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AUDI A3 8l AQUECIMENTO E RALENTI

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    AUDI A3 8l AQUECIMENTO E RALENTI

    BOAS, eu sei que estas questoes ja estao debatida pelo forum so que acho sempre as respostas muito confusas ou melhor muitas possibilidades para o mesmo problema e queria certificar me realmente do que se trata pois como nao tenho nenhum mecanico de confianca conhecido, pode ser um risco para a minha carteira ir a um sem saber ao certo o que se trata . mas bem vou passar a expor o problema ..
    a temperatura do meu carro audi a3 1.6 de 1999 demora mesmo muito a chegar ao 90º (muitas das viagens nem chega) ou entao as vezes vai aos 90º e depois cai para 60º do nada . para alem disso muitas das vezes ao ralenti o carro varia entre as 1000 e as 1200 rpm e quando se lembra é que volta as 800 rpm tanto a quente como a frio .. pelo que ja vi pode ser a polia do alternador, o termoestato , o sensor de temperatura , a correia de distribuiçao, a bateria, o corpo da borboleta sujo entre outros.. queria mesmo saber o que afinal se trata se me puderem ajudar e se os problemas estao ligados ?

    #2
    Demorar a aquecer o mais certo é ser termostato aberto, coisa facil de resolver e barata.

    Ralenti, depende do motor, se falas do corpo da borboleta assumo que seja a gasolina, sendo assim pode ser bobine, velas, cabo de velas, sensor do ralenti, ate pode ser injector ou valvula empenada.

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      #3
      termoestato aberto

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        #4
        Como referido, a variação de temperatura será do termoestato.

        Quanto à variação das RPM, a mexer no termoestato, podes dar uma vista de olhos no sensor da temperatura e até o trocar.

        Muito possivelmente, o mesmo já teve melhores dias e está a "enviar" dados errados... como tal, o motor lá anda aos saltos de RPM, para tentar compensar a informação errada.

        Comentário


          #5
          Se em cidade ele colar nos 90º, mas em AE a temperatura cair para os 60º por exemplo, ai de certeza que o problema está no termostato.

          Se o ponteiro tiver "vida própria" e ora está nos 90º, ora está nos 60º, o que me parece ser o caso visto que o ralenti também varia, aposto no sensor de temperatura.

          O Passat aqui de casa também já teve esse problema. Fui à VW e comprei um sensor novo, custou 30€ ou lá o que foi e o problema ficou resolvido. O primeiro durou 13 anos, espero que este dure outros 13 .

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            #6
            Curioso, estás a tocar em 2 situações que vivenciei no toledo 1.6. Exactamente como descreves, a questão da temperatura, em que numa primeira fase o termostato foi trocado, e o comportamento do ponteiro da temperatura alterou-se. Andou bem durante uns meses, e depois era capaz de passar uma viagem inteira nos 60º. Pensei que teria de o trocar outra vez (em garantia). Ora, o mais giro, era quando estava em trânsito, as ventoinhas ligavam. Aí fez-se luz, não podia ser o termostato, mas sim o sensor da temperatura. E assim era, uma questão simples de mau contacto e ficou resolvido.

            No teu caso, confirmava se era o termostato ou o sensor. Qualquer das 2 situações é barata.

            Em relação ao ralenti, o meu andou durante anos a oscilar (só como Ac é que não), e às vezes, muito raramente e sempre a frio, ía-se abaixo. Depois de ter sido limpo o corpo de admissão e as estruturas envolventes, o ralenti elevou-se para 1500rpms. Fiquei piurso com a cena. Estava bem pior e os consumos estavam a aumentar. Ora, o próprio carro em 2 ou 3 semanas foi normalizando o regime, até que ficou impecável (sempre com alguma oscilação). Este problema é crónico nos motores Vag a gasolina, e tive a sorte de não precisar de levar a borboleta electrónica (cerca de 500 € na marca).

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              #7
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Curioso, estás a tocar em 2 situações que vivenciei no toledo 1.6. Exactamente como descreves, a questão da temperatura, em que numa primeira fase o termostato foi trocado, e o comportamento do ponteiro da temperatura alterou-se. Andou bem durante uns meses, e depois era capaz de passar uma viagem inteira nos 60º. Pensei que teria de o trocar outra vez (em garantia). Ora, o mais giro, era quando estava em trânsito, as ventoinhas ligavam. Aí fez-se luz, não podia ser o termostato, mas sim o sensor da temperatura. E assim era, uma questão simples de mau contacto e ficou resolvido.

              No teu caso, confirmava se era o termostato ou o sensor. Qualquer das 2 situações é barata.

              Em relação ao ralenti, o meu andou durante anos a oscilar (só como Ac é que não), e às vezes, muito raramente e sempre a frio, ía-se abaixo. Depois de ter sido limpo o corpo de admissão e as estruturas envolventes, o ralenti elevou-se para 1500rpms. Fiquei piurso com a cena. Estava bem pior e os consumos estavam a aumentar. Ora, o próprio carro em 2 ou 3 semanas foi normalizando o regime, até que ficou impecável (sempre com alguma oscilação). Este problema é crónico nos motores Vag a gasolina, e tive a sorte de não precisar de levar a borboleta electrónica (cerca de 500 € na marca).
              Eu tenho daquelas garantias da "treta" de motor e caixa e possível usa lá neste caso ?

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                #8
                Originalmente Colocado por marinho4 Ver Post
                Eu tenho daquelas garantias da "treta" de motor e caixa e possível usa lá neste caso ?
                Não faço ideia....mas arriscaria que sim.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por marinho4 Ver Post
                  Eu tenho daquelas garantias da "treta" de motor e caixa e possível usa lá neste caso ?

                  É difícil um motor sobreviver sem um sistema de arrefecimento funcional. Pode funcionar sem embraiagem, sem rádio, sem amortecedores, sem AC, sem semi-eixos, etc. portanto acho difícil escusarem-se a esse caso.

                  Além de alguns elementos que já referiste (especialmente o termostato e o sensor de temperatura), há que ter a certeza que o radiador tem bom fluxo permanente de anticongelante e que a bomba de água efectivamente bombeia.

                  Obviamente que depreendo que o sistema tem o nível de anticongelante normal e que foi bem sangrado na última intervenção.

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                    #10
                    Boas.

                    Acho que não vou dizer asneiras, informa-te do preço do sensor da temperatura e de um termoestato. Se for em conta, faz essas mudanças.
                    Há que ter em conta uma coisa: O sensor da temperatura+termoestato conjugados, mexem com muitos dos periféricos do motor, nomeadamente RPM, Arranque a frio, etc, etc, etc.
                    Se puderes, muda isso, compra um spray especifico na Norauto e limpa a torre de injecção, podes bem fazer isso sozinho. Se o problema persistir, aí sim, vai usar a garantia, pois sem teres provas de onde se situa a avaria, o mais certo e tentarem fugir da garantia

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