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Corolla d4d 2.0 116cv - Deita muito fumo

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    Corolla d4d 2.0 116cv - Deita muito fumo

    Boa tarde pessoal,
    Verifiquei ontem que o meu carro, um corolla de 04-2004 2.0 116cv, deita muito fumo no arranque e quando está a puxar, neste momento tem 172.000km, com toda a manutenção foi feita na Toyota nos intervalos aconselhados.
    O que acham que poderá ser e o que se pode fazer para corrigir a situação?
    Não gosto de olhar para o retrovisor e ver o fumo, nota-se mais à noite e se vier um carro atrás.

    #2
    Originalmente Colocado por pimenta79 Ver Post
    Boa tarde pessoal,
    Verifiquei ontem que o meu carro, um corolla de 04-2004 2.0 116cv, deita muito fumo no arranque e quando está a puxar, neste momento tem 172.000km, com toda a manutenção foi feita na Toyota nos intervalos aconselhados.
    O que acham que poderá ser e o que se pode fazer para corrigir a situação?
    Não gosto de olhar para o retrovisor e ver o fumo, nota-se mais à noite e se vier um carro atrás.
    Possivelmente deve ser do óleo que usas e egr suja, que óleo usas?

    Eu tenho esse motor num carro daqui de casa e só manda mais fumo quando se anda a pastelar ou quando tem o filtro de ar sujo...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por pimenta79 Ver Post
      Boa tarde pessoal,
      Verifiquei ontem que o meu carro, um corolla de 04-2004 2.0 116cv, deita muito fumo no arranque e quando está a puxar, neste momento tem 172.000km, com toda a manutenção foi feita na Toyota nos intervalos aconselhados.
      O que acham que poderá ser e o que se pode fazer para corrigir a situação?
      Não gosto de olhar para o retrovisor e ver o fumo, nota-se mais à noite e se vier um carro atrás.
      Que susto, até parecia que tinhas o meu antigo Corolla! Mas depois vi que é de 2004

      Vamos por partes:

      Esse motor é algo "fumarento" á partida, mesmo estando em excelente estado de conservação!
      Já fizeste alguma limpeza á EGR (50 euros na Toyota, por exemplo)? Começa por aí!
      Com essa quilometragem, uma boa limpeza de injectores só dá saude! Se tiveres receio de casas "da concorrência", qualquer oficina Toyota te faz isso com a maior das seguranças com maquinaria apropriada.
      Por fim, verifica o estado do filtro de ar (operação fácil, só retirar os grampos do filtro de ar) e certificar-te que o óleo é da graduação correta para esse motor (verifica o nível também).

      PS: Esse motor, apesar de avançado para a sua altura, ainda é um bocado da velha guarda, sendo que de vez em quando gosta de umas puxadelas mais "aguerridas" (3000-3500RPM´s), também ajuda um pouco! Mas atenção é umas puxadelas, não é para estragar ok?
      Editado pela última vez por REDLINER; 16 August 2013, 13:19.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
        Que susto, até parecia que tinhas o meu antigo Corolla! Mas depois vi que é de 2004

        Vamos por partes:

        Esse motor é algo "fumarento" á partida, mesmo estando em excelente estado de conservação!
        Já fizeste alguma limpeza á EGR (50 euros na Toyota, por exemplo)? Começa por aí!
        Com essa quilometragem, uma boa limpeza de injectores só dá saude! Se tiveres receio de casas "da concorrência", qualquer oficina Toyota te faz isso com a maior das seguranças com maquinaria apropriada.
        Por fim, verifica o estado do filtro de ar (operação fácil, só retirar os grampos do filtro de ar) e certificar-te que o óleo é da graduação correta para esse motor (verifica o nível também).

        Acho que nunca limparam a EGR e também nunca vi nas facturas que limpassem os injectores. Em relaçao ao óleo nao sei qual está a usar e nunca me preocupei em saber pois se continuo a fazer as revisões na marca à partido devem usar o correcto e não me devo preocupar com isso. A última revisão foi em Dezembro de 2012 aos 165.000km, será que já tem o filtro de ar muito sujo??

