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IP2 - Portalegre/Évora/Beja/Ourique

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    [Estradas] IP2 - Portalegre/Évora/Beja/Ourique

    Alguém me consegue dizer qual o estado geral desta estrada? Este verão vou precisar de fazer a viagem Guarda/Albufeira e tinha curiosidade em fazer este trajeto. A ideia era fazer Guarda/Portalegre (eventualmente, pela A23) e, depois, apanhar esta estrada. Tem muitas localidades ou zonas de baixo limite de velocidade? Muitos troços em obras? Mais alguma informação?

    Desde já, obrigado!

    #2
    Há uns 3 anos, fiz um bocadinho do IP2 , Beja saída para N122 /IC27 estava uma lástima , o restante desconheço.

    Comentário


      #3
      Conheço bem o troço em toda a sua extensão.

      De Portalegre a Estremoz (Ip2), um miminho, não tem assim muito transito e a estrada está em bom estado.
      De Estremoz a Évora (N18) idem aspas no que toca ao estado da estrada, muitas curvas de Estremoz a Evoramonte, mas de Evoramonte a Évora é uma recta autêntica paralela à A6, muito boa.
      De Évora a Beja (N18 + Ip2) bastante boa, pavimento novo na zona de S. Manços até Monte do Trigo/Portel. De S. Matias a Beja o piso não é um must, mas é tolerável.
      De Beja a Castro Verde a última vez que lá passei foi há um ano a caminho do Algarve e não estava nadinha de jeito, muitas obras, piso em bastante mau estado , mas para ir para o Algarve e escapar aquele troço ou apanhava a A2 indo por Ferreira do Alentejo e entrava em Grandola Sul, ou ia pelo IC27 por Mértola e Castro Marim. A 1ª opção foi descartada porque ia andar um bocado para trás. A 2ª não fazia sentido porque ia para o Barlavento e depois teria de apanhar a A22 e atravessar o Algarve todo. Como tal, decidi ir pelo Ip2 que é o caminho mais lógico e "tolerar" uns 20kms de mau piso.

      Agora atenção, este relato do último troço corresponde à realidade de um ano atrás, não sei se já arranjaram tudo, que havia obras havia, que até me lembro de estar naqueles semáforos de controlo de tráfego por causa das obras a torrar ao Sol com 40º às 15h.

      PS: Atenção aos RADARES em toda a sua extensão. Pelo menos de Portalegre a Beja é normal haver vários radares.

      Comentário


        #4
        Não e metas nisso: radares, ultrapassagens perigosas etc. Mais vale ir pela AE.
        Já fiz essa estrada muitas vezes por ser teoricamente mais perto mas já me deixei disso pois é um trajecto muito longo ( conta com 7 a 8 horas desde guarda até Albufeira dentro dos limites de velocidade e parando para mijar e comer) e, apesar da estrada ser razoável, o cansaço pode ser propício a acidentes.

        Vai pela A23, A1 e sais em Santarém para A15 e a seguir A2.
        Demoras talvez menos uns 30 minutos a 1 horas e mas fazes mais Km.
        E chegas lá tb mais leve... da carteira

        Essa estrada é boa para trajectos entre cidades e não para atravessar metade do pais.

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          #5
          Originalmente Colocado por Gmigas;1067476012

          Agora atenção, este relato do último troço corresponde à realidade de um ano atrás, não sei se já arranjaram tudo, que havia obras havia, que até me lembro de estar naqueles semáforos de controlo de tráfego por causa das obras a torrar ao Sol com 40º às 15h. [:D

          PS: Atenção aos RADARES em toda a sua extensão. Pelo menos de Portalegre a Beja é normal haver vários radares.
          Obras? Há mais de 30 anos que essa estrada está sempre obras. Nunca deixou de ter troços em obras desde que se lançou o projecto do IP2. Tb lá passei grandes secas ao longo dos anos
          O IP2 é o IP mais miserável do pais. Apesar de ter muitas rectas nunca foi concluído decentemente e sempre foi relegado para 2º plano pelos governos Por exemplo o troço entre Castelo Branco e Portalegre é mesmo para rir com semáforos e lombas atravessando várias localidades.

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            #6
            Ok! Como levo uma criança de um ano no carro, vou voltar ao plano original de A23-A1-A13-A2. Se fosse sem a bebé, arriscava. Agora, assim, não dá!

            Obrigados pelas informações!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
              Alguém me consegue dizer qual o estado geral desta estrada? Este verão vou precisar de fazer a viagem Guarda/Albufeira e tinha curiosidade em fazer este trajeto. A ideia era fazer Guarda/Portalegre (eventualmente, pela A23) e, depois, apanhar esta estrada. Tem muitas localidades ou zonas de baixo limite de velocidade? Muitos troços em obras? Mais alguma informação?

