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    Comprar Um Xantia...

    Apesar de me sentir minimamente informado, tenho ainda muitas dúvidas.

    Nomeadamente sobre:
    - qual a melhor motorização, a Diesel, que se pode comprar, mediante um orçamento moderado ?
    - qual a motorização que oferece menores custos de utilização / manutenção ? (consumos, revisões, peças, etc etc)
    - como é que se testa a suspensão de um Xantia e se verifica o seu correcto funcionamento ?
    - há alguma coisa que se deve procurar 1º quando se escolhe um Xantia ?
    - a versão Activa é muito mais dispendiosa que as demais ?
    - quais os melhores anos de produção do Xantia ?


    Obrigado desde já !

    #2
    um conhecido tinha um xantia hdi.....em 8 anos fez-lhe mais de 600.000km (penso que levou um motor por volta dos 100.000, acho que alguém me disse isso uma vez mas sem certezas), os cuidados eram muito poucos, a malta na tanga dizia que ele só lhe metia óleo quando a luz acendia no painel!

    Comentário


      #3
      acho que umax das coisas que convém estar atento é a suspensão

      Comentário


        #4
        Para essas questões, falta aquele user já muito antigo que tinha um BX GTI no avatar - do próprio.
        Concerteza te lembras dele.

        Comentário


          #5
          Mesmo !


          Agora é esperar a ver se aparece alguém que possa também ajudar com algumas dicas.

          Comentário


            #6
            Andei com um Xantia 1.9td de 99 durante 3 anos e pico... ADOREI! Super confortável, agarrava-se à estrada que era uma coisa parva, passar por uma lomba ou piso liso era igual. Unico senão: se querem o carro sem problemas não o coloquem no concessionário oficial, não é mau... é péssimo mesmo.

            Recordo-me que aos 200.000 levou tudo o que era de suspensão novo, foram 700eur na marca, de resto, avarias, entrava lá com uma e saía com duas... desde que passou a fazer manutenção na oficina "multimarca" aka manelgt, nunca mais deu problemas.

            Não era o de suspensão Activa, mas eu se fosse a comprar um, acho que escolhia com este sistema, andei num V6 e aquilo a curvar era soberbo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
              Mesmo !


              Agora é esperar a ver se aparece alguém que possa também ajudar com algumas dicas.
              O PauloFvF também fez um tópico em que explicava como testar a suspensão.

              Acho que estás bastante confortável com os motores dos Xantia, os 1.9 TD e 2.1 TD têm a vantagem da manutenção e desvantagens de maiores consumos, enquanto os HDIs serão melhores me tudo menos na hora em que avariar alguma coisa. Os velhotes ao que sei só é preciso ter cuidado com o sistema de refrigeração pois como todos os Diesel franceses à época as suas cabeças não toleravam um aquecimentozito.

              Comentário


                #8
                Convivi de perto com um Xantia 1.6 90cv durante muitos anos(era carro de um grande amigo)

                Por ter sido comprado usado e ter sido uma unidade bastante problemática, acabamos por nos informar e ler bastante sobre o modelo.

                Resumindo, a 1ª fase é bastante problemática, e deves tentar optar sempre pela 2ª fase(a partir de 98 creio).

                Até porque os 1.9 TD e 2.1 TD não são propriamente económicos. O 2.0 HDi é outra loiça, e super-fiável.

                Se optas por gasolina, o 1.8 16V é a melhor escolha.

                Na minha opinião, optaria sempre por um 406, que é um carro muito semelhante e bem mais fiável, mas se a vontade é mesmo ter um Xantia escolheria um 1.8 16v 2ª fase com poucos kms: o preço é bem mais baixo em relação ào HDi e não estão tão carregados de kms

                ex: Citroën Xantia 1.8 16v exclusive, € 1.250, Lisboa - Standvirtual

                Comentário


                  #9
                  O mais problemático acho que costuma ser a suspensão, e a dita refrigeração frágil dos renaults dessa época

                  Comentário


                    #10
                    Xantia V6 go go
                    Como disseram, a suspensão Activa é o factor mais preocupante. De resto os motores têm provas dadas nos outros carros do grupo PSA.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
                      O mais problemático acho que costuma ser a suspensão, e a dita refrigeração frágil dos renaults dessa época
                      Renaults?
                      Xantia = Citröen

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                        Apesar de me sentir minimamente informado, tenho ainda muitas dúvidas.