        A minha confiança no stand onde comprei o carro ficou abalada aquando da compra da avensis em junho de 2013, vou tentar levar o carro ao stand onde fiz o negocio da avensis e pedir que me verifiquem esses pontos, so me custa ter que pagar mais quando paguei 213,90€ em Dezembro pela revisão.

        Obrigado pelas dicas, é que de mecânica não percebo patavina

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post

          PS: Esse motor, apesar de avançado para a sua altura, ainda é um bocado da velha guarda, sendo que de vez em quando gosta de umas puxadelas mais "aguerridas" (3000-3500RPM´s), também ajuda um pouco! Mas atenção é umas puxadelas, não é para estragar ok?
          Talvez seja isso tambem, anda a "Maria" com o carro e não tem levado apertos.
          É um carro fantastico adoro a condução e foi o meu primeiro carro, por isso sou "criqueiro" e sempre fiz a manutenção na marca

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pimenta79 Ver Post
            Acho que nunca limparam a EGR e também nunca vi nas facturas que limpassem os injectores. Em relaçao ao óleo nao sei qual está a usar e nunca me preocupei em saber pois se continuo a fazer as revisões na marca à partido devem usar o correcto e não me devo preocupar com isso. A última revisão foi em Dezembro de 2012 aos 165.000km, será que já tem o filtro de ar muito sujo??

            A minha confiança no stand onde comprei o carro ficou abalada aquando da compra da avensis em junho de 2013, vou tentar levar o carro ao stand onde fiz o negocio da avensis e pedir que me verifiquem esses pontos, so me custa ter que pagar mais quando paguei 213,90€ em Dezembro pela revisão.

            Obrigado pelas dicas, é que de mecânica não percebo patavina


            Quanto à questão do óleo, basta passar ali no tópico ao lado sobre os óleos, para verificar que o óleo usado em certos concessionários das marcas (e isto independentemente da marca em si, é transversal), nem sempre acaba por ser o adequado.


            http://forum.autohoje.com/boxes/335-...oleos-384.html

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              #7
              Originalmente Colocado por pimenta79 Ver Post
              Talvez seja isso tambem, anda a "Maria" com o carro e não tem levado apertos.
              É um carro fantastico adoro a condução e foi o meu primeiro carro, por isso sou "criqueiro" e sempre fiz a manutenção na marca
              Então aí está! Eu quando o "passei" para a minha Maria durante uns meses, aconteceu logo +/- o mesmo! Era a EGR e o carro parecia preso

              Faz uma limpeza, tenho quase a certeza que melhora bastante!

              Comentário


                #8
                Os Toyotas também fumam?

                Pá, desde que não seja fumo branco ou azulado... já te disseram o que fazer.



                Isto era só pra me meter convosco!

                Comentário


                  #9
                  Nas minhas mãos e passados 10km, ficava como novo

                  Comentário


                    #10
                    Faz-me lebrar o meu ex-TD 70.

                    Quando o comprei deitava fumo preto. Passados poucos km's deixou de deitar e só voltou a fazê-lo quanto se viu novamente confinado a trânsito urbano.

                    Comentário


                      #11
                      Limpar a egr nesse motor é muito fácil, basta tirar a caixa do filtro de ar e a cobertura do motor que tem-se logo acesso a ela.

                      Quanto à manutenção, esse motor pede um 5W30 e duvido que seja o que tenham colocado, um 5W30 nesse motor, por experiência própria, é o ideal. Atenção à caixa de velocidades, tem que levar 75W90 GL4, não colocar um óleo GL5 nessa caixa, essa caixa tem as anilhas nos sincronizadores em bronze e os óleos GL5 corroem o bronze!

                      Outro pormenor é o filtro de ar, a Toyota no plano de manutenção recomenda mudar de 45 000 km em 45 000 km mas por experiência própria é um intervalo bastante longo, o filtro aos 45 000km já está muito sujo, o ideal é mudar de 30 000 em 30 000.

                      De resto é apertar com ele de vez em quando para não deixar acumular carvão e tens um motor para fazer muitos km's.

                      Comentário


                        #12
                        Há quem jure que meter óleo de 2 tempos (das scooters) resolve esses problemas de fumo a mais e etc.

                        150ml por cada 30lt de gásóleo.

                        Comentário


                          #13
                          Injectores sujos...
                          A limpeza dos mesmos é um bocado carote, mas pelo menos só faz bem e o problema parece vir daí...

