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Skoda Fábia Break 2005 vs Fiat Grande Punto 2008 (1.2 gasolina)

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    Skoda Fábia Break 2005 vs Fiat Grande Punto 2008 (1.2 gasolina)

    Viva!

    Um familiar anda interessado na compra de um 2º carro devido ao crescimento da familia.
    Não é para fazer muitos kms anualmente (10.000km) sendo que o objetivo é um carro relativamente seguro, com algum espaço na mala para as tralhas do bebé/criança, que não fossem de manutenção cara e abaixo dos 5.000Eur (e já é esticar muito).

    Estão 2 hipóteses em estudo:
    - Fiat Grande Punto, 2008, 80.000km, 5.000Eur
    - Skoda Fábia Break,2005, 40.000km, 4.000Eur

    (tratam-se de 2 particulares e ambos os valores devem ser negociáveis, mas a diferença de 1.000eur deverá manter-se)

    Aparentemente em ambos os casos não são precisas mais despesas a curto prazo (pneus razoáveis e revisões recentes).

    Receios relativamente ao Fiat:
    - sei de casos as primeiras unidades que sairam (2006) com problemas a nível da caixa da direção e da centralina. Nas unidades de 2008 esses problemas já foram resolvidos?
    - há mais problemas conhecidos neste modelo?


    Receios relativamente ao Skoda:
    - Sei que existe um problema a nível do sistema de travagem (EPC?) comum nos VAG's daquela altura. É de fácil resolução caso apareça?
    - há mais problemas conhecidos neste modelo?


    - Apesar de não ser o maior motivo para a escolha, qual será o que terá melhores consumos? Será de esperar 6l/100?
    - A correia de distribuição é para mudar aos quantos kms/anos em ambos os modelos? Alguém sabe?

    Qual a vossa opinião entre as opções? Vale a pena mais 1.000Eur por um carro mais recente apesar de mais kms (admitindo a veracidade da quilometragem)?

    #2
    Sem duvida que vale a pena o esforço adicional pelo fiat. Muito melhor que o skoda.

    Comentário


      #3
      O gp não é assim tão melhor que o skoda e com o dobro dos kms acho que ia para o skoda.
      Sobretudo se lhes dá jeito a mala maior do skoda.

      O Gp é ligeiramente mais poupado e silencioso, mas tem menos "nervo" a baixas. O Skoda tem mais espaços de arrumação, sobretudo face a um GP sem apoio de braço.

      Comentário


        #4
        Pois são mesmo esses os pontos de "discórdia" que me fazem ficar indeciso.

        - O fiat por ser um projeto mais recente, mas é fiat.
        - O skoda por ser teóricamente mais fiável mas são mais 3 anos...

        Financeiramente o Skoda é mais aliciante, pois são menos 1.000Eur e (bem) menos IUC...

        Comentário


          #5
          Acho que quem diz que: "mas é fiat" não deve optar pelo Punto.

          Mesmo que tenha motor FIRE 8 válvulas, em principio dos mais fiáveis que existem.

          Sendo ambos 1.2, são carros lentos.
          Mas o Skoda usa um motor 3 cilindros "manco" que muita gente não gosta.

          Agora várias questões:

          1- Estamos a falar de uma carrinha e de um carro. Não sei até que ponto a diferença de espaço é significativa;
          Se quer mesmo uma carrinha, não há dúvidas então, opta pelo Skoda.

          2- Se vai ter uma criança, enquanto não tiver 3 anos "qualquer" carro serve.
          Pode apenas ser útil 4 portas laterais em vez de 2.
          Quando uma mulher engravida não é preciso irmos logo encomendar um SUV


          3- Falas no início do post em termos de segurança, ai o Punto é evidentemente mais seguro. A segurança do Skoda é ao nível do Punto anterior, mais pequeno dos anos 90.

          4- Substituição da Distribuição no Punto 1.2 é em intervalos de 120.000 kms, mas é daqueles motores que nada acontece se rebentar a correia.

          Comentário


            #6
            Olha, mete o motor do Gpunto no Skoda e ficavas com grande parte do problema resolvido.

