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[Ajuda] A minha linha telefónica foi-se?

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    [Ajuda] A minha linha telefónica foi-se?

    Vivam!

    Nestas coisas da electrónica costumo ajudar, mas hoje sou eu que preciso de ajuda.

    Em casa reparei que a net sem fios estava um bocado errática e andava há tempos para tratar do problema e telefonar para a Vodafone (é o meu fornecedor de ADSL) já que o PC acusava sempre bom sinal de rede Wi-Fi.

    À página tantas, reparei que o modem ADSL está sempre a perder e a retomar a conexão ADSL. Quando o ligo, começa a adquirir rede, passado uns segundos sincroniza, passado um minuto perde conexão, e repete isto indefinidamente. Quando tem conexão estabelecida a net funciona bem.

    Agora levanta-se a dúvida: será que é o modem/router que está meio marado e perde a conexão, ou o problema reside no lado do operador (linha, DSLAM, sinal fraco, etc?).

    (Por curiosidade, o modem/router é este




    EDIT: já sei que ninguém me consegue fazer um diagnóstico à distância, mas queria saber se tiveram problemas semelhantes e como é que resolveram.

    #2
    Tive um problema igual.
    No meu caso, foi um mau contacto na ficha telefónica.
    Experimenta limpar e tirar e por novamente todos os contactos desde a linha principal até ao modem.
    Verifica também a instalação dentro das caixas da parede da linha telefónica.

    Comentário


      #3
      pode ser tanta coisa que até mete nojo lool

      Pode ser algum problema na instalação telefônica da tua casa, uma caixa que tenha umidade, ou fio meio cortado. Pode ter sido um cabo da linha telefónica que esteja meio cortado, ou sofrido com algum incêndio ou tiro de um cassador. Alguma junta no cabo que tenha metido água, ou como tu dizes problemas no DSLAM, ou até um vizinho teu que tenha aderido ao mesmo serviço e isso possa causa instabilidade na linha devido ao sobre loteamento da linha

      Comentário


        #4
        eu apostava no router

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Tux Ver Post
          Tive um problema igual.
          No meu caso, foi um mau contacto na ficha telefónica.
          Experimenta limpar e tirar e por novamente todos os contactos desde a linha principal até ao modem.
          Verifica também a instalação dentro das caixas da parede da linha telefónica.
          Já desliguei toda a instalação excepto a primeira tomada. O problema mantém-se.

          Comentário


            #6
            Há algum serviço que ligado através desse equipamento esteja a funcionar correctamente?

            Isto assumindo que tens a box da TV, Telefone e internet no mesmo aparelho.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Einstein Ver Post
              pode ser tanta coisa que até mete nojo lool

              Pode ser algum problema na instalação telefônica da tua casa, uma caixa que tenha umidade, ou fio meio cortado. Pode ter sido um cabo da linha telefónica que esteja meio cortado, ou sofrido com algum incêndio ou tiro de um cassador. Alguma junta no cabo que tenha metido água, ou como tu dizes problemas no DSLAM, ou até um vizinho teu que tenha aderido ao mesmo serviço e isso possa causa instabilidade na linha devido ao sobre loteamento da linha
              Incêndios não houve, graças a Deus, e tiros de caçador também não!
              Vizinho que tenha aderido ao serviço acho pouco provável que cause tanto problema, poderia assistir a uma diminuição da rapidez mas não quebra constante.
              Que haja algum problema na linha e no DSLAM é o que eu queria despistar antes de chamar os serviços técnicos.

              Comentário


                #8
                Eu apostava nos condensadores da placa de "entrada" da linha em tua casa. Se não for isso é possível que seja algum cabo já deteriorado. Já me aconteceu ambas e foram esses os sintomas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                  Há algum serviço que ligado através desse equipamento esteja a funcionar correctamente?

                  Isto assumindo que tens a box da TV, Telefone e internet no mesmo aparelho.
                  Tenho apenas voz (telefone) e o modem/router wireless (não tenho TV paga).

                  O telefone parece funcionar OK (o que não quer dizer que o problema não resida no DSLAM, por exemplo).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    Tenho apenas voz (telefone) e o modem/router wireless (não tenho TV paga).

                    O telefone parece funcionar OK (o que não quer dizer que o problema não resida no DSLAM, por exemplo).
                    Os problemas nos multiplexer costumam ser bem mais consistentes, e normalmente, na central, a linha quando está com problemas desse lado é uma quebra total.

                    Mas também depende de muita coisa.

                    Podes tentar substituir o RJ11 e por exclusão de partes identificar o problema...mas não acredito que seja por aí. É que um cabo danificado, tomada, ou outro passivo qalquer, quando deteriorados ou danificados costumam dar problemas muito pouco intermitentes...

