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    Opel Astra G 2.0 DTI

    Olá!

    Este é o meu primeiro post aqui no fórum apesar de já andar a cuscar várias threads há bastante tempo

    Gostava de ter uma opinião acerca deste modelo (carro e não carrinha) visto que estou a ponderar compar um.
    Em específico é um Opel Astra G 2.0 DTI de 2000 que tem, neste momento, pouco mais de 200000km. Está em bom estado (de aspecto falando), só tem um toque num farolim, falta-lhe o joystick regulador dos retrovisores e pelos vistos não aparece o nome das rádios no display.
    Já vi que os consumos são francamente bons para o carro que é.
    Agora as perguntas
    A manutenção do carro é cara?
    Entre este e uma Opel Astra G 1.4 a gasolina com 120000km apostavam em qual? (sensivelmente ao mesmo preço)
    Costuma dar problemas em alguns componentes (motor, corrente, etc.)?

    Muito obrigado ;)

    #2
    Que eu sabia não dão grandes problemas ....Acho que o motor 2.0 consome algum oleo ...
    Quanto ao motor 1.4 a gasolina tambem andam bem e duram uma iternidade sem grandes problemas, ja vi um com 420 mil Km .....

    Comentário


      #3
      Estou fortemente inclinado para o Diesel pelos consumos em comparação com o a gasolina.
      Pelas minhas contas poupo pelo menos 300€/ano em combustível. Acredito que não gaste nem perto em óleo
      Obrigado pela opinião.

      Comentário


        #4
        No 2.0 dti já ouvi falar em problemas no medidor de massa, acende a luz da avaria e não desenvolve e também problemas na bomba injetora.
        de resto um excelente carro aconselho, é um carro de série foi fabricado quando a opel fez 100 anos, tem todos os extras que naquela altura havia (modelo centenário).
        Editado pela última vez por MFN; 15 August 2013, 23:18.

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          #5
          Esses problemas, caso aconteçam, são coisas para custar quanto a reparação?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por andremiguelaa Ver Post
            Esses problemas, caso aconteçam, são coisas para custar quanto a reparação?
            É um excelente motor, possuo um Astra 2.2 DTI, os motores são muito muito idênticos partilhando imensos componentes (no meu caso já é um de segunda geração o que faz com que tenha outro tipo de bomba-injectora (PSG16 e não a PSG5 que deu problemas). O meu Astra vai com 220 mil kms sem nada a apontar até agora e a fazer, a meu ver, bons consumos.

            No que toca a problemas, com os anos e os quilómetros que tem já deve ter levado a bomba injectora - só avaria uma única vez. Caso contrário é uma reparação cara, cerca de 800 Euros - mas muito honestamente para esses quilómetros e esses anos duvido muito que já não a tenha levado. No que toca ao sensor de massa de ar, isso ocorreu no inicio, em alguns casos era substituído ainda em garantia. À partida também já terá sido resolvido.

            Deverás ter atenção aos pequenos tubos de vácuo, se não há nenhum a passar em zonas que o possam furar devido a desgaste/vibração, e uma limpeza à EGR e Admissão. De resto é colocar gasóleo e andar - muito!

            O Astra G é um produto sólido, robusto e muito bem concebido, com o motor 2.0 DTI ainda melhor, de tal forma que o Astra H ainda partilha imensos componentes a nível de chassis (além do próprio chassis) com o 2.0 DTI, desde discos de travão, sistema de travagem, direcção, sub-chassis do motor, etc. O mesmo ocorre com a actual Meriva B, o que compra a robustez e durabilidade dos materiais e equipamentos por baixo da "roupagem".

            Comentário


              #7
              Tubular, o 2.0 DTi no Astra já é bem razoavel, em comparação ao Vectra B?

              E refrigeração? algo apontar?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                Tubular, o 2.0 DTi no Astra já é bem razoavel, em comparação ao Vectra B?