                        Nomeadamente sobre:
                        - qual a melhor motorização, a Diesel, que se pode comprar, mediante um orçamento moderado ?
                        Qualquer motorização diesel dos Xantia é boa. As mais antigas (1.9td e 2.1td) serão sempre mais baratas e com menores custos de manutenção que a mais recente 2.0hdi.
                        - qual a motorização que oferece menores custos de utilização / manutenção ? (consumos, revisões, peças, etc etc)
                        A 2.0hdi é a mais económica no consumo. Em tudo o resto será sempre mais dispendiosa sendo que a diferença nunca será muita.
                        - como é que se testa a suspensão de um Xantia e se verifica o seu correcto funcionamento ?
                        Bem...isso não é facil de explicar através da escrita mas vou tentar ajudar:
                        O mais importante será fazer um test drive. A suspensão deve ser muito macia e não apresentar muitas oscilações bruscas no comportamento. Pancadas mais secas na suspensão é muito mau sinal.
                        1.º- Verificar que não existem fugas/babas no circuito hidraulico bem como na bomba AP. Ver bem no compartimento do motor, e junto de cada esfera bem como na zona dos amortecedores.
                        2.º-
                        Verificar o espaçamento em segundos dos clicks do conjuntor. Clicks com espaçamento inferior a 30 segundos é mau sinal.
                        3.º- Testar o movimento da suspensão entre as várias posições. Vereficar se a subida/descida se faz de forma gradual sem grandes oscilações entre frente/traseira ou entre rodas do mesmo eixo.
                        4.º- Tentar ver a data de fabrico gravada nas esferas. Além da referência da esfera aparece outro conjunto de nºs que indicam o dia e ano da produção (ex. 3-056-xx) . Neste caso esfera de 2003, dia 56. Esferas com mais de cinco anos estarão a necessitar de troca. Se as esferas forem de originais, o que é de todo aconselhavel, se foram trocadas á pouco tempo serão de côr cinzenta ao invés das mais antigas que eram verdes.
                        5.º Vereficar a côr do óleo hidraulico que deve ser de côr verde flurescente. Aproveitar para vêr se não existe ar / azoto no circuito(presença de bolhas no reservatório).
                        - há alguma coisa que se deve procurar 1º quando se escolhe um Xantia ?
                        A suspensão será sempre o ponto principal pois é o que difere de um carro "normal". Tudo o resto deve ser verificado como em qualquer outro carro daquela época.
                        - a versão Activa é muito mais dispendiosa que as demais ?
                        Muito mais!!!
                        - quais os melhores anos de produção do Xantia ?
                        Deves optar por uma versão 2.ª serie, a partir de 1998. São melhores equipados, com materiais de melhor qualidade e com alguns componentes mecânicos revistos que davam algumas dores de cabeça.


                        Obrigado desde já !
                        Espero ter ajudado em alguma coisa. Qualquer dúvida dispõe
                        Editado pela última vez por laglemos; 25 August 2013, 04:20.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                          Renaults?
                          Xantia = Citröen
                          Nem reparei no engano, obrigado pela correcção

                          Comentário


                            #14
                            Um amigo meu tem um com o 1.9 TD e gosto muito do carro em si , do seu conforto , da suspensao pneumatica e do espaço que confere que é muito bom .

                            Consumos ? Esquece o 1.9 TD andava muito menos e gastava mais que o meu civic a gasolina . Terias de ir para o 2.0 HDI se quiseres mesmo a diesel ou entao as versoes a gasolina que se arranja a preços muito em conta e depois meter GPL que o carro tem espaço com fartura para isso

                            Rsumindo procurava um 1.8 i a gasolina

                            Comentário


                              #15
                              Para além da versão atmosférica, o 1.9D e as versões com turbo 1.9TD, 2.1TD e 2.0 HDI...

                              Também existe o 1.9SD... que é o 1.9 com turbo de baixa pressão (tem 75cv).

                              Já agora:



                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              CITROËN XANTIA 1.9 SD (1997)











                              in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1067279730
                              Editado pela última vez por nto; 25 August 2013, 17:06.

                              Comentário


                                #16
                                Também devemos ver o nível do óleo da suspensão, já não me recordo bem como se faz, mas jugo que é pondo a suspensão no nível mais alto, o indicador que está no deposito do óleo deve ficar entre os traços vermelhos. Em termos de motorizações existia ainda a 2.0 CT de 150 cv, do que me lembro era agradável de conduzir mas gastadora e desconheço por completo a sua fiabilidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por laglemos Ver Post
                                  Espero ter ajudado em alguma coisa. Qualquer dúvida dispõe
                                  Ajudaste imenso...