              Desde já, obrigado!
              Não é má, e no geral dá para andar bem.....mas há algumas ratoeiras para apanhar multas por excesso de velocidade, é preciso ir com o "radar" dos radares bem ligado....mas é uma viagem muito agradável de fazer, desde que com tempo e calma!

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                #8
                Eu acho que é uma estrada que se faz bem. Tem muito menos transito que as nacionais onde ando (entre Évora e Lisboa, nomeadamente), o piso é francamente bom e tem muitas zonas de ultrapassagens. Agora para fazer esses kms todos não sei, é uma questão de se experimentar.

                Eu em viagens médias (tudo o que vá para lá dos 150kms) esqueço um bocado a economia e opto por troços em que combine nacionais com auto-estradas (com mais tendência para estas últimas) e raramente conduzo para os consumos. Era incapaz de fazer como conhecidos meus a meterem-se em nacionais e a fazer percursos que não lembram a ninguém para não pagar portagens. No Alentejo gosto de nacionais e não me importo nada de viajar por lá, daqui (Évora) a Castro Verde é um tirinho nos 120 , agora um amigo meu fez Porto - Lisboa pela nacional, claro que teve quase a cortar os pulsos, mas quando chegou a Lisboa foi jantar fora com o dinheiro da portagem. Um familiar meu também fazia regularmente Évora - Coimbra - Évora no mesmo dia pela nacional (indo por Mora, Montargil até Abrantes, entrava na A23 e saía logo no Entroncamento, IC10 até Tomar e pegava no IC3 até Coimbra, passando por Penela, Ferreira do Zezere,etc), uma vez fui com ele e jurei para nunca mais, apesar de não demorarmos assim MUITO tempo porque fazia bons ritmos (Audi A4), no entanto já saímos de Coimbra de noite, muita chuva e frio, era inverno puro e duro, e aquela viagem parecia nunca mais ter fim, não se via vivalma em lado nenhum e cada vez chovia mais. Esse meu familiar é tão anti-portagens e Brisa que, a título particular, com excepção de Pontes e alguns troços de AE "obrigatórios", não paga portagens há mais de 2 anos.

                Eu era incapaz de ser assim, que paciência. Contudo sou obrigado a dizer que Guarda - Algarve pela AE é puxadote no que toca a portagens, mas eu nem pestanejava em ir pela AE.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                  Eu acho que é uma estrada que se faz bem. Tem muito menos transito que as nacionais onde ando (entre Évora e Lisboa, nomeadamente), o piso é francamente bom e tem muitas zonas de ultrapassagens. Agora para fazer esses kms todos não sei, é uma questão de se experimentar.

                  Eu em viagens médias (tudo o que vá para lá dos 150kms) esqueço um bocado a economia e opto por troços em que combine nacionais com auto-estradas (com mais tendência para estas últimas) e raramente conduzo para os consumos. Era incapaz de fazer como conhecidos meus a meterem-se em nacionais e a fazer percursos que não lembram a ninguém para não pagar portagens. No Alentejo gosto de nacionais e não me importo nada de viajar por lá, daqui (Évora) a Castro Verde é um tirinho nos 120 , agora um amigo meu fez Porto - Lisboa pela nacional, claro que teve quase a cortar os pulsos, mas quando chegou a Lisboa foi jantar fora com o dinheiro da portagem. Um familiar meu também fazia regularmente Évora - Coimbra - Évora no mesmo dia pela nacional (indo por Mora, Montargil até Abrantes, entrava na A23 e saía logo no Entroncamento, IC10 até Tomar e pegava no IC3 até Coimbra, passando por Penela, Ferreira do Zezere,etc), uma vez fui com ele e jurei para nunca mais, apesar de não demorarmos assim MUITO tempo porque fazia bons ritmos (Audi A4), no entanto já saímos de Coimbra de noite, muita chuva e frio, era inverno puro e duro, e aquela viagem parecia nunca mais ter fim, não se via vivalma em lado nenhum e cada vez chovia mais. Esse meu familiar é tão anti-portagens e Brisa que, a título particular, com excepção de Pontes e alguns troços de AE "obrigatórios", não paga portagens há mais de 2 anos.

                  Eu era incapaz de ser assim, que paciência. Contudo sou obrigado a dizer que Guarda - Algarve pela AE é puxadote no que toca a portagens, mas eu nem pestanejava em ir pela AE.
                  Pois, a título de curiosidade, o viamichelin diz que são 45€ de portagem!! Mas, com uma bebé no carro, temos que fazer estas concessões. É que, nas nacionais, torna-se complicado haver um sítio para parar quando precisamos de aquecer a comida dela, trocar a fralda, etc., especialmente de noite. Nas autoestradas, ao menos a cada 30~40km vai aparecendo um sítio onde podemos fazer isto com muita comodidade. Mas, se fosse só eu e a minha mulher, podes crer que fazia A23 até Portalegre, e depois IP2 até Ourique e IC1 até Albufeira.

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