                E refrigeração? algo apontar?
                Sim, nota-se a diferença, embora eu conheça o 2.0 DTi do Astra G na segunda geração (bomba PSG16 igual à minha), mas mexe-se benzinho No Vectra B sente-se bastante o peso do conjunto (e nem queiras imaginar no Vectra C... )

                No que toca à refrigeração, no Astra G, não tenho registos de nada... Portanto, aparentemente - nada a apontar. Sei que no Vectra B, o 1.7 TD sofria de problemas de refrigeração, mas nem tenho muita ideia disso acontecer no 2.0 DTi.

                Comentário


                  #9
                  (Ainda pensei estivesses chateado comigo homem, nunca mais falaste nem respondeste as pm's abraço)

                  Obrigado. No Vectra B que tive, 2.0 Dti no verão a puxar ou subir uma serra...upa upa...sempre a subir aos 100º e mais....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                    (Ainda pensei estivesses chateado comigo homem, nunca mais falaste nem respondeste as pm's abraço)

                    Obrigado. No Vectra B que tive, 2.0 Dti no verão a puxar ou subir uma serra...upa upa...sempre a subir aos 100º e mais....
                    (ah, nada disso nunca me chateio com ninguém Mashahiro, e aqui jamais teria motivos para tal O tempo é que não anda muito disponível, e confesso que não me lembrava que tinha ficado de te responder Sou um distraído - Desculpa! Tenho que cuidar melhor da minha caixa de PMs, até porque está cheia... )

                    De nada. Nessas circunstâncias mais extremistas não tenho muito conhecimento, honestamente, mas do que conheço essa situação poderá ser caso extremo, ou talvez o facto do Vectra B não refrigerar da melhor forma o motor (já que no 1.7 TD se verificam sintomas semelhantes). Possivelmente no pós-restyling a coisa melhorou (mas isto já sou eu a especular). Por acaso, mesmo nos Vectra B 2.2 DTI nunca ouvi falar em casos de sobreaquecimento (ao contrário dos Frontera - mas aí havia um péssimo dimensionamento, e com o pack offroad o motor "não respirava"), já no Astra G a temperatura anda sempre muito linear e no meu (2.2 DTI) mesmo a levar alguma porrada, nunca passou dos 90º

                    Comentário


                      #11
                      Tenho um Vectra B 2.0 DTI com 380.000 kms.

                      - Levou 2 ou 3 medidores de massa de ar;
                      - Bomba injectora mais ou menos aos 250k/280k ( quase 1.000 euros )
                      - já foi limpa a egr 2 ou 3 vezes;
                      - já levou 1 termoestato novo, o outro estoirou o aluminio;
                      - levou 1 alternador novo recentemente;
                      - agora, com os 380k kms está a refrigerar muito mal o motor, não faço ideia do porquê, mas provavelmente vou-lhe substituir o radiador e a bomba de água ...
                      - levou algumas baterias ( 3 ou 4 );
                      - muitas lampadas;
                      - agora o AC não funciona, oiço o motor a atracar mas frio nada ...

                      No geral é um muito bom motor, já levou várias marcas e tipos de oleo, sendo que o melhor que levou até agora é o 5w30 sintetico da Opel que lhe reduz bastante o matraquear do motor e o deixa mais solto em frio. Com este ultimo oleo tenho reduzido as mudanças para 20.000 kms (agora quase há 3 anos que não mudo o oleo, devo ter feito apenas 10.000 a 15.000 neste espaço de tempo).

                      Aos 90.000 kms deixou de gastar oleo, até aí gastava quase 1 litro a cada 15.000 kms.

                      Comentário


                        #12
                        Muito obrigado pelas respostas. Foram espectaculares
                        Em princípio amanhã tenho o negócio fechado para comprar o 2.0 DTI.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                          (ah, nada disso nunca me chateio com ninguém Mashahiro, e aqui jamais teria motivos para tal O tempo é que não anda muito disponível, e confesso que não me lembrava que tinha ficado de te responder Sou um distraído - Desculpa! Tenho que cuidar melhor da minha caixa de PMs, até porque está cheia... )