                    Quanto ao router se ele trabalha bem quando bem conectado, com velocidades normais, e depois de repente quebra pode ser saturação da linha ou qualquer outro problema que o operador terá mesmo que investigar.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Minotauro Ver Post
                      Eu apostava nos condensadores da placa de "entrada" da linha em tua casa. Se não for isso é possível que seja algum cabo já deteriorado. Já me aconteceu ambas e foram esses os sintomas.
                      Essa placa de entrada (antigamente conhecida como BPA - Bloco Privativo de Assinante) foi retirado aquando da instalação ADSL, uma vez que "castra" a gama de frequências do ADSL (o BPA era essencialmente um filtro que deixava passar apenas o canal de voz.


                      O cabo deteriorado também é coisa que me tem passado pela cabeça, não estou é a ver maneira de descobrir isso sem ser tirar o velho e pôr o novo...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                        Os problemas nos multiplexer costumam ser bem mais consistentes, e normalmente, na central, a linha quando está com problemas desse lado é uma quebra total.

                        Mas também depende de muita coisa.

                        Podes tentar substituir o RJ11 e por exclusão de partes identificar o problema...mas não acredito que seja por aí. É que um cabo danificado, tomada, ou outro passivo qalquer, quando deteriorados ou danificados costumam dar problemas muito pouco intermitentes...

                        Quanto ao router se ele trabalha bem quando bem conectado, com velocidades normais, e depois de repente quebra pode ser saturação da linha ou qualquer outro problema que o operador terá mesmo que investigar.
                        Reparei que, quando conectado, o router apresenta 6 Mbps, isto é, cerca de metade da velocidade máxima contratada que é de 12 Mbps. De referir que desde que tenho o ADSL (há mais de 3 anos) a velocidade andou sempre no valor máximo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                          Reparei que, quando conectado, o router apresenta 6 Mbps, isto é, cerca de metade da velocidade máxima contratada que é de 12 Mbps. De referir que desde que tenho o ADSL (há mais de 3 anos) a velocidade andou sempre no valor máximo.
                          É um sintoma que te pode ajudar a tirar mais conclusões. O multiplexer pode estar estar a ser usado no limite e qualquer falha desse lado pode provocar quebras abruptas como as que descreves.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                            É um sintoma que te pode ajudar a tirar mais conclusões. O multiplexer pode estar estar a ser usado no limite e qualquer falha desse lado pode provocar quebras abruptas como as que descreves.
                            És capaz de ter razão!

                            Outra coisa que me lembrei é que aqui há uns meses (não muitos, talvez 3) a Vodafone começou a anunciar/promover na minha área de residência o serviço "TV Net Voz" com preço muito apetecível (25€/mês + aluguer das boxes). Como nesta zona a Vodafone não tem fibra, é óbvio que o serviço é feito em cima de ADSL, e já se sabe como o streaming é extremamente sedento de largura de banda e com necessidades de tempo real. A adesão de moradores na mesma área ao serviço pode de facto ter rebentado com a largura de banda disponível.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              És capaz de ter razão!

                              Outra coisa que me lembrei é que aqui há uns meses (não muitos, talvez 3) a Vodafone começou a anunciar/promover na minha área de residência o serviço "TV Net Voz" com preço muito apetecível (25€/mês + aluguer das boxes). Como nesta zona a Vodafone não tem fibra, é óbvio que o serviço é feito em cima de ADSL, e já se sabe como o streaming é extremamente sedento de largura de banda e com necessidades de tempo real. A adesão de moradores na mesma área ao serviço pode de facto ter rebentado com a largura de banda disponível.
                              Por adsl, sem dúvida.

                              Comentário


                                #16
                                Voltando ao assunto:

                                Descartei tudo o que havia para descartar em casa, e concluí o problema não é da minha instalação nem do meu equipamento. Até comprei um modem+router novo (tenho que o ir devolver) e o problema manteve-se.

                                Entretanto os técnicos da Vodafone lá se deslocaram a casa, mexeram nalgumas coisas e trocaram o par de cobre da entrada, mas também concluíram que o problema não era dali e agendou-se uma visita técnica PT+Vodafone (isto pq a rede de cobre é PT).

                                A ver vamos... Para já continuo sem serviço!

                                Comentário


                                  #17
                                  Há uns anos também tive uns problemas com o serviço Vodafone ADSL... na verdade o problema veio a revelar-se ser na central, e da responsabilidade da PT.
                                  Mas isso não me livrou de ficar quase um mês sem serviço, entre reclamações e agendamentos entre a Vodafone e a PT.

                                  Ainda os convenci a arranjarem-me uma solução que passou por me emprestarem um dongle 3G e um telefone/telemóvel daqueles que têm um nr. fixo associado.
                                  Boa sorte!

                                  Comentário


                                    #18
                                    O mais provavel nesse caso é ser da instalação exterior, deverá existir mau isolamento de cabos e os pares não devem estar bons. Tipico das linhas velhas da PT, lidava com isso diariamente

                                    Comentário

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