                          Comentário


                            #14
                            Boas

                            desculpem a "cavadela" mas o meu Avensis 2.0 D4D de 116cv também está com os mesmos sintomas

                            em Junho fiz a revisão na Toyota em Alfragide, e esse concessionário só me tem decepcionado!
                            fazem diagnosticos completamente errados, e num dos recalls que levei o carro a marca, deixaram-me o tablier todo sujo!
                            não quero acreditar que tenham metido o óleo errado, vou ver no livro de revisões e na etiqueta do óleo o que lá vem!

                            numa das últimas vezes que fui a Toyota, diagnosticaram que as pastilhas precisavam de ser trocadas!
                            achei estranho porque as que lá estavam, tinham menos de 1 ano.
                            fui buscar o carro e notei que tinha ficado com um barulho na roda da frente, voltei lá passado umas semanas, e diagnosticaram rolamento gripado, coisa que não acreditei, o barulho era um chocalhar e o barulho do rolamento gripado é completamente diferente.
                            fui com o carro a uma outra oficina e o motivo do barulho era uma patilha de metal das pastilhas solta/mal colocada!
                            ou seja a Toyota queria-me cobrar um valor absurdo por um rolamento, que estava bom e que muito provavelmente a primeira causa do problema tinha sido causado por eles ao verificarem o estado das pastilhas!

                            agora, pouco depois de vir da Toyota tenho o carro a deitar fumo preto como um ibiza do aço.

                            vou ver se a EGR precisa de ser limpa, parece-me o mais simples por onde começar e ver se o óleo foi o correto.

                            Comentário


                              #15
                              Há algum tubo desencaixado? Fissura? O som do motor está alterado?

                              Comentário


                                #16
                                ainda não tive tempo de verificar nada no motor.

                                apenas verifiquei a etiqueta do Óleo e o que foi colocado foi 10W40, sei que não é o indicado, mas tb me disseram que para o clima em PT e para o tipo de motor que tenho, 10W40 serve perfeitamente. De qualquer forma não é o 5W30 indicado.

                                eu em Agosto fiz perto de 2mil kms e como sabia que ia fazer muita AE, utilizei um "aditivo" da Redex que se mistura com o Diesel, para limpar os injectores. Poderá ser os efeitos dessa "limpeza"?
                                Editado pela última vez por ELgatu; 28 August 2016, 07:50.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ELgatu Ver Post
                                  ainda não tive tempo de verificar nada no motor.

                                  apenas verifiquei a etiqueta do Óleo e o que foi colocado foi 10W40, sei que não é o indicado, mas tb me disseram que para o clima em PT e para o tipo de motor que tenho, 10W40 serve perfeitamente. De qualquer forma não é o 5W30 indicado.

                                  eu em Agosto fiz perto de 2mil kms e como sabia que ia fazer muita AE, utilizei um "aditivo" da Redex que se mistura com o Diesel, para limpar os injectores. Poderá ser os efeitos dessa "limpeza"?



                                  Essa "desculpa" de o óleo ser adequado ao clima, já é sobejamente conhecida.

                                  De facto e como bem referes, o carro deveria levar um 5W30 a respeitar a norma.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tenho um Auris 1.4, sei que é motor diferente, mas noto e sempre notei quase desde novo que faz algum fumo principalmente se acelero mais a fundo. Tirando isso que saiba não faz fumo. Para ver se a EGR está minimamente em condições basta desligar o carro, sair e aguardar por um ruído vindo do motor, salvo erro é a dita cuja a fechar. Se fizer esse ruído "a partida" está bem, se não fizer pode precisar de uma limpeza.

                                    Em alternativa nada como umas aceleradelas em AE em 3ª a 4ª de vez em quando para limpar. Eu ando muito com o meu em cidade, e de vez em quando faço a A4 em direção ao interior, ao sair da portagem de Ermesinde é o que faço durante uns segundos, puxo bem a 3ª e 4ª para ele limpar e depois ao meter 5ª mantenho a minha velocidade que costuma ser pelos 130 km/h. Até à data EGR é coisa que não me deu problemas e funciona bem, mas já precisei de limpar a MAF (e notei bem a diferença, quer no andamento, quer no consumo).

                                    Comentário

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