                          De nada. Nessas circunstâncias mais extremistas não tenho muito conhecimento, honestamente, mas do que conheço essa situação poderá ser caso extremo, ou talvez o facto do Vectra B não refrigerar da melhor forma o motor (já que no 1.7 TD se verificam sintomas semelhantes). Possivelmente no pós-restyling a coisa melhorou (mas isto já sou eu a especular). Por acaso, mesmo nos Vectra B 2.2 DTI nunca ouvi falar em casos de sobreaquecimento (ao contrário dos Frontera - mas aí havia um péssimo dimensionamento, e com o pack offroad o motor "não respirava"), já no Astra G a temperatura anda sempre muito linear e no meu (2.2 DTI) mesmo a levar alguma porrada, nunca passou dos 90º

                          Há volta a dar nos 2.2 Dti Frontera B? Lavar o sistema uma vez por ano? What..?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                            Há volta a dar nos 2.2 Dti Frontera B? Lavar o sistema uma vez por ano? What..?
                            Não há necessidade de lavar uma vez por ano... Quantos kms fazes anualmente e que tipo de percursos fazes? Ou qual o estilo de condução? É curiosa essa necessidade de limpeza. O que de cá de casa foi limpo uma vez, apenas... vai em breve levar nova lavagem

                            Convém lavar a admissão e EGR com relativa regularidade, mas não necessita ser uma vez por ano. Se não detectares perda de rendimento, etc. não te preocupes com isso. É normal ganhar carvão, deve lavar-se quando isso começa a influenciar o bom e equilibrado funcionamento do motor.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por andremiguelaa Ver Post
                              Muito obrigado pelas respostas. Foram espectaculares
                              Em princípio amanhã tenho o negócio fechado para comprar o 2.0 DTI.
                              É um excelente produto, acredita! Seja a nível de motor, seja a nível do automóvel!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                Não há necessidade de lavar uma vez por ano... Quantos kms fazes anualmente e que tipo de percursos fazes? Ou qual o estilo de condução? É curiosa essa necessidade de limpeza. O que de cá de casa foi limpo uma vez, apenas... vai em breve levar nova lavagem

                                Convém lavar a admissão e EGR com relativa regularidade, mas não necessita ser uma vez por ano. Se não detectares perda de rendimento, etc. não te preocupes com isso. É normal ganhar carvão, deve lavar-se quando isso começa a influenciar o bom e equilibrado funcionamento do motor.
                                Referia me ao sistema de refrigeração desculpa.

                                Anualmente...20.000km/Ano

                                Nacional 90%. Bons ritmos, boas velocidades cruzeiro. Puxar a vontade (so a quente).

                                Como dar a volta ao aquecimento?

                                P.S.: Ainda não o comprei...estou a equacionar, e só gostava de saber como fazer para não sobreaquecer, é a unica cena que me mete medo. De resto...é para ir para a frente ! Falta é informar melhor e saber como não sobreaquecer..

                                Comentário


                                  #17
                                  Olá!
                                  Acabei por só fazer o negócio hoje (levei o carro a fazer um checkup na Midas antes para ver se detectavam algum problema).
                                  Entretanto há uma coisa que me preocupa... o carro em andamento a baixas rotações (abaixo das 2000rpm) acende e apaga uma luz amarela no painel de controlo que segundo o manual diz que é a electrónica do motor.
                                  Na Midas disseram-me que não era preocupante e que derivava de gases no motor.
                                  Sabem se isto é mesmo normal?

                                  A luz que acende e apaga é essa do canto inferior direito:
                                  check-engine-light-large.jpg

                                  Comentário


                                    #18
                                    No meu renault tambem já me ligou por duas vezes:
                                    - Na 1º vez vinha em AE numa subida, e ligou essa luz durante alguns segundos e depois nunca mais apareceu,
                                    - Na 2º vez ligou-me e não apagava, foi ao mecanico e eram as 4 velas incandescentes queimadas e a centralina das velas que estava a mandar corrente a mais para as velas( isto aconteceu passado 3 anos da 1ª vez que me ligou).
                                    Mas por inclivel que pareca essa luz pode quere dizer muita coisa: como gases em excesso no escape, velas, EGR intupida, Algum sensor que esta a fazer mal conctato.....
                                    Se fosse no meu caso, se a luz ligasse novamente, não desligava o carro e ia assim com ela ao mecanico para me ligar a macina ......