                                  Agora só falta mesmo o mais complicado com um orçamento moderado, encontrar o tal Xantia.

                                  Andam por aí uns quantos Activa, sobretudo com o 2.1 TD, a preços baixos, daí a pergunta sobre esta versão. mas também já sei que há um maior número de componentes e específicos que não são propriamente baratos.

                                  Valores de consumos para ambos as versões a gasóleo, tens ideia de quanto ?


                                  E em relação aos 1.9 e 2.1 TD, já li que o 1º é propenso a aquecer ao passo que o 2ºdá raia ao nível da bomba de gasóleo. Isto é mesmo real ou é apenas má fama ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Na minha ex-306, que tive até aos 273.000 km, nunca em momento algum tive problemas de aquecimento. Peças para isso também se encontram aos pontapés, e a preços acessíveis. Já o 2.1...

                                    Os motores aconselháveis serão o 1.9 TD de 90 CV (fiabilidade, robustez, manutenção acessível) ou 2.0 HDi de 110 CV (melhores performances e economia).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      Na minha ex-306, que tive até aos 273.000 km, nunca em momento algum tive problemas de aquecimento.
                                      Lino, não te esqueças do peso maior do Xantia.

                                      E já li que as relações de caixa são demsiado longas para o peso do carro e potência e binário do motor.

                                      Mas como o objectivo não é andar depressa... Pode ser que não faça diferença.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sabes quanto pesa a mais o Xanta berlina em relação à 306 Break, com esse motor? 37 kg, pelo que não me parece que seja por aí. Se for a Xantia Break, já são 85 kg de diferença.

                                        Se as performances forem importantes, então o HDi 110 deve ser escolha incontornável.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O motor mais equilibrado é o 2.0 HDi.

                                          Evita as unidades sem a 5a esfera (primeiros anos de produção). São reconhecíveis por ficarem em posição de estacionamento (mais baixa, rente ao chão) após algum tempo de imobilização.

                                          O meu pai teve um Activa de serviço e apesar da manutenção não ter sido nossa responsabilidade, lembro-me de ele dizer que as facturas eram elevadas. Se bem que um hidropneumatico dessa altura seguido na marca era sempre dispendioso (já tínhamos tido um BX).

                                          Eu tentaria escolher uma versão restyling ou então de 96-97 pois tinham melhor qualidade de pintura e resolvidos os principais problemas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Nunca andei num Xantia ou BX.
                                            Têm alguma coisa em especial?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Espaçosos e confortáveis, é o que os define.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Um típico Citroen, é confortável, tal e qual como outros carros franceses que são conhecidos por isso

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Por estes preços, devem ser banhados a ouro:

                                                  Citroën Xantia 2.0HDI , € 3.400, Albufeira - Standvirtual

                                                  Citroën Xantia , € 3.500, Quinta Do Conde - Standvirtual

                                                  Citroën Xantia Break 2.0 HDI, € 3.900, Entroncamento - Standvirtual

                                                  Este mais em conta: http://saopedro.olx.pt/citroen-xanti...-iid-435386569

                                                  Parece estimado e tem livro de revisões: http://portodemos-leiria.olx.pt/citr...-iid-440339989

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tal co o ja disseram, nao te esqueças que os ultimos sao melhor construidos e já têm airbag/s.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Podia jurar que esse tinha 75 cv e cá praticamente eram todos taxi.
                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      Para além da versão atmosférica, o 1.9D e as versões com turbo 1.9TD, 2.1TD e 2.0 HDI...

                                                      Também existe o 1.9SD... que é o 1.9 com turbo de baixa pressão (tem 80cv).

                                                      Já agora:







                                                      in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1067279730

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                        Tal co o ja disseram, nao te esqueças que os ultimos sao melhor construidos e já têm airbag/s.
                                                        Depois de 95/96 já há muitos com 1 ou 2, sendo que apartir de Novembro de 1998 o airbag duplo era de série, assim como os laterais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                          Podia jurar que esse tinha 75 cv e cá praticamente eram todos taxi.

                                                          Esquece... é mesmo de 75cv.

                                                          Não sei porque escrevi 80cv...

                                                          Por exemplo o comando da PSP do Porto, tem um deste Xantia com o 1.9SD.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Porque no ensaio falam em 80cv....

                                                            Comentário

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