro de ar.

                                resultado, esqueci-me de voltar a enroscar a tampa do vaso de expansão e uns km.s depois, foi-se a junta da cabeça.

                                o cuidado deu em.....................

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por oldsmobile Ver Post
                                  Renault 21 TSE
                                  Verificar níveis de óleo e água (esguicho e radiador), ver o filtro de ar.

                                  resultado, esqueci-me de voltar a enroscar a tampa do vaso de expansão e uns km.s depois, foi-se a junta da cabeça.

                                  o cuidado deu em.....................
                                  Mais vale pedires a alguém que veja isso por ti

                                  Comentário


                                    #18
                                    A minha mais recente foi fazer uma ligação da Iveco cá de casa à mota que a tinha a bateria descarregada e não dava ao motor de arranque.
                                    Ligo tudo muito bem e tal, quando vou abrir a porta da carrinha tava trancada a chave dentro e o motor a trabalhar! Bonito serviço!

                                    A carrinha estava perto de casa mas não tem segunda chave, lá fui eu a correr à procura de algo para abrir a porta. Lá venho eu feito maluco com uma mão cheia de chaves de fendas, colheres de café, facas, tesouras e umas daquelas patilhas que servem para sacar autoradios. Benditas fechaduras italiana que abriu à segunda tentativa com a chave do autoradio!

                                    Comentário


                                      #19
                                      numa oficina que trabalhei mandaram-me desmontar os travões de trás duma iveco, desde esse dia aprendi uma máxima: nunca se desmonta dos dois lados ao mesmo tempo, desmonta-se dum lado e monta-se esse lado usando o outro para ver como é

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Evolution6 Ver Post
                                        Após verificação da instalação pelo mecanico, o problema foi fácil de detectar: era o fusivel queimado ás vezes acordamos assim meios nabos !!!
                                        Aconteceu-me parecido com o Mx5

                                        O farol de nevoeiro deixou de dar luz, desmontei e a lampada parecia-me em condições, de qualquer das maneiras comprei uma nova e... nada. Toca a sacar o farol todo, verificar contactos, limpar as palhetas... nada. Fui à consola centrar e desmontei o interruptor, limpei, coloquei wd40... nada. Já ia a começar a desmontar metade do carro pra ver se o fio se tinha partido em algum lugar quando se acende a luz na minha cabeça: fusivel? Pimba, bingo. Fosga-se, quase 2h á volta de uma treta que resolvi em 1mn

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                                          #21
                                          estranho é como tanta gente se esquece de apertar bujões e tampas de radiador
                                          a unica situação em que vi o óleo a sair pelo motor foi uma altura que um mecanico se foi embora chateado com o patrão e por vingança deixou-lhe um serviço por acabar, um carro que ficou com os parafusos do carter desapertados e só se descobriu quando se ligou o motor

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por oldsmobile Ver Post
                                            Renault 21 TSE
                                            Verificar níveis de óleo e água (esguicho e radiador), ver o filtro de ar.

                                            resultado, esqueci-me de voltar a enroscar a tampa do vaso de expansão e uns km.s depois, foi-se a junta da cabeça.

                                            o cuidado deu em.....................
                                            Eu quando faço isso tenho sempre um hábito da treta. Vejo os níveis, fecho o capot, abro a porta, sento-me, pego na chave... volto a sair do carro, abro o capot e verifico se deixei tudo bem fechado. Mesma coisa para verificar se o carro está bem trancado. Fecho com o comando, dou uns passos e lá volto para trás para fazer um teste manual.

                                            Acho que com o carro sou um verdadeiro obsessivo-compulsivo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já não é a 1ª vez que deixo o carro destravado mas sempre engatado, de engatar a mudança nunca me esqueço mas quanto ao travão é inexplicável. (é que engatar e travar é tudo na mesma altura, nem eu compreendo porque faço esta ASNEIRA )

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por oldsmobile Ver Post
                                                Já não é a 1ª vez que deixo o carro destravado mas sempre engatado, de engatar a mudança nunca me esqueço mas quanto ao travão é inexplicável. (é que engatar e travar é tudo na mesma altura, nem eu compreendo porque faço esta ASNEIRA )
                                                Chama-se acto falhado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  [QUOTE=Ecoflex;1067473795]Chama-se acto falhado.[/QUOTE


                                                  é mais "estupidez em acção"

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    E um Sr. que veio ter comigo, que compro e vendo carros e com isso tenho alguns conhecimentos, mas nada de ser um expert.
                                                    Vem ter comigo e diz-me que a carrinha mercedes dele tem um defeito. O genro mudou-lhe o óleo, e quando foi sair para ver se ficou tudo ok, reparou num fumo estranho a sair pelo capot, além de um cheiro curioso vindo da sofagem...

                                                    Conclusão: O "técnico" do genro dele, muda o óleo, descobre e muda o filtro bem mudado, tarefa um pouco minuciosa para um lavador de carros na bp, faz tudo muito bem, mas esqueceu-se de meter a vareta do óleo no sitio...

                                                    Uma que me aconteceu, foi mudar um parafuso que aperta o charrie ao chassi, e arrancar sem dar o devido aperto ao novo parafuso

                                                    Além de me esquecer imensas vezes de trancar o carro, no pingo doce, café, no lidl, etc, etc, etc.
                                                    Editado pela última vez por MiguRClio; 10 August 2013, 21:51.

                                                    Comentário


                                                      #27


                                                      A minha mais recente foi:
                                                      -ao trocar os rolamentos ao clio da maria, meti o freio do rolamento do lado errado...
                                                      Deve ter sido o meu anjo da guarda a tentar que eu me visse livre dela!

                                                      Mas também já fiz outras das boas, como quando o meu pai me disse para tirar o motor de arranque a uma transit e eu ao fim de algum tempo (bastante) lá cheguei ao pé dele com o alternador na mão...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post




                                                        Mas também já fiz outras das boas, como quando o meu pai me disse para tirar o motor de arranque a uma transit e eu ao fim de algum tempo (bastante) lá cheguei ao pé dele com o alternador na mão...




                                                        essa levou-me ás lágrimas, imaginando a cara do teu pai a olhar para ti........................ ahahahahahahahahahahah está impagável
                                                        Editado pela última vez por oldsmobile; 10 August 2013, 23:15. Razão: continuação de texto

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                                                          #29
                                                          Fui testemunha de um:

                                                          Clio Diesel + maçarico a mudar o óleo com o carro estacionado numa rua inclinada.

                                                          "Olha que essa m*rda vai dar barraca, estaciona carro direito e nivelado"

                                                          "Não é preciso cá nada disso"

                                                          O motor levava acho que 5,5 litros de óleo. Já ia em 7 litros e a vareta do nível ainda não marcava o nível máximo (pudera...)

                                                          "Tá feito. Vou ligá-lo e tal..."

                                                          PUM! Motor em autocombustão, parecia que tava possuído pelo diabo. Ainda hoje recordo a cara do gajo depois de retirar a chave da ignição e o motor não se desligar. O gajo a olhar para a chave incrédulo e o motor em rpm máxima. O festival só terminou quando queimou o óleo todo. Obviamente o motor morreu ali.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por oldsmobile Ver Post


                                                            essa levou-me ás lágrimas, imaginando a cara do teu pai a olhar para ti........................ ahahahahahahahahahahah está impagável
                                                            Quase me levou também a mim ás lágrimas, por pouco não levei um chapadão na tromba, mas a coisa resolveu-se a bem...

                                                            Comentário

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