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas ela desliga em andamento mal acelero um pouco.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu não sou mecanico, mas se é assim como tu dizes:
                                        O que eu acho que o teu carro deve ter uma varia na sonda lambda( avariada ou entupida), o que faz o teu carro consumir mais gasoleo e por isso aparece a luz de gases de escape ......
                                        Se queres o carro direito, mais val ir ao mecanico ....
                                        Vê isto aqui: Mecânica: carro com consumo elevado

                                        Comentário


                                          #21
                                          Vou levar o carro à revisão na semana que vem, isso é certo.
                                          Tenho de pedir para verificarem isso, na Midas os gajos fizeram o diagnóstico com KTS e pelos vistos estava tudo ok... mas nada como uma segunda opinião.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por andremiguelaa Ver Post
                                            Olá!

                                            não aparece o nome das rádios no display.


                                            Muito obrigado ;)
                                            1º O rádio é de origem?

                                            2º Se for de origem convém verificar se, o RDS está ativado

                                            3ª Se nenhum das permissas anteriores se verificar, convém contactar o membro Tubular Bells

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado pela dica, vou verificar isso

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas!

                                                Definitivamente o carro está embruxado...

                                                Fui à Opel com ele porque me estava a ligar a luz de problemas electrónicos intermitentemente durante o andamento e não me resolveram o problema:
                                                - Trocaram-me tubagens
                                                - Disseram-me que eventualmente teria de trocar a válvula solenoide da EGR
                                                Paguei à volta de 250 euros e ficou tudo igual. Aproveito para não recomendar a Micromotor em Lisboa.

                                                Entretanto, há um mês, o carro deixou de andar.
                                                Dava à chave e pegava, mas ia abaixo passado 2/3 segundos com a luz da electrónica do motor a piscar.

                                                Reboque -> Bosh Car Service

                                                Não me conseguiram resolver o problema e recomendaram-me ir a outro mecânico visto que suspeitavam da Bomba Injectora.

                                                Reboque -> Mecânico

                                                Depois de umas semanas, foi trocada a centralina por uma centralina reconstruída e ficou a andar.
                                                Entretanto foi trocada também a válvula solenoide da EGR a meu pedido.
                                                Paguei cerca de 800 euros.

                                                Até aqui tudo bem só que... agora o carro tem os seguintes problemas:
                                                - Ao rodar a chave para o carro desligar, ele só se desliga após 3 segundos. Fica o motor a trabalhar sem chave na ignição...
                                                - Não raras vezes, a luz da electrónica não apaga ao arrancar e fica sempre acesa até desligar o carro.
                                                - Mesmo com a válvula solenóide da EGR trocada, a luz da electrónica continua a acender em andamento (e noto perda de potência especialmente ao retomar a marcha).

                                                Entretanto vou levar o carro ao mecânico outra vez à oficina na próxima segunda-feira com estas queixas.
                                                Alguma ideia do que possa estar a causar estes problemas? Assumo que sejam coisas diferentes...

                                                Já estou a dar em doido...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A electrónica é tramada...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pois é meu caro, parece que descobriste a razão da venda desse automóvel pelo anterior proprietário pois isso não são problemas que aparecem de um momento para o outro.

                                                    Qual o erro que a máquina detecta desta vez?

                                                    Cumprimentos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Agora no fim resume-se ... Será que fizeste bem em ir para um motor a diesel ?

                                                      Estavas todo contente que ias poupar 300 euros de combustivel , e estavas fortemente inclinado para diesel ... e no fim quanto já gastaste ?

                                                      Em motores diesel haverá chatices a nivel de EGR's , as proprias bombas injectoras etc etc . Para se ir para um veiculo destes tem de se fazer muitos kilometros mesmo para se justificar .

                                                      Agora isso está uma manhosisse na electronica ! Se ele te mexeu na centralina talvez tenha feito esse resultado de o motor nao desligar logo , fala com o rapaz que te reparou a centralina .