            A única coisa (e é mesmo a única) que me faria avançar para a Skoda, é o espaço de mala. Se a mala do Gpunto te for suficiente, então escolhe este.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
              Acho que quem diz que: "mas é fiat" não deve optar pelo Punto.

              Mesmo que tenha motor FIRE 8 válvulas, em principio dos mais fiáveis que existem.

              Sendo ambos 1.2, são carros lentos.
              Mas o Skoda usa um motor 3 cilindros "manco" que muita gente não gosta.

              Agora várias questões:

              1- Estamos a falar de uma carrinha e de um carro. Não sei até que ponto a diferença de espaço é significativa;
              Se quer mesmo uma carrinha, não há dúvidas então, opta pelo Skoda.

              2- Se vai ter uma criança, enquanto não tiver 3 anos "qualquer" carro serve.
              Pode apenas ser útil 4 portas laterais em vez de 2.
              Quando uma mulher engravida não é preciso irmos logo encomendar um SUV


              3- Falas no início do post em termos de segurança, ai o Punto é evidentemente mais seguro. A segurança do Skoda é ao nível do Punto anterior, mais pequeno dos anos 90.

              4- Substituição da Distribuição no Punto 1.2 é em intervalos de 120.000 kms, mas é daqueles motores que nada acontece se rebentar a correia.
              Agradeço a opinião.

              Relativamente ao ser fiat, a mim assusta-me um pouco os tradicionais problemas elétricos que não sei se ainda se mantêm atualmente. Tive um fiat uno 1.1 e sei bem o motor de guerra que era, chatos eram os problemas paralelos (fichas e borrachas que ressequiam, etc.) e que vejo que se mantiveram parecidos pelo menos até aos primeiros grande's puntos (centralinas, caixa direção, etc...).
              Relativamente ao 1.2 VW 3 cilindros já conduzi e até gosto (num fábia de 2008 que penso que seja o mesmo motor).
              Muita velocidade não é o pretendido.
              Sim a segurança é importante, e é também o que me faz inclinar para o Punto.

              Obrigado.

              Comentário


                #8
                Isso problemas penso que qualquer um tem e continua a ter.

                O motor FIRE 8 Válvulas de facto é do melhor para utilização regular.
                A tolerância / margem daquilo é imensa.

                O teu era o 1108, depois veio o 1242, no caso deste Grande Punto com Injecção Multipoint. O teu era Singlepoint se foi o i.e. ou Carburado.

                Comentário


                  #9
                  Sim, era o i.e. Salvo erro 5L/100,

                  E a correia de distribuição do Skoda 1.2 quando se muda (anos/km)? Alguém sabe?

                  Comentário


                    #10
                    Punto claramente .

                    Um ponto a ser referenciado , parem lá com o " mas é fiat " ! A fiat está muito melhor agora acreditem , andei com um punto e surpreendeu me pela positiva .

                    O passado já lá foi , dizer que os problemas de antigamente ainda perduram actualmente é mentira .

                    Os 1.2 da vag tambem tinham uns problemas a nivel de bobines acho eu .

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                      Punto claramente .

                      Um ponto a ser referenciado , parem lá com o " mas é fiat " ! A fiat está muito melhor agora acreditem , andei com um punto e surpreendeu me pela positiva .

                      O passado já lá foi , dizer que os problemas de antigamente ainda perduram actualmente é mentira .

                      Os 1.2 da vag tambem tinham uns problemas a nivel de bobines acho eu .
                      Concordo que a Fiat está diferente, mas casos de centralinas queimadas e problemas na caixa de direção nos 1ºs puntos existiram, e não é que não aconteça noutras marcas, mas não são propriamente problemas normais. o que pretendia saber é se esses problemas foram corrigidos posteriormente.

                      Os problemas nas bobines como se detectam à primeira vista?

                      Obrigado.

                      Comentário


                        #12
                        Eu acho que os carros já foram todos mais fiáveis do que hoje.

                        No caso da FIAT então, a maior parte das queixas dos anos 80-90 são pontos de massa ou originados por...
                        Como o equipamento era muito acima da média... 2+2=4.

                        No passado a Ferrugem era o problema principal.
                        Mas em robustez geral os carros como estes eram muito bons:



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