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                        Agora no fim resume-se ... Será que fizeste bem em ir para um motor a diesel ?

                                                        Estavas todo contente que ias poupar 300 euros de combustivel , e estavas fortemente inclinado para diesel ... e no fim quanto já gastaste ?

                                                        Em motores diesel haverá chatices a nivel de EGR's , as proprias bombas injectoras etc etc . Para se ir para um veiculo destes tem de se fazer muitos kilometros mesmo para se justificar .

                                                        Agora isso está uma manhosisse na electronica ! Se ele te mexeu na centralina talvez tenha feito esse resultado de o motor nao desligar logo , fala com o rapaz que te reparou a centralina .
                                                        Tambem entre o 1.4 da Opel e o 2.0 DTI, a escolha parece-me obvia, o 1.4 a nivel de performance é (muito) fraco e o consumo alto para o pouco que se consegue sacar do bloco. O normal de qualquer 1.4 do segmento C da ultima decada a gasolina.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                          Agora no fim resume-se ... Será que fizeste bem em ir para um motor a diesel ?

                                                          Estavas todo contente que ias poupar 300 euros de combustivel , e estavas fortemente inclinado para diesel ... e no fim quanto já gastaste ?

                                                          Em motores diesel haverá chatices a nivel de EGR's , as proprias bombas injectoras etc etc . Para se ir para um veiculo destes tem de se fazer muitos kilometros mesmo para se justificar .

                                                          Agora isso está uma manhosisse na electronica ! Se ele te mexeu na centralina talvez tenha feito esse resultado de o motor nao desligar logo , fala com o rapaz que te reparou a centralina .
                                                          Quer dizer que os gasosas não dão problemas de electrónica?? Vocês e as ideias pré-concebidas...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Que lista de problemas, incrível! É o primeiro caso que ouço a este nível - ou modelo que nasceu mal, ou vitima de maus tratos e maus serviços.

                                                            No entanto volto a sublinhar (e eu li aí em cima que já foram trocados), verifiquem os tubos e as uniões do circuito de vácuo. Atenção - as uniões também! Nessa geração isso deteriorava-se com os anos, e há até um kit de reparação da marca - barato - para fazer toda a substituição. A quantidade de problemas e a forma aleatória como surgem... cheira-me MESMO a sistema de vácuo com problemas.

                                                            E mais - não são problemas de electrónica, o problema extra/adicional é que causa os registos de avaria (a electrónica está só a cumprir a função dela). Ponto 1 verificar mesmo esses tubos e as junções - já soube de casos que mudam só o tubo, mas não mexem na junção... (uma vez, a substituir uma vela de incandescência no meu, rasguei uma união sem dar conta - resultado - turbo não trabalhava, carro com dificuldade em pegar, luz da avaria acesa, e o carro lento como tudo - além de que a desligar parecia que o motor se ia desmontar todo - num estacionamento de um café, abri o capot, e com a luz do telemóvel consegui ver a união ligeiramente rasgada... Uma coisa simples que estava logo a aparentar um problema grave).

                                                            A questão da luz da electrónica a piscar - imobilizador desprogramado. É precisamente essa a indicação com esse problema (e é só essa para isso, é diferente das outras em que só acende a luz). Poderia haver problema na unidade, mas também poderia ser apenas na chave. O ideal teria sido tentar fazer a programação da unidade, de novo, ou fazer o chamado "SPS", para reinstalar o software/firmware. Provavelmente ficaria resolvido - essas unidades de comando (centralina) não avariam assim.

                                                            EGR - fizeram bem em trocar, espero que tenham lavado toda a admissão.

                                                            PS: O tempo para desligar, demonstra, ainda melhor, a probabilidade de serem tubos de vácuo. Ou, em ultimo recurso, verifiquem ainda as válvulas de vácuo - pode estar alguma com o diafragma danificado. São pequenas e simples coisas que podem ser revistas com facilidade e resolver os problemas todos de uma vez. Nunca vi dessas válvulas danificadas, mas como não se sabe o trato que ele teve...

                                                            Boa sorte nisso!

                                                            Comentário

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